Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

METODOLOGIA CIENTÍFICA
09/08/2019
INTRODUÇÃO À METODOLOGIA CIENTÍFICA
SIGNIFICADO DA PALAVRA = ESTUDO DOS MÉTODOS EMPREGADOS PELA CIÊNCIA
Só se faz ciência se empregar métodos que são científicos.
DEFINIÇÃO DE METODOLOGIA CIENTÍFICA: 
É um conjunto de ABORDAGENS, TÉCNICAS e PROCESSOS; Não se faz ciência sem utilizá-los.
Estes utilizados pela ciência para formular e resolver problemas de uma maneira sistemática. Quer dizer, quando eu organizo quais métodos/processos que eu vou utilizar, aí sim eu estou desenvolvendo ciência. Se eu não utilizar um método científico, eu não estou desenvolvendo uma pesquisa científica.
“É o estudo ou conhecimento dos métodos utilizados para a realização de pesquisas científicas ou acadêmicas, que resultou na denominação da disciplina, que compõe o currículo dos cursos superiores”;
“É o elemento facilitador da produção de conhecimentos, capaz de auxiliar e entender os processos de buscas de respostas, ou seja, um meio para obtenção do conhecimento”.
Tudo tem que ser de uma forma organizada e sistematizada para então podermos desenvolver a pesquisa científica.
O QUE É PESQUISA?
Procurar respostas para indagações propostas; geralmente surge de uma dúvida/indagação, e eu vou desenvolver uma pesquisa para tentar solucionar problemas.
Ex: Há pouco mais de 01 ano o Brasil enfrentou um surto de microcefalia e aí tinha-se uma dúvida: “será que existe relação entre o Zika vírus e a microcefalia?”. Logo, surgiu esse problema, surgiu essa indagação. A partir daí os pesquisadores foram desenvolvendo pesquisas para saber se existia essa relação com os casos. Essa é uma forma de desenvolver pesquisa.
“Pesquisa científica é a realização concreta de uma investigação planejada, desenvolvida e redigida de acordo com as normas da metodologia consagradas pela ciência.”;
“A pesquisa é uma atividade voltada para a solução de problemas, através do emprego de processos científicos”. Esses processos são os métodos científicos;
“Pesquisa científica é um conjunto de procedimentos sistemáticos (planejados/organizados), baseados no raciocínio lógico (nada intuitivo, nada sensitivo), que tem por objetivo encontrar soluções para os problemas propostos mediante o emprego de métodos científicos de uma metodologia científica”;
Segundo Gil (2007, p. 17), pesquisa é definida como o (...) procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos. A pesquisa desenvolve-se por um processo constituído de várias fases, desde a formulação do problema até a apresentação e discussão dos resultados.
O QUE É CIÊNCIA?
Um conjunto organizado dos conhecimentos disponíveis pela humanidade; (a pesquisa ela surge de uma dúvida/indagação. Para desenvolver a pesquisa precisa-se utilizar métodos/processos sistematizados. A partir disso é que vamos chegar a um conhecimento, pois toda pesquisa tem por objetivo gerar um conhecimento). Quando eu pego esses conhecimentos desenvolvidos e organizo por determinadas áreas, por afinidade de conhecimento, vou organizando e vendo a relação, eu estou gerando o que chamamos de ciência);
Então ciência seria eu pegar os conhecimentos disponíveis que eu tenho, organizo = eu tenho o que chamamos de ciência. A CIÊNCIA É O CONJUNTO ORGANIZADO DE CONHECIMENTOS.
É o maior patrimônio da humanidade, obtido ao longo da evolução, numa trabalhosa conquista através do constante aperfeiçoamento do pensamento;
“Uma busca constante de explicações e soluções para os problemas que afligem e incomodam o ser humano.”;
“É a sistematização de conhecimentos, ou seja, um conjunto de proposições lógicas correlacionadas sobre um comportamento de certos fenômenos que se deseja estudar”.
É QUANDO EU PEGO TODOS OS CONHECIMENTOS E SISTEMATIZO.
	EU TENHO DÚVIDA/INDAGAÇÃO:
VOU DESENVOLVER UMA PESQUISA:
PARA ELA SER CIENTÍFICA, EU TENHO QUE USAR UM CONJUNTO DE TÉCNICAS/MÉTODOS/ABORDAGENS E PROCESSOS PRA SER CONSIDERADA UMA PESQUISA CIENTÍFICA;
ESSA PESQUISA VAI CHEGAR A UM CONHECIMENTO;
VÁRIAS PESQUISAS, VÁRIOS CONHECIMENTOS VÃO CHEGAR AO QUE CHAMAMOS DE CIÊNCIA.
COMO ADQUIRIR CONHECIMENTO?
Pode ser adquirido de várias fontes: Sensação, percepção, imaginação, memória, linguagem, raciocínio, intuição entre outros; Papel da Linguagem e escrita; Fazendo Pesquisa.
Nós podemos gerar conhecimentos de várias formas, mas (como descritos acima) nem todos são científicos. A forma como eu vou utilizar aquele conhecimento é outra coisa.
TRADUZINDO O DESCRITO NA IMAGEM ABAIXO: A gente tem um raciocínio que utilizo para desenvolver minha pesquisa. Para desenvolver a pesquisa, sendo ela científica, tenho que utilizar um conjunto de técnicas/métodos. Então eu utilizo métodos, abordagens, técnicas para desenvolver a pesquisa. Essa pesquisa vai gerar um conhecimento. Quando pego todos esses conhecimentos e organizo, eu estou gerando ciência.
TIPOS DE CONHECIMENTO
Nós tem 04 tipos de conhecimento:
Vamos ver todos eles e quais suas características.
É uma característica ser sem embasamento;
É aquele que vai passando de geração em geração sem nenhuma comprovação científica;
É aquele conhecimento do senso comum, da cultura popular;
Que uma pessoa afirma algo sem nenhuma comprovação científica e vai passando de geração em geração e todo mundo vai acreditando naquilo;
Não vem da razão;
Conhecimento do senso comum;
Vem da cultura popular, supersticioso;
Experiência adquirida no cotidiano;
Sem observação metódica e nem verificação sistemática.
	EXEMPLO: 
Quando dizem que comer manga com leite passa mal/morre. Esse é um exemplo de conhecimento empírico.
No passado acreditava-se que a terra era o centro do universo e que o Sol girava em torno da terra. Uma pessoa chegou e falou isso. Passou-se séculos e séculos e todos acreditavam nisso. Depois veio Galileu e disse que o Sol eu era o centro do universo, e que a terra é que gira em torno dele, sendo essa teoria foi comprovada cientificamente.
Espelhos atraem raio.
O noivo ver a noiva de vestido antes do casamento dá azar.
Colocar bolsa no chão não atrai dinheiro.
27:55
*sem observação metódica quer dizer sem o uso de método. Se não utiliza método, não vai desenvolver uma pesquisa científica, por isso não tem observação metódica.
*sem verificação sistemática, ou seja, não é organizado/planejado. 
*qualquer um pode desenvolver um conhecimento empírico, pois não é algo planejado, não é algo racional.
IMPORTANTÍSSIMO:
ASSISTEMÁTICO: se eu tirar a letra “S” eu tenho algo sistemático, algo planejado, ao organizado. O CONHECIMENTO EMPÍRICO ESTÁ LONGE DISSO. A letra “A” nega. Não é validado, pois não tem nenhuma comprovação científica.
ACRÍTICO: A letra “A” nega. Quando falamos de algo crítico, é algo que vai se discutir, algo racional. . O CONHECIMENTO EMPÍRICO ESTÁ LONGE DISSO. Acrítico = ele não tem nenhuma crítica, ou seja, a pretensão de eu esse conhecimento seja verdadeiro ou não, não se manifesta de uma forma crítica, por exemplo, quando disseram que a terra era o centro do universo e que o sol quem girava em torno dele. Ninguém foi lá e questionou, tentar de uma forma crítica debater se realmente era isso.
SUBJETIVO: palavra “SUBJETIVO” vem de sujeito. Significa que o próprio sujeito, por meio de suas experiências ele constrói o conhecimento. O próprio sujeito organiza suas experiências e conhecimentos. 
É aquele conhecimento eu parte do PENSAMENTO;
Ele vai além do que a ciência pode provar;
Como ele é fruto do raciocínio e da reflexão humana, e ele sempre vai partir do pensamento, ele vai além do que a ciência pode provar. Ou seja, o que é refletido, o que é raciocinado, não pode ser visto e nem pode ser observado.
Eu não consigo observar, não consigo validar aquilo. Sua ferramenta é o raciocínio.
36,50
39:00
Também chamado de conhecimento religioso; 
Não pode ser comprovado, mas também não pode ser negado;
Não posso validá-lo, por ser um conhecimento da crença religiosa,fé divina, mas eu também não negar.
EX: a pessoa dizer que foi curada por um milagre. Não posso negar, pois é da crença da pessoa, mas também não tenho como comprovar.
É desprovido de método: ele não um método que comprove.Todos os conhecimento citados já acima (empírico, filosófico e teológico) são desprovidos de método.
O MAIS IMPORTANTE PARA NÓS ACADÊMICOS
Ele é racional porque vem da razão;
Sistemático porque é planejado, organizado;
Verificável da realidade porque tem comprovação científica;
Por isso um conhecimento científico utiliza de um conjunto de técnicas, métodos para sua comprovação.
Só se produz conhecimento científico se eu utilizar um conjunto de métodos, técnicas e abordagens;
Resultante do senso comum = pode partir de um conhecimento empírico. Se eu tenho um conhecimento empírico que foi passando de geração em geração e depois eu valido ele, ele acaba se tornando um conhecimento científico. 
Ex: Pessoal eu toma chá de boldo. Pelo senso popular, ele serve para várias coisas. Até então não tem comprovação científica. Aí vem farmacêutico/químico e faz uma pesquisa científica com as moléculas lá e tals. E aí, descobre e se comprova que aquele tipo de planta tenha comprovação dos seus efeitos. Ou seja, deixa de ser um conhecimento do senso comum e torna-se um conhecimento científico.
Se não tiver comprovação científica no todo, não fará parte da ciência.
Ele é real, nada do imaginário;
Se você não consegue provar, não fará parte da ciência;
FALÍVEL = Pois nada é definitivo. Alguém estuda e prova cientificamente, publica o trabalho, etc. Mas pode ser que daqui uns anos alguém chegue com uma nova tecnologia e comprova (também cientificamente) eu não é mais aquilo eu foi afirmado antes; Aquele conhecimento científico não deixou de ser científico, mas falhou, porque com o tempo tendem a ser reestudados.
O rol de características abaixo não é tachativo, podendo existir outros exemplificativos:
É racional e objetivo;
Transcende aos fatos;
É analítico; 
Requer exatidão e clareza;
É comunicável;
É verificável; 
Depende de investigação metódica; 
Busca e aplica leis; 
É explicativo. 
Pode fazer predições. 
É aberto. 
É útil (GALLIANO, 1979, p. 24-30).

Mais conteúdos dessa disciplina