Buscar

QUÍMICA AMBIENTAL ATIVIDADE TELEAULA III

Prévia do material em texto

Curso
	QUÍMICA AMBIENTAL 
	Teste
	QUESTIONÁRIO UNIDADE III 
	Iniciado
	03/09/19 11:49 
	Enviado
	03/09/19 12:00 
	Status
	Completada 
	Resultado da tentativa
	2,5 em 2,5 pontos   
	Tempo decorrido
	11 minutos 
	Resultados exibidos
	Todas as respostas, Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários, Perguntas respondidas incorretamente 
Pergunta 1 
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	A contaminação das águas apresenta consequências desastrosas. O excesso de nutrientes nas águas provoca um desequilíbrio no ecossistema denominado: 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	a. 
Eutrofização. 
	Respostas: 
	a. 
Eutrofização. 
	
	b. 
Efeito estufa. 
	
	c. 
Compostagem. 
	
	d. 
Inversão térmica. 
	
	e. 
Nutrificação. 
	Feedback da resposta: 
	Alternativa: A 
Comentário: por meio da fotossíntese, é produzido o oxigênio necessário para manutenção da vida dos organismos aquáticos. A impossibilidade de penetração da luz altera o processo, diminuindo a produção e, em casos extremos, impedindo a produção do oxigênio. A eficiência do processo fica comprometida pela diminuição do suprimento da energia luminosa necessária para que ele ocorra, pois ela fica retida nas camadas superficiais da água. Além da cor, a água verde e também a turbidez (característica que confere o aspecto turvo ao meio) são capazes de impedir a penetração da luz. O material em suspensão na água, como partículas minerais e algas, dentre outros, causa turbidez nos corpos d’água. O crescimento vegetal excessivo acarreta o aumento da quantidade de matéria vegetal morta e decadente. O aumento significativamente rápido, o que caracteriza o processo chamado eutroficação. Os vegetais e algas decadentes consomem oxigênio porque são biodegradáveis, levando à exaustão do oxigênio na água. Sem fornecimento suficiente de oxigênio, a água, por sua vez, não pode sustentar qualquer forma de vida animal. 
	
	
	
Pergunta 2 
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	A poluição do solo é a deposição, disposição, descarga, infiltração, acumulação, injeção ou enterramento no solo ou no subsolo de substâncias ou produtos poluentes, em estado sólido, líquido ou gasoso. Assinale a alternativa com os principais poluentes do solo: 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	a. 
Águas contaminadas, resíduos sólidos (lixo) e agrotóxicos e fertilizantes. 
	Respostas: 
	a. 
Águas contaminadas, resíduos sólidos (lixo) e agrotóxicos e fertilizantes. 
	
	b. 
Oxigênio e gás carbônico. 
	
	c. 
Gases poluentes, agrotóxicos e fertilizantes. 
	
	d. 
Resíduos radioativos. 
	
	e. 
Águas contaminadas e resíduos radioativos. 
	Feedback da resposta: 
	Alternativa: A 
Comentário: a necessidade sempre crescente de produção de alimentos tem tornado a agricultura extremamente agressiva ao solo, pelo uso intensivo e descontrolado de fertilizantes e defensivos agrícolas. Os danos se estendem ao ar pela aplicação aérea de produtos químicos e aos rios, lagos e oceanos, que recebem os poluentes carregados pela água das chuvas. Até mesmo os depósitos de água subterrâneos são afetados, devido à penetração dos produtos poluentes através do solo, junto com a água das chuvas e de irrigação. A necessidade de materiais para o processamento industrial intensifica a extração de minérios e traz para a superfície elementos e substâncias na forma de rejeitos, que são carregados pelo ar e pelas chuvas, poluindo tanto atmosfera como o meio aquático subterrâneo e de superfície. Os resíduos sólidos, líquidos e gasosos provenientes de atividades industriais, domésticas e de serviços crescem em quantidade de forma exponencial, gerando necessidades de transporte, manejo e disposição de grandes proporções. 
	
	
	
Pergunta 3 
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	A poluição térmica, provocada pela utilização de água de rio ou de mar para refrigeração de usinas nucleares e usinas termelétricas, ocorre devido ao retorno da água ao ambiente ocorrer em temperatura mais alta que a inicial. Esse aumento de temperatura provoca alterações no ambiente como a modificação dos ciclos de vida e de reprodução  dos organismos locais. Assinale a alternativa com um dano ambiental causado pela poluição térmica: 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	d. 
A diminuição da solubilidade do oxigênio na água. 
	Respostas: 
	a. 
A diminuição da salinidade da água. 
	
	b. 
O aumento da salinidade da água. 
	
	c. 
O aumento da solubilidade do oxigênio na água. 
	
	d. 
A diminuição da solubilidade do oxigênio na água. 
	
	e. 
O aumento da salinidade e da solubilidade do oxigênio na água. 
	Feedback da resposta: 
	Alternativa: D 
Comentário: os efeitos da descarga de resíduos térmicos em um lago ou rio são numerosos. Temperaturas elevadas da água têm como consequências: diminuição da capacidade da água de reter o oxigênio, aumento da velocidade das reações químicas que ocorrem; alterações nos padrões reprodutivos, comportamentais e de crescimento ao longo de toda a cadeia alimentar; ocorrência de danos de longo prazo (até mesmo a "morte") aos corpos d'água naturais (incluindo a eutroficação). 
	
	
	
Pergunta 4 
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Analise as afirmações a seguir em relação aos destinos para o lixo: 
I. Lançado em qualquer lugar ou tratado e disposto de forma indevida, o lixo é uma fonte de proliferação de insetos e roedores, trazendo riscos para a saúde pública. 
II. O metano produzido pela decomposição anaeróbica de lixo e esgoto pode se acumular em bolsões no solo, causando risco de explosão. Outro produto da decomposição do lixo é o chorume (líquido fétido e pegajoso) que escorre e acaba penetrando mais profundamente no solo, contaminando os lençóis freáticos. 
III. Os aterros sanitários recebem lixo sólido jogado inicialmente sobre uma boa camada de material impermeabilizante, que impede a penetração de líquidos nos lençóis de água subterrâneos. O lixo trazido pelos caminhões é esparramado e compactado por tratores, sendo coberto por uma camada de terra, para evitar o mau cheiro e a presença de animais nocivos ao homem. 
IV. Reciclagem é a transformação de materiais orgânicos presentes no lixo em adubo. 
É correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	d. 
I, II e III
	Respostas: 
	a. 
I e II
	
	b. 
I e III
	
	c. 
II e IV
	
	d. 
I, II e III
	
	e. 
I, II e IV
	Feedback da resposta: 
	Alternativa: D 
Comentário: os destinos possíveis para o lixo são: depósitos a céu aberto e aterros sanitários. Os aterros sanitários recebem lixo sólido jogado inicialmente sobre uma boa camada de material impermeabilizante, que impede a penetração de líquidos nos lençóis de água subterrâneos. O lixo trazido pelos caminhões é esparramado e compactado por tratores, sendo coberto por uma camada de terra, para evitar o mau cheiro e a presença de animais nocivos ao homem. Usinas de compostagem, onde a parte orgânica é aproveitada como adubo, e usinas de reciclagem, onde metal, vidro, papel, ou plástico são transformados em matéria-prima.
	
	
	
Pergunta 5 
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	As usinas nucleares utilizam água de rio para refrigeração de reatores e devolvem essa água em temperatura superior à retirada. Com relação ao impacto ambiental causado pela poluição térmica no processo de refrigeração de uma usina nuclear, são feitas as seguintes afirmações: 
I. O aumento da temperatura da água reduz a quantidade de oxigênio dissolvido, que é essencial para os organismos aquáticos. 
II. O aumento da temperatura da água diminui o crescimento de bactérias, favorecendo o desenvolvimento da vegetação. 
III. O aumento da temperatura da água modifica os padrões reprodutivos, comportamentais e de crescimento em toda cadeia alimentar aquática. 
IV. O aumento da temperatura da água causa danos em longo prazo aos corpos d’ água, como a eutrofização. 
Assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		RespostaSelecionada: 
	d. 
I, III e IV.
	Respostas: 
	a. 
I e II.
	
	b. 
I e III.
	
	c. 
I, II e IV.
	
	d. 
I, III e IV.
	
	e. 
Todas estão corretas.
	Feedback da resposta: 
	Alternativa: D 
Comentário: os efeitos da descarga de resíduos térmicos em um lago ou rio são numerosos. Temperaturas elevadas da água têm como consequências: diminuição da capacidade da água de reter o oxigênio, aumento da velocidade das reações químicas que ocorrem; alterações nos padrões reprodutivos, comportamentais e de crescimento ao longo de toda a cadeia alimentar, ocorrência de danos de longo prazo (até mesmo a "morte") aos corpos d'água naturais (incluindo a eutroficação).
	
	
	
Pergunta 6 
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Em relação aos resíduos sólidos, analise as afirmações a seguir: 
I. A composição dos esgotos (resíduos líquidos) e do lixo (resíduos sólidos) varia de acordo com sua origem, que pode ser doméstica ou não. Enquanto alguns são constituídos de grande quantidade de matéria orgânica, como restos de alimentos e fezes, outros podem conter substâncias nocivas (lixo industrial) ou ainda estar contaminado por microrganismos patogênicos (lixo hospitalar). 
II. O lixo hospitalar (clínicas, laboratórios de pesquisa e companhias farmacêuticas) apresenta características patológicas e infecciosas. É composto de diferentes materiais, objetos e roupas descartáveis. 
III. O lixo industrial pode apresentar papel, materiais sintéticos (plástico, isopor, borracha), embalagens inflamáveis e/ou impregnadas de substâncias químicas tóxicas ou venenosas. 
IV. O lixo urbano (doméstico) contém restos de comida, papel, embalagens (plásticas, vidro, papelão, isopor etc.), tecido, madeira, latas, entulho e outros. 
É correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	e. 
I, II, III e IV
	Respostas: 
	a. 
I e II
	
	b. 
I e III
	
	c. 
I, II e III
	
	d. 
I, II e IV
	
	e. 
I, II, III e IV
	Feedback da resposta: 
	Alternativa: E 
Comentário: resíduos sólidos e líquidos têm composição variável, pois dependendo de onde foi produzido, vai ter características próprias. Resíduos líquidos que atingem o solo e que são provenientes dos efluentes líquidos de processos industriais e, principalmente, dos esgotos sanitários que não são lançados nas redes públicas de esgotos. O lixo domiciliar contém restos do que consumimos no cotidiano: papel, embalagens (plásticas, de vidro, de papelão, isopor etc.), tecido, madeira, latas, entulho e restos de comida. O lixo hospitalar de clínicas, laboratórios de pesquisa e companhias farmacêuticas apresentam comumente características patogênicas e infecciosas, podemos citar alguns exemplos como: resíduos cirúrgicos e patológicos, animais usados para experiências e cadáveres, embalagens e resíduos químicos e de drogas, bandagens, panos e tecidos empregados em práticas médicas, utensílios usados como agulhas, seringas etc. e equipamentos, alimentos e outros resíduos contaminados. Resíduos químicos e quimioterápicos, resíduos orgânicos (solventes) e resíduos radioativos não são, normalmente, considerados como resíduos biomédicos, embora possam ter sido gerados em atividades relacionadas. Isso decorre da especificidade desses resíduos com relação ao manuseio e de normas e legislação pertinente. Resíduos hospitalares devem ser esterilizados ou incinerados no próprio local onde são gerados. As cinzas resultantes desse processo são dispostas em aterro sanitário. Caso essa incineração não seja efetuada, a disposição de tais resíduos é efetuada em aterros, sofrendo um processo de tratamento anterior à disposição final.
	
	
	
Pergunta 7 
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	O acúmulo de nutrientes na água desencadeia o fenômeno chamado eutrofização, que causa desequilíbrios ecológicos e mata grande quantidade de organismos. A eutrofização ocorre devido a vários acontecimentos: 
I. Proliferação de bactérias aeróbicas. 
II. Decomposição por bactérias anaeróbicas e liberação de gases tóxicos e com odor desagradável. 
III. Queda na quantidade de oxigênio dissolvido na água. 
IV. Morte dos organismos aeróbicos. 
Assinale a alternativa com a sequência correta desses acontecimentos:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	d. 
I, III, IV e II
	Respostas: 
	a. 
IV, III, I e II
	
	b. 
I, II, III e IV
	
	c. 
III, IV, I e II
	
	d. 
I, III, IV e II
	
	e. 
I, II, IV e III
	Feedback da resposta: 
	Alternativa: D 
Comentário: na água vivem as bactérias aeróbicas que consomem o oxigênio dissolvido para oxidar matérias orgânicas e satisfazer suas necessidades energéticas. Quantidades excessivas de materiais orgânicos biodegradáveis na água são prejudiciais, pois ocorre a proliferação excessiva de bactérias aeróbicas que retiram da água o oxigênio necessário para manter a vida animal em equilíbrio. Os nutrientes em excesso, como nitrogênio e fósforo, contribuem para a poluição da água, estimulando o crescimento de algas microscópicas flutuantes (fitoplâncton) e o surgimento das águas escuras (água verde), que impedem a penetração da luz. A impossibilidade de penetração da luz afeta os vegetais aquáticos que vivem submersos, altera o processo de fotossíntese, diminuindo a produção de oxigênio. As principais fontes de compostos de nitrogênio e fósforo na água são: o esgoto doméstico, o escoamento de terras de agricultura e de áreas de criação de animais. Em alguns casos, o consumo de oxigênio é tão grande que as bactérias aeróbicas não sobrevivem. As bactérias anaeróbicas assumem o processo de decomposição da matéria orgânica, formando substâncias que causam odor desagradável como: metano, amônia, gás sulfídrico e outras. A água torna-se imprestável para o consumo humano e para o desenvolvimento de outros seres vivos.
	
	
	
Pergunta 8 
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	O uso de pilhas e baterias é intenso em nossa sociedade. Algumas são descartáveis como as de relógio e outras são recarregáveis como as de automóveis e de celulares, mas todas, um dia, perdem sua utilidade e são descartadas. As pilhas e baterias, quando descartadas no lixo comum, podem causar sérios problemas ambientais, pois muitas utilizam metais pesados como mercúrio, cádmio, chumbo e níquel; que podem contaminar o solo e, consequentemente, os lençóis freáticos (água subterrânea). A resolução Conama limita em 0,05 mg/litro a presença de chumbo em águas de abastecimento público, pois: 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	c. 
É tóxico e tem efeito cumulativo no organismo, provocando uma doença crônica chamada saturnismo. Os efeitos da intoxicação por chumbo são tontura, irritabilidade, dor de cabeça, perda de memória. 
	Respostas: 
	a. 
Acarreta a dureza da água. 
	
	b. 
Em pequena quantidade é benéfico à saúde humana, principalmente em crianças, promovendo o endurecimento de ossos e dentes, mas em concentrações mais elevadas pode ser prejudicial. 
	
	c. 
É tóxico e tem efeito cumulativo no organismo, provocando uma doença crônica chamada saturnismo. Os efeitos da intoxicação por chumbo são tontura, irritabilidade, dor de cabeça, perda de memória. 
	
	d. 
Pode provocar sabor ruim à água e essa água ao entrar em contato com oxigênio do ar fica amarelada com aparência desagradável, mas ele é necessário ao organismo humano. 
	
	e. 
Sua ingestão provoca disfunção renal, hipertensão, arteriosclerose, inibição do crescimento, doenças crônicas em idosos e câncer. 
	Feedback da resposta: 
	Alternativa: C 
Comentário: de presença pouco comum nas águas naturais, é introduzido facilmente no meio ambiente por atividades humanas comuns como: encanamentos e soldas, plásticos, tintas, pigmentos, metalurgia. É tóxico e tem efeito cumulativo no organismo, provocando uma doença crônica chamada saturnismo. Os efeitos da intoxicação por chumbo são: tontura, irritabilidade, dor de cabeça, perda de memória. A intoxicação aguda caracteriza-se pela sede intensa, sabor metálico na boca,inflamação gastrointestinal, vômitos e diarreias. Em crianças, o chumbo provoca retardamento físico e mental, perda da concentração e diminuição da capacidade cognitiva. Em adultos são comuns problemas nos rins e aumento da pressão arterial. A Resolução 20 do Conama limita em 0,05 mg/litro o teor máximo de chumbo nas águas de abastecimento público. 
	
	
	
Pergunta 9 
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Os defensivos agrícolas são outra classe de produtos que poluem o solo. Entre esses produtos destacam-se os pesticidas (fungicidas e inseticidas). Analise as afirmações abaixo: 
I - Os produtos tóxicos, acumulando-se nos solos, podem permanecer ativos durante poucos anos. 
II - Os pesticidas mais conhecidos são os organoclorados. Pequenas quantidades se acumulam nos corpos dos animais e seguem adiante na cadeia alimentar. 
III - O uso de grandes quantidades de pesticidas e adubos pode provocar a acidez dos solos. 
IV - Cada vez mais, os agricultores estão diminuindo as doses de pesticidas, devido à resistência que alguns insetos e pragas adquiriram contra eles. 
Estão corretas as afirmativas: 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	b. 
II e III 
	Respostas: 
	a. 
I e IV 
	
	b. 
II e III 
	
	c. 
I, II e III 
	
	d. 
II, III e IV 
	
	e. 
I, II, III e IV 
	Feedback da resposta: 
	Alternativa: B 
Comentário: os produtos tóxicos, acumulando-se nos solos, podem permanecer ativos durante longos anos. As plantas cultivadas nesses terrenos infectados podem absorvê-los mesmo quando estes não foram utilizados para o seu próprio tratamento. Assim se explicam a existência de pesticidas nos nossos alimentos principais, como o leite e a carne, ocorrendo a sua acumulação que pode se dar fundamentalmente no homem, o qual se encontra no fim das cadeias alimentares. São resíduos provenientes de atividades agrícolas. Os sistemas agrícolas intensivos com uso de grandes quantidades de pesticidas e adubos podem provocar a acidez dos solos, a mobilidade dos metais pesados e originar a salinização do solo e/ou a toxidade das plantas com excesso de nutrientes. A pulverização, levada pelo vento, ajuda sua propagação, causando males inclusive nos próprios agricultores. Os pesticidas mais conhecidos são os organoclorados. Pequenas quantidades dessas substâncias químicas se acumulam nos corpos dos animais e seguem adiante na cadeia alimentar. Cada vez mais, os agricultores estão aumentando as doses de pesticidas, devido à resistência que alguns insetos e pragas adquiriram contra eles. 
	
	
	
Pergunta 10 
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Os níveis de metais pesados na água para consumo humano em muitos locais do planeta são superiores aos limites considerados seguros. A água constitui um dos mais graves problemas, não só devido a questões de disponibilidade, mas também de qualidade. A resolução 20 do Conama limita em 0,3 mg/litro a presença de ferro em águas de abastecimento, pois: 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	c. 
Pode provocar sabor ruim à água, a qual ao entrar em contato com oxigênio do ar fica amarelada com aparência desagradável, mas ele é necessário ao organismo humano. 
	Respostas: 
	a. 
É um elemento muito tóxico acima deste teor. Sua ingestão provoca elevação da pressão sanguínea por vaso constrição e bloqueia o sistema nervoso. 
	
	b. 
É tóxico e tem efeito cumulativo no organismo, provocando uma doença crônica chamada saturnismo. 
	
	c. 
Pode provocar sabor ruim à água, a qual ao entrar em contato com oxigênio do ar fica amarelada com aparência desagradável, mas ele é necessário ao organismo humano. 
	
	d. 
Em pequena quantidade é benéfico à saúde humana, principalmente em crianças, promovendo o endurecimento de ossos e dentes, mas em concentrações mais elevadas pode ser prejudicial. 
	
	e. 
Sua ingestão provoca disfunção renal, hipertensão, arteriosclerose, inibição do crescimento, doenças crônicas em idosos. 
	Feedback da resposta: 
	Alternativa: C 
Comentário: o teor limite em águas de abastecimento público é 0,3 mg/litro. Esse limite é estabelecido muito mais em função do sabor ruim e de problemas estéticos que o ferro acarreta, pois a necessidade do organismo humano é de até 19 mg de ferro por dia. Quase sempre presente nas águas subterrâneas em teores abaixo de 0,3 mg/litro, na forma de sais solúveis (Fe²+) forma compostos solúveis, principalmente hidróxidos. Oxida-se facilmente em ambientes oxidantes como o ar, dando origem ao hidróxido férrico, que é insolúvel e se precipita, acarretando cor forte à água. Dessa forma, águas com alto conteúdo de ferro, ao saírem do poço, são incolores; mas ao entrarem em contato com o oxigênio do ar ficam amareladas, com aparência desagradável. O ferro, assim como o manganês ao se oxidarem, precipita sobre as louças sanitárias, azulejos, roupas, causando manchas. 
	
	
	
Terça-feira, 3 de Setembro de 2019 12h00min15s BRT

Continue navegando