Buscar

Classificação de Software

Prévia do material em texto

Classificação genérica
Software de base (ou básico): destinados à operação e programação do computador. Ex: sistemas operacionais.
Software aplicativo: programas que têm alguma função específica e permitem a realização de tarefas por usuários finais. Em resumo, todos que não são sistemas operacionais. Ex: editores (de texto, de objetos 3D, de imagens, de vídeo, de áudio etc), games, aplicativos, SGBD, simuladores, IDE etc
O software de base também é chamado por alguns autores de software de sistema.
Classificação mais detalhada
Para quem desenvolve software, é bastante oportuno trabalhar com mais classificações de software. Por exemplo, é possível detalhar melhor uma proposta comercial dizendo que o software a ser desenvolvido será um aplicativo, um software embutido ou um software cliente-servidor. Cada um dos tipos de software pode reunir algumas características comuns.
Software de base: idem à classificação anterior.
Software de aplicativo: software que permite a realização de tarefas por usuários finais.
Software cliente-servidor: software desenvolvido para rede ou internet. São aplicações constituídas de dois lados: o cliente e o servidor.
Classificação completa
Software de sistema: uma coleção de programas escritos para fornecer serviços a outros programas.
Software de aplicativo: programas stand-alone (que rodam ser internet ou outros recursos em rede) que resolve um problema de negócio específico.
Software de engenharia (científico): programas focados em grandes processamentos numéricos, como astronomia, biologia molecular e outras áreas com essa característica.
Software embutido: programas contidos dentro de um produto ou sistema e usados para controlar o equipamento e fornecer funcionalidades ao usuário final.
Software para linha de produtos: projetado para fornecer capacidades específicas para serem usadas por diferentes consumidores. Por exemplo, Microsoft Office provê ferramentas de uma linha de produtos que são usadas massivamente por diferentes áreas do mercado.
Aplicações web: programas focados em rede, abrangendo um grande número de aplicações acessadas por uma navegador a partir de computadores e dispositivos móveis.
Software de inteligência artificial: programas que usam algoritmos não numéricos para resolver problemas complexos que podem ser resolvidos por técnicas convencionais de computação.

Continue navegando