Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
16 pág.
SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM ENGENHARIA CIVIL

Pré-visualização | Página 2 de 4

de uma obra.
	Respondido em 28/08/2019 04:33:49
	
Explicação:
Os Engenheiros deverão, durante a execução de obras sob suas responsabilidades: Garantir a saúde e a integridade dos trabalhadores; Definir atribuições e responsabilidades às pessoas que administram; Fazer previsão dos riscos que derivam do processo de execução de obras; Determinar medidas de proteção e prevenção que evitem ações e situações de risco, e; Aplicar técnicas de execução que reduzem ao máximo os riscos de doenças e acidentes.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Como bem sabemos, o processo de terceirização é uma prática muito comum no Brasil e, no caso do seguimento da construção civil não é diferente. Assim, é correto afirmar:
		
	
	Com o processo de terceirização, aumenta a responsabilidade dos profissionais da engenharia civil no desenvolvimento de obras em geral para evitar-se acidentes com os trabalhadores.
	
	A terceirização retira dos engenheiros a responsabilidade com os trabalhadores que não possuem contratos diretos com a construtora.
	
	O processo de terceirização assegura maior segurança para os trabalhadores.
	 
	O Engenheiro Civil deverá proceder igualmente, durante a execução de uma obra, com trabalhadores diretos ou terceirizados, zelando por sua segurança e orientações na jornada laboral.
	
	Quanto ao processo de terceirização na indústria da construção civil, podemos garantir que todas as opções acima estão corretas.
	Respondido em 28/08/2019 04:34:31
	
Explicação:
O Engenheiro Civil não pode se omitir diante do tema da terceirização. Avaliar os riscos de acidentes de trabalho e de doenças profissionais para os trabalhadores, terceirizados ou não, é também de sua responsabilidade, sendo este profissional responsabilizado civil e criminalmente em caso de negligência em sua rotina de trabalho. Logo, quando se trata de um dos segmentos com maiores índices de acidente de trabalho no país, a atenção deve ser multiplicada.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Em relação aos deveres do Engenheiro Civil no exercício da profissão, marque a única opção verdadeira neste sentido
		
	
	 
Todas as opções acima são verdadeiras.
	 
	 
Divulgar os conhecimentos científicos, artísticos e tecnológicos inerentes à profissão para o bem comum da sociedade.
	
	Não se envolver quando verificado uma prática indevida por parte de seu contratante.
	
	Tratar de seus interesses pessoais acima dos coletivos.
	
	Garantir que seu conhecimento fique limitado a si próprio.
	Respondido em 28/08/2019 04:35:55
	
Explicação:
Como apresentado em nossa aula, o Engenheiro Civil no exercício de sua profissão deverá: oferecer seu saber para o bem da humanidade; harmonizar os interesses pessoais aos coletivos; contribuir para a preservação da incolumidade pública, e ; divulgar os conhecimentos científicos, artísticos e tecnológicos inerentes à profissão.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Após ser entregue uma obra de construção de um prédio de uso multifamiliar, foi verificado por diversos moradores que adquiriram seus respectivos apartamentos, várias rachaduras no prédio. A Defesa Civil da localidade, após perícia técnica, decidiu por retira todos os moradores deste local, visto que está claro o risco grave e iminente de desabamento, tal a baixa qualidade da construção. A empresa alega que os engenheiros, responsável técnico pelo projeto estrutural e pela sua execução, são os responsáveis diretos por esta situação. Quanto a este tema, é correto afirmar:
		
	
	Neste caso, apenas a construtora será a responsável em ressarcir os moradores quanto a situação da construção. Não cabe nenhuma responsabilidade para os engenheiros.
	 
	Todos os envolvidos, sejam os engenheiros por erro, negligência ou omissão, bem como construtora e empresas coparticipantes do empreendimento, são responsáveis solidários e serão, cada um à sua culpa, ressarcir os moradores e receberem todas as medidas processuais cabíveis.
	
	Neste caso está evidenciado que a culpa foi dos moradores que não cuidaram dos seus imóveis.
	
	Este é um caso clássico de fatalidade onde ninguém pode ser culpabilizado por esta situação.
	
	Caso fique evidenciado que os engenheiros são os responsáveis, a construtora estará livre de qualquer responsabilização civil ou criminal.
	Respondido em 28/08/2019 04:36:29
	
Explicação:
 
Não tenhamos dúvidas que engenheiros, construtoras, demais profissionais e empresas, incluindo terceirizadas, são responsáveis direta e indiretamente em situações como esta. Lembramos que, no caso específico do engenheiro, sua responsabilidade está fundamentada no Novo Código Civil brasileiro conforme os Artigos: Art. 186. Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito, e; Art. 187. Também comete ato ilícito o titular de um direito que, ao exercê-lo, excede manifestamente os limites impostos pelo seu fim econômico ou social, pela boa-fé ou pelos bons costumes.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Marque abaixo a única alternativa que corresponde aos reais objetivos da Anotação de Responsabilidade Técnica ¿ ART.
		
	
	Todas as opções acima estão corretas em relação a ART.
	 
	A ART assegura tanto para o profissional da engenharia quanto para seus contratantes, pessoas físicas ou jurídicas a responsabilidade na qualidade e execução de seus serviços.
	
	Podemos garantir que nenhuma das afirmativas acima estão corretas quanto aos reais objetivos da Anotação de Responsabilidade Técnica.
	
	A Anotação de Responsabilidade Técnica é um documento que tem como objetivo apenas assegurar o acervo técnico para o engenheiro.
	
	O principal objetivo da ART é ser um documento arrecadador para o sistema CREA para fins de sua manutenção.
	Respondido em 28/08/2019 04:36:56
	
Explicação:
A Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) é uma forma de assegurar responsabilidade na qualidade e execução de uma obra. Ela existe para certificar que a edificação está segura perante os órgãos reguladores.
	
	
	
	 
	
		
		 
	SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM ENGENHARIA CIVIL
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
	
PPT
	
MP3
	 
		
	
	
	
	SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM ENGENHARIA CIVIL 
	
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Em relação ao CONFEA, é correta a afirmativa.
		
	
	O CONFEA é uma entidade sem fins lucrativos e que atua de forma associativa para os profissionais da engenharia, porém, não estabelece a vinculação destes profissionais ao próprio Sistema.
	
	O CONFEA determina ações políticas para os profissionais da engenharia, orientando que os mesmos atuem à nível nacional de acordo com sua convicções político-partidárias.
	 
	O CONFEA zela pelos interesses sociais e humanos de toda a sociedade e, com base nisso, regulamenta e fiscaliza o exercício profissional dos que atuam nas áreas que representa, tendo ainda como referência o respeito ao cidadão e à natureza.
	
	O CONFEA trata apenas das questões relacionadas aos engenheiros civis, logo, a regulamentação para os demais profissionais do segmento depende exclusivamente da Câmara Especializada em Civil.
	
	Todas as opções acima são verdadeiras.
	Respondido em 29/08/2019 02:34:56
	
Explicação:
Em sua concepção atual, o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia é regido pela Lei 5.194 de 1966, e representa também os geógrafos, geólogos, meteorologistas, tecnólogos dessas modalidades, técnicos industriais e agrícolas e suas especializações, num total de centenas de títulos profissionais. O CONFEA zela pelos interesses sociais e humanos de toda a sociedade e, com base nisso, regulamenta e fiscaliza o exercício
Página1234