Buscar

Aap4 SOCIOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aap4 - Sociologia da Educação
Informações Adicionais
Período: 26/08/2019 00:00 à 30/11/2019 23:59
Situação:
Ir para atividade
1)A contestação e a revisão de conceitos operadas por Foucault criaram a necessidade de refazer percursos históricos. Não é sobre os governos e as nações que ele concentra seus estudos, mas sobre os sistemas prisionais, a sexualidade, a loucura, a medicina etc. Três fases se sucederam em sua obra. A da arqueologia do conhecimento é marcada pela análise dos discursos ao longo do tempo, de acordo com as circunstâncias históricas, em busca de um saber que não foi sistematizado. A genealógica corresponde a um conjunto de investigações das correlações de forças que permitem a emergência de um discurso, com ênfase na passagem do que é interditado para o que se torna legítimo ou tolerado.
Com base nesse contexto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 I. Para Foucault, o saber representa, de certa forma, um poder que se constitui a partir de um discurso tido como válido e, que a partir da Idade Moderna, estará, fundamentalmente, ligado aos domínios científicos. 
 PORQUE
 II. Nesse jogo das práticas relativas e do saber se inserem as relações de liberdade e ideologia, tratada em item específico por Foucault. Enquanto liberdade devemos considerar as visões de mundo que dialogam com os saberes que os produzem, e que por eles são produzidos, se reproduzem e perpetuam.
Acerca dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
b)As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
c)A asserção I é uma proposição falsa, e a II uma proposição verdadeira.
d)A asserção II é uma proposição falsa, e a I uma proposição verdadeira.
e)As asserções I e II são proposições falsas.
2)Uma vez que a ideologia em Foucault, é vista como prática discursiva que se fortalece diante de outras práticas, ela passa a ter um papel importante para refletirmos acerca do domínio expressado por ela nas relações de poder entre os sujeitos. Assim, é possível  pensar nas práticas de poder existentes na escola como exemplo da discussão foucaultiana. Há na obra Vigiar e Punir: nascimento da prisão, de 1975, a elaboração de uma genealogia do poder colocando-o como uma dinâmica teia de relações que, mais do que determinar as grandes estruturas de poder, busca desvelar a sua microfísica.
Sobre os estudos relativos as questões de "poder", analise as afirmativas a seguir e julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
(  ) A microfísica do poder de Foucault nos diz que o poder vem exclusivamente a partir da violência, de uma repressão que se impõe sobre os sujeitos. 
(  ) Foi na constituição da ciência moderna, exercício de uma poderosa máquina de poder, que se tratou de instituir uma verdade científica indubitável, que o processo educacional articulou-se em pedagogia, como forma de construir uma verdade sobre o ensino e a aprendizagem.
(   ) Podemos pensar nas práticas de poder existentes na escola como exemplo da discussão foucaultiana.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Alternativas:
a)V - V - V.
b)F - V - V.
c)V - F - V.
d)F - F - V.
e)V - V - F.
3)Foi primeiro nos colégios depois nas escolas secundárias onde vimos aparecer esses métodos disciplinares nos quais os indivíduos são individualizados dentro da multiplicidade. O colégio reúne dezenas, centenas e às vezes milhares de escolares, e trata-se então de exercer sobre eles um poder que será muito menos oneroso do que o poder do preceptor, que não pode existir senão entre o aluno e seu mestre. 
Foucault nos coloca frente a frente com uma das matérias-primas do nosso trabalho enquanto educadores, um saber específico que foi consolidado em práticas discursivas circunscritas aos domínios científicos, a pedagogia. 
A partir desse contexto, analise as seguintes afirmativas.
 I. O autor aborda a dominação existente na escola, seja em seu aspecto arquitetônico – pátios e distribuição das carteiras nas salas de aula, por exemplo -, seja no seu modelo pedagógico – aulas expositivas, repetição, memorização, avaliação - para docilizar corpos e mentes.
II. O que se destaca, portanto, é o processo de flexibilização de um sujeito que se vê em liberdade, e que por essa razão, passa a se comportar da maneira inesperada, a ponto de interiorizar tais comportamentos, passando a reproduzi-los .
III. A ciência moderna criou campos de investigações e proposições que, ao serem legitimados, ganharam status de verdade, passando a determinar as ações dos indivíduos envolvidos no processo do ensino-aprendizagem.
IV. Essas determinações consolidaram um perfil disciplinador da escola que foi identificado por Foucault em Vigiar e Punir.
Assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
b)Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.
c)Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.
d)Somente as afirmativas II e III estão corretas.
e)Somente as afirmativas I e II estão corretas.
4)"O trabalho pedagógico secundário (escola) depende muito do trabalho pedagógico primário, constituindo-se como uma sequência do mesmo. Os autores Bourdieu e Passeron denunciam na escola uma espécie de "ideologia da recusa", isto é, a escola recusa-se a aceitar que há uma pré-história, anterior a ela".
ROSENDO, Ana Paula. Resenha. A Reprodução: Elementos para uma teoria do sistema de ensino. LusoSofia:press: Covilhã, 2009, p.10.
A citação acima refere-se à teoria da reprodução, construída a partir das pesquisas de Bourdieu e Passeron. Partindo desse pressuposto, é correto afirmar:
Alternativas:
a)Os alunos filhos de trabalhadores têm uma tendência maior a encontrar resistências no espaço escolar, pelos seus servidores e a própria instituição, haja visto que este espaço seria o espaço de socialização a partir da cultura e ideologias dominantes.
b)A escola, como instituição neutra, não reproduz desigualdades de classe, mas precisa trabalhar suas discussões sobre gênero e sexualidade.
c)Todos os alunos da escola trazem os mesmos habitus de sua socialização primária.
d)A escola é o espaço onde os educadores utilizam-se de todos os tipos de violência para exercer sua autoridade e poder.
e)Os educadores culturalmente estão abertos a compreender a diversidade de estudantes que chegam ao ambiente escolar.

Continue navegando