Buscar

Desafio colaborativo de histologia

Prévia do material em texto

DESAFIO COLABORATIVO
NOME: Lindiany Mirely Almeida Rangel
MATRÍCULA: 01270151
FACULDADE: Mauricio de Nassau
POLO: Petrolina-PE 
CURSO: Farmácia EAD
DISCIPLINA: Histologia
TUTOR(A) EAD: Paulo Leopoldino
 
Glândulas Exócrinas 
 
 As glândulas exócrinas lançam a secreção na superfície livre (luz de órgãos ou superfície do corpo) apresentando ductos ou canais por onde passam secreções até atingir o local onde será eliminada. É possível observar nessas glândulas duas partes diferentes: a porção secretora e os ductos glandulares. São exemplos de glândulas exócrinas: as glândulas salivares, mamárias e lacrimais. 
 Elas são classificadas segundo sua morfologia da porção secretoras, sendo: glândulas exócrinas acinosas, que são as que apresentam um formato mais arredondado na parte secretora; glândulas exócrinas tubulosas apresentam formato de tudo na parte secretora e as glândulas compostas que podem ser acinosas, tubulosas e túbulo-acinosas, elas apresentam características tanto acinosas quanto tubulosas.
 Existem também as glândulas endócrinas, elas eliminam diretamente na corrente sanguínea sua secreção e não possuem ducto glandular diferente das glândulas exócrinas. O hormônio é o produto dessas glândulas e o que forma o sistema endócrino é o conjunto dessas glândulas. Podemos classificas essas glândulas conforme na organização da célula em vesiculares e cordonais. Nas cordenais as células das glândulas são organizadas em fileiras que separam e se fundem aleatoriamente e nas vesiculares as células formam vesículas preenchidas pelas secreções. São exemplos dessas glândulas: a paratireoide, a tireoide, a adrenal, a hipófise, entre outras. 
 
 
Referências Bibliográficas:
Livro de Histologia
Aulas Práticas Presenciais
https://brainly.com.br/tarefa/215935
https://brasilescola.uol.com.br/biologia/glandulas.htm

Continue navegando