Buscar

Conceitos sobre a Morte

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201601829476)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Marque a alternativa que melhor define o conceito de tanatologia.
		
	 
	É o estudo da morte e dos processos emocionais e psicológicos que envolvem a reação à morte, incluindo o luto e a perda.
	
	Conhecimentos biológicos que devem ser compartilhados com o paciente no do processo da morte e do morrer.
	
	Realização de procedimentos burocráticos referente ao óbito de paciente.
	
	É a ciência que estuda o paciente em unidade de terapia intensiva.
	
	É a pesquisa referente ao processo de morte e morrer.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201602749160)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	De acordo com alguns autores existe uma divisão didática da morte: a morte aparente, a morte relativa e a morte absoluta. Em qual delas pode ocorrer o desligamento de aparelhos que mantém a pessoa viva?
		
	
	Morte aparente
	
	Em qualquer uma delas
	
	Morte relativa
	
	Em nenhuma delas
	 
	Morte absoluta
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201601908449)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Marque a alternativa correta sobre as afirmações de Erich Fromm: I) O homem moderno se separou da natureza e das outras pessoas na busca de uma liberdade que o deixa desamparado e isolado. II) A morte é vista hoje como um acontecimento genérico, longínquo e impalpável. III) O homem moderno recusa em admitir a morte como um acontecimento que o atinge pessoalmente.
		
	
	somente a II e a III são corretas
	
	as três afirmativas são incorretas
	
	somente a I está correta
	 
	as três afirmativas são corretas
	
	somente a I e a II são incorretas
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201601908207)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	No que diz respeito à determinação de morte cerebral, é correto afirmar que: I) A interrupção irreversível das funções circulatória e respiratória é o critério cardiopulmonar. II) A interrupção irreversível das funções cerebrais, incluindo o tronco cerebral é o critério cerebral. III) O critério cerebral não inclui a avaliação das funções do tronco cerebral. IV) Não é possível determinar a morte cerebral pela avaliação da interrupção irreversível de funções vitais, uma vez que estas funções podem ser revertidas.
		
	
	As afirmativas III e IV estão corretas
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
	 
	As afirmativas I e II estão corretas.
	
	As afirmativas II e III estão corretas.
	
	Todas as afirmativas estão incorretas
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201602749163)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	De acordo com alguns autores existe uma divisão didática da morte : a morte aparente, a morte relativa e a morte absoluta. 1. Morte aparente: parece que a pessoa está morta, são quadros diversos que aparentam ou simulam a morte. Era o estado conhecido como catalepsia, atualmente, com os aparelhos existentes, consegue-se detectar este estado. 2- Morte relativa: parada das funções respiratória, circulatória e/ou nervosa, pode ser feita a reanimação (pode haver a reversão do quadro). 3. Morte absoluta: desaparecimento definitivo das atividades biológicas (não tem como reverter esse processo). 4. Morte relativa: parece que a pessoa está morta, são quadros diversos que aparentam ou simulam a morte; era o estado conhecido como catalepsia, atualmente, com os aparelhos existentes, consegue-se detectar este estado e raramente acontece a catalepsia. 5. Morte aparente: parada das funções respiratória, circulatória e/ou nervosa, pode ser feita a reanimação (pode haver a reversão do quadro). Quais as alternativas estão corretas?
		
	 
	Somente 1, 2 e 3.
	
	Nenhuma das opções
	
	Somente 1, 2 e 5.
	
	Somente 1, 3 e 5.
	
	Somente 2, 3 e 4.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201601830665)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Dizem as escrituras sagradas: "Para tudo há o seu tempo. Há tempo para nascer e tempo para morrer". A morte e a vida não são contrárias. São irmãs. A "reverência pela vida" exige que sejamos sábios para permitir que a morte chegue quando a vida deseja ir. Cheguei a sugerir uma nova especialidade médica, simétrica à obstetrícia: a "morienterapia", o cuidado com os que estão morrendo. A missão da morienterapia seria cuidar da vida que se prepara para partir. Cuidar para que ela seja mansa, sem dores e cercada de amigos, longe de UTIs. (Rubem Alves, publicado no jornal Folha de S.Paulo, Caderno Sinapse, de 12/10/03). O autor se refere a que tipo de morte.
		
	 
	A Morte Domada: típica da época Medieval. A morte era esperada no leito, uma espécie de cerimônia pública organizada pelo próprio moribundo e sua família. Todos podiam entrar no quarto, parentes amigos, vizinhos e, inclusive as crianças. Os ritos de morte eram cumpridos com manifestações de tristeza e dor e o maior temor das pessoas era morrer repentinamente, anonimamente, sem as homenagens cabidas.
	
	Na sociedade capitalista - Ocidental.Com os progressos da terapêutica e cirurgia, sabe-se cada vez menos quando uma doença grave será mortal ou não
	
	A Morte Invertida No século XX, a morte se esconde, tem caráter de vergonha, de fracasso. No mundo tecnocêntrico:A morte é negada, banida do discurso cotidiano, ocultada e temida.Adota-se a mentira sistemática, o silêncio - marcada pela negação e interdição.
	
	A morte foi dividida em cerebral, biológica e celular - grande aparelhagem para medir e prolongar a vida - o momento da Morte vira um acordo feito entre a família e o médico.
	
	A morte é negada, banida do discurso cotidiano, ocultada e temida.Adota-se a mentira sistemática, o silêncio - marcada pela negação e interdição.O homem está desaparelhado para enfrentar a morte como uma contingência, uma vez que vem sempre acompanhada da ideia de fracasso do corpo, do sistema de atenção médica, da sociedade, das relações com Deus e com os homens, etc;
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201601875513)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	A Concepção de Morte no Oriente I) vem quase em surdina com uma cumplicidade dos amigos e familiares que, por amarem o doente e não querendo vê-lo partir, negam-lhe a morte. II) é enfrentada de forma lúcida, calma e heróica, mas com o intelecto corretamente dirigido para a superação e sublimação mental da dor e do sofrimento proporcionados pela enfermidade do corpo. III) é vivida de forma pacífica: através da correta prática de uma fidedigna Arte de Morrer, a morte terá então perdido o seu estado negativo e redundará em vitória. IV) são procedimentos de ocultamento, vergonha, raiva, temor. V) é um estado de transição e principalmente de evolução, para o qual deve haver um preparo: a morte é apenas uma iniciação numa outra vida. Estão corretas as afirmativas:
		
	 
	II, III e V
	
	III, IV e V
	
	I, III e IV
	
	I, II e III
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201602595471)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	O Conceito de Morte Invertida, de acordo com os estágios do historiador Philippe Ariès, melhor se adequam: |
		
	 
	À Morte negada.
	
	À Morte Simbólica.
	
	À morte anunciada, pública.
	
	À Morte do outro.
	
	À Morte Aparente.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201602370661)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Segundo Kübler-Ross: I - A barganha é o terceiro estágio pelo qual passa o paciente terminal. II - Neste estágio, o paciente almeja um prolongamento da vida, ou mais alguns dias sem dor ou males físicos. III - Neste estágio, a maioria das barganhas são feitas com Deus.
		
	
	Somente a afirmativa III é correta
	
	Somente a afirmativa II é correta
	 
	Todas as afirmativas são corretas
	
	Somente a afirmativa I é falsa
	
	Somente a afirmativa III é falsa
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201601875517)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Através da História, a morte assume diferentes sentidos para os diferentes povos. O significado que cada povo atribui à morte, historicamente falando, reflete:
		
	
	A importânciada dor do morrer para aquele povo
	
	O sentido que a vida tem para um determinado povo
	 
	A importância do morto naquela sociedade
	
	O valor que aquela cultura dá às pessoas
	
	A desvalorização da morte naquela sociedade

Continue navegando