Buscar

Propriedade de direito e ética

Prévia do material em texto

1a Questão 
	
	
	
	Analise as afirmativas abaixo: 
I) um dos alicerces da República, segundo a Constituição Federal, é a Cidadania 
II) um dos alicerces da República, segundo a Constituição Federal, é a Religião 
III) um dos alicerces da República, segundo a Constituição Federal, são os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa 
A respeito das afirmativas acima, assinale a opção correta: 
		
	
	a opção I é falsa 
	
	as opções I e III estão corretas 
	
	a opção III é falsa 
	
	a opção II está correta 
	
	as opções I e III são falsas 
	Respondido em 27/08/2019 06:28:03
	
	
	 
	
	 2a Questão 
	
	
	
	
	O escritor Tício publica um livro sobre a vida do cantor Roberto GaGa, com fotos referentes a sua vida artística, desde seu nascimento até os dias atuais. Ao saber da publicação, o cantor Roberto GaGa impetra ação solicitando o recolhimento dos exemplares, e com pedido de dano material, moral e violação de sua imagem. Em sua defesa alegou o autor do livro, Tício, que os fatos relatados no livro eram públicos e notórios. 
Com relação ao que foi afirmado acima, assinale a questão correta: 
		
	
	O escritor, Tício, poderá recorrer ao princípio constitucional da liberdade de expressão, que assegura a livre expressão da atividade intelectual, artística ou científica e de comunicação, independente de censura ou licença 
	
	Tício terá de pagar uma indenização por violação de imagem 
	
	Tício terá de pagar uma indenização por danos materiais 
	
	Tício deverá ter os livros recolhidos, pois os fatos são públicos e notórios 
	
	Tício terá de pagar uma indenização por danos apenas morais 
	Respondido em 27/08/2019 06:29:15
	
Explicação: 
A questão nos remete sobre a questão de direitos de utilização de informações de cunho público ou privado de terceiros ¿ principalmente se este terceiro for uma pessoa pública; para isso devemos nos socorrer do art. 5º da Constituição Federal que dita: Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: - IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença; - como os fatos e as imagens eram públicas não há que se falar recolhimento dos exemplares ou pedido de dano material ou moral. Assim a resposta correta é: O escritor, Tício, poderá recorrer ao princípio constitucional da liberdade de expressão, que assegura a livre expressão da atividade intelectual, artística ou científica e de comunicação, independente de censura ou licença
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 3a Questão 
	
	
	
	
	O Artigo 5º da Constituição Federal garante o direito à vida. Há exceção a esta garantia: 
		
	
	em caso de latrocínio 
	
	em caso de aborto terapêutico 
	
	em caso de crime culposo 
	
	em caso de crime hediondo 
	
	em caso de crime doloso 
	Respondido em 27/08/2019 06:29:39
	
Explicação: 
A questão nos remete ao direito constitucional do direito a vida, e seu não direito absoluto ¿ que nos remete a possibilidade de exceção; para uma melhor resposta vamos nos socorrer da legislação citada CF combinada com outra legislação estudada, o Código Penal: Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: Código Penal: Art. 128 - Não se pune o aborto praticado por médico: Aborto necessário (terapêutico) I - se não há outro meio de salvar a vida da gestante; Assim, a resposta correta é: em caso de aborto terapêutico.
	
	
	 
	
	 4a Questão 
	
	
	
	
	Considerando que no Título I, Dos Princípios Fundamentais, da Constituição da República Federativa do Brasil, determina que são poderes da União o Legislativo, Executivo e o Judiciário. Essa divisão funcional consiste em atribuir:
		
	
	mais poder no âmbito do Legislativo
	
	mais poder no âmbito do Executivo
	
	ao Presidente da República maior poder sobre o Judiciário
	
	mais poder no âmbito do Judiciário
	
	Independência entre os poderes 
	Respondido em 27/08/2019 06:30:29
	
	
	 
	
	 5a Questão 
	
	
	
	
	São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário. Esta afirmação nos leva a concluir que: 
		
	
	o Poder Executivo interpreta as leis 
	
	o Poder Legislativo tem eleições indiretas para seus membros - Deputados e Senadores 
	
	o Poder Judiciário cria legislações para a Administração Federal 
	
	existe uma dependência entre os Poderes 
	
	a divisão funcional dos Poderes atribui independência entre estes órgãos 
	Respondido em 27/08/2019 06:31:04
	
Explicação: 
A pergunta nos remete a definição sobre os poderes da União, sua harmonia e independência - Legislativo, o Executivo e o Judiciário. - e qual a conclusão, dentre as respostas, se enquadra na definição ¿ para uma melhor resposta vamos nos socorrer da Constituição Federal e seu Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
I - a soberania;
II - a cidadania
III - a dignidade da pessoa humana;
IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;
V - o pluralismo político.
Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.
Art. 2º São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.
Assim a resposta correta é: a divisão funcional dos Poderes atribui independência entre estes órgãos
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 6a Questão 
	
	
	
	
	O Artigo 5º da Constituição Federal determina em seu inciso III que é livre a manifestação de pensamento, sendo vedado(a): 
		
	
	o anonimato 
	
	a utilização da obra sem a autorização do autor 
	
	a cópia não autorizada da obra 
	
	a participação de terceiros 
	
	a prisão perpétua 
	Respondido em 27/08/2019 06:32:43
	
Explicação: 
A pergunta nos remete ao princípio da liberdade de expressão e livre manifestação de pensamento, se estes são absolutos ou não; - para uma melhor resposta vamos nos socorrer de legislação estuda no conteúdo, a Constituição Federal; - Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato; tendo em vista a leitura do artigo e do inciso, a resposta correta é: o anonimato.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 7a Questão 
	
	
	
	
	A proteção do acordo TRIPs - Trade Related Aspects of Intellectual Property Rights - ocorreu em qual período da evolução da propriedade intelectual: 
		
	
	antigo
	
	mercantilista
	
	industrial
	
	medieval
	
	globalizado
	Respondido em 27/08/2019 06:33:12
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 8a Questão 
	
	
	
	
	Estado é uma organização de um grupo de pessoas em determinado território, visando o bem comum. Para existência do Estado, é necessário existir um conjunto de regras que possibilitem sua existência. Há um ramo do Direito com o objetivo de criar regras de organização do Estadoe distribuição das esferas de competência do poder político. Este ramo do Direito é determinado como:
		
	
	Direito do Consumidor.
	
	Direito do Trabalho.
	
	Direito Penal.
	
	Direito Civil.
	
	Direito Constitucional.
	Respondido em 27/08/2019 06:33:22
	
Explicação: 
Direito Constitucional é o ramo do Direito que incide em uma série de princípios, conceitos e instituições que constam em vários direitos positivos ¿ Direito Penal, Civil, Trabalho, Consumidor etc ¿ classificando e sistematizando-os para uma visão unitária. Assim, a resposta correta é: Direito Constitucional.
	 1a Questão 
	
	
	
	O Artigo 5º da Constituição Federal, em seu Inciso II determina que "ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei...". A este princípio dá-se o nome de: 
		
	
	princípio do contraditório 
	
	princípio da legalidade 
	
	princípio da capacidade legal 
	
	princípio da maioridade penal 
	
	princípio da territorialidade 
	Respondido em 27/08/2019 06:34:35
	
	
	 
	
	 2a Questão 
	
	
	
	
	Ao ingressar em um restaurante, Tício lê um cartaz afixado no estabelecimento que diz: "Não aceitamos cheques" Artigo 5º, inciso II, da Constituição Federal: Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa, senão em virtude de lei . Tício, ao terminar sua refeição, tenta pagar com cheques, mas é de pronto informado pelo dono do estabelecimento que deverá pagar a conta de outra forma. Tácio, mesmo contrariado, faz o pagamento em dinheiro. 
Com relação ao que foi afirmado acima, assinale a questão correta: 
		
	
	Tício poderia utilizar o cheque de terceiros para o pagamento da conta, o que anularia a não aceitação pelo dono do estabelecimento 
	
	tendo em vista o princípio da legalidade, o dono do estabelecimento não é obrigado a aceitar o pagamento em cheque, pois não há lei que obrigue esta prática 
	
	se o dono do estabelecimento não aceitou o pagamento em cheque, Tício poderia ir embora, pois na esfera cível não caberia nenhuma indenização 
	
	Tício poderia chamar a polícia para obrigar o dono do estabelecimento a aceitar o pagamento em cheque  
	
	o dono do estabelecimento terá que, obrigatoriamente, aceitar o pagamento em cheque, pois é um título de crédito à vista 
	Respondido em 27/08/2019 06:35:40
	
	
	 
	
	 3a Questão 
	
	
	
	
	É garantido no art. 5, XIV, Capítulo I, Dos Direitos Individuais e Coletivos, da CRFB, a inviolabilidade de qual direito não absoluto:
		
	
	o direito a informática 
	
	o direito a informação 
	
	o direito a proteção jurídica 
	
	o direito penal
	
	o direitos civil 
	Respondido em 27/08/2019 06:36:14
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 4a Questão 
	
	
	
	
	A Constituição Federativa do Brasil determina que um dos alicerces da República são "os valores sociais e a livre iniciativa". Esta afirmação nos leva a concluir que: 
		
	
	o Estado Brasileiro é Comunista 
	
	o Estado Brasileiro é Monoteísta 
	
	o Estado Brasileiro é Parlamentarista 
	
	o Estado Brasileiro é socialista 
	
	o Estado Brasileiro configura-se obrigatoriamente capitalista 
	Respondido em 27/08/2019 06:36:57
	
Explicação: 
A questão nos remete a discussão sobre um dos alicerces da República: "os valores sociais e a livre iniciativa" - O Princípio da Livre Iniciativa está intimamente ligada ao incentivo do Estado para que seus cidadãos possam enveredar para as áreas empresariais, além de demonstrar que o país não desejam interferir as empresas, e consequentemente, no mercado. Esse fato estimula, inclusive, as organizações internacionais para investir no Brasil, pois as mesmas tem a garantia que, por nenhuma forma, terão subtraídos seus capitais, bens, ou direitos de trabalhar e buscar os lucros na sua atividade empresarial. Assim, a resposta correta é: o Estado Brasileiro configura-se obrigatoriamente capitalista.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 5a Questão 
	
	
	
	
	Analise as afirmativas abaixo: 
I) Segundo o Artigo 5º da Constituição Federal, são garantidos aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país a inviolabilidade do direito à vida, à segurança e à propriedade 
II) Segundo o Artigo 5º da Constituição Federal, é garantido apenas aos brasileiros a inviolabilidade do direito à segurança 
III) Segundo o Artigo 5º da Constituição Federal, é garantido somente aos estrangeiros a inviolabilidade ao direito à segurança e à propriedade 
A respeito das afirmativas acima, assinale a opção correta: 
		
	
	a opção I é falsa 
	
	a opção III está correta 
	
	a opção II está correta 
	
	a opção I está correta 
	
	as opções II e III estão corretas 
	Respondido em 27/08/2019 06:37:32
	
Explicação: 
A questão nos remete a legislação estudada no conteúdo da disciplina, a Constituição Federal, em informações contidas no seu artigo 5º ¿ para uma melhor resposta vamos nos socorrer da legislação citada e reproduzir o artigo, passando posteriormente a análise das afirmativas: Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:¿ - Afirmativa I) Segundo o Artigo 5º da Constituição Federal, são garantidos aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país a inviolabilidade do direito à vida, à segurança e à propriedade; afirmativa correta; afirmativa II) Segundo o Artigo 5º da Constituição Federal, é garantido apenas aos brasileiros a inviolabilidade do direito à segurança, afirmativa falsa; afirmativa III) Segundo o Artigo 5º da Constituição Federal, é garantido somente aos estrangeiros a inviolabilidade ao direito à segurança e à propriedade, afirmativa falsa; Assim, pela combinação de respostas, a correta é: a opção I está correta.
	
	
	 
	
	 6a Questão 
	
	
	
	
	São poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário. Esta afirmação nos leva a concluir que cabe ao poder Executivo, tipicamente: 
		
	
	indicar os Governadores dos Estados 
	
	nomear os Juízes de 1ª Instância 
	
	exercer as funções de Governo e Administração 
	
	indicar os Prefeitos das capitais 
	
	processar Deputados e Senadores 
	Respondido em 27/08/2019 06:38:03
	
	
	 
	
	 7a Questão 
	
	
	
	
	A vertente anglo-saxônica voltada para proteção das editoras e centrada no direito de reprodução, é caracterizada como: 
		
	
	copyright
	
	contratos
	
	direito de sequela 
	
	Direito Marcário 
	
	direitos morais do autor 
	Respondido em 27/08/2019 06:38:42
	
	
	 
	
	 8a Questão 
	
	
	
	
	São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário. Esta afirmação nos leva a concluir que cabe ao Poder Legislativo, tipicamente: 
		
	
	exercer as funções de Estado 
	
	nomear bispos e cardeais 
	
	nomear os Ministros de Estado 
	
	nomear Prefeitos das capitais 
	
	elaborar as leis 
	Respondido em 27/08/2019 06:39:20
	
Explicação: 
A questão nos remete aos chamados poderes da União: Executivo - O poder executivo no Brasil é composto pela Presidente da República no âmbito federal pelos governadores no âmbito estadual e pelos prefeitos no âmbito municipal. - Judiciário - Fiscaliza o cumprimento das leis Sua função principal é verificar a legalidade das leis em relação à constituição. No âmbito federal, é composto pelos tribunais superiores, entre os quais um dos mais importantes é o Supremo Tribunal Federal. Legislativo - Criação dasleis O poder legislativo brasileiro é exercido pelo Congresso Nacional, que, por sua vez, é composto pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal. As duas casas possuem poder equivalente, mas características distintas. Assim, a resposta correta é: elaborar as leis.
	
	
	 1a Questão 
	
	
	
	A Constituição Federal de 1988 assegura em nível de cláusula pétrea ¿ artigo da Constituição que não pode ser alterada ¿ evitar que um dos Poderes da União usurpe funções dos outros, consolidando a separação dos poderes. Um destes poderes, em sua função típica, deve traduzir o sentimento social junto a um fato ocorrido na sociedade que necessitasse de normatização. Este poder do Estado é chamado de:
		
	
	Administrativo.
	
	Executivo.
	
	Legislativo.
	
	Polícia.
	
	Judiciário.
	Respondido em 27/08/2019 06:40:28
	
Explicação: 
A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 2º dita: Art. 2º São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário. - tendo o legislador consagrado o princípio da separação dos poderes ou princípio da divisão funcional do poder do Estado. O Poder Legislativo no Brasil é composto pela Câmara dos Deputados e Senado, que representam o povo em seus anseios e necessidades discutindo legislações que possam traduzir estas demandas. Assim, a resposta correta é: Legislativo.
	
	
	 
	
	 2a Questão 
	
	
	
	
	Em um artigo de jornal, um jornalista publica uma matéria referente ao empresário Tício, escrevendo sobre a "meteórica" multiplicação de seus rendimentos. O artigo não é assinado, e o jornalista se valeu do princípio constitucional de que é livre a manifestação de pensamento. 
Com relação ao que foi afirmado acima, assinale a questão correta: 
		
	
	o jornalista poderia colocar o nome de outra pessoa para se manter no anonimato, não configurando isso um crime 
	
	o anonimato é uma forma legal do jornalista publicar sua matéria 
	
	o jornalista não poderia valer-se do princípio constitucional da liberdade de expressão, pois este veda o anonimato 
	
	o jornalista pode publicar a notícia de forma anônima 
	
	o anonimato é uma garantia constitucional 
	Respondido em 27/08/2019 06:41:13
	
Explicação: 
A pergunta nos remete ao princípio da liberdade de expressão e livre manifestação de pensamento, se estes são absolutos ou não; - para uma melhor resposta vamos nos socorrer de legislação estuda no conteúdo, a Constituição Federal; - Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato; tendo em vista a leitura do artigo e do inciso, a resposta correta é: o jornalista não poderia valer-se do princípio constitucional da liberdade de expressão, pois este veda o anonimato.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 3a Questão 
	
	
	
	
	Quando da chegada da família Real portuguesa ao Brasil, qual o nome da iniciativa do governo que estabeleceu uma das primeiras proteções aos inventores:
		
	
	abertura dos portos 
	
	medida provisória nº 06 
	
	Alvará de 28 de abril de 1809 
	
	Lei 8088 
	
	Decreto Lei 2428, de 1940 
	Respondido em 27/08/2019 06:41:40
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 4a Questão 
	
	
	
	
	São Poderes da União Federativa do Brasil: 
		
	
	as forças armadas 
	
	o Legislativo, o Executivo e o Judiciário 
	
	as câmaras distritais 
	
	os partidos políticos 
	
	as câmaras de vereadores 
	Respondido em 27/08/2019 06:41:50
	
	
	 
	
	 5a Questão 
	
	
	
	
	Na apuração de um caso, o jornalista Tício recebe uma informação de uma fonte, a qual relata sobre caso de corrupção ligando o Deputado de nome Tádio à retirada de dinheiro via o chamado "caixa 2". O Deputado Tádio ingressa com uma ação em juízo, solicitando a identificação da fonte da informação. 
Com relação ao que foi solicitado judicialmente pelo Deputado Tádio, assinale a opção correta: 
		
	
	a solicitação do Deputado Tádio não terá êxito, pois o princípio constitucional da liberdade de expressão garante o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional 
	
	pela Lei de Imprensa, a fonte tem de ser revelada 
	
	o sigilo da fonte se aplica apenas nos casos de cópia do texto 
	
	pelo Código Penal a fonte te de ser revelada 
	
	o jornalista terá de revelar a fonte, pois é necessário o crédito no texto 
	Respondido em 27/08/2019 06:42:24
	
Explicação: 
A questão nos remete sobre o direito constitucional de informação, quando esta se choca com o Direito de privacidade, para uma melhor resposta vamos nos socorrer à legislação que dita sobre este dois direitos: Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: XIV - é assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional; X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação; no relato da questão fica claro que a informação tem o cunho de interesse púbicos; neste caso o direito a informação suplanta o direito a privacidade. Assim, a resposta correta é: a solicitação do Deputado Tádio não terá êxito, pois o princípio constitucional da liberdade de expressão garante o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional.
	
	
	 
	
	 6a Questão 
	
	
	
	
	A Constituição Brasileira determina que o Estado Brasileiro tem como um de seus fundamentos o valor social do trabalho e a livre iniciativa e que, em consequência disso, este configura-se obrigatoriamente capitalista; determina também que nas relações entre capital e trabalho será sempre reconhecido o valor social do trabalho.
 Com relação ao que foi afirmado acima, assinale a questão correta: 
		
	
	estes são fundamentos do Comunismo 
	
	estes são fundamentos da República 
	
	estes são fundamentos das Teocracias 
	
	estes são fundamentos da Monarquia 
	
	estes são fundamentos do Socialismo 
	Respondido em 27/08/2019 06:42:48
	
Explicação: 
Para uma melhor resposta vamos nos socorrer do texto da Constituição Federal que trata da questão do trabalho e da livre iniciativa - Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; - o próprio texto em caput dita em sua parte final ...¿ tem como fundamentos¿¿ - que, como citada acima tem como determinação ¿ os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa¿ - assim a resposta correta é: estes são fundamentos da República.
	
	
	 
	
	 7a Questão 
	
	
	
	
	A Constituição Federal é um sistema de normas jurídicas, escritas ou costumeiras, que dentre outras funções regula os direitos fundamentais. O Artigo 5º da Constituição Federal determina : ¿Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentesno País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:...¿; neste, estão definidos e enumerados parte dos direitos fundamentais; um destes direitos protegidos é o direito à vida, que possui dois aspectos importantes: sob a ótica biológica o direito a integridade física e psíquica e, em outra face, significa o direito e condições materiais e espirituais para existência com dignidade. Esta forma de dignidade é determinada como princípio da:
		
	
	Liberdade de Expressão.
	
	Dignidade Humana.
	
	Liberdade de Pensamento.
	
	Igualdade.
	
	Acesso a Informação.
	Respondido em 27/08/2019 06:43:26
	
Explicação: 
O Direito à Vida é considerado o mais fundamental de todos os direitos; - é o primeiro entre todos, considerado um pré-requisito para a existência dos demais direitos, como o princípio da Dignidade da Pessoa Humana, que é fundamento da República, que se associa, por exemplo, a erradicação da pobreza e redução de desigualdades sociais. Assim, a resposta correta é: Dignidade Humana.
	
	
	 
	
	 8a Questão 
	
	
	
	
	Nos termos da Carta Magna, são brasileiros natos:
		
	
	os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que venham a residir na República Federativa do Brasil até a maioridade.
	
	os nascidos no estrangeiro, desde que de pai brasileiro e de mãe brasileira. 
	
	os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país.
	
	os portugueses com residência permanente no País, se houver reciprocidade em favor de brasileiros.
	
	os que, na forma da lei, adquiram a nacionalidade brasileira, exigidas aos originários de países de língua portuguesa apenas residência, por um ano ininterrupto, e idoneidade moral.
	Respondido em 27/08/2019 06:44:14
	
Explicação: 
Art. 12. São brasileiros:
     I -  natos:
       a)  os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país;
        b)  os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil;
        c)  os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente, ou venham a residir na República Federativa do Brasil antes da maioridade e, alcançada esta, optem em qualquer tempo pela nacionalidade brasileira;
     II -  naturalizados:
       a)  os que, na forma da lei, adquiram a nacionalidade brasileira, exigidas aos originários de países de língua portuguesa apenas residência por um ano ininterrupto e idoneidade moral;
        b)  os estrangeiros de qualquer nacionalidade residentes na República Federativa do
 § 1º Aos portugueses com residência permanente no País, se houver reciprocidade em favor dos brasileiros, serão Brasil há mais de trinta anos ininterruptos e sem condenação penal, desde que requeiram a nacionalidade brasileira. atribuídos os direitos inerentes ao brasileiro nato, salvo os casos previstos nesta Constituição.
   2º A lei não poderá estabelecer distinção entre brasileiros natos e naturalizados, salvo nos casos previstos nesta Constituição.
	1a Questão 
	
	
	
	O Artigo 5º, inciso XXVII, da Constituição Federal, determina que aos autores pertence o direito exclusivo de utilizar, publicar e reproduzir a obra. Estes direitos podem ser transmitidos: 
		
	
	aos empregados pelo tempo que a lei fixar 
	
	mesmo com herdeiros, a obra, após a morte do autor entra em regime jurídico de Domínio Público 
	
	aos herdeiros pelo tempo que a lei fixar 
	
	aos herdeiros sem período de tempo fixado por lei 
	
	aos estados pelo tempo que a lei fixar 
	Respondido em 27/08/2019 06:56:15
	
Explicação: 
A questão nos remete a transmissão dos direitos de autor e a para quem podem ser transmitidos ¿ já na pergunta há reprodução do texto legal que cita: O Artigo 5º, inciso XXVII, da Constituição Federal, determina que aos autores pertence o direito exclusivo de utilizar, publicar e reproduzir a obra. -; para uma melhor resposta vamos nos socorrer a outra legislação estudada no conteúdo, Constituição Federal: Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: XXVII - aos autores pertence o direito exclusivo de utilização, publicação ou reprodução de suas obras, transmissível aos herdeiros pelo tempo que a lei fixar; - assim a resposta correta é: aos herdeiros pelo tempo que a lei fixar.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 2a Questão 
	
	
	
	
	Tício, narrador de eventos esportivos, por vezes, ao narrar um gol, costuma fazê-lo copiando a forma criada por outros narradores. Alertado por um companheiro de profissão sobre a possibilidade de ser processado, Tício alega que as formas de narração são públicas e não tem preocupação quanto a seu procedimento. 
Com relação a afirmação de Tício, assinale a opção correta: 
		
	
	Por lei, a imagem e a voz humana, inclusive nas atividades esportivas, são protegidas, com direito exclusivo do autor de reproduzi-las 
	
	As narrações esportivas, por serem públicas, não estão protegidas por lei; seriam apenas se fossem de caráter privado 
	
	Tício está correto, pois as narrações são públicas 
	
	Por lei, apenas a imagem das pessoas é protegida 
	
	As narrações esportivas não estão enquadradas nas proteções autorais 
	Respondido em 27/08/2019 06:57:06
	
Explicação: 
A questão nos remete a possibilidade de forma de proteção de uma narração de evento esportivo ¿ se existe proteção a como um narrador demonstra ou dá efeito a um momento de emoção no esporte ¿ para uma melhor resposta vamos nos socorrer da legislação constitucional - Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: a) a proteção às participações individuais em obras coletivas e à reprodução da imagem e voz humanas, inclusive nas atividades desportivas; ou seja, este tipo de narração original não pode ser reproduzida por terceiros sem a devida autorização do narrador original ¿ assim, a resposta correta é: Por lei, a imagem e a voz humana, inclusive nas atividades esportivas, são protegidas, com direito exclusivo do autor de reproduzi-las.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 3a Questão 
	
	
	
	
	Analise as afirmativas abaixo: 
I) A casa é um asilo inviolável do indivíduo, ninguém podendo nele penetrar sem o consentimento do morador 
II) A casa é um asilo inviolável, podendo-se penetrar sem o consentimento do morador em caso de flagrante delito ou desastre 
III) A casa não é um asilo inviolável, pois a polícia pode penetrar sem a necessidade de nenhuma autorização judicial 
A respeito das afirmativas acima, assinale a opção correta: 
		
	
	a opção II é falsa 
	
	as afirmativas I e II são falsas 
	
	a opção I é falsa 
	
	a opção III está correta 
	
	as opções I e II estão corretas 
	Respondido em 27/08/2019 06:58:08
	
Explicação: 
A pergunta nos remete a afirmações referentes a possibilidade ou impossibilidade de acesso a casa de um cidadão ¿ para isso vamos nos reportar as afirmações: afirmação I - I) a casa é um asilo inviolável do indivíduo, ninguém podendo nela penetrar sem consentimento do morador ¿ afirmativa verdadeira pois corrobora com o texto legal, reproduzo; Art. 5º Constituição Federal, XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo,ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial; - afirmativa II - II) a casa é um asilo inviolável, podendo a polícia , sem o consentimento do morador, nela penetrar, em caso de flagrante delito ou desastre, afirmativa correta; - afirmativa III - III) a casa não é um asilo inviolável, pois a polícia pode penetrar sem a necessidade de nenhuma autorização judicial ¿ afirmativa falsa em confronto com o texto legal - XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial; - assim, pela combinação de resposta, a resposta correta é: as opções I e II estão corretas.
	
	
	 
	
	 4a Questão 
	
	
	
	
	Na hipótese de violação à intimidade, à vida privada, à honra e à imagem das pessoas, pode o ofendido pleitear, em juízo, uma indenização. Esta indenização pode ser de caráter: 
		
	
	imaterial 
	
	extra-judicial 
	
	objetivo 
	
	material e moral 
	
	subjetivo 
	Respondido em 27/08/2019 06:58:29
	
Explicação: 
A questão nos remete só textos sobre direitos fundamentais como a intimidade e a vida privada ¿ importante lembrar que estes direitos não são absolutos, pois em caso de interesse público estes podem ser relativizados ¿ fora desta situação caberá a quem tiver estes violados a possibilidade de indenizações ¿ que pode ser de cunho moral ou material ¿ assim a resposta correta é: em caso de violação, o ofendido pode pleitear na justiça, uma indenização moral e material.
	
	
	 
	
	 5a Questão 
	
	
	
	
	O inciso XI, do Artigo 5º, da Constituição Federal, determina que a casa é um asilo inviolável, só podendo terceiro adentrar com a autorização do morador. Esta afirmação determina que:
		
	
	não há exceções para o ingresso de terceiros à casa 
	
	uma das exceções, para o ingresso à casa de terceiros, e o caso de flagrante delito ou desastre 
	
	uma das exceções é no caso de busca e apreensão, feito por policial, mesmo sem um mandado judicial 
	
	uma das exceções é o caso de visita de familiares 
	
	uma das exceções é o policial em investigação sigilosa, adentrar a casa 
	Respondido em 27/08/2019 06:59:55
	
	
	 
	
	 6a Questão 
	
	
	
	
	A inviolabilidade ao direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, está determinada na Constituição Federal. Esta inviolabilidade é garantida aos: 
		
	
	aos estrangeiros residentes no exterior 
	
	somente aos estrangeiros natos 
	
	aos brasileiros e estrangeiros residentes no país 
	
	somente aos brasileiros 
	
	somente aos brasileiros natos e naturalizados 
	Respondido em 27/08/2019 07:00:19
	
Explicação: 
A questão nos remete a proteção a imagem da pessoa, proteção esta contida em legislação estudada no conteúdo, a Constituição Federal ¿ para uma melhor resposta vamos nos socorrer da legislação citada - Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes...¿ - Assim, a resposta correta é: aos brasileiros e estrangeiros residentes no país.
	
	
	 
	
	 7a Questão 
	
	
	
	
	Analise as afirmativas abaixo: 
I) as obras intelectualmente protegidas podem ser expressas em qualquer meio ou fixadas em qualquer suporte 
II) as obras intelectualmente protegidas só podem ser alvo de proteção se estiverem contidas em CD 
III) as obras intelectualmente protegidas só podem ser alvo de proteção legal se estiverem em suportes tangíveis 
A respeito das afirmativas acima, assinale a opção correta: 
		
	
	a opção I está correta 
	
	a opção I é falsa 
	
	as opções II e III estão corretas 
	
	a opção III está correta 
	
	a opção II está correta 
	Respondido em 27/08/2019 07:00:45
	
Explicação: 
A pergunta nos remete a três afirmativas que, para uma melhor resposta, passamos a analisar: afirmativa I) as obras intelectualmente protegidas podem ser expressas em qualquer meio ou fixadas em qualquer suporte ¿ afirmativa verdeira, pois não importa onde a obra é fixada, pois esta é protegida desde o momento de sua criação: afirmativa II) as obras intelectualmente protegidas só podem ser alvo de proteção se estiverem contidas em CD ¿ afirmativa falsa, pois a legislação que dita sobre a proteção das obras cita que pode ser fixada em qualquer suporte (Art. 7º São obras intelectuais protegidas as criações do espírito, expressas por qualquer meio ou fixadas em qualquer suporte, tangível ou intangível, conhecido ou que se invente no futuro, tais como: ¿) - afirmativa III) as obras intelectualmente protegidas só podem ser alvo de proteção legal se estiverem em suportes tangíveis ¿ afirmativa falsa ¿ segundo a legislação o suporte pode ser tangível ou intangível (Art. 7º São obras intelectuais protegidas as criações do espírito, expressas por qualquer meio ou fixadas em qualquer suporte, tangível ou intangível, conhecido ou que se invente no futuro, tais como:¿) assim, pela combinação de respostas, a afirmativa correta é: a opção I está correta.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 8a Questão 
	
	
	
	
	A Constituição Federal garante às pessoas o direito à propriedade. Esse direito à propriedade deverá ceder, quando necessário: 
		
	
	à tutela do interesse público, nas hipóteses legais de desapropriação 
	
	aos interesses dos particulares 
	
	ao interesse dos herdeiros 
	
	aos interesses da comunidade 
	
	aos interesses dos empregadores 
	Respondido em 27/08/2019 07:01:02
	
Explicação: 
 A pergunta nos remete a questões referentes só direito de propriedade que esta garantido e regulado na Constituição Federal nos seguintes dispositivos - Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: XXII - é garantido o direito de propriedade; XXIII - a propriedade atenderá a sua função social; como este direito não é um direito absoluto, já que deverá atender a sua função social, em caso de abuso a própria Constituição determina: XXIV - a lei estabelecerá o procedimento para desapropriação por necessidade ou utilidade pública, ou por interesse social, mediante justa e prévia indenização em dinheiro, ressalvados os casos previstos nesta Constituição; - assim a resposta correta é: à tutela do interesse público, nas hipóteses legais de desapropriação
	
	 1a Questão 
	
	
	
	A Constituição Federal determina que pertence aos autores o direito exclusivo de utilização, publicação ou reprodução de suas obras. Com a morte do autor, estes direitos são transmitidos para:
		
	
	o governo 
	
	é administrado pela justiça 
	
	aos herdeiros pelo tempo que a lei fixar 
	
	a obra fica em domínio público, mesmo tendo herdeiros o autor 
	
	para os empregadores 
	Respondido em 27/08/2019 07:02:03
	
	
	 
	
	 2a Questão 
	
	
	
	
	Um estrangeiro residente no Brasil foi vítima de um crime de roubo. Ao se dirigir a uma delegacia de polícia, foi informado pelo delegado de que ele não poderia fazer nada, pois a lei brasileira não protegia cidadãos de outros países 
Com relação ao que foi afirmado pelo delegado, assinale a opção correta: 
		
	
	a lei brasileira apenas protege o estrangeiro naturalizado 
	
	a lei brasileira não protegecidadãos de outros países por crimes sofridos no Brasil 
	
	o delegado agiu de forma correta, pois só os descendentes de estrangeiros são protegidos pela lei brasileira 
	
	o delegado agiu de forma incorreta, pois, pela Constituição Federal, o estrangeiro residente no Brasil tem o direito à inviolabilidade de sua segurança 
	
	a lei brasileira apenas protege os cidadãos nacionais 
	Respondido em 27/08/2019 07:02:27
	
Explicação: 
A pergunta nos remeta aos direitos de propriedade, sendo ele de brasileiro e estrangeiro ¿ com o não reconhecimento de um cartório pela compra de um imóvel ¿ ou seja, a prioridade do mesmo ¿ para uma melhor resposta vamos nos socorrer da Constituição Federal de 1988 em seu Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
assim a resposta correta é: o delegado agiu de forma incorreta, pois, pela Constituição Federal, o estrangeiro residente no Brasil tem o direito à inviolabilidade de sua segurança.
	
	
	 
	
	 3a Questão 
	
	
	
	
	A Constituição Federal determina que aos autores pertence: 
		
	
	apenas o direito de publicação da obra 
	
	apenas o direito de utilizar a obra 
	
	apenas o direito de reprodução da obra 
	
	a utilização, publicação ou reprodução da obra dependendo da vontade do empregador 
	
	o direito exclusivo de utilização, publicação ou reprodução da obra 
	Respondido em 27/08/2019 07:02:49
	
Explicação: 
A questão nos remete aos direitos de autor, citando a Constituição Federal, que trata do tema, que iremos reproduzir, de forma completa, para justificar a afirmativa correta: Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: XXVII - aos autores pertence o direito exclusivo de utilização, publicação ou reprodução de suas obras, transmissível aos herdeiros pelo tempo que a lei fixar; Assim, a resposta correta é: o direito exclusivo de utilização, publicação ou reprodução da obra.
	
	
	 
	
	 4a Questão 
	
	
	
	
	Assinale a alternativa que corresponde o termo "Contrafação" de marcas:
		
	
	Ação que consiste na violação ou alteração de leis
	
	Infração penal considerada como "crime menor"
	
	Obra que imita ou reproduz fraudulentamente outra
	
	Obra idêntica a obra original com autorização do autor.
	
	Obra inovadora que ainda não obteve patente
	Respondido em 27/08/2019 07:03:32
	
Explicação: 
Para adquirir a propriedade da marca é necessária a concessão do pedido de registro pelo INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), assegurando ao seu proprietário a proteção e o uso exclusivo de tal marca no território nacional. Contrafação ou atos de contrafação de marca nada mais é do que toda prática ilícita que consista no desrespeito ao direito de exclusividade do titular de determinada marca registrada perante o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).
	
	
	 
	
	 5a Questão 
	
	
	
	
	O artigo 5º, inciso XII, determina que é inviolável o sigilo das comunicações. A exceção a esta inviolabilidade pode ser determinada: 
		
	
	em caso de pátrio-poder 
	
	em caso de cônjuges casados por comunhão parcial de bens 
	
	em último caso, por decisão judicial 
	
	em caso de herdeiro de 1º grau 
	
	em caso de subordinação funcional 
	Respondido em 27/08/2019 07:04:10
	
	
	 
	
	 6a Questão 
	
	
	
	
	O Artigo 5º, inciso XXVIII, da Constituição Federal, determina que são assegurados, nos termos da lei, a proteção à reprodução da imagem e da voz humana, inclusive as de cunho esportivo. Esta afirmação determina que: 
		
	
	uma emissora de TV pode colocar a narração de um espetáculo esportivo sem citar o crédito da outra emissora 
	
	a voz de um cantor pode ser incluída em uma trilha sonora sem a necessidade de autorização 
	
	para se utilizar a imagem de uma pessoa é necessário a autorização da pessoa que terá a imagem reproduzida 
	
	a imagem de uma pessoa pode ser usada livremente 
	
	é possível se copiar a narração de um gol por outro narrador esportivo 
	Respondido em 27/08/2019 07:04:42
	
Explicação: 
A questão nos remete a possibilidade de reprodução da imagem e da voz humana, inclusive as de cunho esportivo. , na questão esta citado o art. da lei, Constituição Federal, que trata do tema, que iremos reproduzir, de forma completa, para justificar a afirmativa correta: Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: XXVIII - são assegurados, nos termos da lei: a) a proteção às participações individuais em obras coletivas e à reprodução da imagem e voz humanas, inclusive nas atividades desportivas; Assim, a resposta correta é: para se utilizar a imagem de uma pessoa é necessário a autorização da pessoa que terá a imagem reproduzida. 
	
	
	 
	
	 7a Questão 
	
	
	
	
	(FUNDAÇÃO CASA 2013 - VUNESP) - Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
		
	
	não haverá em hipótese alguma prisão civil por dívida.
	
	são gratuitos a todos os brasileiros, na forma da lei, os registros civis.
	
	é livre a manifestação do pensamento, não sendo vedado o anonimato.
	
	é assegurado aos presos o respeito à integridade física e moral.
	
	ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei ou ordem da autoridade administrativa.
	Respondido em 27/08/2019 07:05:29
	
Explicação: 
A  Constituição Federal de 1988 dispõe em seu artigo 5º, caput, sobre o princípio constitucional da igualdade, perante a lei, nos seguintes termos:
Artigo 5º. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes.
   XLIX -  é assegurado aos presos o respeito à integridade física e moral;
Desde o momento que ao acusado é dada voz de prisão, em seu favor passa a prevalecer o direito constitucional de ter respeitada sua integridade, em conformidade com o disposto no art. 5º, XLIX: ¿é assegurado aos presos o respeito à integridade física e moral¿. A Lei de Execução Penal (Lei 7.210/84) também institui que ¿Impõe-se a todas as autoridades o respeito à integridade física e moral dos condenados e dos presos provisórios¿ (art. 40). 
Em consonância com a salvaguarda da integridade do preso, as autoridades e agentes policiais terão ainda de observar que ¿ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante¿ (CF, art. 5º, III). Isto deveria significar, por exemplo, que nenhum preso deveria ser submetido a intimidações, ameaças ou à violência física para assumir a prática de um crime ou informar o nome de outras pessoas supostamente envolvidas. Ademais, a não observância da integridade como condicionante do respeito à dignidade da pessoa humana, poderá eivar de nulidade todos os atos do inquérito policial, se provado for que os elementos probatórios ali contidos foram forjados no interrogatório, por meio de constrangimentos, violências ou ameaças.O princípio da igualdade prevê a igualdade de aptidões e de possibilidades virtuais dos cidadãos de gozar de tratamento isonômico pela lei. Por meio desse princípio são vedadas as diferenciações arbitrárias e absurdas, não justificáveis pelos valores da Constituição Federal, e tem por finalidade limitar a atuação do legislador, do intérprete ou autoridade pública e do particular.
 
	
	
	 
	
	 8a Questão 
	
	
	
	
	Analise as afirmativas abaixo: 
I) os autores de inventos industriais têm o privilégio eterno sobre suas obras 
II) os inventos industriais são divididos em obras literárias, musicais e filmes 
III) a lei assegurará aos autores de inventos industriais o privilégio temporário para sua proteção 
A respeito das afirmativas acima, assinale a opção correta: 
		
	
	as opções I e II estão corretas 
	
	a opção I esta correta 
	
	as opções I e II são falsas 
	
	a opção II está correta 
	
	a opção III é falsa 
	Respondido em 27/08/2019 07:06:46
	
Explicação: 
A pergunta nos remete a três alternativas, as quais iremos analisar a veracidade de cada uma delas ¿ opção I: I) os autores de inventos industriais têm o privilégio eterno sobre suas obras ¿ a afirmativa é falsa, pois a proteção dos inventos industriais, como por exemplo a patente é de 20 anos; opção II, II) os inventos industriais são divididos em obras literárias, musicais e filmes - opção falsa, pois as obras literárias, musicais e filmes são protegidas pela legislação autoral, pelo critério da originalidade; opção III, III) a lei assegurará aos autores de inventos industriais o privilégio temporário para sua proteção, opção verdadeira, pois cada obra industrial tem um prazo específico para sua proteção ¿ assim, pela combinação de opção de respostas, a opção correta é as opções I e II são falsas.
	 1a Questão 
	
	
	
	Analise as afirmativas abaixo: 
I) aos autores pertence o direito exclusivo de utilização, publicação ou reprodução de suas obras 
II) aos autores pertence apenas o direito exclusivo de utilizar a obra 
III) aos autores pertence apenas o direito exclusivo de publicar a obra 
A respeito das afirmativas acima, assinale a opção correta: 
		
	
	a opção III está correta 
	
	a opção II está correta 
	
	as opções II e III estão corretas 
	
	a opção I é falsa 
	
	a opção I está correta 
	Respondido em 05/09/2019 07:09:10
	
Explicação: 
A pergunta nos remete a três alternativas, as quais iremos analisar a veracidade de cada uma delas - I) aos autores pertence o direito exclusivo de utilização, publicação ou reprodução de suas obras ¿ a opção esta correta pois é o que determina o Art. 28. Cabe ao autor o direito exclusivo de utilizar, fruir e dispor da obra literária, artística ou científica. - a opção II cita, II) aos autores pertence apenas o direito exclusivo de utilizar a obra ¿ opção falsa, pois os autores não tem apenas o direito exclusivo de utilizar a obra; opção III, III) aos autores pertence apenas o direito exclusivo de publicar a obra ¿ opção falsa, pois o autor tem outros direitos exclusivos, além o de publicar a obra ¿ assim a resposta correta, pela combinação de opção é: a opção I está correta.
	
	
	 
	
	 2a Questão 
	
	
	
	
	Tício, desconfiado de sua esposa Mércia, passa a ouvir suas conversas pela extensão telefônica. Mércia, desconfiada, cria uma situação e pega Tício em flagrante, e ameaça-o com um processo por violação de comunicação telefônica. Tício alega que, em razão dele ser seu marido, ela não teria sucesso neste processo. 
Com relação a afirmação de Tício, assinale a opção correta: 
		
	
	A questão da inviolabilidade telefônica entre cônjuges depende de quem é o dono da linha 
	
	como Tício e Mércia são casados, não há sigilo de informação entre eles  
	
	mesmo sendo marido de Mércia, Tício deveria ter uma ordem judicial para poder violar o sigilo telefônico de Mércia 
	
	Mércia não tem direito ao sigilo telefônico, pois é esposa de Tício 
	
	Tício tem razão, pois o marido pode invadir a privacidade de seu cônjuge 
	Respondido em 05/09/2019 07:09:58
	
Explicação: 
A pergunta nos remete a tema relacionado a violabilidade de correspondência, ligado ao princípio da privacidade. Para Uma melhor resposta vamos nos socorrer da Constituição Federal - Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: XII - é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal; Assim, a resposta correta é: mesmo sendo marido de Mércia, Tício deveria ter uma ordem judicial para poder violar o sigilo telefônico de Mércia.
	
	
	 
	
	 3a Questão 
	
	
	
	
	A Constituição Federal do Brasil determina que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza. Esta afirmação determina que:
		
	
	apenas os trabalhadores são iguais perante a lei 
	
	apenas os maiores de 18 anos são iguais perante a lei 
	
	homens e mulheres não são iguais em direitos perante a lei 
	
	não há distinção entre brasileiros e estrangeiros 
	
	só os alfabetizados são iguais perante a lei 
	Respondido em 05/09/2019 07:10:19
	
Explicação: 
A pergunta nos remete a questão referente ao direito de igualdade determinado pela Constituição Federal, chamado também isonomia ¿ para uma melhor resposta vamos nos socorrer da Constituição Federal - Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: - pela leitura do texto fica determinada a igualdade entre brasileiros e estrangeiros ¿ assim a resposta correta é não há distinção entre brasileiros e estrangeiros.
	
	
	 
	
	 4a Questão 
	
	
	
	
	A Convenção da União de Paris, para proteção à propriedade industrial, tem como foco de proteção: 
		
	
	as músicas 
	
	os livros 
	
	as fotografias 
	
	sinais distintivos e as criações industriais 
	
	os programas de computador 
	Respondido em 05/09/2019 07:10:38
	
	
	 
	
	 5a Questão 
	
	
	
	
	Na hipótese de violação à intimidade, à vida privada, à honra e à imagem das pessoas, pode o ofendido pleitear, em juízo, uma indenização. Esta indenização pode ser de caráter: 
		
	
	imaterial 
	
	subjetivo 
	
	material e moral 
	
	extra-judicial 
	
	objetivo 
	Respondido em 05/09/2019 07:10:56
	
Explicação: 
A questão nos remete só textos sobre direitos fundamentais como a intimidade e a vida privada ¿ importante lembrar que estes direitos não são absolutos, pois em caso de interesse público estes podem ser relativizados ¿ fora desta situação caberá a quem tiver estes violados a possibilidade de indenizações ¿ que pode ser de cunho moral ou material ¿ assim a resposta correta é: em caso de violação, o ofendido pode pleitear na justiça, uma indenização moral e material.
	
	
	 
	
	 6a Questão 
	
	
	
	
	A casa é um asilo inviolável, ninguém podendo adentrar sem consentimento do morador. Uma das exceções a esta inviolabilidade é determinada em caso de:
		
	
	possibilidade durante a madrugada 
	
	possibilidade de adentrar durante a noite 
	
	possibilidade de adentrar durante o dia 
	
	em caso de flagrante delito 
	
	em caso de violação de direitosautorais 
	Respondido em 05/09/2019 07:11:34
	
Explicação: 
A pergunta nos remete a questão da inviolabilidade de domicílio ¿ na questão citado como casa ¿ para uma melhor resposta vamos nos reportar ao artigo da legislação que trata do tema - Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial; - já na parte final o artigo trata das exceções a este direito, ...¿salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial¿...; - assim a resposta correta é em caso de flagrante delito.
	
	
	 
	
	 7a Questão 
	
	
	
	
	Um estrangeiro residente no Brasil comprou um imóvel. Ao tentar registrá-lo no Registro de Imóveis, foi informado pelo responsável pelo cartório de que este registro não seria possível, pois, no Brasil, o estrangeiro não tem direito à propriedade. 
Com relação ao que foi afirmado pelo responsável pelo cartório, assinale a opção correta: 
		
	
	o responsável pelo cartório está correto, pois no Brasil apenas os cidadãos brasileiros tem o direito à propriedade 
	
	para ter direito à propriedade o estrangeiro terá que estar domiciliado há pelo menos 10 anos no Brasil 
	
	o responsável pelo cartório agiu de forma incorreta, pois o estrangeiro residente ou não no Brasil tem o direito à propriedade 
	
	o direito à propriedade não é extensivo aos estrangeiros 
	
	apenas os herdeiros de estrangeiros têm o direito à propriedade 
	Respondido em 05/09/2019 07:12:04
	
Explicação: 
A pergunta nos remeta aos direitos de propriedade, sendo ele de brasileiro e estrangeiro ¿ com o não reconhecimento de um cartório pela compra de um imóvel ¿ ou seja, a prioridade do mesmo ¿ para uma melhor resposta vamos nos socorrer da Constituição Federal de 1988 em seu Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: 
assim a resposta correta é o responsável pelo cartório agiu de forma incorreta, pois o estrangeiro residente ou não no Brasil tem o direito à propriedade
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 8a Questão 
	
	
	
	
	O Artigo 5º, inciso XXVII, da Constituição Federal, determina que aos autores pertence o direito exclusivo de utilizar, publicar e reproduzir a obra. Estes direitos podem ser transmitidos: 
		
	
	mesmo com herdeiros, a obra, após a morte do autor entra em regime jurídico de Domínio Público 
	
	aos herdeiros sem período de tempo fixado por lei 
	
	aos herdeiros pelo tempo que a lei fixar 
	
	aos estados pelo tempo que a lei fixar 
	
	aos empregados pelo tempo que a lei fixar 
	Respondido em 05/09/2019 07:12:30
	
Explicação: 
A questão nos remete a transmissão dos direitos de autor e a para quem podem ser transmitidos ¿ já na pergunta há reprodução do texto legal que cita: O Artigo 5º, inciso XXVII, da Constituição Federal, determina que aos autores pertence o direito exclusivo de utilizar, publicar e reproduzir a obra. -; para uma melhor resposta vamos nos socorrer a outra legislação estudada no conteúdo, Constituição Federal: Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: XXVII - aos autores pertence o direito exclusivo de utilização, publicação ou reprodução de suas obras, transmissível aos herdeiros pelo tempo que a lei fixar; - assim a resposta correta é: aos herdeiros pelo tempo que a lei fixar.
	 1a Questão 
	
	
	
	A imperícia, no crime culposo, é caracterizada:
		
	
	pela indiferença do agente, que mesmo podendo tomar as cautelas exigidas, não o faz por displicência 
	
	pela falta de conhecimento teórico ou prático no exercício de arte ou ofício 
	
	quando é cometida, com dolo, à noite 
	
	pela ausência da vítima 
	
	quando imputa falsamente conduta delituosa, contra lei, a outrem 
	Respondido em 27/08/2019 07:18:34
	
Explicação: 
A pergunta nos remete aos crimes ditos culposos, que ocorrem por negligência, imprudência ou imperícia ¿ causados por uma ação ou omissão do agente ¿ no caso da imperícia é a incapacidade, a falta de habilidade específica para a realização de uma atividade técnica ou científica, não levando o agente em consideração o que sabe ou deveria saber. - assim a resposta correta é: pela falta de conhecimento teórico ou prático no exercício de arte ou ofício
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 2a Questão 
	
	
	
	
	Tício, DJ (Disc Jockey), contratado e remunerado, executa obras musicais na festa de aniversário de Mércia em clube alugado pela aniversariante. Um dos convidados, Veloso Gil, autor de obras musicais, se surpreende ao perceber a execução de uma de suas músicas na festa. Veloso Gil interpela Tício para que interrompa a execução da obra. A partir das informações acima, analise as seguintes afirmativas: 
I) Veloso Gil tem todo direito de proibir a execução de sua obra, pois ela está sendo executada sem sua autorização 
II) Tício, o DJ (Disc Jockey), tem todo o direito de executar a obra de Veloso Gil, pois ele apenas reproduziu parcialmente a obra 
III) Veloso Gil não tem o direito de proibir a execução da obra pois ela foi executada em uma festa, sem o intuito de lucro direto ou indireto 
Com relação as afirmativas acima, assinale a opção correta: 
		
	
	a opção I é falsa 
	
	a opção III está correta 
	
	a opção I está correta 
	
	as opções II e III estão corretas 
	
	a opção II está correta 
	Respondido em 27/08/2019 07:19:47
	
Explicação: 
A questão nos remete a problemática sobre a execução de obras intelectuais protegidas, no caso uma obra musical ¿ para uma melhor resposta vamos analisar as três afirmativas ¿ afirmativa I) Veloso Gil tem todo direito de proibir a execução de sua obra, pois ela está sendo executada sem sua autorização ¿ afirmativa correta, pois somente o autor ou quem represente tem este direito, levando em consideração que as obras intelectuais precisam de autorização prévia e expressa do autor para execução pública; - afirmativa II) Tício, o DJ (Disc Jockey), tem todo o direito de executar a obra de Veloso Gil, pois ele apenas reproduziu parcialmente a obra ¿ afirmativa falsa, pois seja na totalidade ou parcialmente, para reprodução da obra é necessário a autorização do autor; - afirmativa III) Veloso Gil não tem o direito de proibir a execução da obra pois ela foi executada em uma festa, sem o intuito de lucro direto ou indireto ¿ afirmativa falsa, pois não importa se há intuito de lucro ou não, há necessidade de autorização prévia e expressa do autor para utilização da obra. Assim, a resposta correta, pela combinação de respostas: a opção I está correta.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 3a Questão 
	
	
	
	
	Subtrair coisa alheia móvel, para si, ou para outrem, mediante grave ameaça ou violência, é a definição legal do crime de: 
		
	
	estelionato 
	
	furto qualificado 
	
	apropriação indébita 
	
	latrocínio 
	
	roubo 
	Respondido em 27/08/2019 07:20:05
	
Explicação: 
A pergunta nos remete aos crimes como patrimônio, que tem nas opções de respostas os ilícitos mais comuns¿ na pergunta uma característica fica clara: a grave ameça ou violência ¿ para uma melhor resposta vamos nos socorrer da legislação penal: Art. 157 - Subtrair coisa móvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaça ou violência a pessoa, ou depois de havê-la, por qualquer meio, reduzido à impossibilidade de resistência: Roubo ¿ assim a resposta correta é: roubo .
	
	
	 
	
	 4a Questão 
	
	
	
	
	O crimes contra vida são caracterizados de duas formas, Dolosos e Culposos. Qual é a característica principal do dolo contra vida de terceiros? 
		
	
	quando o agente quis o resultado ou assumiu o risco de produzi-lo.
	
	cometido por negligência 
	
	cometido por imprudência 
	
	cometido por negligência e imprudência por uma ou mais pessoas 
	
	cometido por imprudência 
	Respondido em 27/08/2019 07:20:48
	
Explicação: 
A questão nos remete aos crimes contra vida, estudados no conteúdo na Legislação Penal.  Quando se diz que alguém cometeu um crime doloso é porque esse alguém teve a intenção e a vontade de cometer o crime, ou seja, agiu livremente e era consciente de que estaria praticando o crime. Portanto, o sujeito está sabendo o que faz, como por exemplo, no caso de homicídio em que uma pessoa compra uma arma e dá um tiro em outra pessoa, matando-a. Diferente situação ocorre no crime culposo, pois nesse caso o agente não tem a intenção de cometer o crime. Assim, a resposta correta é: quando o agente quis o resultado ou assumiu o risco de produzi-lo. 
	
	
	 
	
	 5a Questão 
	
	
	
	
	No Código Penal há o capítulo Dos Crimes Contra a Honra; a conduta de imputar falsamente fato definido como crime a outrem, é tipificado como:
		
	
	difamação 
	
	estelionato 
	
	injúria 
	
	homofobia 
	
	calúnia 
	Respondido em 27/08/2019 07:21:31
	
Explicação: 
A pergunta nos remeta aos chamado crimes contra a honra, ditando qual é o crime em que a conduta é imputar falsamente fato definido como crime a outrem ¿ para isso nos socorremos do DECRETO-LEI No 2.848, DE 7 DE DEZEMBRO DE 1940. - código penal, que em seu CAPÍTULO V DOS CRIMES CONTRA A HONRA ¿ Calúnia Art. 138 - Caluniar alguém, imputando-lhe falsamente fato definido como crime. Assim a resposta correta é Calúnia.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 6a Questão 
	
	
	
	
	Quem revela, sem justa causa, segredo que tem ciência em razão de função, ministério, ofício ou profissão, comete crime de:
		
	
	roubo de informação 
	
	estelionato 
	
	furto de informação 
	
	invasão de privacidade 
	
	violação de segredo profissional 
	Respondido em 27/08/2019 07:21:51
	
Explicação: 
A questão nos remete a análise dos crimes contra segredos ¿ que podem ser de ordem particular, como a violação de correspondência; como os de ordem profissional ¿ para uma melhor resposta vamos nos socorrer da lei Penal que dita em seu 
Art. 154 - Revelar alguém, sem justa causa, segredo, de que tem ciência em razão de função, ministério, ofício ou profissão, e cuja revelação possa produzir dano a outrem: Violação do segredo profissional ¿ Assim, a resposta correta é: violação de segredo profissional.
	
	
	 
	
	 7a Questão 
	
	
	
	
	No crime de violação de segredo profissional, Artigo 154, do Código Penal, o ilícito se materializa quando se revela a alguém, sem justa causa, segredo de que tenha ciência em relação de ministério. Por ministério se entende: 
		
	
	aqueles que exercem atividades religiosas, a exemplo de padres ou pastores 
	
	o Senado Federal 
	
	os ministros de Estado 
	
	o Chefe da Casa Civil do Executivo Federal 
	
	os ministros do Tribunal de Contas 
	Respondido em 27/08/2019 07:22:38
	
Explicação: 
A questão nos remete a violação de segredo profissional sem justa causa ¿ na pergunta há a indicação de que e quando o ilícito se materializa quando se revela a alguém, sem justa causa, segredo de que tenha ciência em relação de ministério. - o detalhe importante é esta revelação em competência de ministério - Ministério é uma atividade de origem religiosa, ou social, que é desempenhada por sacerdotes, pastores, freiras, assistentes sociais, voluntários. - Assim, a resposta correta é: aqueles que exercem atividades religiosas, a exemplo de padres ou pastores.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 8a Questão 
	
	
	
	
	(CESPE/OAB/2008  - adaptada) - Acerca dos crimes contra a honra, assinale a opção correta.
		
	
	O agente que designa alguém como ladrão, no intuito de ofender sua dignidade, comete o crime de difamação.
	
	O agente que preconceituosamente se refere a alguém como velho surdo, ciente da idade e deficiência da pessoa, comete uma das modalidades do crime de racismo.
	
	O agente que imputa a alguém a conduta de mulherengo, no intuito de ofender sua reputação, comete o crime de injúria e difamação.
	
	O agente que atribui a alguém a autoria de um estupro, ciente da falsidade da imputação, comete o crime de calúnia.
	
	O agente que imputa a alguém a conduta de mulherengo, no intuito de ofender sua reputação, comete o crime de injúria.
	Respondido em 27/08/2019 07:23:20
	
Explicação: 
Conforme trata o Art. 138 do Código Penal, caluniar é imputar a alguém, um fato concreto, definido como crime, onde o agente tem a consciência da falsidade desta imputação.
Segundo esta definição, o crime de calúnia exige três condições: a imputação de fato determinado, sendo este qualificado como crime, onde há a falsidade da imputação.
Assim, deve a imputação se consubstanciar em fato determinado, ou seja, deve haver a descrição de um acontecimento concreto, onde o mesmo deve ser especificado, não bastando a afirmação genérica. Então, se apenas for atribuída uma má qualidade à vítima, como por exemplo, chamar o sujeito de ladrão, sem a ele atribuir um fato, configura-se o crime de injúria, não o de calúnia, já que não houve um fato determinado.
Do mesmo modo, deve o fato imputado à vítima ser definido como crime, isto é, deve o fato descrito encontrar correspondência no Código Penal. Não há necessidade de o agente indicar qual o crime descrito, mas apenas de narrar um fato que configure o crime, com todas as circunstâncias da infração. Se por exemplo, um indivíduo diz que um outro é anotador do jogo do bicho, não se trata de calúnia, pois o fato imputado não é crime, mas sim contravenção. Tratando-se portanto de difamação.
Ensina, o Professor Luiz Régis Prado, ( in Curso de Direito Penal Brasileiro, Parte Especial, 2002), a respeito da calúnia, verbis:
"A conduta típica consiste em imputar (atribuir) a alguém falsamente a prática de fato definido como crime. (...) Frise-se, ainda, que o fato imputado deve ser determinado. Tal não implica a necessidade de descrição pormenorizada, isto é, não é preciso que o agente narre em detalhes, sem omitir suas mais específicas circunstâncias. Basta que na imputação se individualize o delito que se atribui, mesmo que o relato não seja minuncioso. Os fatos genericamente enunciados, porém, não configuram calúnia, mas injúria".
	
	 1a Questão 
	
	
	
	A propriedade intelectual engloba tudo aquilo que se manifesta da inteligência humana, independentemente das finalidades artísticas, empresariais ou educacionais. O direito autoral pode ser conceituado como os direitos do criador detém sobre sua obra, fruto de sua criação, e que lhe são conexos. A legislação Penal cita: Art. 184. Violar direitos de autor e os que lhe são conexos:¿ violar direitos conexos é violar direitos dos:
		
	
	Artistas e Interpretes.
	
	Autores das Obras.
	
	Autor do Programa de Computador.
	
	Criadores da Patente.
	
	Empregador.
	Respondido em 27/08/2019 07:26:04
	
Explicação: 
Muitas obras precisam de outro nível de colaboração e deenvolvimento para serem criados. Por exemplo, um filme necessita de atores. Uma música pode precisar de um cantor, vocalista, interprete e de um ou mais músicos que executem a composição. Todos estes profissionais também tem direitos que são chamados de conexos. Assim, a resposta correta é: Artistas e Interpretes.
	
	
	 
	
	 2a Questão 
	
	
	
	
	Os crimes contra a honra previstos na legislação penal são a calúnia, a injúria e a difamação. A violação da honra de um indivíduo é um crime; - quando alguém é ofendido, te o direito de ingressar com uma ação contra o ofensor. Hoje, cada vez mais pessoas encontram espaço para expor suas opiniões, comentar fatos, falsos ou verdadeiros, que podem manchar a imagem pública de terceiros. Quando a ação penal contra a honra consiste no combate da utilização indevida de elementos referentes a raça, cor, etnia, religião ou conduta de pessoa idosa ou portadora de deficiência, este ilícito se denomina:
 
		
	
	Difamação Preconceituosa.
	
	Calúnia Preconceituosa.
	
	Injuria Preconceituosa.
	
	Crime contra utilidade pública.
	
	Crime contra patrimônio moral.
	Respondido em 05/09/2019 07:04:35
	
Explicação: 
A injuria preconceituosa fere o sentimento da própria honrabilidade ou valor social e o sentimento, a consciência da própria respeitabilidade pessoal, se valendo de ofensas a raça (grupo de indivíduos formados por meio de características biológicas comuns); cor (pigmentação epidérmica do ser humano); etnia (agrupamento formado segundo vínculos intelectuais); religião (modo de manifestação da fé), condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência. Assim, a resposta correta é: Injuria Preconceituosa.
	
	
	 
	
	 3a Questão 
	
	
	
	
	Analise as afirmativas abaixo: 
I) O crime doloso acontece quando o agente deu causa por negligência, imprudência ou imperícia 
II) O crime é doloso quando o agente quis o resultado ou assumiu o risco de produzi-lo
 III) O crime é culposo quando o agente deu causa ao resultado por imperícia, negligência ou imprudência 
A respeito das afirmativas acima, assinale a opção correta: 
		
	
	a opção III é falsa 
	
	a opção I está correta 
	
	a opção I é falsa 
	
	as opções II e III são falsas 
	
	a opção II é falsa 
	Respondido em 05/09/2019 07:05:25
	
Explicação: 
A questão nos remete a afirmativas sobre crimes dolosos ou crime culposos ¿ antes da análise das afirmativas vamos recordar, em pequenas definições, as características dos crimes culposos e dolosos - Quando se diz que alguém cometeu um crime doloso é porque esse alguém teve a intenção e a vontade de cometer o crime, ou seja, agiu livremente e era consciente de que estaria praticando o crime. Portanto, o sujeito está sabendo o que faz, como por exemplo, no caso de homicídio em que uma pessoa compra uma arma e dá um tiro em outra pessoa, matando-a. Diferente situação ocorre no crime culposo, pois nesse caso o agente não tem a intenção de cometer o crime. Ele deixa de observar um dever de cuidado, por imprudência, negligência ou imperícia, ou seja, o resultado indesejado acaba ocorrendo não por vontade do agente, mas por uma falta de atenção deste, que poderia ter evitado o ato ilícito. A opção I ¿ dita I) O crime doloso acontece quando o agente deu causa por negligência, imprudência ou imperícia ¿ opção falsa, pois negligência, imprudência ou imperícia é ilação aos crimes culposos; opção II) O crime é doloso quando o agente quis o resultado ou assumiu o risco de produzi-lo; opção correta; opção III) O crime é culposo quando o agente deu causa ao resultado por imperícia, negligência ou imprudência ¿ afirmativa correta. - assim, pela combinação de respostas, a correta é: a opção I é falsa.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 4a Questão 
	
	
	
	
	Tício, DJ (Disc Jockey), contratado e remunerado, executa obras musicais na festa de aniversário de Mércia em clube alugado pela aniversariante. Um dos convidados Veloso Gil, autor de obras musicais, se surpreende ao perceber a execução de uma de suas músicas na festa. Veloso Gil interpela Tício para que interrompa a execução da obra. A partir das informações acima, analise as seguintes afirmativas: 
I) Veloso Gil não tem o direito de proibir a execução da obra, pois ela foi executada em uma festa, sem intuito de lucro direto ou indireto 
II) Veloso Gil tem todo o direito de proibir a execução da obra, pois ela está sendo executada sem a sua autorização 
III) Tício, DJ (Disc Jockey), tem todo o direito de executar a obra de Veloso Gil, pois ele apenas reproduziu parcialmente a obra 
Com relação as afirmativas acima, assinale a opção correta: 
		
	
	a opção II é falsa 
	
	a opção I está correta 
	
	as opções I e III estão corretas 
	
	a opção III está correta 
	
	as opções I e III são falsas 
	Respondido em 05/09/2019 07:06:12
	
Explicação: 
A questão nos remete a problemática sobre a execução de obras intelectuais protegidas, no caso uma obra musical ¿ para uma melhor resposta vamos analisar as três afirmativas ¿ afirmativa I) Veloso Gil não tem o direito de proibir a execução da obra, pois ela foi executada em uma festa, sem intuito de lucro direto ou indireto; afirmativa falsa, pois não importa se há intuito de lucro ou não, há necessidade de autorização prévia e expressa do autor para utilização da obra. - afirmativa II) Veloso Gil tem todo o direito de proibir a execução da obra, pois ela está sendo executada sem a sua autorização; afirmativa correta, pois somente o autor ou quem represente tem este direito, levando em consideração que as obras intelectuais precisam de autorização prévia e expressa do autor para execução pública; - III) Tício, DJ (Disc Jockey), tem todo o direito de executar a obra de Veloso Gil, pois ele apenas reproduziu parcialmente a obra, - afirmativa falsa, pois seja na totalidade ou parcialmente, para reprodução da obra é necessário a autorização do autor - Assim, a resposta correta, pela combinação de respostas: as opções I e III são falsas.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 5a Questão 
	
	
	
	
	Tício, em sérias dificuldades financeiras, invade a casa de Mércia, subtraindo vários de seus bens. Mércia, ao chegar em casa, percebe o ocorrido e vai a uma delegacia para comunicar o fato a autoridade policial. A partir das informações acima, analise as seguintes afirmativas: I) Tício cometeu um crime de roubo II) o delegado registrou o ocorrido como crime de roubo III) Tício cometeu um crime de furto Com relação as afirmativas acima, assinale a opção correta: 
		
	
	as opções I e II estão corretas 
	
	a opção II está correta 
	
	a opção I está correta 
	
	a opção III é falsa
	
	a opção III está correta 
	Respondido em 05/09/2019 07:07:06
	
	
	 
	
	 6a Questão 
	
	
	
	
	No Código Penal há o capítulo dos Crimes Contra o Patrimônio: o crime de subtrair, para si, ou para outrem, coisa alheia móvel, com grave ameaça ou violência, é tipificado com crime de: 
		
	
	contrafação 
	
	roubo 
	
	apropriação indébita 
	
	estelionato 
	
	furto 
	Respondido em 05/09/2019 07:07:24
	
Explicação: 
A questão nos remete aos chamados crime contra o patrimônio ¿ os dois de mais referências são o furto e o roubo ¿ para uma melhor resposta vamos no socorrer de duas definições contidas na legislação penal - Roubo
Art. 157 - Subtrair coisa móvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaça ou violência a pessoa, ou depois de havê-la, por qualquer meio, reduzido à impossibilidade de resistência:
Furto
Art. 155 - Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel:
uma diferença esta na questão da ocorrência de grave ameaça ou violência ¿ assim a resposta correta é: roubo.
	
	
	 
	
	 7a Questão

Mais conteúdos dessa disciplina