Buscar

Apol etica e estetica na educação 199

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Apol 1
Questão 1/5 - Ética e a Estética na Educação
Considere a seguinte citação: 
“Isso significa que ao falarmos de ética e paradigmas não estamos querendo estabelecer uma relação artificial entre dois termos distintos, mas sublinhar a relação de complementaridade e de pressuposição recíproca entre ambos.  Não temos de um lado a ética e de outro um conjunto de paradigmas. Temos, isto sim, determinadas estratégias de produção de conhecimento (paradigmas) que expressam determinados valores que orientam nossos modos de existência (ética)”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, Rosane Neves. Ética e paradigmas na psicologia social: Ética e paradigmas: desafios da psicologia social contemporânea. In: PLONER, Kleber S., et al. Ética e paradigmas na psicologia social. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2008. p. 41. 
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Ética, Estética e Educação sobre a expressão paradigm lost formulada por Niklas Luhmann, assinale a alternativa correta:
	
	A
	A expressão paradigm lost (paradigma perdido) se refere ao sentimento de falta de orientação ético-moral e de fundação das regras e das normas.
	
	B
	A valorização das normas e dos princípios morais indicam que o paradigma ético-moral está hoje sendo cada vez mais aperfeiçoado.
	
	C
	A expressão paradigm lost, no plano de sua fundação diz respeito a superação do niilismo como fundamento da ética.
	
	D
	O paradigma perdido citado por Luhmann se fundamenta na ética grega que embora tenha se desenvolvido acabou perdendo sua importância.
	
	E
	Luhmann, ao afirmar o paradigma perdido, tem em mente os princípios morais e éticos que foram desenvolvidos no século XIX no contexto da valorização dos valores.
Questão 2/5 - Ética e a Estética na Educação
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“Uma questão fundamental à compreensão da crise ética da contemporaneidade em MacIntyre diz respeito à perda da historicidade que ainda estava presente na ética anterior (aristotélica), perda essa que se deveu, especificamente, ao advento da modernidade.  E é justamente nesse aspecto que no pensamento do filósofo a moral moderna estava fadada à falência. E isso constituía diretamente um reforço à proposta de retorno a Aristóteles. Pode-se dizer, em suma, que é a partir da crítica ao iluminismo quando do seu fracasso que MacIntyre opera sua crítica a modernidade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COIMBRA, Fábio. A crise da ética no pensamento contemporâneo: um debate entre Alasdair MacIntyre e Habermas. Revista Húmus, São Luiz, v. 5, n.15, abr. 2015. p. 13. http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/download/4252/2310. Acesso em 12 de junho de 2019. p. 14. 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação sobre a crise dos valores e a destruição do dualismo metafísico,  assinale a alternativa correta:
	
	A
	A crise de valores iniciou o dualismo metafísico estabelecendo referências e significações tradicionais.
	
	B
	A crise do dualismo metafísico confirmou a revitalização dos princípios morais da contemporaneidade, dando ênfase à vida e à criação.
	
	C
	O dualismo metafísico consolidou as hierarquias e os dogmas cristalizados, afirmando a vida, a criação e a evolução.
	
	D
	A crise de valores e o fim do dualismo metafísico suprimiram todos os pontos de referências e as significações tradicionais estáveis.
	
	E
	A formulação de valores e as significações tradicionais combateram a anarquia dos princípios, revelando a ética como fundamento da vida.
Questão 3/5 - Ética e a Estética na Educação
“A ética é, assim, um conceito mais aberto; está relacionada ao homem e às suas escolhas. Como diz Sartre ‘escolhendo-me, escolho o homem’. Isto é, somente o homem tem a possibilidade da escolha, de deliberar, de decidir que caminho seguir, optar por agir de maneira correta ou errada. Nesse sentido, a ética é uma criação genuinamente humana, dado que as formigas, as abelhas ou nenhum outro animal é regido por princípios éticos, nenhum deles tem liberdade e nem um único deles é capaz de tomar decisões por contra própria”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, Rosane Neves. Ética e paradigmas na psicologia social: Ética e paradigmas: desafios da psicologia social contemporânea. In: PLONER, Kleber S., et al. Ética e paradigmas na psicologia social. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2008. p. 41. 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação sobre o conceito de ética e moral e suas origens , assinale a alternativa correta:
	
	A
	Ethos indica hábito e também casa. Contudo, o termo latino mores nos remete ao domínio prático da vida, das condutas, da ação vivida.
	
	B
	O termo latino ethos nos remete a moral, ao domínio prático da vida, das condutas, da ação vivida.
	
	C
	A lei se refere ao conjunto de princípios que regulamentam a nossa vida social e individual.
	
	D
	A ética é antes de tudo uma autoimposição baseada nos costumes de uma sociedade e estabelece um código de regras.
	
	E
	O termo latino ética nos remete ao domínio prático da vida, das condutas, da ação vivida e dos princípios rígidos de conduta.
Questão 4/5 - Ética e a Estética na Educação
Leia a citação a seguir: 
“Enquanto a moral se refere a um conjunto de normas, valores (ex: bem, mal), princípios de comportamento e costumes específicos de uma determinada sociedade ou cultura a ética tem por objeto de análise e de investigação a natureza dos princípios que subjazem a essas normas, questionando-se acerca do seu sentido, bem como da estrutura das distintas teorias morais e da argumentação utilizada para dever manter, ou não, no seu seio determinados traços culturais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEDRO, Ana Paula. Ética, moral, axiologia e valores: confusões e ambiguidades em torno de um conceito comum. Revista Kriterion, Belo Horizonte, v. 1, n. 130, dez., 2014, p. 483-498. http://www.scielo.br/pdf/kr/v55n130/02.pdf. Acesso em 13 de junho de 2019. p. 486. 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação sobre a relação entre ética, cultura e costumes, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:
	
	A
	A ética é imposta pelo aspecto cultural externo e por isso se assemelha aos costumes ou hábitos culturais.
	
	B
	Os costumes ou hábitos são estabelecidos via tradição da cultura.
	
	C
	O conceito de cultura se aproxima do que compreendemos por biológico, pois o biológico já vem programado, assim como a cultura.
	
	D
	A cultura é produzida ou adquirida de forma biológica, distante da comunidade social.
	
	E
	Ética e cultura se aproximam devido seu aspecto instintivo e biológico, são inatas.
Questão 5/5 - Ética e a Estética na Educação
“Para que haja conduta ética é preciso que exista o agente consciente, isto é, aquele que conhece a diferença entre bem e mal, certo e errado, permitido e proibido, virtude e vício. A consciência moral não só conhece tais diferenças, mas também reconhece-se como capaz de julgar o valor dos atos e das condutas e de agir em conformidade com os valores morais, sendo por isso responsável por suas ações e seus sentimentos e pelas consequências do que faz e sente. Consciência e responsabilidade são condições indispensáveis da vida ética”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CHAUÍ, Marilena. Convite a filosofia. Ática: São Paulo, 2000. p. 135. 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação sobre a relação entre o conceito de ética , assinale a alternativa correta:
	
	A
	A moral parte de uma reflexão sobre as ações
humanas, enquanto que a ética estabelece regras de costumes.
	
	B
	A ética se baseia em um código moral rígido, o que impede a reflexão sobre as ações.
	
	C
	A noção de meta-moral assume diferentes significados em culturas diversas e no decorrer da história.
	
	D
	A moral seria uma meta-ética, no sentido de que questiona os princípios e as normas éticas.
	
	E
	Podemos distinguir ética e moral, pois, a ética seria mais teórica e a moral mais prática.
Apol 2 
Questão 1/5 - Ética e a Estética na Educação
“Aproximar educação e ética é um desafio que resulta do contexto da realidade do mundo atual. Os paradoxos que se apresentam refletem um mundo de infinitas possibilidades ao lado de um processo assustador de autodestruição. E é a escola que revela essa ambiguidade como um espaço e um instrumento de reflexão e de reprodução”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: JOHANN, Jorge R. Educação e ética: em busca de uma aproximação. Porto Alegre: Edipucrs, 2009. p. 9. http://www.pucrs.br/edipucrs/educacaoeetica.pdf. Acesso em 13 de junho de 2019. 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação sobre a concepção de educação relacionada a ética proposta por Dewey, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:
	
	A
	É imprescindível que os alunos sejam impedidos de viver sua vida moral pessoalmente, pois, podem agir por imitação ou imposição.
	
	B
	Para Dewey a educação ética indica a distinção entre conhecer princípios morais e ter princípios morais.
	
	C
	Para Dewey é possível obrigar e coagir alguém a comportar-se de maneira ética, pois o agir moral é independente da liberdade.
	
	D
	Segundo Dewey, se convence alguém por sermões e discursos, muito além do sensibilizar pelo exemplo.
	
	E
	A educação ética, segundo Dewey, encontra-se em um campo diverso das atividades escolares.
Questão 2/5 - Ética e a Estética na Educação
“Ao exercermos à docência no ensino superior, necessitamos de um código de ética. Essa necessidade advém do fato de que há uma inter-relação entre o docente e seus alunos, o que acarreta em um comprometimento na ação [...]. A profissão docente se dá a serviço de todos e a seu próprio benefício, desenvolvida de maneira estável em conformidade com a própria vocação e em atenção à dignidade humana”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROCHA, Carla B. Ética na docência do ensino superior. Revista Educare, Montes Claros ISEIB. p. 11. https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2234046/mod_resource/content/1/etica-carla-genilce.pdf. Acesso em 13 de junho de 2019. 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação sobre a relação entre ética e docência,  assinale a alternativa correta:
	
	A
	A ética como imposição dos costumes para agir em vista da moral, exclui também bases biológicas.
	
	B
	A responsabilidade pelo outro tem implicações irrecusáveis na educação, para docentes, pais, educadores em geral e para os alunos.
	
	C
	A ética fundamenta-se na responsabilidade individual, distante do outro, conviver e construir um mundo de bem-estar parte apenas do indivíduo.
	
	D
	Embora sem importância para a sociedade, a ética precisa ser revista e questionada no ambiente da docência.
	
	E
	Ética e docência se auto excluem, pois uma é do âmbito subjetivo, e a outra apenas coletiva.
Questão 3/5 - Ética e a Estética na Educação
Considere o texto a seguir:
“Segundo Dewey, a democracia é mais do que uma forma de governo, é também uma forma de vida associada, de experiência conjunta e mutuamente comunicada. [...] Assim, a democracia seria um modo ético de vida a ser experimentado e vivido pelo indivíduo como uma atitude geral, aberta à vida e ao mundo, que, na educação, encontraria ocasião de ser experimentada e formada”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PAGNI, Pedro A. Ética, democracia e educação em John Dewey: uma releitura de Democracia e Educação à sombra da ontologia do presente, Revista Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 25, n. 1, jan./abr, p. 65-81, 2018. p. 71. https://www.researchgate.net/publication/324901473_Etica_democracia_e_educacao_em_John_Dewey_uma_releitura_de_Democracia_Educacao_a_sombra_da_ontologia_do_presente. Acesso em 13 de junho de 2019. 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação sobre as ideias de Dewey sobre educação e ética, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:
	
	A
	Para Dewey, a escola tem uma vida independente dos princípios morais, pois está distante da realidade social.
	
	B
	Segundo Dewey, os princípios da moralidade se estabelecem como fundamentais para criticar o papel da escola.
	
	C
	Não se pode separar os princípios morais da vida social do homem onde quer que se associe, a escola é uma forma de vida social.
	
	D
	A escola tem uma função moralizante, atua como fragmentadora dos valores sociais e políticos.
	
	E
	Dewey afirma categoricamente que a realidade social da escola se encontra dissociada do seu contexto político.
Questão 4/5 - Ética e a Estética na Educação
“Estética a um termo que começou a ser usado desde Baumgarten (1750) para designar uma disciplina que se ocupa da arte e do belo. Essa designação tem a sua origem na palavra grega ‘aesthesis’ que significa percepção. A reflexão sobre a arte na modernidade relaciona o belo com apercepção sensorial”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GREUEL, Marcelo da V. Da "teoria do belo" a "estética dos sentidos" reflexões sobre Platão e Friedrich Schiller. Revista Anuário de Literatura, Florianópolis, v. 1, n. 2, p. 147-155, 1994. p. 147. https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/viewfile/5362/4757. Acesso em 13 de junho de 2019. 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação sobre o conceito de estética e seus problemas fundamentais analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:
	
	A
	A arte pode ser considerada como educação e como expressão, vista como finalidade.
	
	B
	O problema da arte se refere a imitação estética das pinturas.
	
	C
	A arte apresenta como função tratar de questões teóricas distantes da racionalidade.
	
	D
	A expressão estética se relaciona às emoções estando distante da realidade educacional.
	
	E
	A finalidade da arte é comunicar as emoções e questionar a racionalidade.
Questão 5/5 - Ética e a Estética na Educação
“As relações entre ética e o direito, que são, pouco mais ou menos, relações entre conteúdo e continente. Divergem, porém, os dois termos, ou, se assim quisermos exprimir-nos, os dois direitos, quanto à sua estrutura: pelo lado de conteúdo, porque a norma jurídica não pode realizar a ética integralmente, e pelo  lado  do  continente,  porque  a  norma  jurídica  tem  necessidade  de  uma fórmula,  e a  regra  ética  não se presta  a ser prisioneira  de  qualquer fórmula”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAVALCANTI, Thais N. Os princípios enquanto normas éticas e o mínimo irredutível da constituição. Revista Direitos Fundamentais e Alteridade, Salvador, v. 1, n. 1, jul./dez., p. 99-114, 2017. p. 100. https://cadernosdoceas.ucsal.br/index.php/direitosfundamentaisealteridade/article/download/431/350. Acesso em 13 de junho de 2019. 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação sobre as normas jurídicas e seus elementos conceituais,  assinale a alternativa correta:
	
	A
	As leis possuem aspectos sociais e culturais, no entanto, sua influência é limitada às regras morais.
	
	B
	As normas jurídicas se baseiam em reflexões e princípios teóricos atrelados as ações humanas.
	
	C
As consequências legais, além da sujeição a moral, implicam aspectos legais que possuem elementos jurídicos.
	
	D
	As leis são impostas apenas para mostrar autoridade ou poder, o que leva ao questionamento sobre sua validade.
	
	E
	Normas jurídicas visam manter a ordem, o bem-estar e a segurança dos cidadãos e prevenir possíveis consequências prejudiciais das infrações.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais