Buscar

DESAFIO LEGISLAÇAO e EXERCICIO PROFISSIONAL

Prévia do material em texto

INSTITUIÇÃO: UNINASSAU ( POLO CARUARU )
 CURSO: ENFERMAGEM 2019.2
 DISCIPLINA: EXERCICIO E LEGISLAÇAO PROFISSIONAL
 PROFESSOR EXECUTOR: GEISON CICERO DA SILVA 
 TUTOR: NATHALIA MORAIS 
 ALUNA: LINDINALVA A. PIMENTEIRA DE ABREU SOUZA
 DESAFIO COLABORATIVO
Dilemas éticos vivenciados na pratica dos enfermeiros 
A bioética encontra-se sustentada por quatro princípios básicos: ( autonomia, beneficência, não maleficência e justiça ) .
Beneficência dever de ajudar aos outros, de fazer ou promover o bem a favor de seus interesses. levando-se em conta que maximizando o bem do outro, possivelmente pode-se reduzir o mal.
Autonomia capacidade da pessoa humana de estabelecer os fins para sua conduta em função de seus valores e de escolher os meios adequados para atingi-los, Preconiza que a liberdade de cada ser humano deve ser resguardada
Não-maleficência importante porque, muitas vezes, o risco de causar danos é inseparável de uma ação ou procedimento que está moralmente indicado. implica no dever de se abster de fazer qualquer mal para os clientes, de não causar danos ou colocá-los em risco.
Justiça está relacionado à distribuição correta e adequada de deveres e benefícios sociais.
A bioética é um instrumento que nos guiará nas reflexões cotidianas de nosso trabalho, sendo fundamental para que as gerações futuras tenham a vida com mais qualidade.
Os profissionais de saúde possuem Códigos de Ética que estabelecem os direitos e deveres de cada um, perante a corporação profissional e à sociedade.
A Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde , traz informações para que você conheça seus direitos na hora de procurar atendimento de saúde. Ela reúne os seis princípios básicos de cidadania que asseguram ao brasileiro o ingresso digno nos sistemas de saúde, seja ele público ou privado.
Todo cidadão tem direito ao acesso ordenado e organizado aos sistemas de saúde.
Todo cidadão tem direito a tratamento adequado e efetivo para seu problema.
Todo cidadão tem direito ao atendimento humanizado, acolhedor e livre de qualquer discriminação.
Todo cidadão tem direito a atendimento que respeite a sua pessoa, seus valores e seus direitos.
Todo cidadão também tem responsabilidades para que seu trata- mento aconteça da forma adequada.
Todo cidadão tem direito ao comprometimento dos gestores da saúde para que os princípios anteriores sejam cumpridos.
Em Uma situação de emergências, necessita ser resolvida imediatamente, não pode ser adiada, pois, se houver demora, pode haver até risco de morte, fraturas expostas são consideradas extremamente graves e têm caráter emergencial.
Neste caso deu pra perceber que houve desrespeito pelo médico quanto a sugestão do enfermeiro em colocar primeiro os pacientes da UTI , Percebe que o princípio da não maleficência não foi respeitado, bem como o da justiça por não ter salas de operação para realização dos procedimentos , o enfermeiro só queria priorizar aqueles pacientes que por lei devem ter preferências no atendimento conforme acarta dos direitos dos usuários de serviço de saúde .
Em relação ao princípio da beneficência o enfermeiro demostrou sua preocupação no cuidado dos pacientes no que se diz direito e respeito a sua dignidade. pois se preocupou-se em fazer o bem aos pacientes no entanto não teve autonomia de escolher qual paciente encaminhar a sala de cirurgia. 
E muito importante que os profissionais da área da saúde se respeitem entre si verificando onde começa seu direito e seu dever , com objetivo a preservação da saúde das pessoas fazendo o bem.
 
Neste caso foi visto os princípios básicos da bioética.
Referências 
http://www.saude.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2018/04/carta_dos_direitos_usuariospdf.pdf
http://www.scielo.br/pdf/tce/v14n1/a14v14n1.pdfC
.

Continue navegando