Buscar

Romantismo - Primeira fase de poetas no Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Romantismo: 1ª Fase
A primeira fase do romantismo no Brasil se divide em três partes, são elas: a exaltação da natureza e liberdade, o ufanismo, e o indianismo.
Exaltação da natureza e liberdade: era uma forma dos poetas esconderem os problemas sociais e econômicos da época, por meio de uma linguagem simples e brasileira, voltando-se para as novas paisagens descobertas pelos escritores, sendo o principal deles, Gonçalves Dias, com a obra “Exílio”.
“Nosso céu tem mais estrelas, 
Nossas várzeas têm mais flores, 
Nossos bosques têm mais vida, 
Nossa vida mais amores. ”
Ufanismo: também chamado de patriotismo ou nacionalismo, essa categoria ficou responsável pela construção de uma identidade nacional em nossa literatura, proporcionando pesquisas em meio histórico, folclórico e linguísticos acerca dos problemas nacionais. Gonçalves Dias também foi reconhecido no ufanismo com a obra “Minha Terra! ”. 
“E vendo os vales e os montes
E a pátria que Deus nos deu,
Possamos dizer contentes:
Tudo isto que vejo é meu! ”
Indianismo: a figura do homem nativo substituiu o lugar do herói europeu em nossa literatura, sendo escolhido o índio um símbolo da nacionalidade brasileira. Gonçalves Dias se destacou aqui com a obra “Canção do Tamoio”.
“Só teme fugir;
No arco que entesa
Tem certa uma presa,
Quer seja tapuia,
Condor ou tapir. ” 
No vocabulário indígena, Tapuia significa a identificação dada a tribos inimigas, Condor significa uma ave semelhante a águia, e Tapir significa anta.

Outros materiais