Buscar

A POPULAÇÃO NEGRA NO ENSINO E NA PESQUISA

Prévia do material em texto

A POPULAÇÃO NEGRA NO ENSINO E NA PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
	Alunos: Débora Silva, Geissiane Chagas Gustavo Costa, Ingrid Fontão,João Vitor Silva, Josilane Almeida e Raquel Aline.
Negros e escravos compreendidos como sinônimos. 
 INSERÇÃO DOS NEGROS NO PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA 
 		A historiografia passou a investir na construção de interpretações que procuram recuperar a subjetividade dos negros, e essa mudança de postura possibilitou a descrição de um quadro diferente da ação dos membros deste grupo e de suas formas de inserção no processo de constituição da sociedade brasileira.
 	 “Mesmo depois da proclamação da independência e mesmo com negros libertos, não lhes será, muitas vezes em mais de uma província, permitido frequentar escolas” (TOBIAS, 1972, P.97)
			No processo de constituição do país, os negros são retratados como um grupo que, como trabalhadores servis, foram fundamentais na construção da sociedade brasileira, porém essas influências estavam restritas ao mundo do trabalho e a capacidade de se submeter ao comando e as ordens dos brancos.
			O protagonismo dos negros no passado não se baseia somente em serviços aos senhores, e sim, carregam em seus ombros uma complexa relação com a educação ao longo da história, fato que deve ser compreendido e disseminado principalmente entre docentes, os quais são incumbidos de repassar conhecimentos aos discentes formadores de opiniões. 
Referências Bibliográficas
 	CRUZ, M. S. Uma abordagem sobre a história da educação dos negros. In: ROMÃO, J. (Org.). História da Educação do Negro e outras histórias. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. 
		CUNHA Jr.; Henrique. Pesquisas Educacionais em Temas de Interesse dos Afrodescendentes. In: LIMA, Ivan Costa et al.(Org.). Os Negros e a Escola Brasileira. n. 6. Florianópolis: Núcleo de Estudos Negros/ NEN, 1999.

Continue navegando

Outros materiais