Buscar

DIREITO CIVIL II (C CONCRETO 2)

Prévia do material em texto

DIREITO CIVIL II - CCJ0222 
Tainã Moraes - 201808168941
Título 
Caso Concreto 2 
Descrição 
Caso concreto 
Vera alugou imóvel para Lourdes no ano de 2017. Em 2018, Lourdes, que atravessava por problemas financeiros decorrentes de sua demissão do banco em que trabalhava, não conseguiu mais quitar as despesas com aluguel e condomínio, estando inadimplente por quatro meses até a presente data. Inconformada com a situação a locadora, Vera, que não acredita nos meios judiciais para solução de conflitos, contrata um carro de som para ficar na entrada do condomínio de Lourdes, dizendo que a locatária é uma grande estelionatária e inadimplente, por não arcar com suas obrigações. Tal ato gerou grande constrangimento à Lourdes, que já não mais deseja sair de casa. Aponte qual fonte do direito obrigacional pode ser visualizada no presente caso concreto.
R: A obrigação origina de um contrato de locação na qual a locatária encontra-se inadimplente há 4 meses, a mesma deve cumprir com a sua obrigação, quitar sua dívida e regularizar sua situação. Já a locadora incorreu em abuso de direito expondo a locatária em situação vexatória, portando deverá indenizar a locatária por força do instituto da responsabilidade civil. 
O abuso de direito no caso, consiste na conduta praticado pela locadora ao exercer seu direito de cobrar os aluguéis em atraso, excede os limites impostos pelos fins sociais ou econômicos, pela boa-fé ou pelos bons costumes. O abuso de direito é espécie de ato ilícito, mas não é duplamente ilícito. É lícito em seu conteúdo (a pessoa exerce direito legitimo), mas ilícito em suas consequências (causa dano a outrem). Arts. 186 e 187.

Continue navegando