Buscar

Risoterapia: Benefícios do Riso para a Saúde

Prévia do material em texto

CURSO DE PSICOLOGIA
RELATÓRIO SBS
RISOTERAPIA
GABRIELA MORAES ARÊAS
GABRIELLA MARIA ARNDT SEIKEL
MILENA DE SOUZA MEIRELES
PAOLA LEMOS QUARESMA
PEDRO HENRIQUE RODRIGUES NEVES
YASMIM FERREIRA PINHEIRO DE SOUZA
PETRÓPOLIS
NOVEMBRO/2018
O QUE É?
A Risoterapia é uma técnica psicoterapêutica que produz benefícios mentais, físicos e emocionais a partir do riso. Esta terapia é ancestral na porção oriental do planeta, mas muito recente no Ocidente. Nos anos 60 houve o registro da recuperação de um paciente afetado por uma grave enfermidade degenerativa, o norte-americano Norman Cousin, que na época se submetia à prática da Terapia do Riso. Ao mesmo tempo o famoso Hunter ‘Patch’ Adams, que inspira no Brasil o grupo dos Doutores da Alegria, e em todas as partes influencia os adeptos desta terapêutica, inovava nos meios médicos ao levar para o interior dos hospitais e escolas o exercício do humor como método para alcançar a cura dos pacientes, com seu inesquecível nariz vermelho.
BENEFÍCIOS
Os benefícios da prática diária de riso incondicional são inúmeros, sendo os mais importantes os seguintes: liberamos serotonina (o nosso antidepressivo natural); liberamos endorfinas (hormônios que provocam uma agradável sensação de bem-estar); fortalece o sistema imunitário; emagrece; ajuda no processo de gravidez; limpa o sistema respiratório e oxigena a mente e o corpo; fornece uma massagem cardiovascular e aumenta a criatividade.
COMO FUNCIONA?
Uma “sessão” de riso é uma dinâmica de grupo interativa onde todas as pessoas realizam exercícios de riso. Passamos do riso trabalhado (aquele riso mais forçado), ao riso verdadeiro; e do sistema simpático ao sistema parassimpático, encontrando dessa forma um profundo estado de relaxamento.
Acredita-se que a risada pode atuar como um complemento na conquista do bem-estar físico e psíquico do ser humano, seja qual for a doença que o afete. É comum ouvirmos o relato de pacientes com câncer, por exemplo, que ao encarar com bom-humor a enfermidade, conquistam mais rapidamente a cura, até mesmo nos casos mais graves.
DADOS CIENTÍFICOS
Esta terapia não se baseia apenas em dados filosóficos, mas também em elementos científicos. O riso envia ao cérebro um comando, por meio do hipotálamo, para que ele produza um grupo de substâncias conhecidas como endorfinas, mais especificamente as betas endorfinas. Elaboradas nas ocasiões em que as pessoas se encontram bem-humoradas, elas detêm um potencial analgésico, semelhante ao da morfina, porém com um potencial cem vezes mais ampliado.
Assim, o mero sorriso ou a risada bem prolongada – quanto mais enérgica melhor para a saúde – provoca o aparecimento de uma corrente de endorfinas, o que imediatamente traz ao organismo um estado de libertação das tensões, um sentimento de tranquilidade orgânica, psíquica e emocional. Qualquer manifestação de alegria, pensamentos e sentimentos serenos, atitudes de auxílio e de estímulo aos que delas necessitam, já basta para o desencadeamento desse processo.
Desde crianças ouvimos a expressão "rir é o melhor remédio". Mas este conceito nunca foi tão levado a sério como nos últimos tempos. O riso agora é considerado terapia, comprovada por estudos médicos e com resultados surpreendentes.
Quanto mais intenso, melhor. Mas que um simples sorriso, uma graça, situações cômicas, bons pensamentos, bons sentimentos, boas lembranças, pensamentos positivos, palavras de apoio e incentivo já são fatores importantes à síntese das endorfinas. "É bom lembrar que sorrir nas adversidades é privilégio dos fortes."
COMO PRATICAR
O livro "A Terapia do Riso" fornece passos para você praticar a Risoterapia, na sua vida. 
Ame-se, estime-se e valorize-se.
Cultive sempre o bom humor.
Viva com paz na consciência.
Viva o presente com entusiasmo.
Cultive e pratique o bem.
Fale de assuntos alegres, conte piadas sadias.
Dê um sentido positivo e de qualidade à vida.
Tenha sempre atitudes positivas perante tudo.
Use sempre o diálogo, pois é conversando que as pessoas se entendem.
Ame o próximo como a si mesmo.
Semeie boas sementes para colher bons frutos.
Tenha qualidade de vida.
Ame a natureza e o planeta.
O otimismo gera simpatia.
Olhe-se no espelho e sorria para você.
Sorria muito, sorria sempre.
A FISIOLOGIA DO BOM HUMOR
O riso tem impacto sobre o corpo humano. Saiba como uma boa gargalhada age em você:
Coração
O ritmo cardíaco acelera e, pulsando com mais vigor, faz circular mais sangue pelo organismo. Isso aumenta a oxigenação dos tecidos.
Pulmões
Durante uma risada, aumenta a absorção de oxigênio pelos pulmões. A inalação de ar é mais profunda e a expiração, mais forte. Com a maior ventilação pulmonar, o excesso de dióxido de carbono e vapores residuais são eliminados, promovendo uma espécie de "faxina" nos pulmões.
Músculos Abdominais
O grupo muscular mais exercitado durante a risada é o abdominal. Esses movimentos funcionam como uma massagem para o sistema gastrintestinal. Portanto, rir facilita a digestão e o funcionamento do aparelho intestinal.
Vasos Sanguíneos
Com o maior bombeamento de sangue promovido pelo coração, os vasos sanguíneos se dilatam e a pressão arterial baixa.
Sistema Imunológico
A risada faz com que o nível dos hormônios responsáveis pelo estresse baixe. Com menos cortisol e adrenalina circulando no organismo o sistema imunológico se fortalece. A produção de células de defesa do organismo aumenta e elas se tornam mais ativas.
RISOTERAPIA X SUS
E o que tudo isso tem a ver com o SUS? O princípio da integralidade, em um dos seus pontos, diz que as ações de promoção, proteção e recuperação da saúde formam também um todo indivisível e não podem ser compartimentalizadas. Promover a saúde e a recuperação da saúde é um ideal nitidamente claro da Risoterapia. E hoje existem vários grupos espalhados que levam a terapia do riso para dentro dos hospitais de forma gratuita.
CIA DO RISO
Um dos nossos maiores exemplos é a Cia do Riso, composta hoje por mais de 30 voluntários ativos que se revezam nas visitas que acontecem no Hospital Alcides Carneiro (HAC) nas alas: pediatria, cirúrgica, feminina e masculina; uma vez por semana, na segunda-feira à noite, tendo revezamento dos grupos A e B. Trabalham de forma 100% voluntária, não recebem nenhum tipo de remuneração pela atividade. Figurino, apetrechos de composição do personagem, itens de maquiagem, deslocamento para as visitas, pirulitos que são oferecidos aos colaboradores são custeados por cada integrante já que a ONG é sem fins lucrativos.
A ONG tem a preocupação e cuidado de oferecer aos seus voluntários, capacitações com Psicólogo (trabalha voluntário para a Cia do Riso), pelo menos uma vez ao ano, e capacitações com profissionais na Arte do Palhaço, sendo estas custeadas através de ações para arrecadar recursos junto à comunidade através de doações. Essas capacitações permitem que voluntário, melhore sua atuação nos Hospitais, sendo através de desenvolvimento de figurinos individuais, maquiagem, comportamento e interpretação do seu personagem, atenção ao paciente, acompanhantes e colaboradores. Paralelo às visitas hospitalares, acontece uma visita mensal ao Lar dos Velhinhos e a APPO, numa ação que envolve os voluntários da última formação.

Continue navegando