Buscar

escolas penais classica e positiva relatorio

Prévia do material em texto

Escolas penais
São elas correntes filosófico-jurídicas em matéria penal que surgiram nos tempos modernos.
Escola clássica: Foi dada pelos positivistas no sentido de antiga e ultrapassada. Essas ideias encontradas na escola clássica, estão presentes em todo mundo. Teve o surgimento no século XVIII. Ela trouxe princípios básicos como a necessidade da pena, prevenção, culpabilidade e principalmente o princípio da dignidade humana, que inclusive está em nossa constituição. Assim, estabeleceu o criminoso como seu principal objetivo, assim, a privação de sua liberdade, a prisão, peça essencial no grupo de punições. Traz o marco do direito penal: ele consegue chegar à humanidade. Ela oferece uma exlicação das causas do delito e principalmente dos efeitos da pena.
Teve dois períodos: a)	teórico-filosófico– sob	a influência do	Iluminismo, de	cunho nitidamente utilitarista,	 pretendeu adotar um Direito Penal fundamentado na necessidade social. 
b) ético-jurídico	– numa	segunda fase, período	em que	a metafísica jusnaturalista passa a dominar o Direito Penal, acentua-se a exigência ética da retribuição, representada pela sanção penal.
A Escola Clássica estava fundamentada,	 basicamente, nos seguintes:
a) livre- arbítrio; b) dissuasão, c) prevenção e d) retribuição.
o objetivo da pena para a escola clássica é de previnir novos crimes, para assim alcançar o bem social. 
A escola classica começou a receber algumas criticas em razão de seus fundamentos, e dai vem a proxima escola. “É pois, sem	conclusão, um	erro dos metafísicos a	ideia	de uma	justiça eterna	e imutável.A justiça varia segundo o nível ético	 das civilizações, dos estados sociais, purifica-se à proporção	que melhor se	desenvolve a evolução mental	do homem.” (Viveiros De Castro).
Escola positiva: Para essa escola o crime não decorre do livre-arbítrio e sim de fatores sociais e naturais. Analisa-se o criminoso por métodos experimetal da pesquisa.
contribuiu para alguns 	estudos comparativos,	por exemplo a herança genética, na qual os estudos levaram, a descobertas de alterações, que, possivelmente, poderiam conduzir o indivíduo à criminalidade.
principios basicos: (a)	o crime	é fenômeno natural e social, estando sujeito	às influências do meio e aos	múltiplos fatores que	atuam	sobre	o comportamento.
(b)a responsabilidade penal é responsabilidade social.
(c)a pena é exclusiva medida de defesa social, visando à recuperação	 do criminoso ou à sua neutralização.
d)o criminoso	é sempre psicologicamente um	 anormal, de forma temporária	ou permanente, apresentando	também muitas	 vezes	defeitos físicos;
(e)os criminosos podem ser	 classificados	em tipos (ocasionais, habituais, natos, passionais e enfermos da mente).
Apos o surgimento das escolas clássica e positiva, outras foram surgindo ao longo dos anos
A terceira escola veio com a finalidade de conciliar as posições das escolas anteriores (classica e positiva).Ela exclui o fundamento do livre-arbitrio, porém não descarta o princípio da responsabilidade moral e a consequente distinção entre imputáveis e não imputáveis. Ao mesmo tempo em que não aceitava a ideia da responsabilidade criminal dos inimputáveis.Define a pena como defesa social.
Escola tecnico juridica: Tem o direito positivo como sua unica fonte. Assim um dos seus principais autores Arturo Rocco, propoe que nenhuma outra ciência externa se envolva no Direito Penal. Portanto, deve se resumir ao direito positivado. Assim, permitiria a descoberta da uniformidade das normas jurídicas, tendo um conhecimento científico do direito. Com isso, facilitaria a aplicação do direito.

Continue navegando