Buscar

Metodologia ASIF

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Metodologia ASIF
Linha de atuação 1 (ATIVIDADE)
Essa linha promove a redução ou o aprimoramento da atividade de transporte visando a redução de emissão dos GEE e do dióxido de carbono.
Possíveis Soluções: a possibilidade de redução da distância dos percursos, o aprimoramento da forma de condução do veículo, a melhoria da fluidez do tráfego e o aprimoramento do uso da capacidade do veículo.
Linha de atuação 2 (infraestrutura)
Esta linha de atuação promove o incentivo à utilização de modos de transporte mais eficientes em termos de uso de energia. Uma das formas pelas quais isso pode ser feito é por meio da oferta de infraestrutura multimodal de transporte que seja capaz de atender às necessidades das cadeias de suprimento utilizando a melhor combinação de modos de transporte.
Possíveis Soluções: investimentos em infraestrutura de transportes multimodais.
Linha de atuação 3 (intensidade) 
A linha de atuação que promove a redução da intensidade energética está associada ao aprimoramento tecnológico dos veículos
Possíveis Soluções: a solução para esta linha seria as empresas de veículos realizarem pesquisas e investimentos tecnológicas para reduzir ou até mesmo eliminar parte dos impactos gerados pela atividade de transporte, criando assim tecnologias eficientes e eficazes como carros elétricos entre outros.
Linha de atuação 4 (energia)
Esta linha de atuação promove o incentivo ao uso de fontes de energia mais limpas que os combustíveis fósseis derivados de petróleo. Nesse contexto, buscam-se fontes de energia que podem ajudar a reduzir a emissão líquida de GEE e de poluentes atmosféricos sem comprometer o desempenho e os custos operacionais dos veículos.
Possíveis Soluções: Pode-se considerar nesta linha de atuação o uso do gás natural e/ou do hidrogênio na forma comprimida ou liquefeita, tanto em motores de combustão interna como em pilhas a combustível; o uso dos biocombustíveis, como o etanol, o biodiesel e o diesel de cana de açúcar; e o uso da energia elétrica.

Continue navegando