Buscar

Classificação dos crimes

Prévia do material em texto

CONTRAVENÇÃO PENAL – Infração penal que a lei comina, isoladamente, pena de prisão simples ou de multa, ou ambas, alternativa ou cumulativamente.
CRIME COMISSIVO – Tipo penal prevê um comportamento positivo proibido.
CRIME OMISSIVO PRÓPRIO – Tipo penal contém mandamento, conduta que se não praticada por aquele que estava obrigado pelo tipo penal, constitui crime. Ex.: omissão de socorro (art. 135)
CRIME OMISSIVO IMPRÓPRIO / COMISSIVO POR OMISSÃO / OMISSIVO QUALIFICADO – Tipo penal prevê um comportamento comissivo que será equiparado à omissão do agente em virtude de sua posição de garantidor, com aplicação da norma de extensão do §2° do art. 13, CP.
CRIME IMPOSSÍVEL – Crime não se consuma por absoluta impropriedade do objeto ou por ineficácia absoluta do meio (art. 17). Também chamado de crime oco.
CRIME PUTATIVO – Agente almeja praticar uma infração que não se encontra moldura em nossa legislação. Fato é atípico.
CRIME MATERIAL – Consumação depende da produção naturalística do resultado expressamente previsto no tipo penal. Ex.: homicídio (art. 121), dano (art. 163)
CRIME FORMAL – Pune-se o crime ainda que sem o resultado previsto no tipo penal. Crime de consumação antecipada ou de resultado cortado. Ex.: extorsão mediante seqüestro (Art. 159)
CRIME DE MERA CONDUTA – Tipo penal não prevê/exige qualquer produção naturalística de resultado, narra somente o comportamento proibido. Violação de domicílio (art 150)
CRIME PRÓPRIO – Tipo penal exige uma qualidade ou condição especial do sujeito ativo ou passivo. Admitem coautoria e participação Infanticídio (art 123).
CRIME DE MÃO PRÓPRIA – A execução deste é intransferível, não admite autoria mediata, devendo ser praticado pelo próprio agente. Não admite coautoria (excepcionalmente na falsa perícia). Falso testemunho (art 342) prevaricação ( art 319)
CRIME CONTINUADO – Prática de mais de uma ação ou omissão, dois ou mais crimes da mesma espécie, em mesma condição de tempo, lugar, maneira de execução e outras semelhantes, onde o crime subseqüente deve ser havido como continuação do primeiro. Art 71, CP.
CRIME DE DANO – Conduta do agente é voltada a produção de um resultado
CRIME DE PERIGO ABSTRATO – Tipo penal prevê um comportamento que, por si só, se praticado, constitui crime por caracterizar perigo. 
CRIME DE PERIGO CONCRETO – A situação de perigo supostamente criada pelo agente deve ser demonstrada no caso concreto. Ex.: dirigir sem habilitação gerando perigo
CRIME DE INSTANTÂNEO – Ocorre nos crimes em que o bem jurídico é destrutível. Consumação se dá em momento certo, definido
CRIME PERMANENTE – A consumação é uma situação duradoura. O início e o fim do crime se dão em momentos distintos. Ex.: seqüestro, cárcere privado, usurpação de função pública)
CRIME INSTANTÂNEO DE EFEITO PERMANENTE – Apenas o resultado da ação tem efeitos permanentes, o momento consumativo tem período certo e determinado.
CRIME A PRAZO - O decurso do tempo previsto no tipo penal poderá fazer com que se configure ou não o crime, ou que se agrave uma situação já existente. Ex.: lesão corporal que resulta em incapacidade para ocupações habituais por mais de 30 dias; apropriação de coisa achada (art 169, II)
CRIME PROGRESSIVO – Para configurar a prática de um determinado tipo penal, a prática de outro crime é etapa necessária ou elemento constitutivo do tipo penal desejado pelo agente. Ex.: lesão corporal em razão do disparo de arma de fogo que matou a vítima.
CRIME HABITUAL – Exige-se um comportamento reiterado do agente para sua configuração. A não reiteração dos atos torna-os penal indiferente. Não admite tentativa. Curandeirismo (art 284)
CRIME MONOSSUBJETIVO/UNISSUBJETIVO/DE CONCURSO EVENTUAL – Praticável por uma só pessoa.
CRIME PLURISSUBJETIVO/CONCURSO NECESSÁRIO – Exige-se a presença de duas ou mais pessoas. Ex.: associação ao tráfico
CRIME VAGO – Sujeito passivo não tem personalidade jurídica
CRIME TRANSEUNTE – Não deixa vestígios. Ex. calúnia, injúria, ameaça
CRIME UNISUBSISTENTE/MONOSUBSISTENTE – Não se fraciona o iter criminis, os atos são concentrados num único momento. Não admite tentativa
CRIME PLURISUBSISTENTE – O iter criminis é fracionado, é possível verificar cada etapa do crime.
CLASSIFICAÇÃO DOUTRINÁRIA DOS CRIMES

Continue navegando