Buscar

GEOLOGIA aula 5

Prévia do material em texto

GEOLOGIA
5a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	 
	Exercício: CEL1027_EX_A5_201707099758_V1 
	08/10/2018 23:42:14 (Finalizada)
	Aluno(a): ANDERSON PINTO DE MORAES
	2018.3 EAD
	Disciplina: CEL1027 - GEOLOGIA 
	201707099758
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Do ponto de vista tectônico, núcleos rochosos mais antigos, em áreas continentais mais interiorizadas, tendem a ser os mais estáveis, ou seja, menos sujeitos a abalos sísmicos e deformações. Em termos geomorfológicos, a maior estabilidade tectônica dessas áreas faz com que elas apresentem uma forte tendência à ocorrência, ao longo do tempo geológico, de um processo de:
		
	
	Formação de canyons, decorrente de intensa erosão eólica.
	
	Formação de depressões absolutas, gerada por acomodação de blocos rochosos.
	
	Geração de relevo serrano, associada a fatores climáticos ligados à glaciação.
	
	Produção de desníveis topográficos acentuados, resultante da contínua sedimentação dos rios.
	 
	Aplainamento das formas de relevo, decorrente do intemperismo e da erosão.
	
Explicação:
Zonas que se encontram mais distantes dos pontos de encontro ou de afastamento entre duas placas tectônicas, ou seja, que se localizam no interior dos continentes dessas placas, são menos suscetíveis aos processos causados pelos movimentos tectônicos, que são importantes elementos endógenos de formação do relevo. Diante dessa estabilidade geológica, a maior parte das ações de transformação do relevo passa a ser realizada pelos agentes externos ou exógenos, como a água, os ventos e o clima, que interferem em processos de erosão e intemperismo, que, com o passar dos séculos, vão moldando a superfície, tornando-a mais plana e, portanto, menos acidentada. Diante dessas considerações, a alternativa correta é aquela que se refere ao aplainamento do relevo em virtude da erosão e do intemperismo.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Leia o texto a seguir.
"A Tectônica Global, que descreve o movimento das placas e as forças atuantes entre elas, é atualmente o grande paradigma das Ciências da Terra, em razão de sua abrangência unifica- dora para o conceito moderno da Geologia e importância fundamental para os fenômenos naturais que regem a evolução do Sistema Terra".
TEIXEIRA, Wilson. Tectônica Global. Licenciatura em Ciências. Tópico 04. São Paulo: USP/UNIVESP. 2016.
A teoria da Tectônica de Placas explica como a dinâmica interna da Terra é responsável pela estrutura da litosfera, sendo INCORRETO afirmar:
 
		
	
	O deslocamento das placas, da ordem de centímetros por ano, é condicionado pelo fluxo do material aquecido do manto
	
	A litosfera é a parte rígida que compõe a crosta terrestre; é segmentada em placas que flutuam em várias direções sobre o manto
	
	A tectônica é responsável por fenômenos como formação de cadeias montanhosas, deriva dos continentes, expansão do assoalho oceânico, erupções vulcânicas e terremotos
	 
	As placas continentais e oceânicas possuem semelhante composição mineralógica básica, uma vez que essas placas compõem a crosta terrestre
	
	O movimento das placas pode ser convergente ou divergente, aproximando-as ou afastando-as, ou ainda as deslizando uma em relação à outra.
	
Explicação:
O planeta Terra pode ser dividido em domínios geológicos diversos, entre eles os concêntricos maiores, sendo o externo constituído pela Litosfera. A parte superior da litosfera é chamada de crosta e a parte inferior, de manto.  As placas podem ser agrupadas em três grupos, caracterizados pelo modo como as placas se movimentam em relação uma com as outras: divergentes, convergentes e transcorrentes.  A crosta é composta por rochas com diferentes composições químicas. A crosta continental é predominantemente granítica; já a crosta oceânica, basáltica.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Assinale a alternativa que apresenta somente consequências dos movimentos das Placas Tectônicas:
		
	
	Vulcanismo, cadeias montanhosas, escudos cristalinos, bacias sedimentares.
	
	Planaltos, falhas geológicas, bacias sedimentares, cadeias montanhosas.
 
	
	Falhas geológicas, vulcanismo, sedimentação, dobramentos modernos.
	 
	Dobramentos modernos, falhas geológicas, vulcanismo, cadeias montanhosas.
 
	
	Escudos cristalinos, bacias sedimentares, terremotos, planaltos.
 
	
Explicação:
Dos elementos citados na questão, são consequências do tectonismo:
- Dobramentos modernos ¿ resultantes do choque entre placas no período geológico terciário;
- Terremotos ¿ em razão da instabilidade das zonas de atrito entre diferentes placas;
- Vulcanismo ¿ causado pelas rupturas nas zonas de encontro entre duas placas que propiciam o acesso do magma à superfície;
- Cadeias montanhosas ¿ resultantes do soerguimento causado pelo atrito entre duas placas;
- Falhas geológicas ¿ originam-se graças ao afastamento entre duas placas.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Assinale a alternativa que melhor define a Deriva Continental.
		
	
	É o sistema de classificação dos continentes, conforme as suas respectivas origens.
	 
	É a teoria que afirma que todos os continentes, no passado, formavam apenas um, o Pangeia, e que posteriormente se fragmentou graças à tectônica das placas.
	
	É a lenda relacionada à existência de um continente perdido, denominado Atlantis.
	
	É o postulado da economia que debate acerca da dependência financeira dos continentes do mundo em relação à Europa.
	
	É a hipótese de que todos os continentes são derivados de um substrato magmático que emergiu através de fissuras ou falhas geológicas.
	
Explicação:
A Deriva Continental é uma teoria elaborada por Alfred Wegener que preconizava que todos os continentes atuais se encontram em constante movimento e que teriam se originado de uma única massa terrestre, denominada Pangeia.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A Deriva dos Continentes e a Teoria da Tectônica de Placas são os dois modelos teóricos das geociências que, no século XX, causaram uma revolução dos conceitos relativos, sobretudo, aos processos geológicos internos. Sobre esses assuntos, o que é correto afirmar? Marque V para verdadeiras e F para as falas.
 
( ) A hipótese da Deriva dos Continentes foi elaborada pelo geógrafo Alexander Von Humboldt e se apoiou na teoria do ¿Caos Continental¿, estruturada por Ratzel.
( ) A hipótese da Deriva dos Continentes propõe que o posicionamento relativo das massas continentais mudou de forma considerável ao longo do tempo geológico.
( ) A teoria da Tectônica de Placas fornece uma explicação geométrica e cinemática de como a expansão do fundo oceânico e a deriva das placas litosféricas ocorrem numa superfície aproximadamente esférica.
( ) A velocidade e a taxa de expansão das placas litosféricas variaram ao longo do tempo geológico, demonstrando, assim, que as forças responsáveis pelos movimentos dessas placas também se modificaram.
( ) Os aspectos paleoclimáticos que foram apresentados pelo autor da hipótese da Deriva dos Continentes não podem ser empregados como argumentos favoráveis à teoria da Tectônica de Placas.
		
	
	(V), (V), (V), (V) e (F)
	 
	(F), (V), (V), (V) e (F)
	
	(F), (F), (V), (V) e (V)
	
	(V), (V), (V), (V) e (V)
	
	(F), (V), (V), (V) e (V)
	
Explicação:
(F) ¿ A hipótese da Deriva dos Continentes foi, na verdade, elaborada por Alfred Wegener, e não por Humboldt, bem como não possui relação com a teoria do ¿Caos Continental¿.
(V) ¿ A deriva dos continentes refere-se justamente à dinâmica das movimentações das massas continentais
(V) ¿ A teoria da movimentação das Placas Tectônicas busca explicar a dinâmica da crosta no que se refere aos seus movimentos sobre uma superfície esférica, no caso a Terra.
(V) ¿ Os estudos realizados comprovaramque os movimentos das placas tectônicas nem sempre ocorrem de maneira constante, isto é, manifestando-se sempre em uma mesma velocidade.
(F) ¿ A teoria da Tectônica de Placas está diretamente associada à Deriva Continental, pois é a movimentação das placas litosféricas que originam os movimentos das massas continentais.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	As ______________, também conhecidas como rochas magmáticas, são formadas pela solidificação (cristalização) de um magma, que é um líquido com alta temperatura, em torno de 700 a 1200ºC, proveniente do interior da Terra. Podem conter jazidas de vários metais (p. ex. ouro, platina, cobre, estanho) e trazem à superfície do planeta importantes informações sobre as regiões profundas da crosta e do manto terrestre.
Assinale a alternativa que completa a lacuna do texto acima:
		
	
	Rochas Metamórficas.
	
	Rochas sedimentares.
	 
	Rochas Ígneas.
	
	Rochas Basálticas.
	
	Cadeias de Montanhas.
	
Explicação:
ambém chamadas de Rochas magmáticas, as Rochas ígneascaracterizam-se por serem formadas a partir da cristalização do magma gerado no núcleo da Terra e pela riqueza em minerais.

Continue navegando