Buscar

TIPOS DE POLUIÇÃO

Prévia do material em texto

TIPOS DE POLUIÇÃO 
POLUIÇÃO DO SOLO
Ocorre quando o solo entra em contato com diversos produtos químicos causando sua deterioração e inutilidade.
Principais Causadores:
 solventes, detergentes, lâmpadas fluorescentes, eletrônicos, hidrocarbonetos, fluídos hidráulicos, chumbo, gasolina.
Tipos de Poluição do Solo
Detritos da vida urbana: principal causadora, ocorre através da exagerada produção de lixo nas grandes cidades.
Depósito ilegal de despejos industriais: ocorre quando as industrias descartam em local indevido os produtos químicos de alto risco, metais pesados e dejetos sólidos.
Agrotóxicos e adubação incorreta: mais comum na área rural, ocorre devido a utilização incorreta de defensivos agrícolas, adubação incorreta e indevida. 
Consequências
Perda da fauna;
Perda da esterilização da terra para plantação;
Contaminação da água.
Quando a poluição se infiltra ela transmite doenças como: infecundidade, hipersensibilidade alérgica, disfunção hepática, renal e até câncer.
A contaminação se infiltra no solo, chega nos alimentos, contamina os vegetais que são ingeridos por humanos e outros seres, criando assim a alimentação tóxica na medida que se expande a cadeia alimentar.
Medidas de Combate a Degradação
Coleta seletiva;
Reciclagem;
Tratamento de resíduos domésticos e industriais;
Uso de materiais biodegradáveis;
Cultivo orgânico,
Reflorestamento e proteção das matas nativas;
Saneamento básico;
Controle biológico de pragas.
POLUIÇÃO DA ÁGUA
É a contaminação da água por elementos físicos, químicos e biológicos, podem ser nocivos ou prejudiciais aos organismos, plantas e humanos.
Fontes de Poluição da Água
Fontes pontuais: facilmente identificadas, um encanamento ou uma vala, como exemplo temos o lançamentos dos poluentes de uma fabrica direto na água.
Fontes não pontuais: chamadas também de difusas, não se origina de uma fonte discreta, é difícil ser identificada, temos como exemplo: infiltração de agrotóxicos no solo, descarte incorreto de substancias prejudiciais, esgoto direto nos córregos.
Tipos de Poluição da Água
Sedimentar: acumulo de partículas em suspensão, vindas do solo pelo processo de erosão, desmatamento, extração de minérios, também pode ser proveniente de produtos químicos insolúveis que absorvem e concentram os poluentes biológicos e químicos, atrapalhando a fotossíntese, é mais comum nos corpos d’agua, como o que aconteceu em Brumadinho.
Biológica: causada pelo lançamento de esgoto doméstico e industrial direto na água, ou infiltra-se no solo contaminando os lençóis freáticos, utilizando o oxigênio da agua para sua decomposição causando a morte de peixes e outros organismos aquáticos. Deixando a água cheia de organismos patogênicos causadores de doenças graves, recomenda-se ferver ou tratar a água antes do consumo.
Química: Contaminação ambiental gerada por produtos químicos que tem como destino os corpos hídricos, pode ser intencional ou acidental. A intencional é mais comum, pois as indústrias despejam produtos químicos em rios e lagos ou rede de esgoto sem tratamento adequado.
Efeitos em Humanos
Pode causar sérios problemas a saúde e desenvolver doenças como: febre tifóide, cólera, hepatites, disenteria e pólio, mais perigosas em crianças e responsável por mais de 60% da mortalidade infantil no mundo . Poluentes químicos não causam danos direto, porem, a longo prazo gera elevado dano a saúde.
Efeitos no Meio Ambiente
São complexos e muitos casos ainda não compreendidos totalmente, diferentes organismos respondem de diferentes formas para o mesmo tipo de poluição. Outros fatores como a temperatura, ocorrências de chuvas e a velocidade do fluxo da água tem influência direta com os efeitos da poluição.
Controle e Tratamento
Muitos governos possuem leis estritas que ajudam a minimizar a poluição da água, voltadas para industrias, hospitais e áreas de comércio que controlam como despejar, tratar e monitorar os efluentes desses locais .
Para o consumo humano a água deve ser tratada afim de eliminar os patógenos presentes nela e os poluentes nocivos a nossa saúde.
O que nós podemos fazer 
Descartar o lixo de forma correta;
Fazer compostagem com resíduos orgânicos;
Preferir alimentos orgânicos;
Tentar diminuir o uso de fertilizantes industriais e pesticidas.
Não jogar produtos com substancias nocivas no ralo ou vaso sanitário;
Praticar o consumo consciente da água, evitar desperdícios.
POLUIÇÃO DO AR
Conhecida também como poluição atmosférica é a contaminação do ar por gases, líquidos e partículas solidas em suspensão, material biológico e até mesmo energia.
Tipos de Poluição do Ar
Poluentes primários: são aqueles lançados diretamente na atmosfera provenientes de fontes antrópicas e naturais
Poluentes secundários: produtos e reações químicas e fotoquímicas que corre na atmosfera envolvendo os poluentes primários. 
Causas da Poluição do Ar
Fontes naturais:
Poeiras de áreas desérticas;
metano produzido no processo de digestão dos animais;
 fumaça e monóxido de carbono emitido nas queimas naturais;
Atividade vulcânica que emite diversos poluentes;
Atividade microbiológica nos oceanos, liberando gases sulfurosos;
Decaimento radioativo dos minerais (rochas);
Emissões por plantas de compostos orgânicos voláteis (COVS);
Decomposição de matéria orgânica.
Fontes antropogênicas:
 Fabricas, usinas de energia, incineradores, fornalhas e outras fontes estacionárias;
Veículos automotores, como carros, motos, caminhões e aviões. O transporte contribui com cerca de metade das emissões de monóxido de carbono e óxido de nitrogênio;
Queimadas;
Aerossóis  tinta, sprays  de cabelo e outros solventes;
Decomposição dos resíduos orgânicos, que gera metano;
Emissão de amônia pelo uso de fertilizantes;
Atividade mineradora.
Efeitos da Poluição do Ar na Saúde Humana
Irritação na garganta, nariz e olhos;
Dificuldades de respiração;
Tosse;
Desenvolvimento de problemas respiratórios;
Agravamento de problemas cardíacos ou respiratórios, como a asma;
Diminuição da capacidade pulmonar;
Aumento de chance de ataques cardíacos;
Desenvolvimento de diversos tipos de câncer;
Danos ao sistema imunológico;
Danos ao sistema reprodutivo.
Efeitos no Meio Ambiente
Chuva acida;
Diminuição na camada de ozônio,
Escurecimento da atmosfera;
Efeito estufa;
Eutrofização. 
Dicas para Reduzir a Poluição do Ar
Utilizar meios alternativos como a bicicleta para se locomover;
Desligar as luzes e eletros ao sair de casa;
Procure reciclar o lixo, diminuindo assim o consumo de energia e de matéria-prima necessárias para a fabricação de novos produtos;
Escolha produtos de empresas com responsabilidade ambiental.
POLUIÇÃO VISUAL
Definição: é aquela que está ligada ao excesso de elementos que compõem parte da comunicação visual como as ligadas a publicidade, grafites, fios de eletricidade e telefone, lixo exposto, construções com falta de manutenção. 
Consequências da Poluição Visual
Os humanos acabam tornando-se apenas espectadores e consumidores que se envolvem em meio às propagandas e não observam a paisagem natural.
Acidentes automobilísticos, pois com a intensa poluição visual nas ruas onde há grande tráfego de automóveis é comum que os motoristas desviem a atenção do trânsito;
Afeta também a saúde mental, pois, acaba sobrecarregando nossa mente com informações desnecessárias;
 Danifica a arquitetura original das cidades, fazendo com que fiquem mais “feias”. As áreas arborizadas também acabam sendo afetadas, pois acabam sendo substituídas por outdoors e outras placas publicitárias.
POLUIÇÃO SONORA
É toda e qualquer emissão de ruído ou som que possa prejudicar a saúde e o bem estar dos indivíduos
Geradora de conflito entre a população, por isso é considerada crime ambiental;
LEIS
Código Civil (Lei n 10.406/02) e pelas leis das esferas estudais e municipais que ficam responsáveis por assegurar o silêncio e também por fiscalizá-lo. A Lei nº 9.605/1998, no artigo 54, conhecida como Lei de Crimes Ambientais,diz que provocar poluição de qualquer natureza que possa prejudicar a saúde humana ou os animais e a flora é considerada crime e é passível de pena.
Na Constituição Federal, a poluição sonora é tratada pela Lei nº6.938/81, que institui a Política Nacional do Meio Ambiente. No artigo 3º, define-se como poluição qualquer atividade que direta ou indiretamente possa prejudicar a saúde, atingir a biota, afetar condições estéticas e sanitárias, bem como estar em desacordo com os padrões ambientais estabelecidos. Sendo assim, poluição sonora é considerada degradação da qualidade ambiental.
Resolução nº001/90, do Conama, estabelece que: “A emissão de ruídos, em decorrência de quaisquer atividades industriais, comerciais, sociais ou recreativas, inclusive as de propaganda política, obedecerá, no interesse da saúde e do sossego público, aos padrões, critérios e diretrizes estabelecidos nesta Resolução.”
Exemplos de Poluição Sonora
Ruídos de trânsito: buzinas, carros de som, barulho do fluxo dos carros.
Ruídos domésticos: sons de liquidificadores, aspiradores de pó, batedeiras, aparelhos de som, secadores de cabelo, cortadores de grama etc.
Ruídos industriais: equipamentos nas indústrias, máquinas, serras etc.
Consequências
Reações de estresse;
Problemas auditivos;
Distúrbio do sono;
Doenças metabólicas, entre outras.
Soluções
Isolamento acústico;
Usar proteção de ouvidos;
Evitar ambientes com muitos ruídos;

Continue navegando