Buscar

a colheita

Prévia do material em texto

SUMÁRIO
1 - INTRODUÇÃO	4
2 - DESENVOLVIMENTO	5
2.1 – Analise Swot 	5
2.2 - Analise Macroeconomia 	6
2.3 - Negociação 	9
2.4 – Projeto De Investimento 	10
2.5 – Reengenharia	12
3 - CONSIDERAÇÕES FINAIS	15
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS	16
�
1 - INTRODUÇÃO
Neste trabalho de origem científica tem como o objetivo possibilitar a aprendizagem interdisciplinar de conteúdos contemplados nas disciplinas desse semestre e colocar em prática os conteúdos como no estudo de caso da reestruturação da Empresa de Implementos Agrícolas Colheita. 
A “Colheita” é uma empresa (varejo) que vende implementos agrícolas (colheitadeiras, tratores e outros implementos) localizada na cidade de Guarulhos, no estado de São Paulo. Nos últimos anos, a “Colheita” vem amargando queda nas suas vendas e seus gestores estão preocupados com os rumos que a empresa poderá tomar, caso intervenções efetivas não sejam realizadas para evitar as consecutivas quedas nas vendas. Para as presentes questões propostas será apresentado o melhor investimento para a Colheita, calculados na calculadora financeira HP 12C, onde será apontado o investimento que melhor atende as necessidades da Colheita, visando a expansão dos negócios. Vamos identificar quais são os pontos fortes e fracos para poder aperfeiçoar e chegar ao objetivo que a empresa pretende.
�
2 - dESENVOLVIMENTO
2.1 Análise SWOT
 Quando uma empresa esta planejando abrir as portas, tem- se a vantagem de estudar e detectar as necessidades do mesmo e buscar supri-las, traçando metas e objetivos para tal situação e de acordo com a pesquisa e análise de mercado.
 Segundo Oliveira (2007, p.53) “estratégia é a ação, o caminho mais adequado a ser executado para alcançar, preferencialmente de maneira diferenciada, os objetivos, desafios e metas estabelecidos para melhor posicionamento da empresa”.
De acordo com esta tese a empresa montou um plano de estratégia para a inicialização do negócio e para o futuro bem próximo focando a busca de seu espaço no mercado:
Estratégia no presente;
Pesquisa de mercado;
Estar sempre atualizado;
Preços acessíveis;
Qualidade;
Variedade de sabores;
Estratégia na inicialização;
Representantes de mercado: pessoas qualificadas para representar o produto e a empresa para os grandes varejistas.
Para Cassarotto (2018), a matriz SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats) é uma ferramenta muito útil na organização do planejamento estratégico. Através dela é possível relacionar graficamente quais são as forças, as fraquezas, as oportunidades e as ameaças.
Ainda Chiavenato (2007), a matriz SWOT concebe a idéia de união entre a análise ambiental e a análise organizacional para aclarar a situação da empresa em um dado momento. Neste sentido, essa matriz compatibiliza, da melhor maneira possível, aspectos internos (endógenos) com aspectos externos (exógenos), caracterizando-se como uma adequação estratégica das organizações face a seu ambiente, uma vez que o confronto dos fatores ambientais. Também permite evidenciar onde a empresa pode desenvolver melhor suas vantagens competitivas ou minimizar o efeito de suas de eficiências internas e influências externas. Ou seja, a correlação evidenciada na matriz de análise SWOT pode orientar os gestores para a tomada de decisões que levem à composição de “boas estratégias” (BARNEY; HESTERLY, 2007). 
 Ainda Cassarotto (2018) ressalta que, os resultados prováveis apresentados em uma matriz estratégica revelam inúmeros pressupostos, incorrendo na necessidade de se concentrar nas forças e fraquezas e nas oportunidades e ameaças que sejam mais relevantes para o alcance dos objetivos estratégicos da empresa. Durante a pesquisa foi detectado os seguintes pontos abaixo conforme representação SWOT:
Quadro 1 –Análise SWOT
	
	REFORÇAR
	CORRIGIR
	AMBIENTE EXTERNO
	Oportunidades
	Ameaças
	
	Novos clientes; 
Novos mercados
Expansão geográfica
Alianças ou parcerias para expandir a cobertura.
	Novos concorrentes potencias fortes
Perda de vendas para substitutos
Necessidades reduzidas do produto para os clientes
Queda no crescimento do mercado
Leis desfavoráveis.
	AMBIENTE interno
	Força
	Fraquezas
	
	Forte condição financeira
Vantagens de custo
Expansão da linha de produtos
Talento para inovação
	Custos mais altos que os concorrentes
Lucros reduzidos
Problemas operacionais
Falta de uma política ambiental.
Processos inexistentes ou inadequados.
Fonte: Elaborado pelo autor
2.2 - Análise Macroeconômica
Política monetária expansionista é o nome que se dá ao conjunto de práticas que têm como objetivo aumentar a liquidez de moeda na economia e reduzir os juros. Portanto, ela tem como meta estimular o consumo e a retomada da economia. Reis (2018).
 Ainda Reis (2018) afirma que, um exemplo de política monetária expansiva ocorreu no Brasil de 2016 a 2018. Para vencer a recessão e, uma vez com as expectativas de inflação ancoradas, o Banco Central deu início a um agressivo programa de redução da taxa de juros. A taxa Selic, taxa básica de juros da economia, saiu de elevados 14,25% em agosto de 2016 para a sua mínima histórica de 6,5% em março de 2018. 
Tosseto (2017) explica ainda que a política monetária expansionista é um modo válido para ajudar países a vencer crises e recessões. No entanto, é necessário muito cuidado ao manejar os instrumentos de política monetária. Uma vez que, se as autoridades exageraram em suas políticas, é possível que ocorra um aumento da inflação e que a economia entre em uma recessão ainda mais profunda.
Reis (pag. 02, 2018) ressalta: 
A inflação pode causar uma redução no poder de compra da população, quando os salários não acompanham o índice. Com uma elevação de preços generalizada, o salário das pessoas poderá comprar menos produtos. Portanto, mesmo que o salário seja mantido no mesmo valor nominal, diz-se que o salário real se reduz. Redistribuição aleatória da riqueza A inflação não atinge todos os agentes da economia de forma igualitária. Sendo assim, ela acaba por causar uma redistribuição aleatória da riqueza. Isto pode ser perverso para a economia de um país. Aumento excessivo do câmbio A inflação pode ser encarada como uma desvalorização do poder de compra da moeda. Portanto, uma inflação muito alta causa uma apreciação no câmbio, com a tendência de moedas fortes, dispararem de valor. 
Para Tosseto (pag. 04, 2017):
A Política Monetária Expansionista é usada, geralmente, quando a economia se encontra uma situação de recessão, sendo preciso, então, um estímulo para o seu crescimento. Ela é o contrário da política monetária restritiva, ou seja, visa aumentar a liquidez e a oferta de moeda na economia. Esse procedimento pode ser feito através da compra de títulos públicos dos bancos (Open Market), pela redução da taxa de depósitos compulsórios ou, ainda, ser mais flexível no redesconto, abaixando as taxas de juros e aumento os prazos de pagamento, por exemplo. Os resultados dessas medidas, normalmente, são uma maior disponibilidade de recursos na economia, aumentando o consumo, a renda, a produtividade industrial e, por conseqüência, o PIB daquele ano.
É através da redução da taxa de juros, se reduz o estímulo à poupança e aumenta ao consumo, acelerando assim a inflação.
Já a política monetária contracionista deve ser utilizada com cautela, pois ela pode causar uma desaceleração da economia; pois este é o nome que se dá ao conjunto de políticas que tem como objetivo principal conter o avanço da inflação. Utilizando instrumentos de política monetária o Banco Central realiza um aumento da taxa de juros que resulta, quando bem elaborado em uma ancoragem da inflação.
 Os 3 principais instrumentos de política monetária são: Open Market, depósito compulsório, redesconto, estes que são instrumentos para elevar os juros. A seguir iremos ver o que cada um desses significam perante a economia de acordo com Reis (pag. 03, 2017):
O open market é conhecido como omercado aberto de títulos. Através deste mercado o Banco Central pode comprar e vender títulos. Dessa forma, a autoridade monetária influencia na quantidade de moeda disponível da economia. Na política monetária restritiva o objetivo é reduzir a liquidez disponível. Portanto, o Banco Central vende títulos para as instituições financeiras. 
O depósito compulsório é um saldo que os bancos comerciais precisam manter depositado no Banco Central. Este saldo serve para garantir que nem todos os recursos depositados nos bancos serão disponibilizados como empréstimo. Portanto, isto serve para garantir uma solidez ao sistema financeiro nacional.
 O redesconto é, de certa forma, o oposto do depósito compulsório. O redesconto se trata de um empréstimo do Bacen para bancos comerciais. Tipicamente esses empréstimos detém um caráter punitivo, por isso são cobradas altas taxas.
Um bom exemplo de política monetária contracionista se deu no Brasil entre 2015 e o início de 2016 ao ver o país em meio à recessão vivida pelos brasileiros a expectativa de inflação era bastante alta; então para conter a inflação, o Banco Central optou por elevar a taxa de juros e mantê-la em patamares altos durante algum tempo. A taxa Selic permaneceu desde outubro de 2015 até agosto de 2016 no valor de 14,25%. Analisando esta manobra política, pode- se dizer que obteve sucesso em seu objetivo, pois a inflação foi de fato contida. Até por isso, em 2017, o Brasil obteve uma das menores inflações de sua história.
2.3 - Negociação
Enquadramento psicológico do Sr. Josival 	
O modelo de estilos apresentado por Carl Jung, citado por Oliveira (1994), alia a capacidade que o indivíduo tem de controlar ou aceitar o controle em relação aos outros com o grau que ele tende a considerar ou desconsiderar nos outros indivíduos com os quais se relaciona. 
Estilo Ardiloso: a desconsideração aliada à deferência pressupõe que os negociadores devem ser evitados ou mantidos a distância, pois representam uma fonte de aborrecimentos. Para o ardiloso a negociação é sempre com base em regras e procedimentos. 
Ardiloso: trabalha bem com questões rotineiras com muitos detalhes ou quando se chegar a um acordo não é prioridade. 
Estratégia mais adequada para negociar o terreno, com o tipo psicológico identificado no Sr. Josival 
Qualquer negociador, segundo Albrecht & Albrecht (1995), já tratou com pessoas de todos os tipos ao longo da vida profissional: algumas mais duras, enérgicas e obstinadas; outras, mais reservadas; e outras, ainda, dóceis e passivas. Esses são comportamentos reconhecidos mediante avaliação do grau de abertura ou sinceridade dos indivíduos (disposição para se comunicarem livremente e sem segredos, compartilhando informações importantes sobre as transações); e o grau de receptividade ou aquiescência (disposição para serem influenciadas por aquilo que esteja sendo dito, oferecido ou sugerido pela outra parte)
Com o Sr. Josival não será diferente, a empresa irá propor o valor de R$ 1.500.000,00 e convencê-lo, que é melhor fechar o negócio do que ficar em espera por anos da compra do terreno dele, visto que o nosso orçamento não tem como cobrir a oferta, sendo que ele não tem nenhuma outra proposta à vista. 
 A maior habilidade e comportamento de um bom negociador: a comunicação, e como esta é utilizada na hora da negociação.
Para Focauti (2015), a linguagem simples, correta e atualizada, sem exageros nem exibicionismos. Torna-se importante ouvir mais do que falar, e saber a diferença entre franqueza e sinceridade. Enquanto que a primeira está relacionada à má educação, a agressividade, o “falar sem pensar”; a segunda está ligada ao raciocínio, à lealdade. 
2.4 - PROJETO DE INVESTIMENTO
Cenário 1 com calculadora HP12c
	Ano
	 Caixa 
	 
	0
	- 10.000.000,00 
	CHS g Cf0
	1
	 475.749,34 
	g Cfj
	2
	 688.249,34 
	g Cfj
	3
	 924.676,84 
	g Cfj
	4
	 1.187.612,02 
	g Cfj
	5
	 1.479.906,18 
	g Cfj
	6
	 1.804.709,81 
	g Cfj
	7
	 2.165.503,46 
	g Cfj
	8
	 2.566.131,81 
	g Cfj
	9
	 3.010.841,20 
	g Cfj
	10
	 3.504.321,01 
	g Cfj
	i
	15%
	 
	fNPV
	- 2.887.828,16 
	VPL
	fIRR
	8,91%
	TIR
 Fonte: Elaborado pelo autor
Cenário 2 com calculadora HP12c
	Ano
	 Caixa 
	 
	0
	- 10.000.000,00 
	CHS g Cf0
	1
	 475.749,34 
	g Cfj
	2
	 916.474,34 
	g Cfj
	3
	 1.436.755,09 
	g Cfj
	4
	 2.049.555,50 
	g Cfj
	5
	 2.769.685,10 
	g Cfj
	6
	 3.615.009,52 
	g Cfj
	7
	 4.605.007,96 
	g Cfj
	8
	 5.762.984,96 
	g Cfj
	9
	 7.115.644,54 
	g Cfj
	10
	 8.693.816,24 
	g Cfj
	i
	7%
	 
	fNPV
	 12.876.918,35 
	VPL
	fIRR
	21,09%
	TIR
 Fonte: Elaborado pelo autor
O VPL é um dos métodos mais conhecidos quando o assunto é análise da viabilidade de projetos de investimento.  Com o cálculo do Valor Presente Líquido é possível fazer os ajustes, descontando as taxas de juros para obter a verdadeira noção do valor do dinheiro no futuro. Camargo (2017).
Ainda Santos (2016, afirma que por esse motivo, o VPL não faz apenas uma comparação do investimento com o retorno que dele se espera. Indo além disso, como o Valor Presente Líquido leva em consideração a valorização do capital ao longo do tempo, com ele calcula-se o ganho real de investimento.
Nota-se os dois cenários e a avaliação é a seguinte: no cenário 1 VPL Negativo = despesas maiores que as receitas, ou seja, o projeto é inviável; com um resultado negativo os administradores nem precisam gastar saliva para defender a ideia. E isso faz todo o sentido, considerando que o investimento rende 8,9% ao ano e a taxa de desconto adotada foi de 15% a.a.
Já o Cenário 2 a taxa adotada é de 7% a.a. e o investimento rende 21,09%. VPL Positivo = receitas maiores que as despesas, ou seja, o projeto é viável.
2.5 - rEENGENHARIA
Processo de reengenharia, para empresa, desenvolver esse novo serviço, requisitado pelos clientes de Danilo
O processo de reestruturação deve acontecer em varias etapas observando as quais a empresa tem maiores déficits e tentar chegar a excelência. Como o pós-venda este departamento deve prestar um serviço de qualidade, atento se as necessidades dos clientes estão sendo atendidas após a compra se não há problemas a solucionar, se ficou satisfeito com a compra; durante a colheita, o agricultor não pode esperar dias pelo conserto de uma máquina então sempre verificar se as manutenções estão em dia ou mesmo lembrando o agricultor á respeito das mesmas.
 Os colaboradores de uma forma em geral devem passar por processos intensos e periódicos de treinamentos e cursos específicos para área de atuação, pois com o conhecimento detalhado sobre produtos oferecidos, adquirido em anos de treinamento nas indústrias, mecânicos aliam o conhecimento prático com as inovações tecnológicas. 
Vendo que reengenharia traz consigo alguns pontos positivos, tais como: redução de custos, redução do tempo de ciclo, maior precisão, redução das atividades que não adicionam valor, aumento da satisfação do cliente entre outros.
Etapas de reengenharia e serviço para desenvolvido em cada etapa
De forma simples e objetiva, a metodologia de implementação de processos de reengenharia pode-se estruturar em quatro fases, são elas, de acordo com Periardi (2011):
Preparação: Listar todos os processos da organização, selecionar aqueles que serão redefinidos e viabilizar os recursos necessários para esta atividade;
Planejamento: Garantir os recursos necessários: tempo, dinheiro e pessoas; estruturar as equipes de trabalho e distribuir as tarefas entre seus membros;
Implementação: Analisar os processos selecionados, reinventar o processo, avaliar o impacto das mudanças e implementá-lo;
Avaliação: Medir e comunicar os resultados obtidos, controlar o processo como um todo e gerir o impacto das alterações efetuadas em outros processos.
O benchmarkinguma tecnologia de gestão possível de ser aproveitada para a reengenharia da Colheita
De acordo com Claudio (2011) o Benchmarking nada mais é do que um processo de investigação em que uma empresa determina, de forma sistemática, quão competitivos são seus processos frente aos dos concorrentes, através da comparação com outras empresas, integrantes do mesmo ambiente em que ela está incluída.
As informações obtidas através deste processo são extremamente valiosas, devendo ser tratadas como tal. É um processo de aprendizado com o outro, sendo possível analisar e identificar o que está sendo feito de forma errada. Mas é importante lembrar que a cópia pura e simples de práticas e estratégias neste processo pode ser fatal para sua empresa.O Benchmarking, como todo processo da empresa, envolve custos. Por isso, é importante que a empresa tenha ciência de que haverá custos de viagem para visitas técnicas, custos com tempo que a empresa vai ter que dispor de funcionários, custos com o desenvolvimento e manutenção de um banco de dados etc. Além de um bom relacionamento com outras empresas do mesmo ramo. CLAUDIO (pag. 02, 2011).
A empresa e realização da gestão de capital humano e intelectual para seus vendedores e Empowerment colocado em prática pela organização
O empowerment permite aos funcionários da empresa tomarem decisões com base em informações fornecidas pelos gestores, aumentando sua participação e responsabilidade nas atividades da empresa. Esta ferramenta é utilizada em organizações com cultura participativa, que utilizam equipes de trabalho auto dirigidas e que compartilham o poder com todos os seus funcionários, gerando uma gama motivadora 
Com isso a empresa colheita irá pôr em pratica esta ferramenta de gestão com os seguintes passos:
Poder – dar poder às pessoas, delegando autoridade e responsabilidade em todos os níveis da organização. Isso significa dar importância e confiar nas pessoas, dar-lhes liberdade e autonomia de ação.
Motivação – proporcionar motivação às pessoas para incentivá-las continuamente. Isso significa reconhecer o bom desempenho, recompensar os resultados, permitir que as pessoas participem dos resultados de seu trabalho e festejem o alcance das metas.
Desenvolvimento – dar recursos às pessoas em termos de capacitação e desenvolvimento pessoal e profissional. Isso significa treinar continuamente, proporcionar informações e conhecimento, ensinar continuamente novas técnicas, criar e desenvolver talentos na organização.
Liderança – proporcionar liderança na organização. Isso significa orientar as pessoas, definir objetivos e metas, abrir novos horizontes, avaliar o desempenho e proporcionar retroação.
O aumento da motivação e da satisfação dos funcionários, aumentando assim a taxa de retenção dos talentos da empresa e descobrindo novos talentos no ambiente interno não sendo necessária a busca de novos fora. 
3 - CONSIDERAÇÕES FINAIS
Neste presente estudo verificamos o ambiente empresarial, como atuar e comportar-se de forma ética nunca foi tão importante quanto nos dias de hoje, o gerenciamento de projetos acredita na importância e na criatividade de um comportamento ético e eficaz na profissão de gerenciamento de projetos. Cada vez mais os profissionais enfrentam estes dilemas ao longo de suas carreiras, porém, a forma de agir diante desse tipo de situação nem sempre é clara, onde os mesmos devem desenvolver habilidades para uma boa comunicação e gerar a motivação de toda uma equipe.
A Produção textual é uma forma teórica de demonstrar os conhecimentos obtidos nas aulas online, com isso consegue desenvolver a aditividade proposta e além do mais, desenvolver de formar coerente a fim de obter o máximo de aprendizado.
O planejamento na atualidade é uma das ferramentas mais importantes para a gestão de uma organização, pois é ele que direciona as atividades para o alcance dos objetivos esperados. Analisar os pontos fortes e fracos é preciso muita dedicação e seriedade pois após descoberta estes pontos é hora de investir no plano a seguir para abrir uma nova etapa da empresa, podendo assim atingir um patamar maior de clientes. Viabilizando os gastos que terão e os recursos a serem alavancados o estudo da área a ser construída a empresa no ponto estratégico. 
Neste filial terá um aumento perceptível de clientela, pois a região interior do estado é carente de empresas que possuem este tipo de serviços e que prestam manutenções e um pós venda de qualidade. Atuando em uma reorganização em todas as áreas é necessário também cursos de aperfeiçoamentos ao pessoal ao qual trabalha na empresa dando lhes responsabilidades e gerando motivação na equipe, uma vez que equipe motivada é uma organização que vence todos seus desafios.
.
�
REFERÊNCIAS
ALBRECHT, Karl & ALBRECHT, Steve. Agregando valor a negociação. São Paulo: Makron Books, 1995. Acesso em março/ 2019.
CAMARGO, Renata Freitas de. VPL na análise de viabilidade de investimento. Treasy 2015. Disponível em: https://www.treasy.com.br/blog/valor-presente-liquido-vpl/ Acesso: 01/05/2019.
CASSAROTTO, Camila. Análise Swot. Blog Content. São Paulo Fevereiro 2019. Dísponivel em: https://rockcontent.com/blog/como-fazer-uma-analise-swot/ acesso em: 30/04/2019.
CHIAVENATO, I. Introdução a teoria geral da administração. 7. ed. São Paulo: Akron Books, 2004. Acesso em março/ 2019.
CLAUDIO. Henrique. O que é benchmarking. Sobre ADM. 2011. Disponível em: http://www.sobreadministracao.com/reengenharia-o-que-e-e-como-funciona/ Acesso: 01/05/2019.
FOCAUTI, Michel. Psicologia e Comportamento Organizacional. Portal da educação 2015. Disponível em: http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/20148/o-perfil-do-negociador Acesso: 30/04/2019.
OLIVEIRA, Djalma de Pinto Rebouças de Oliveira: Planejamento Estratégico Conceitos Metodologia Prática, São Paulo,1994 Atlas – 2007. Acesso em março/ 2019.
OLIVEIRA, Marco A. Negociação: novos e velhos malabarismos. São Paulo: Nobel, 1997. Acesso em março/ 2019.
PERIRDI, Gustavo. Reengenharia o que é e como funciona. Sobre ADM. 2011. Disponível em: http://www.sobreadministracao.com/reengenharia-o-que-e-e-como-funciona/ Acesso: 01/05/2019.
REIS, Tiago. Política monetária e expansionista. Suno Monetary. São Paulo 2018. Disponível em: https://www.sunoresearch.com.br/artigos/politica-monetaria-expansionista/ Acesso: 30/04/2019.
SANTOS, Vania. Matemática financeira. Estácio 2016. Disponível em: https://www.passeidireto.com/arquivo/45811432/trabalho-matematica-financeira Acesso:01/05/2019.
TOSSETO, Jean. Ações e Precauções. Suno Monetary. São Paulo 2017. Disponível em: https://www.sunoresearch.com.br/artigos/politica-monetaria-expansionista/ Acesso: 30/04/2019. 
Sistema de Ensino Presencial Conectado
ADMINISTRAÇÃO
ESTUDO DE CASO: IMPLEMENTOS AGRICOLAS A COLHEITA.
2019
ESTUDO DE CASO: IMPLEMENTOS AGRICOLAS A COLHEITA
Trabalho de Grupo apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de: planejamento estratégico; macroeconomia; estratégia empresarial e negociação; teorias da administração; análise de investimentos; seminário interdisciplinar V. 
2019

Continue navegando