Buscar

ATIVIDADE 9 - A DIALÉTICA LITERATURA E HISTÓRIA AULA 6

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 9 - A DIALÉTICA LITERATURA E HISTÓRIA – AULA 6
	 1a Questão
	
	
	
	A reflexão sobre a forma literária deve ser entendida como uma dupla articulação, entre dois planos,  que implica a percepção de que ela funcionaria como princípio mediador, capaz de organizar em profundidade os dados da ficção e do real, sendo parte de ambos (ficção e real). Os dois planos articulados pela literatura são:
 
 
		
	 
	Social e artístico
 
	
	Histórico e social
	
	Artístico e visual
 
	
	Histórico e cultural
 
	
	Cultural e social
	Respondido em 26/08/2019 14:44:07
	
Explicação:
A reflexão sobre a forma literária deve ser entendida como uma dupla articulação entre o social e o artístico,  que implica a percepção de que ela funcionaria como princípio mediador, capaz de organizar em profundidade os dados da ficção e do real, sendo parte dos dois planos.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Com relação à Literatura , assinalar a única opção incorreta:
		
	
	A forma como abrange a esfera literária e a própria vida real, assinala que há uma articulação entre estética e fator social, que se faz diante de um fundamento prático histórico.
	
	A literatura é vista como um fato de cultura, algo que não surge pronto e acabado, existe forte articulação com a sociedade.
	
	A literatura pode ser entendida como um sistema de obras ligadas por denominadores comuns , que fazem dela aspecto orgânico da civilização.
	
	A "forma" literária deve ser entendida como uma dupla articulação, social e artística, capaz de organizar os dados da ficção e do real, sendo parte dos dois planos.
	 
	A literatura pode ser entendida como um sistema de obras não ligadas por denominadores comuns, ou seja, não fazem dela parte constitutiva da civilização.
	Respondido em 26/08/2019 14:44:45
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Marque a alternativa que NÃO caracteriza a literatura como um fato cultural.
		
	
	Foi muito importante na formação cultural brasileira
	
	Tem uma relação indireta com a história
 
	 
	Por se tratar de um modelo acabado, não é uma construção histórica.
	
	Se configura ao longo de um processo cumulativo de articulação com a sociedade.
 
	
	É parte constitutiva da civilização
 
	Respondido em 26/08/2019 14:45:23
	
Explicação:
A literatura é vista como um fato de cultura, algo, portanto, que não surge pronto e acabado, mas que se configura ao longo de um processo cumulativo de articulação com a sociedade. Assim sendo, é uma construção histórica e que, portanto, é parte constitutiva da Civilização, ou seja, da cultura. Visto que é arte, ela mantém uma relação indireta com a história, já que se vale de linguagem figurada. Por se tratar de um fato cultural, a literatura foi fundamental no processo de formação da cultura brasileira.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A heterogeneidade presente na formação (étnica, cultural, social) da população brasileira gerou discussões historicamente marcadas pela diversidade de enfoques desde os primeiros trabalhos, a partir do século XIX. Assim, fábula de três raças surgiu ainda no Brasil Império (século XIX), entre os pesquisadores naturalistas e ganhou a adesão de cronistas e escritores.
A partir de quais pressupostos tal lenda foi elaborada?
		
	 
	Mistura de saberes biológicos e sociais
	
	Pesquisas avançadas de DNA
	
	Solução Política no século
	
	Mentalidade religiosa
	
	Saberes biológicos.
	Respondido em 26/08/2019 14:45:44
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A literatura pode nos oferecer elementos-chave para apreendermos aspectos constituintes de nossa cultura, pois as produções literárias nos oferecem pistas profícuas para a compreensão da realidade social. Assim sendo, é incorreto afirmar:
		
	
	Não podemos dizer que o romance retrata a realidade da época.
	
	Há uma dupla interferência entre literatura e sociedade; no entanto, uma dimensão não se reduz à outra; ambas interagem o tempo todo, mas uma não é o espelhamento ou uma duplicação da outra.
	
	Literatura é ficção, portanto o que há nela de referências à realidade está transfigurado, modificado.
	
	Conceitos fundamentais, como o de processo histórico, ideologia, poder, cultura, ajuda-nos a compreender a relação entre literatura e sociedade.
	 
	O objetivo da literatura é de atuar como um espelho da realidade.
	Respondido em 26/08/2019 14:45:58
	
Explicação:
Existe uma dialética entre literatura e história. Essa dialética decorre da relação de afirmação e negação da literatura, em relação à realidade histórica. Dito de outro modo, ao mesmo tempo que a literatura afirma a realidade histórica, pois é dela que tira seu material, a linguagem, ela também nega essa realidade, visto que a transforma em arte, uma outra coisa, que passa a existir de maneira bem diferente, e apenas no plano da linguagem. Esta é a dialética. Dialética que vem de diálogo entre duas partes. Neste caso, literatura e história; essas duas expressões diferentes, linguagem e realidade dialogam, resultando em outra coisa, qual seja, em arte, por meio do trabalho do artista. Se a literatura transforma a história, a realidade, em arte, ela não é um "espelho da sociedade". Na verdade, a literatura alude à realidade histórica e social. Ela não "retrata" a sociedade, mas faz alusões à ela, no plano, exclusivamente, da linguagem. 
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Sobre o conceito da herança colonial do Brasil alguns autores defendiam ideias diferentes através de suas histórias e narrativas. Um deles foi Euclides da Cunha. Assinale a alternativa que não corresponde as suas ideias.
		
	
	Apresenta a realidade social do interior do país quando esta era uma surpreendente novidade para uma intelectualidade que a época justificava o atraso cultural do país pelos maus costumes coloniais da mestiçagem.
	
	Autor de Os Sertões, de 1902, obra em que apresenta a realidade social do interior do país, em grande parte desconhecida pela consciência intelectual brasileira, republicana, racista e positivista.
	
	Apresenta o sertanejo como homem antes de tudo forte no contexto de um meio ambiente natural.
	 
	Os fundamentos essenciais da nacionalidade remontariam aos tempos coloniais, mas ali também estaria a origem do atraso brasileiro.
	
	Ao relatar a guerra de Canudos no sertão da Bahia em 1897, apresenta o sertanejo como homem antes de tudo forte no contexto de um meio ambiente natural e político-social gravemente hostil.
	Respondido em 26/08/2019 14:46:32
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Na Literatura Brasileira o período Romântico está alinhado ao processo de independência cultural e construção da identidade nacional, ao heroicizar o índio e exaltá-lo como representante do nativismo brasileiro, que pode ser destacado, por exemplo, nas respectivas obras de José de Alencar:
		
	
	O SERTANEJO ; O GAUCHO
	 
	O GUARANI ; IRACEMA
	
	CINCO MINUTOS ; A VIUVINHA
	
	UBIRAJARA ; DIVA
	
	SENHORA ; LUCÍOLA
	Respondido em 26/08/2019 14:46:37
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	                      Homenagem ao malandro ¿ Chico Buarque de Holanda
 
Eu fui fazer um samba em homenagem / À nata da malandragem / Que conheço de outros carnavais /// Eu fui à Lapa e perdi a viagem / Que aquela tal malandragem / Não existe mais /// Agora já não é normal / O que dá de malandro regular, profissional / Malandro com aparato de malandro oficial / Malandro candidato a malandro federal / Malandro com retrato na coluna social / Malandro com contrato, com gravata e capital / Que nunca se dámal /// Mas o malandro pra valer / - não espalha / Aposentou a navalha / Tem mulher e filho e tralha e tal /// Dizem as más línguas que ele até trabalha / Mora lá longe e chacoalha / Num trem da Central.
Por meio de uma análise mais detida da canção, percebemos que há diferentes tipos de malandros. Dentre os que estão relacionados nas opções abaixo, o único que não faz sentido é:
		
	
	o empresário que prospera por meio de golpes ¿ ¿malandro com contrato, gravata e capital".
	
	o administrador público desonesto ¿ ¿malandro com aparato de malandro oficial¿.
	
	o candidato corrupto ¿ ¿malandro candidato a malandro federal¿.
	
	o homem do povo ¿ ¿malandro pra valer¿ que ¿mora lá longe e chacoalha num trem da Central".
	 
	o funcionário assalariado ¿ ¿malandro regular, profissional¿.
	Respondido em 26/08/2019 14:46:43

Continue navegando