Buscar

Dennis MacAlistair Ritchie

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Dennis MacAlistair Ritchie, popularmente conhecido como Dennis Ritchie, nasceu em Bronxville uma vila dentro da cidade do Condado de Westchester, nos Estados Unidos em 9 de setembro de 1941, veio a falecer em 12 de outubro de 2011 no  Berkeley Heights uma região censo-designada localizada no estado americano de Nova Jérsei, no Condado de Union. Ele não se casou e também não teve filhos. Ritchie foi um cientista da computação, notado pela sua influência em linguagens de programação como ALTRAN, B, BCPL e C, e em sistemas operacionais como o Multics e o UNIX. Formou-se em matemática aplicada e física pela Universidade de Harvard. 
Em 1967 começou a trabalhar no Centro de Investigação de Ciências Computacionais dos laboratórios Bell popularmente conhecida como “Nokia” (Empresa de telecomunicação). Foi também chefe do Departamento de Investigação de Software de Sistemas da Lucent Technologies (Empresa de telecomunicação). Em 1983, ele e Ken Thompson receberam o Prêmio Turing "pelo seu desenvolvimento de teoria de sistemas operativos genéricos e especialmente pela sua implementação do sistema operativo UNIX”. Recebeu também em 1990 a Medalha Richard W. Hamming que é um prêmio anual concedido pelo Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos. Prêmio Pioneiro da Computação em 1994, Medalha Nacional de Tecnologia e Inovação em 1998 e o Prêmio Japão em 2011. Uma curiosidade sobre o Ritchie era frequentemente chamado como "DMR" em vários grupos de discussão da Usenet (É um meio de comunicação onde usuários postam mensagens de texto em fóruns que são agrupados por assunto.), ele era o "R" do K&R. 
Juntamente com Ken Thompson foi um dos desenvolvedores do UNIX basicamente é um sistema operacional multi-tarefa (executa várias tarefas ao mesmo tempo) multi-usuario (onde várias pessoas usam ao mesmo tempo). A maioria dos servidores na Internet utilizam esse sistema. Os Sun OS e Linux são sistemas "unix like"(que utiliza o padrão unix). Teve início em 1969, com a proposta do sistema operacional Multics com Douglas Mcllroy e Pert Weiner, mas ambos saíram do projeto continuando somente Ken e Ritchie. Ainda em 1969, Ken Thompson, usando um ocioso computador PDP-7, começou a reescrever o Multics num conceito menos ambicioso, batizado de Unics, usando linguagem de montagem assembly. Mais tarde, Brian Kernighan rebatizou o novo sistema de UNIX.
Ritchie foi o grande criador da linguem C, o desenvolvimento inicial da linguagem ocorreu no AT&T Bell Labs entre 1969 e 1973 de acordo com Ritchie, o período mais criativo ocorreu em 1972. A linguagem foi chamada "C", porque suas características foram obtidas a partir de uma linguagem anteriormente chamado de "B", que de acordo com a Ken Thompsonera versão reduzida da linguagem de programação BCPL. A versão original PDP-11 do sistema Unix foi desenvolvido em assembly. Em 1973, com a adição dos tipos struct, a linguagem C tornou-se poderosa o suficiente para que a maior parte do kernel do Unix fosse reescrito em C. Este foi um dos primeiros núcleos de sistemas operacionais implementados numa linguagem diferente da linguagem Assembly. Em 1977, foram feitas novas mudanças por Ritchie e Stephen C. Johnson para facilitar a portabilidade do sistema operacional Unix. O Portable C Compiler de Johnson serviu de base para várias implementações de C em novas plataformas. A linguagem C não teve sucesso de imediato depois da sua criação e o seu uso ficou restrito somente para alguns laboratórios específicos, mas em 1978 Brian Kernighan e Ritchie lançaram um livro chamado “The C Programming Language” (A linguagem de programação C), que serviu para o aperfeiçoamento da linguagem em C. A primeira versão é mais conhecida como “C Kernigham e Ritchie" ou apenas "C K&R". Teve o seu aperfeiçoamento em várias versões como C K&R, ANSI C e ISO C, C99, e C11.
Um dos seus colegas dos laboratórios Bell, Bjarne Stroustrup, que desenvolveu e projetou a linguagem C++, uma versão da linguagem C mais vocacionada para a programação orientada a objetos, supostamente disse que "se o Dennis tivesse optado por dedicar-se naquela década à matemática esotérica, o UNIX teria sido um natimorto." Certamente, sendo o inventor da linguagem de programação C e o co-inventor (juntamente com Ken Thompson) do sistema operativo UNIX, Ritchie ganhou um lugar importante na história da indústria informática. A linguagem C continua a ser largamente utilizada no desenvolvimento de aplicações e sistemas operativos e a sua influência pode ser vista em linguagens de programação mais recentes, tais como C++, Java, C#, PHP e JavaScript. 	O UNIX é também muito influente. A partir da linguagem C foram desenvolvidos vários sistemas operativos inspirados do UNIX sistemas ditos como unix-like. Até a Microsoft, cujo sistema operativo Windows compete com o UNIX, desenvolveu ferramentas de compatibilidade de UNIX e compiladores de C para desenvolvedores dos seus produtos.
De acordo com o IETF (Internet Engineering Task Force), 90% das linguagens de computadores existentes hoje, derivam da Linguagem C ou tem seus subsistema base (como compiladores, depuradores) escritos em C. Ainda de acordo com o IETF e o Internet Systems Consortium, a maior parte dos subsistemas que compõe os sistemas operacionais hoje são evolução ou variação direta do que foi criado no Unix, em especial Sistemas de Arquivos, escalonadores de processos, Time Sharing, e gerenciamento de memória. A cada 10 em 10 tecnologias base que compõe a Internet, foram criadas sob Unix, e a partir dessa plataforma.
Teve duas publicações, uma delas é a "The C Programming Language", Dennis Ritchie e Brian Kernighan em 1978, que chegou no Brasil em 1986 como “C - A Linguagem de Programação”. Também publicou o livro "Unix Programmer's Manual” em 1971. 
Dennis Ritchie foi encontrado morto em 12 de outubro de 2011, aos 70 anos, em sua casa em Berkeley Heights, Nova Jersey, onde vivia sozinho. A primeira notícia de sua morte veio de seu ex-colega, Rob Pike. A causa e a hora exata da morte não foram divulgados. Ele tinha uma saúde frágil após vários anos de tratamento para câncer de próstata e doenças cardíacas. Sua morte, que veio uma semana depois da morte de Steve Jobs, não recebeu nenhuma cobertura da mídia. 
Referências bibliográficas:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Unix
https://www.infopedia.pt/$dennis-ritchie
https://tecnoblog.net/79634/morre-dennis-ritchie/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Dennis_Ritchie
https://lemelson.mit.edu/resources/dennis-m-ritchie
https://www.youtube.com/watch?v=HxImhJrDxcI
https://www.youtube.com/watch?v=8_VBJqAOQ4A