Buscar

ESTUDO DE CASO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Centro Universitário Internacional - UNINTER
LIDIANE TAVARES GOULART – 305550 – 02/2017
ESTUDO DE CASO
MÓDULO B - FASE II
ITAQUI R-S
2019
ESTUDO DE CASO
CURSO: LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS
POLO: UNINTER
NOME COMPLETO: LIDIANE TAVARES GOULART
RU: 305550
RESPOSTA DO ESTUDO DE CASO:
O professor deverá primeiramente fazer com que os alunos entendam que o enfoque semiótico da leitura de imagens vem do conceito de denotação e conotação. A denotação é o significado objetivo da imagem, ou seja, a descrição objetiva do que se vê, como personagens, ações, tempo, espaço, etc. Já a conotação é a apreciação do observador, isto é o que ele entendeu a partir da sua observação, é um entendimento mais subjetivo pois depende da compreensão que o mesmo faz dos signos contidos na imagem.
 Ao adquirir tal conhecimento pode-se trabalhar imagens do município a qual pertence com seus pontos turísticos através de um portifólio. Os alunos poderão através de fotos enxergar elementos visuais carregados de informações sobre a cultura que pertencem e a sociedade a qual vivem. Trabalhar a cultura visual com os alunos propõe que as atividades ligadas á arte passem a ir além da pintura e escultura, incorporando publicidades, objetos de uso diário, moda, arquitetura, videoclipes e tantas representações visuais quantas a que o homem é capaz de produzir. 
O professor deverá mostrar que o aluno está imerso a uma avalanche de imagens e que é preciso aprender a lê-las e interpretá-las para compreender e dar sentido ao mundo em que vivemos. O aluno através de sua imagem produzida, irá analisar os significados dela, os motivos a qual levaram á sua realização, como ela é vista na cultura da época, como é mantida pela sociedade que frequenta, pesquisando o que ela significa desde sua criação e porque foi construída, fazendo assim com que o aluno conheça a história da imagens a qual pesquisou, sendo um leitor, intérprete e crítico das imagens presentes em seu trabalho.
 Os alunos em geral terão abertura ao diálogo como um leque de opções sobre o trabalho apresentado a imagem representada a qual tiveram foco. O professor mostrará aos alunos que atualmente com a criação de outras tecnologias de produção de imagens como a fotografia, o cinema, a televisão e mais recentemente o computador, observando as imagens praticamente substitui a palavra e a escrita como o meio de comunicação, estando assim presentes o tempo todo em nosso dia-a-dia, muitas vezes até escutando que ”uma imagem vale mais que mil palavras”, este ditado popular define bem a importância da imagem na história da humanidade, sobretudo para a sociedade contemporânea. 
Enfim os alunos serão avaliados pela pesquisa e desenvolvimento da imagem escolhida, sendo a interpretação da imagem focada “verdadeira”.

Outros materiais