Buscar

Na Constituição Federal Brasileira

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

)
Na Constituição Federal Brasileira, datada de 1988, em seu Artigo 208, consta que "o dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de: Ensino Fundamental obrigatório e gratuito, assegurada, inclusive, sua oferta gratuita para todos os que a ele não tiveram acesso na idade própria". Na LDB 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no que se refere à educação de Jovens e Adultos, é CORRETO afirmar que:
Alternativas:
a)A LDB 9394/96, desresponsabiliza os municípios no que diz respeito à gratuidade do Ensino Fundamental, aos jovens que não puderam efetuar seus estudos em tempo apropriado.
b)A LDB 9394/96, estabelece que; nem sempre cabe aos sistemas de ensino, garantir a gratuidade do ensino, aos jovens e adultos que não puderam concluir os seus estudos em idade regular.
c)A LDB 9394/96, mantém a EJA como ensino privado, e assegura sua obrigatoriedade disposta na Constituição Federal, inclusive àqueles sujeitos que não tiveram acesso à escola, em idade própria aos estudos.
d)Durante o Governo Collor houve maior valorização, de políticas de alfabetização, de jovens e adultos, a partir da extinção da Fundação Educar.
e)Na LDB 9394/96, constata-se a existência de recuos significativos em relação ao texto da Constituição, no sentido de quebra da obrigação do Estado para com essa modalidade de ensino, em especial por não conseguir manter o compromisso de eliminação do analfabetismo.Alternativa assinalada
2)Considere a alternativa INCORRETA:
A Educação Formal, se caracteriza como:
Alternativas:
a)Possibilidade de ensino e aprendizagem de conteúdos historicamente sistematizados, seguindo determinada ordem sequencial.
b)Conteúdo normatizado por Lei (Base comum nacional e parte diversificada – LDB 9394/96).
c)Componente da Educação Básica que apresenta como intuito, auxiliar na formação do indivíduo como cidadão passivo, favorecendo-lhe assim; o desenvolvimento de certas habilidades e competências ligadas a resignação no trabalho.Alternativa assinalada
d)Apresenta atributos que caracterizam um trabalho pedagógico-didático, além da existência de regras e padrões comportamentais definidos previamente, acaba por obedecer uma determinada estrutura, organização, bem como um planejamento intencional.
e)Aprendizagem mais efetiva, que ao final do curso é coroada com êxito através de uma certificação, (boletim, histórico escolar, diploma), ou titulação que capacite o indivíduo a prosseguir graus mais avançados em seus estudos.
3)Considere as afirmativas abaixo:
I)A Educação de Jovens e Adultos, caracterizada na LDB 9394/96, como uma modalidade de ensino, oportuniza as pessoas que não tiveram acesso ou continuidade aos estudos em idade própria, a sequência no Ensino Fundamental e Ensino Médio.
II)Adolescentes e adultos, inclusive da 3ª Idade, através da modalidade de ensino – EJA, têm a oportunidade de iniciar ou regressar a instituições que desenvolvem atividades ligadas a educação formal, ou seja, a escola, para dar continuidade aos seus estudos na Educação Básica.
III)Algumas instituições ligadas ao contexto da educação não formal, como por exemplo os Movimentos Sociais, também podem ofertar a Educação de Jovens e Adultos, quando voltada apenas para Alfabetização.
IV)Seguindo inclusive a legislação, alguns entendem a EJA como processo compensatório, no qual muitas vezes se desqualificam seus frequentadores, alunos trabalhadores que trazem para o ambiente da escola a marca da destituição de direitos e luta pela vida.
V)Devemos considerar a EJA, respeitando sua história indicada pelas experiências de seus organizadores e participantes. A EJA, sempre mereceu destaque, apoio, elogios, além de condecoração do governo brasileiro principalmente na década de 1960.
Após leitura e interpretação, podemos considerar como INCORRETA:
Alternativas:
a)A alternativa I e V apresenta dados incorretos.
b)A alternativa I, II, III e IV apresentam dados incorretos.
c)A alternativa II apresenta dados incorretos.
d)A alternativa III e IV apresenta dados incorretos.
e)A alternativa V apresenta dados incorretos.Alternativa assinalada
4)
A elaboração das Fichas de Cultura, a partir de desenhos e fotos; no momento da alfabetização eram representadas em cartazes ou projetadas em slides, partindo sempre de situações existenciais, provocando assim, os primeiros debates. Tais Fichas eram criadas:
Alternativas:
a)pela própria comunidade.Alternativa assinalada
b)pelo educador.
c)pelo Ministério da Educação.
d)por Paulo Freire.
e)Nenhuma das Anteriores.
5)Atualmente podemos observar que, pautada em legislação; uma das principais funções da escola, centra-se em procurar a melhor forma de democratizar conhecimentos historicamente construídos pela humanidade. Nessa perspectiva, é sugerido que o trabalho dos professores seja ressignificado, bem como sua forma de organizar as atividades em Sala de Aula, para tanto é Correto afirmar que o professor deve:
Alternativas:
a)Buscar o entendimento de que alunos da EJA possuem ainda não experiências significativas que contribuem para sua aprendizagem.
b)A condição de analfabeto, quando adulto, implica em patologia tais como; déficit ou deficiência que não possibilitaram sua aprendizagem em tempo oportuno.
c)O analfabetismo deve ser entendido como expressão individual de fracasso, do aluno que não conseguiu se adequar as regras do espaço escolar.
d)Mediar o universo da oralidade com o universo da língua escrita é atividade do professor. A mediação pode se realizar através da compreensão de que a leitura da palavra escrita não deve ser descontextualizada da leitura do mundo.Alternativa assinalada
e)O universo vocabular dos alunos (linguagem falada), não deve ser valorizado pelo professor, haja vista que os alunos pronunciam palavras erradas e nem sempre de fácil entendimento.

Continue navegando