Buscar

saude coletiva resumo aap

Prévia do material em texto

Profissionais especializados podem ser contratados por organizações governamentais:
As políticas públicas cumprem um papel importante atuando nas bases da sociedade, fazendo parte dos pilares, como a educação, saúde, segurança em larga escala, lazer, transporte público e até mesmo saneamento básico. Sendo assim, as políticas públicas fazem parte das funções sociais do Estado, não devendo competir apenas ao governo federal, pois cada estado e município opera frente as problemáticas existentes no setor básico. 
O sistema do sus e composta pelo sistema público e privado:
Dentro do SUS os projetos de promoção de saúde, estão ligados ao incentivo da paz e da organização social, bem como do bem-estar dos indivíduos os quais fazem parte desse processo. Além disso, normalmente eles buscam articular as ações do Sistema Único de Saúde às ações das diferentes outras redes de saúde básica, de forma a ampliar o alcance e o impacto de suas ações relativas aos indivíduos e suas famílias.
Para prevenção das doenças e agravos não transmissíveis deve se:
Em se tratando de Prevenção das Doenças e Agravos Não transmissíveis, observa-se que a medida mais correta se encontra relacionada com a capacidade dos profissionais da saúde em reconhecer os possíveis fatores que levaram ao desenvolvimento das doenças. Dessa foram, como se tratam de doenças não-transmissíveis, o reconhecimento destes fatores permite a efetivação de medidas profiláticas, que podem ser vantajosas para a redução de casos.
Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT) são um dos mais importantes problemas de saúde pública da atualidade, pois são responsáveis por quase dois terços das doenças no Brasil, tais como doenças do aparelho circulatório, neoplasias, diabetes e outras, ou doenças provocadas por fatores externos (acidentes e violências). 
A diabetes decorre, além do fator genético, de uma má-alimentação desde a infância, repleta de carboidratos e deficiente em nutrientes, bem como do sedentarismo, além de outros fatores. A educação em saúde é primordial, desde a infância, e deveria ser implantada nas escolas, desde o ensino fundamental. 
Como futuro profissional da área da saúde eu realizarei a promoção da saúde com educação em saúde, conscientizando e mobilizando a população quanto à necessidade de modificações de hábitos e adoção de estilo de vida saudável, promovendo palestras para a coletividade.
É imprescindível que diante de doenças que não são transmissíveis um monitoramento constante diante das condições que promovem o adoecimento além de agravo da situação de cada indivíduo. 
É o caso da ocorrência da obesidade, por exemplo, que se enquadra na ideia de doenças que não são transmissíveis, onde o monitoramento diante dessa doença está diretamente relacionado à atuação dos profissionais de saúde, por intermédio de exames que podem identificar potencial favorável para o desenvolvimento da doença, desenvolvendo meios para que possa ser tratada. 
Aap2
Com a crise de 1929, houve a necessidade de:
A Crise de 1929, também conhecido como a Grande Depressão, foi uma crise econômica que abalou a economia do Estados Unidos e, consequentemente do mundo todo.
 A crise foi gerada pela intensa e desenfreada especulação imobiliária e concessão desmedida de créditos pelos bancos.
Durante esse período, o desemprego chegou a marca de quase 12 milhões de desempregados e seus efeitos podem ser sentidos na economia global até hoje.
Isso porque o texto do enunciado da questão trata sobre os diversos avanços tecnológicos possibilitados pela revolução industrial.
Nesse sentido, temos que além das máquinas a vapor muitas teorias sociais e das ciências naturais surgiram nessa época.
Assim, temos a criação de uma nova forma de produção até hoje vigente que é o capitalismo.
Os estudos descritivos analisam e descrevem a situação de saúde da população, com o objetivo de :
A distribuição e os determinantes de uma doença são caracterizadas por um conjunto de eventos e padrões de saúde na população, ou seja, sempre seguem um padrão único, tanto de saúde, quanto aos eventos que ocorrem junto, precedem e sucedem os casos da doença a ser estudada.
Um estudo epidemiológico que vise controlar e prevenir os problemas de saúde que tal doença pode causar, deve contemplar estudos ecológicos, e analíticos.
Os estudos epidemiológicos descritivos, no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), ganharam especial relevância para traçar o perfil de saúde e doença da população, pois estes conhecimentos são vitais para o planejamento das ações de saúde, bem como de sua avaliação e melhor emprego de recursos. 
Aap3.
Controlar riscos e danos a saúde de populações e tem como função:
O planejamento de saneamento básico e vigilância sanitária, está estabelecido com base nas diretrizes para o saneamento básico e fixadas as metas de cobertura e atendimento com os serviços de água assim como na coleta e tratamento do esgoto doméstico, limpeza urbana.
Este plano foi aprovado e fundamentado passando a ser a referência de desenvolvimento de cada município.
Assim, o saneamento básico é uma medida que deve de fato ser comum a todos os indivíduos e não só proteger a população de doenças entre outros fatores, como também ser utilizada como um mecanismo sustentável para o país.
Os dados coletados pela vigilância em saúde são processados numericamente e são transformados em indicadores de saúde:
Um bom exemplo está nos indicadores das taxas de mortalidade: A taxa de mortalidade geral é indicada através de uma unidade de 1000 pessoas por ano, dessa forma, um índice de mortalidade de 5,5 em uma população de 100 mil pessoas apresenta que 550 mortes acontecem por ano naquele determinado lugar.
Aap4
Quais as técnicas de amostragem probabilísticas mais usadas:
O método estatístico ou matemático é feito com base em números, muito usado para mensurar amostras e criar projeções estatísticas.
Esse método é muito usado em estudo que necessitam de analises exatas, também podem ser usados em estudos que envolvam conhecimentos humanos, porém não dá para ser usado em todos os casos, sendo pouco aconselhável usar esses métodos.
Estudos que envolvam física, química e matemática em si geralmente utilizam várias ferramentas matemáticas e estatísticas.

Continue navegando