Buscar

Conceitos de Patologia

Prévia do material em texto

Quest.: 1
	
		1.
		Saúde e normalidade  não apresentam  o mesmo significado. A palavra saúde é empregada relacionada ao indivíduo, enquanto o termo normalidade é aplicado à:
	
	
	
	
	parâmetros de parte apenas morfológica, estabelecido a partir da média de várias observações de um determinado parâmetro, utilizando-se para o seu cálculo métodos estatísticos.
	
	
	parâmetros de parte apenas fisiológica, estabelecido a partir da média de várias observações de um determinado parâmetro, utilizando-se para o seu cálculo métodos estatísticos.
	
	
	parâmetros de parte apenas estrutural, estabelecido a partir da média de várias observações de um determinado parâmetro, utilizando-se para o seu cálculo métodos estatísticos.
	
	
	parâmetros de parte estrutural ou funcional, estabelecido a partir da média de várias observações de um determinado parâmetro, utilizando-se para o seu cálculo métodos estatísticos.
	
	
	parâmetros de parte apenas funcional, estabelecido a partir da média de várias observações de um determinado parâmetro, utilizando-se para o seu cálculo métodos estatísticos.
	
	
	
		Quest.: 2
	
		2.
		As lesões (x) são aquelas relacionadas com a recuperação do estado de normalidade após finalizada a agressão; a letalidade  ou não está frequentemente associadas à qualidade, à intensidade e à duração da agressão, bem como ao estado funcional ou tipo de célula afetada.
	
	
	
	
	Não complexas
	
	
	Completas
	
	
	Brandas
	
	
	Não-letais
	
	
	Letais
	
	
	
		Quest.: 3
	
		3.
		Na verdade, muitas respostas à lesão são comuns a quase todos os tipos de células, embora o grau da resposta provocada:
	
	
	
	
	varie muito apenas entre tipos celulares semelhantes.
	
	
	não varie entre diferentes tipos celulares.
	
	
	varie muito entre diferentes tipos celulares.
	
	
	varie pouco entre diferentes tipos celulares.
	
	
	varie apenas entre diferentes tipos celulares em mesmo tecido.
	
	
	
		Quest.: 4
	
		4.
		O INFARTO É UMA NECROSE QUE OCORRE POR ISQUEMIA PROLONGADA E PROGRESSIVA. NESTE TIPO DE NECROSE O ÓRGÃO MANTÉM SUA MORFOLOGIA POR CERTO TEMPO ATÉ QUE OCORRA O PROCESSO DE CICATRIZAÇÃO. QUAL É O ASPECTO TECIDUAL DA NECROSE EM QUESTÃO?
	
	
	
	
	GOMOSA
	
	
	ESTEATONECROSE
	
	
	COAGULATIVA
	
	
	CASEOSA
	
	
	FIBRINOSA
	
	
	
		Quest.: 5
	
		5.
		Após a morte celular, a célula passa a desencadear uma série de eventos bioquímicos, funcionais e morfológicos denominados:
	
	
	
	
	Necrose celular
	
	
	Hipoplasia
	
	
	Degeneração
	
	
	Apoptose
	
	
	Atrofia
	
	
	
		Quest.: 6
	
		6.
		A patogenia da (X) envolve estímulos agressores que, atuando na parede endotelial, provocam o aparecimento de fendas na camada íntima. Estas, durante o fluxo sanguíneo, recebem o plasma composto por substâncias de baixo peso molecular, em especial os lipídios, que passam a se armazenar nas células dessa camada. A presença heterotópica das gorduras inicia a mudança estrutural da parede endotelial das grandes artérias. A incógnita (X) pode ser substituída por:
	
	
	
	
	hipertensão
	
	
	hipotensão
	
	
	diabetes
	
	
	aterosclerose
	
	
	calcificação
	
	
	
		Quest.: 7
	
		7.
		Uma mulher de 22 anos de idade tem uma anemia congênita que vem requerendo múltiplas transfusões de hemácias durante anos. Atualmente ela não apresenta achados significativos ao exame físico. Contudo, os testes de função hepática mostram redução da concentração de albumina no soro. Qual dos seguintes achados teria a maior probabilidade de ser encontrado em uma amostra de biópsia do fígado?
	
	
	
	
	Amiloide nas tríades portais
	
	
	Esteatose dos hepatócitos
	
	
	Hemossiderina nos hepatócitos
	
	
	Glicogênio nos hepatócitos
	
	
	Bilirrubina nos canalículos
	
	
	
		Quest.: 8
	
		8.
		A HEMÓLISE EXCESSIVA LEVA AO EXCESSO DE PRODUTOS DA DEGRADAÇÃO DA HEMÁCIA LIVRES. ESSA SOBRECARGA DE FERRO E DE HEMOGLOBINA PODE LEVAR A QUAIS SITUAÇÕES:
	
	
	
	
	ANTRACOSE E HEMOSSIDEROSE
	
	
	ASBESTOSE E HEMOSSIDEROSE
	
	
	ICTERÍCIA E ANTRACOSE
	
	
	ICTERÍCIA E HEMOSSIDEROSE
	
	
	ASBESTOSE E ICTERÍCIAS
	
	
	
		Quest.: 9
	
		9.
		É a propensão de desenvolver trombose (coágulos sanguíneos) devido a uma anomalia no sistema de coagulação.
	
	
	
	
	hipercoagulabilidade
	
	
	hipervolemia
	
	
	hipocoagulabilidade
	
	
	coagulabilidade
	
	
	hemostasia
	
	
	
		Quest.: 10
	
		10.
		Recém-nato, 5 dias de vida, sexo masculino foi levado ao hospital pela mãe pois apresentava há três dias edema e área arroxeada na face acompanhados de palidez intensa. Ausência de febre, vômitos ou outros sangramentos. História familiar: mãe, 22 anos, saudável, nega vícios; pai 26 anos, saudável, nega vícios; tio materno diabético apresentando equimoses (área de sangramento plano) com facilidade. Exame físico: eupnéico, acianótico, afebril, descorado (+++/4+), hidratado, ativo e reativo. Presença de equimoses e petéquias (focos de sangramento puntiforme) em face anterior da coxa direita; Edema palpebral à esquerda, equimose em pálpebra superior esquerda. Após avaliação dos exames laboratoriais o diagnóstico final foi hemofilia A ou hemofilia clássica e anemia. A hemofilia A é um distúrbio na hemostasia que está relacionado à deficiência do fator VIII (fator da cascata de coagulação / anti-hemofílico). A hemostasia é um processo fisiológico envolvido na manutenção da fluidez sanguínea e também no controle do sangramento. Para que o tampão hemostático se forme é necessário uma perfeita ativação das plaquetas e dos fatores da cascata de coagulação. Sobre o caso são feitas as seguintes afirmações: I Nesse caso, não há a formação e o depósito de fibrina sobre o tampão plaquetário . II A anemia no recém-nato é justificada pela presença de petéquias e equimoses. III A deficiência do fator VIII da cascata de coagulação prejudica a coagulação do sangue. IV Pacientes hemofílicos possuem risco aumentado para hemorragias. Assinale a opção CORRETA:
	
	
	
	
	Todas as afirmações estão corretas.
	
	
	As afirmações II e III estão corretas.
	
	
	As afirmações II, III e IV estão corretas.
	
	
	As afirmações I, II e IV estão corretas.
	
	
	Apenas a afirmação IV está correta.

Continue navegando