Buscar

ASPECTOS ANTROPOLOGICOS AULAS 1-5

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	A supervalorização da própria cultura é o mesmo que:
		
	
	egocentrismo.
	
	antropocentrismo
	 
	etnocentrismo
	
	teocentrismo
	
	geocentrismo
	Respondido em 22/08/2019 10:44:19
	
Explicação:
Etnocentrismo é a supervalorização da própria cultura. Ou seja, é a tendência que há em considerar o seu modo de vida mais correto e mais natural, a cultura em que está inserido como o centro e referência de tudo.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	(Concursos- IFAM - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS  EBTT). As teorias funcionalistas alcançaram seu apogeu na Sociologia e na Antropologia em meados do século XX. Entre as principais abordagens teóricas do funcionalismo NÃO se encontra a noção de que:
 
		
	 
	 A função do cientista social é saber como funciona a sociedade, quais as suas leis de funcionamento.
 
	
	 As instituições sociais, como o casamento e a família, guardam relação com as necessidades biológicas.
	
	 Os sistemas socioculturais só podem ser analisados em um determinado momento histórico.
	
	 A religião e a magia cumprem a função de manter a sociedade unida.
	
	 As sociedades são semelhantes aos organismos animais, nos quais as partes funcionam juntas para manter o todo vivo.
	Respondido em 22/08/2019 10:45:53
	
Explicação:
Esse profissional tem a complicada missão de estudar o homem em sociedade, desde sua origem até os dias atuais e pensando sempre um pouco à frente ou melhor dizendo, estudos, pois o homem é muito complexo têm como base o homem e suas características culturais, políticas, religiosas, etc.Além disso, esse profissional trabalha com pesquisas relacionadas a migrações, conflitos civis, militares, políticos e movimentos sociais.Então, aque não se encontra e a  função do cientista socialqie  é saber como funciona a sociedade, quais as suas leis de funcionamento.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Segundo alguns filósofos e antropólogos, toda sociedade desenvolve um conjunto de mitos que procuram explicar e ajudam a organizar as "coisas da vida" através de narrativas sagradas. O pensamento científico se diferencia do pensamento mítico porque vai buscar explicar as causas das coisas através da observação sistemática e do desenvolvimento de conceitos e teorias. Marilena Chauí defende, no entanto, que o pensamento conceitual e o pensamento mítico podem coexistir na mesma sociedade.
 
Identifique que tipo de pensamento está na origem das proposições a seguir:
 
1. As constelações são crianças que morreram na floresta e foram levadas ao céu por uma deusa que as transformou em estrelas.
2. As mulheres devem servir aos homens porque cometeram o pecado original.
3. A pobreza é fruto da desigualdade econômica entre pessoas e grupos.
 
Assinale a alternativa com a sequência correspondente correta:
 
		
	
	pensamento conceitual - pensamento mítico - pensamento conceitual
	
	pensamento conceitual - pensamento conceitual - pensamento conceitual
	
	pensamento mítico- pensamento mítico - pensamento mítico
	
	pensamento mítico - pensamento conceitual - pensamento mítico
	 
	pensamento mítico- pensamento mítico - pensamento conceitual
	Respondido em 22/08/2019 10:48:17
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Para a Antropologia a cultura pode ser definida da seguinte forma:
		
	
	Um elemento que garante a igualdade entre os diferentes grupos humanos.
	
	Uma função orgânica do homem e dos grandes mamíferos.
	
	Um princípio que aproxima os homens dos animais.
	
	Um conjunto de características psicológicas, transmitidas geneticamente.
	 
	O modo de vida de uma sociedade com suas variadas características.
	Respondido em 22/08/2019 10:48:35
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A primeira definição de cultura que foi formulada do ponto de vista antropológico pertence a:
		
	
	Max Weber
	
	Karl Marx
	
	Paul Mercier.
	
	Michel Leiris.
	 
	Edward B. Tylor.
	Respondido em 22/08/2019 10:46:19
	
Explicação:
 O primeiro conceito etnográfico de cultura surgiu com Tylor, que a entendia como. ¿um todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade.¿ 
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	O homem é o resultado do meio cultural em que foi socializado. Ele é um herdeiro de um longo processo acumulativo, que reflete o conhecimento e a experiência adquiridas pelas numerosas gerações que o antecederam. A manipulação adequada e criativa desse patrimônio cultural permite as inovações e as invenções. Estas não são, pois, o produto da ação isolada de um gênio, mas o resultado do esforço de toda uma comunidade. (LARAIA, Roque de Barros, pág. 45). De acordo com o texto acima marque a alternativa CORRETA ao conceito de desenvolvimento de cultura:
		
	
	A cultura é um é desenvolvida somente em classes sociais elevadas, sendo que as camadas populares não são capazes de adquirir cultura.
	
	Os grupos humanos desenvolvem suas culturas da mesma maneira, embora algumas culturas são mais adiantadas que outras. Cada sociedade seguirá três estágios: selvageria, barbarismo e civilização.
	
	Graças à cultura o homem se distanciou do mundo animal. Mais do que isso, o homem passou a ser considerado um ser acima de suas limitações orgânicas.
	 
	Todo ser humano pode desenvolver cultura.
	
	O homem é resultado de uma herança genética, que determinará para sempre a sua vida.
	Respondido em 22/08/2019 10:50:02
	
Explicação:
	Seja a sociedade simples ou complexa, todas possuem sua forma de expressar, pensar, agir e sentir, portanto, todas têm sua própria cultura
 
 
 
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	¿Todo sistema cultural tem sua própria lógica e não passa de um ato primário de etnocentrismo tentar transferir a lógica de um sistema para outro¿. (LARAIA, Roque. Cultura: Um conceito antropológico. 8 ed., Rio de Janeiro. Jorge Zahar, 1993). Considerando o texto acima, marque a alternativa correta acerca das afirmações a seguir:
		
	
	v - todas as opções estão corretas
	
	II - As sociedades selvagens são capazes de produzir cultura, mas estão mal adaptadas ao ambiente e, por isso, algumas nem sequer possuem o Estado.
	
	IV - As chamadas sociedades primitivas conseguiram produzir cultura plenamente, ao longo do processo evolutivo, quando instituíram o Estado e as instituições escolares.
	 
	I - As sociedades tribais são tão eficientes para produzir cultura quanto qualquer outra, mesmo quando não possuem certos recursos culturais presentes em outras culturas.
	
	III - As chamadas sociedades indígenas são dotadas de recursos materiais e simbólicos eficientes para produzir cultura como qualquer outra, faltando-lhes apenas uma linguagem própria.
	Respondido em 22/08/2019 10:50:39
	
Explicação:
 
 
Segundo o professor Roque Laraia as chamadas sociedades primitivas ou tribais não são inferiores e não devem ser tratadas como piores ou melhores que a nossa sociedade, dita moderna. Toda cultura tem sua lógica própria. O erro comum, que chamamos de etnocentrismo, consiste em tentar transferir a lógica da nossa cultura sobre a do outro. As sociedades ditas primitivas, não são inferiores, são diferentes e são tão eficientes quanto qualquer outra. O que existe, de fato, são diferenças de tecnologia, educação, socialização entre outras.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	(Cf. UFU 2012) A estética nas diferentes sociedades vem geralmente acompanhadade marcas corporais que individualizam seus sujeitos e sua coletividade. Discos labiais, piercings, tatuagens, mutilações, pinturas, vestimentas, penteados e cortes de cabelo são algumas marcas reconhecíveis de um inventário possível das técnicas corporais em toda sua riqueza e diversidade. Embora universal, as formas das quais se valem os grupos e indivíduos para se marcarem corporalmente são vistas, às vezes, como estranhas a indivíduos que pertencem a outros grupos. Essa atitude de estranhamento em relação ao diferente é considerada conceitualmente como:
		
	
	Etnocídio: afasta o diferente e procura transformá-lo num igual.
	 
	Etnocentrismo: só reconhece valor nos seus próprios elementos culturais.
	
	Preconceito: reconhece no valor das raças o que é correto ou não na estética corporal.
	
	Relativização: o outro é entendido nos seus próprios termos.
	
	Egocentrismo: prioriza a si não enxergando a necessidades de outros indivíduos em relação às suas.
	Respondido em 22/08/2019 10:51:19
	
	1a Questão
	
	
	
	O nascimento da Sociologia é atribuído tanto a SaintSimon (1760-1825) quanto a Augusto Comte (1798-1857), ambos franceses, que procuravam uma ¿física social¿ com métodos baseados nas ciências:
		
	
	Antropológicas, pois buscava compreender as sociedades primitivas de maneira evolucionista.
	 
	Naturais, como forma a encontrar leis universais que regessem os fenômenos sociais e desta forma se consolidar como ciência.
	
	Exatas, pois a sociologia buscava a compreensão exclusiva dos fatos físicos da sociedade.
	
	Naturais, uma vez que sempre compreendeu as especificidades e a subjetividade desta ciência.
	
	Humanas uma vez que sempre compreendeu as especificidades e a subjetividade desta ciência.
	Respondido em 28/08/2019 06:44:16
	
Explicação:
A Sociologia surgiu sob as condições das mudanças profundas na sociedade. Sobretudo as revoluções industriais e a revolução francesa. As ciências existentes nesta época não apresentavam explicações convincentes nem mesmo o instrumental necessário para a compreensão de todas essas mudanças. Necessitava-se, então, de uma nova ciência. Surge o pensamento Positivista de Auguste Comte, considerado um dos fundadores da Sociologia. Ele utilizou-se o referencial das ciências naturais para garantir que a nova Ciência se configurasse como verdade científica e não apenas como opiniões especulativas.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A introdução de novas tecnologias desencadeou uma série de efeitos sociais que afetaram os trabalhadores e sua organização. O uso de novas tecnologias trouxe a diminuição do trabalho necessário que se traduz na economia líquida do tempo de trabalho, uma vez que, com a presença da automação microeletrônica, começou a ocorrer a diminuição dos coletivos operários e uma mudança na organização dos processos de trabalho. Revista Eletrônica de Geografia Y Ciências Sociales. Universidad de Barcelona. Nº 170(9), 1 ago. 2004. A utilização de novas tecnologias tem causado inúmeras alterações no mundo do trabalho. Essas mudanças são observadas em um modelo de produção caracterizado:
		
	
	pelo aumento na oferta de vagas para trabalhadores especializados em funções repetitivas.
	
	pela manutenção de estoques de larga escala em função da alta produtividade.
	 
	O trabalho atual baseia-se na qualificação do trabalhador, ou seja, estimula-se a formação de mão de qualificada.
	
	pelo uso intensivo do trabalho manual para desenvolver produtos autênticos e personalizados.
	
	pelo ingresso tardio das mulheres no mercado de trabalho no setor industrial.
	Respondido em 28/08/2019 06:47:24
	
Explicação:
O trabalho atual baseia-se na qualificação do trabalhador, ou seja, estimula-se a formação de mão de qualificada.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	(UFAP) A sociologia nasce e desenvolve-se com o mundo moderno. Reflete as suas principais épocas e transformações [...]. O mundo moderno depende da Sociologia para ser explicado, para compreender-se. A sociologia não nasce do nada. Surge em um dado momento da história do mundo moderno.¿ As condições que propiciaram o surgimento da sociologia devem ser vistas em um contexto abrangente (surgimento do mundo moderno), em que se destacaram inúmeros fatos históricos importantes. No entanto, foi somente no século XIX, de forma conservadora, através da filosofiapositivista e do funcionalismo, que ela conquista o reconhecimento como ciência de fato, com objeto de estudo e método próprio. (IANNI, Octávio., A sociologia e o mundo moderno. Tempo Social: USP, 1989). Sobre o contexto histórico do surgimento da Sociologia, podemos afirmar que:
		
	
	A sociologia nasce no século XVI motivada pelo surgimento do capitalismo e das contradiçõesentre capital e trabalho.
	
	A sociologia se consolida como ciência de fato no século XIX, em resposta às graves crises provocadas pelo capitalismo e sua primeira corrente teórica foi o interacionismo simbólico.
	
	A sociologia surge a partir da Revolução Industrial e Francesa, no século XVIII, e sua primeira corrente teórica foi o marxismo.
	 
	As condições que propiciaram o surgimento da sociologia devem ser vistas em um contexto abrangente (surgimento do mundo moderno), em que se destacaram inúmeros fatos históricos importantes. No entanto, foi somente no século XIX, de forma conservadora, através da filosofia positivista e do funcionalismo, que ela conquista o reconhecimento como ciência de fato, com objeto de estudo e método próprio.
	
	A sociologia nasce no século XX, principalmente, devido à Segunda Revolução Industrial, que modificou radicalmente as relações de trabalho na sociedade europeia.
	Respondido em 28/08/2019 06:51:59
	
Explicação: A sociologia surge em um contexto social específico, no século XIX, e foi fortemente influenciada pelo pensamento positivista da época. São autores positivistas como Augusto Comte e Émile Durkheim que inicialmente definem o campo de estudo e os métodos da pesquisa para essa ciência.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Segundo o antropólogo inglês Edward B. Taylor (1832-1917), trata-se de um conceito muito amplo, e é um conjunto complexo de conhecimentos, crenças, arte, moral e direito, além de costumes e hábitos adquiridos pelos indivíduos em uma sociedade:
		
	
	Sociologia.
	
	Ideologia.
	
	Capitalismo.
	
	Antropologia.
	 
	Cultura.
	Respondido em 28/08/2019 06:53:37
	
Explicação:
 Cultura significa todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo ser humano não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade da qual é membro.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Como característica do Positismo, entende-se que o conhecimento deve buscar
		
	
	O caos, a organização e a fenomenologia.
	
	Todas as respostas acima.
	
	A fenomelogia, a certeza e a relatividade.
	 
	A certeza, a precisão e a ordem.
	
	A relatividade, a precisão e a incerteza.
	Respondido em 28/08/2019 06:54:05
	
Explicação:
No pensamento positivista existem três estados de evolução histórica do conhecimento: estado teológico, metafísico e positivo.
O estado teológico seria o ponto de partida da inteligência adquirida pelos seres humanos.  O metafísico que seria uma transição entre o teológico e o positivo, 
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Constitui crença generalizada que o conhecimento fornecido distingue-se por um grau de certeza alto, desfrutando assim de uma posição privilegiada com relação aos demais tipos de conhecimento. Teorias, métodos, técnicas, produtos, contam com aprovação geral quando são validados. Essa atitude de veneração frentedeve-se, A sociedade ocidental que produziu uma forma específica de explicar o mundo. Uma forma racional, objetiva, sistemática, metódica e refutável de formulação das leis que regem os fenômenos.  Essa definição se relaciona:
		
	
	ao mito
	
	à religião
	
	à filosofia
	 
	à ciência
	
	ao senso comum
	Respondido em 28/08/2019 06:55:08
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	No século XVII, surge um movimento que fortalece a ideia de que o homem produz a história e não a Divina providência. Essa concepção fundamentava a ideia de que a sociedade podia ser compreendida porque, ao contrário da natureza, ela é obra dos próprios indivíduos. O pensamento filosófico desse século contribuiu para a popularização do pensamento científico. Segundo Francis Bacon, a Teologia perdeu o posto de norteadora do pensamento. A autoridade, que exatamente constituía um dos alicerces da teologia, deveria, em sua opinião, ceder lugar a uma dúvida metódica, a fim de possibilitar um conhecimento objetivo da realidade. Os pensadores desse período defenderam, assim, o emprego sistemático da razão e do livre exame da realidade. Que movimento é este? (COMPREENSÃO CIENTÍFICA 5)
		
	
	Iluminismo
	
	Humanismo
	
	Liberalismo
	
	Renascimento
	 
	Racionalismo
	Respondido em 28/08/2019 06:55:40
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Qual das alternativas abaixo não é uma justificativa de que o homem é um ser social para a sociologia?
		
	
	Porque o homem é capaz de obter cultura.
	
	Porque o homem passa, desde que nasce, pelo processo de socialização e aprende as normas sociais.
	
	Porque o homem depende de outro homem para desenvolver suas características humanas.
	 
	Porque ele age guiado apenas por instintos que são naturalmente sociais.
	
	Porque o homem, quando nasce até seus primeiros anos de vida, precisa de outro homem para sobreviver.
	Respondido em 28/08/2019 06:56:11
	
Explicação:
Porque ele age guiado apenas por instintos que são naturalmente sociais.
	1a Questão
	
	
	
	Foi seguidor da sociologia positivista, mas desenvolveu o recurso metodológico chamado Fato Social para analisar os problemas sociais. Estamos nos referindo ao:
		
	
	Clifford Geertz.
 
	
	Max Weber.
	
	Auguste Comte.
	 
	Émile Durkheim.
	
	Karl Marx.
	Respondido em 04/09/2019 09:28:49
	
Explicação:
 Émile Durkheim.
 
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	De acordo com Émile Durkheim, os fatos sociais são características que moldam o comportamento dos indivíduos em sociedade. Os fatos sociais são definidos pelo autor como sendo:
		
	
	Generalizados, expressivos e naturais.
	
	Coercitivos, naturais e expressivos.
	
	Exteriores ao indivíduo, expressivos e generalizados.
	
	Coercitivos, expressivos e generalizados
	 
	Exteriores ao indivíduo, coercitivos e generalizados.
	Respondido em 04/09/2019 09:29:36
	
Explicação: Durkheim acreditava que Sociologia deveria abster-se de estudar as individualidades dos sujeitos e debruçar-se sobre estudos generalistas acerca dos fatos sociais, que foram definidos por esse pensador como os aspectos de nossa sociedade que moldam as nossas ações em sociedade, tais como a língua, o Estado e a moral. Portanto, os fatos sociais eram exteriores ao indivíduo, pois não dependiam dele para existir; coercitivos, pois a não conformação do sujeito resultava em punição; e generalizados, já que atingiam a todos os integrantes de uma sociedade.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	O fato de o homem ver o mundo através de sua cultura tem como conseqüencia, a propensão para considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural. Essa tendência se denomina:
		
	
	egocentrismo
	
	heterocentrismo
	
	Eurocentrismo
	
	heliocentrismo
	 
	etnocentrismo
	Respondido em 04/09/2019 09:33:54
	
Explicação:
Justificativa: Etnocentrismo é uma visão de mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os grupos são pensados e sentidos através de nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é existência.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
		Os  trechos destacados as opções foram  extraídos da obra intitulada  As Regras do Método Sociológico (DURKHEIM, E. As Regras do Método Sociológico. In: Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1978). Este autor pesquisou e definiu o fato social como objeto de estudo da Sociologia. A  única opção que  NÃO trata diretamente do fato social e sua característica de exterioridade é:
	 
		
	
	"O sistema de sinais de que me sirvo para exprimir pensamentos, as práticas seguidas na profissão funcionam independentemente do uso que delas faço."
	
	"Se experimento violar as leis do direito, estas reagem contra mim de maneira a impedir meu ato se ainda é tempo."
	
	"Estamos, pois, diante de maneiras de agir, de pensar e de sentir que apresentam a propriedade marcante de existir fora das consciências individuais"
	
	"Assim, também o devoto, ao nascer, encontra prontas as crenças e as práticas da vida religiosa."
	 
	"Cada indivíduo bebe, dorme, come, raciocina, e a sociedade tem todo o interesse em que estas funções se exerçam regularmente."
	Respondido em 04/09/2019 09:37:03
	
Explicação:
As características do fato social são coerção, generalidade e exterioridade. As funções biológicas de beber, comer e dormir são exercidas regularmente pelos indivíduos. A sociedade tem interesse que tais funções funcionem regularmente.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Qual afirmativa reflete o pensamento de Émile Durkheim sobre os fatos sociais?
		
	
	Nenhum fato social é objeto de estudo.
	 
	Os fatos sociais têm como características: a Coercitividade, a Generalidade e a Exterioridade.
	
	Todo fato é psicológico.
	
	Os fatos sociais são somente coercitivos.
	
	Nenhum fato social é geral.
	Respondido em 04/09/2019 09:37:16
	
Explicação:
Justificativa: a coerção social, força que os fatos exercem sobre os indivíduos, obrigando-os a conformarem-se com as regras impostas pela sociedade em que vivem. Os fatos sociais existem e atuam sobre os indivíduos, cuja vontade própria independe da vontade ou adesão consciente, sendo denominada como exterior aos indivíduos.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Acerca da sociologia como ciência, segundo Emile Durkheim, assinale a opção correta:
		
	
	A sociologia deve decidir se apoia a liberdade ou o determinismo.
	
	A ciência sociológica rejeita a solução dos problemas práticos da sociedade.
	 
	As ciências já constituídas devem servir de referência para uma ciência próxima a nascer, como é o caso da sociologia.
	
	Os cálculos utilitários ou os raciocínios de algum tipo servem para explicar os fatos sociais.
	
	A sociologia é dependente de doutrinas práticas como o individualismo, o socialismo e o comunismo.
	Respondido em 04/09/2019 09:38:09
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Pensando na Sociologia de Durlheim, o que são fatos sociais?
		
	 
	Fatos sociais são todos os eventos humanos que trazem em sí mesmos significados e representam situações marcantes quer sejam do ponto de vista individual ou coletivo;
	
	Os fatos sociais são iguais em definição aos fatos jornalísticos e as vezes estes últimos são mais relevantes.
	
	Fatos sociais são eventos aleatórios sem relevância;
	
	Fatos sociais significama mesma coisa que fatos históricos e estão relacionados aos grandes feitos da humanidade;
	
	Fatos sociais são aqueles marcados e registrados por documentos que comprovem a sua ocorrência;
	Respondido em 04/09/2019 09:38:48
	
Explicação:
Independentemente da nossa vontade, os fatos sociais se impõem sobre nós. São comportamentos e hábitos que parecem emanar da nossa vontade pessoal, mas que na verdade são impostos. Se nós não sentimos essa imposição é porque estamos tão habituados a eles que a força não se faz necessária. Basta transgredir o que está determinado pelo fato social que logo sentimos seu poder de contensão. Muitas vezes, essas formas de agir e pensar estão traduzidas em um conjunto de normais oficiais, como as leis. Nesse caso a coerção se dá de forma clara e ostensiva, através de penalidades. Há, no entanto, outras formas de coerção mais sutis e menos violentas (mas que nem por isso deixam de existir). A moda é um exemplo disso. Você pode, por livre e espontânea vontade, se vestir de uma forma totalmente esdrúxula, enrolado em lençóis, por exemplo. Ninguém irá te prender, mas com certeza você se sentirá constrangido por olhares de repressão e zombaria. Isso é coerção, uma vez que a forma como nos vestimos se constitui como um fato social. Se ainda restam dúvidas sobre a existência dessa coerção, basta olhar para a escola, que é, segundo Durkheim, a responsável por forçar uma série de comportamentos que as crianças nunca teriam espontaneamente. A pressão que os alunos sentem na escola é a própria pressão exercida pela sociedade, sendo o professor apenas um intermediário.
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Podem ser consideradas como objeto de estudo da Sociologia as
		
	
	formas de aquisição do conhecimento relacionadas a todos os seres vivos.
	
	Nenhuma das respostas acima.
	 
	formas de organização social do ser humano.
	
	formas de interação das proporcionalidades populacionais.
	
	formas de aproximação das culturas com os animais.
	Respondido em 04/09/2019 09:39:19
	
Explicação:
As formas de organização social do ser humano são objeto de estudo da Sociologia. Você achou estranho chamar de ¿objeto¿ de estudo? Mas é esse o termo que as ciências usam: o que elas estudam convencionou-se chamar de ¿objeto de estudo¿, que é o alvo para o qual se direciona o estudo.
	1a Questão
	
	
	
	Segundo Maria Lúcia Arruda Aranha em Filosofia da Educação (2006), e educação é o processo pelo qual também se torna possível a gestação do novo e a ruptura com o velho.
Com base no acima exposto leia as afirmativas abaixo:
A educação formal e a educação informal fazem parte do processo de socialização do ser humano.
A essência inata do homem lhe confere sua humanidade, independentemente de sua adequação à sociedade.
Quando se deseja promover mudanças na sociedade podem-se trabalhar tais mudanças nos membros mais novos, por meio da educação institucionalizada.
A socialização é um aprendizado que promove a adaptação do indivíduo à cultura da sociedade a qual faz parte.
Sobre a relação entre educação e sociedade, é correto o que se afirma nas alternativas:
		
	 
	Estão corretas as alternativas: I, III e IV.
	 
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	Está correta somente a alternativa II.
	
	Todas as afirmativas estão incorretas.
	
	Estão corretas as alternativas: I e II.
	Respondido em 04/09/2019 11:32:09
	
Explicação:
O ser humano se humaniza durante o processo de socialização, deixando de ser um ser social e passando para um ser social, isso acontece pelos processos de educação formal e informal. Assim, quando se deseja promover mudanças na sociedade podem-se trabalhar tais mudanças nos membros mais novos, por meio da educação institucionalizada, pois a escola é um elemento de sociabilização formal e faz parte do processo de aprendizado que promove a adaptação do indivíduo à cultura da sociedade a qual faz parte.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Segundo Durkheim, em Educação e Sociedade (1975, p.45), ¿todo o sistema de representação que mantém em nós a idéia e sentimento da lei, da disciplina interna ou externa, é instituído pela sociedade.¿ Conforme a teoria desse autor assinale a alternativa correta.
		
	
	A educação não exerce influência nas diferentes sociedades.
	
	Apesar de sua natureza social, o fim da educação é individual.
	
	A educação tem por objetivo suscitar o individualismo a fim de conservar a ordem.
	
	A educação não possui natureza social, antagonizando indivíduo e sociedade.
	 
	Cabe à educação constituir no homem a capacidade de vida moral e social.
	Respondido em 04/09/2019 11:33:46
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Não há uma forma única, nem um único modelo de educação; a escola não é o único lugar onde ela acontece e talvez nem seja o melhor. O ensino escolar não é sua única prática e o professor profissional não é seu único praticante. BRANDÃO, C. R. O que é educação. 33. ed. São Paulo: Brasiliense, 1995, p. 9. A afirmativa de Brandão reproduzida acima propõe uma nova dimensão educativa, pois:
		
	 
	propõe uma educação aberta, diversificada, participativa e que acontece em múltiplos espaços, entre os quais se inclui a escola.
	
	tira da escola o peso da responsabilidade da educação, ao dividir esta com outros setores sociais.
	
	abre possibilidades para que a educação formal aconteça em ambientes não formais, aumentando o número de vagas disponíveis na escola.
	
	articula, na figura do professor profissional, o centro de toda a ação pedagógica
	
	busca uma educação escolar de excelência, preocupada em atender a um público-alvo específico.
	Respondido em 04/09/2019 11:35:01
	
Explicação:
 Brandão se tornou uma referência e é fundamentando-se em suas teorias, que ele afirma que a educação aparece sempre que surgem formas sociais de condução e controle do ensinar-e-aprender. O ensino formal se dá no momento em que a educação se sujeita à pedagogia (teoria da educação) e cria situações próprias para seu exercício, produz os seus métodos, estabelece suas regras e tempos e constitui executores especializados.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A reflexão sobre as origens e a natureza da vida social é quase tão antiga como a própria humanidade, mas a Sociologia como campo de saber específico, só emerge em meados do século XIX na Europa. Durkheim foi um dos pensadores que mais contribuiu para a consolidação da Sociologia como ciência. Ele propõe vários conceitos para responder à questão chave da coesão social. Leia as proposições e marque a resposta correta:
A - O que garante a coesão social é a solidariedade social.
B - Impõem-se sobre os indivíduos um conjunto de valores, ideias, representações, uma consciência coletiva que exerce um poder coercitivo sobre o seu comportamento.
C - A causa dos problemas sociais é um certo estado de crise moral.
		
	
	as alternativas B e C estão corretas
	
	as alternativas A e C estão corretas
	
	nenhuma alternativa está correta
	 
	todas as alternativas estão corretas
	
	as alternativas A e B estão corretas
	Respondido em 04/09/2019 11:37:49
	
Explicação:
A coesão social é garantida pela solidariedade. Assim, valores, ideias, representações são impostas pela sociedade. O que traz problemas sociais é a crise moral.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Em "Educação e Sociologia", Durkheim, a partir da percepção da sociedade capitalista, tecnológica e industrial, como a mais avançada da história da humanidade, elabora seus fundamentos educacionais. Ele defende a importância da educação para a construção de uma moral coletiva, condição necessária para a manutenção da coesão e da ordem social. Segundoele o objetivo da educação é:
		
	 
	construir o ser social em cada um de nós.
	
	condicionar o comportamento e desenvolver o raciocínio.
	
	emancipar o homem e transformar a sociedade.
	
	emancipar o homem e promover uma reforma social.
	 
	promover a realização do ser humano em suas múltiplas dimensões.
	Respondido em 04/09/2019 11:38:21
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Hoje em dia ninguém tem dúvida sobre a validade do método científico para se compreender a realidade. Mas, é nos séculos XVI e XVII, que a perspectiva medieval de ciência, ancorada na teologia, vai ceder lugar ao emprego sistemático da razão e do livre exame da realidade. Copérnico, Galileu, Bacon, Descartes e Newton são os grandes cientistas dessa época, conhecida como a Idade da Revolução Científica. Descartes tomou a dúvida como ponto fundamental de seu método, e duvidando de tudo, chegou à um famosa afirmação: "Penso, logo existo".
Assinale a alternativa que corresponde ao método usado por Descartes:
		
	
	Síntese metódica.
	
	Estudo de caso.
	
	Estudo de levantamento.
	
	Etnografia.
	 
	Dúvida metódica.
	Respondido em 04/09/2019 11:39:14
	
Explicação:
Instrumento metodológico com que o filósofo francês Descartes procurou chegar à prova da existência de verdades absolutas, logicamente necessárias e de reconhecimento universal, tal como exige a defesa do Dogmatismo por ele preconizada e defendida, na questão da possibilidade do conhecimento.Hoje em dia ninguém tem dúvida sobre a validade do método científico para se compreender a realidade. Mas, é nos séculos XVI e XVII, que a perspectiva medieval de ciência, ancorada na teologia, vai ceder lugar ao emprego sistemático da razão e do livre exame da realidade. Copérnico, Galileu, Bacon, Descartes e Newton são os grandes cientistas dessa época, conhecida como a Idade da Revolução Científica. Descartes tomou a dúvida como ponto fundamental de seu método, a dúvida metódica, chegou à um famosa afirmação: "Penso, logo existo". 
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Acerca da divisão social do trabalho em Émile Durkheim, marque a alternativa INCORRETA.:
		
	 
	A partir da divisão social do trabalho, Durkheim estabelece dois tipos de sociedades: a mecânica e a orgânica, sendo a primeira definida pela predominância das consciências individuais sobre a consciência coletiva.
	
	A solidariedade do tipo mecânica é marcada por uma relação de justaposição entre os indivíduos e de forte presença da consciência coletiva em relação às consciências individuais.
	
	A solidariedade do tipo orgânica caracteriza-se por uma acentuada divisão do trabalho, resultando em alto grau de especialização e, ao mesmo tempo, interdependência entre os indivíduos.
	
	A divisão social do trabalho, mais acentuada na solidariedade do tipo orgânica, pode levar a sociedade a um estado de anomia, isto é. enfraquecimento da coesão social.
	
	As sociedades mecânicas eram sociedades simples, nas quais a divisão do trabalho ocorria através dos critérios de sexo e idade e, onde os indivíduos praticamente não se diferenciavam, compartilhando as mesmas crenças e regras morais, ligados por laços de parentescos.
	Respondido em 04/09/2019 11:39:49
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Segundo Durkheim: "todo o sistema de representação que mantém em nós a idéia e sentimento da lei, da disciplina interna ou externa, é instituído pela sociedade" (DURKHEIM, Educação e Sociedade, 1975, p.45). Conforme a teoria desse autor assinale a alternativa correta.
		
	 
	Cabe à educação constituir no homem a capacidade de vida moral e social.
	
	A educação tem por objetivo suscitar o individualismo a fim de conservar a ordem.
	
	As práticas educativas devem se dar em um contexto homogêneo.
	
	A educação não possui natureza social, antagonizando indivíduo e sociedade.
	
	Apesar de sua natureza social, o fim da educação é individual.
	1a Questão
	
	
	
	São as diferentes posições dos homens com relação às formas de propriedades presentes numa sociedade, ou modo de produção, que irão definir as diferentes classes sociais existentes.   Assim, de acordo com Marx, a história humana é uma história das:
		
	
	unificação dos direitos.
	
	conquistas demicráticas.
	
	lutas partidárias.
	 
	lutas entre as classes.
	
	políticas públicas
	Respondido em 14/09/2019 06:58:17
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	3) Segundo karl Marx, em cada período histórico os diferentes modos de produção define as diferentes classes sociais, no feudalismo, Senhores Feudais x Servos; no capitalismo, Burguesia x Proletariado. Assim, de acordo com Marx, a história humana é:
		
	 
	uma história de luta entre as classes sociais;
	
	uma história definida pelas relações de laços de consanguíneos;
	
	uma história de conciliação de classes;
	
	uma sucessão de fatos e acontecimentos lineares;
	
	uma condição determinada pela natureza humana.
	Respondido em 14/09/2019 06:58:36
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	As escolas deveriam formar indivíduos integralmente desenvolvidos, isto é, que ao longo da sua formação dividissem seu tempo entre o trabalho manual, as atividades intelectuais e o lazer. As crianças de até 12 anos deveriam passar ao menos 2 horas por dia trabalhando de modo a combinar o trabalho braçal com prática intelectual. Esta jornada de trabalho associada à educação deveria ser elevada até um período de 6 horas por dia, quando a criança completasse 16 anos. Essas características fazem parte do Projeto Educacional de:
		
	
	Émile Durkheim
	
	Lévi-Strauss
	 
	Karl Marx
	
	Max Weber
	
	August Comte
	Respondido em 14/09/2019 06:59:12
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A teoria de Karl Marx sustenta que a Alienação no capitalismo está relacionada:
		
	
	Apenas às relações do Estado , sendo portanto, uma questão fundamentalmente política.
	
	Ao princípio de negação de uma dada realidade.
	 
	Á separação entre o produtor direto (operário) e as dimensões que envolvem o processo de produção e o próprio produto final. Ou seja,a divisão do trabalho.
	
	Estritamente à esfera econômica não se relacionando com outras esferas da sociedade
	
	A condição natural do ser humano e de toda e qualquer sociedade.
	Respondido em 14/09/2019 06:59:34
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A partir da visão de Marx, foi possível se identificar alguns tipos de sociedades ou modos de produção. Quais são esses tipos?
		
	
	O Antigo e medieval.
	
	O industrial e pós-moderno.
	 
	O escravista, feudal ou capitalista.
	
	O Religioso, Burguês e moderno.
	
	O Burguês e industrial.
	Respondido em 14/09/2019 07:00:06
	
Explicação:
Ligades a sua ideia de modo de produção (como uma sociedade fundamenta a produção e reprodução de seu próprio estilo de vida, desde a lógica de suas relações sociais à forma técnica como esse estilo de vida é produzido), esses três modelos são BASES de explicação sócio-histórica, e não modelos rígidos de análise.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A sociologia marxista propõe uma interpretação da sociedade que toma as condições materiais de existência dos homens como fator determinante dos fenômenos sociais. Sobre essa concepção, assinale o que for correto. 
I - Forças produtivas e relações sociais de produção são osdois componentes básicos da infraestrutura que determinam em última instância as demais dimensões da vida social. 
II - Instituições como a Escola, o Estado e a Igreja fazem parte da superestrutura social, dotada de autonomia frente às determinações econômicas de cada momento histórico. 
III - Mudanças na estrutura social são desencadeadas quando se desenvolvem incongruências entre a infraestrutura produtiva e a superestrutura, com predomínio da primeira sobre a última. 
IV - As instituições que compõem a superestrutura desempenham importantes funções de controle social e ideológico que contribuem para a manutenção das relações produtivas vigentes. 
V - As classes sociais são definidas segundo a posição que ocupam nas instituições que compõem a dimensão superestrutural das sociedades. 
Estão corretas as seguintes alternativas:
		
	
	II, III, V
	
	II, III, IV
	
	I, IV, V
	 
	I, III, IV
	
	I, II, V
	Respondido em 14/09/2019 07:01:11
	
Explicação:
Instituições como a Igreja, o Estado e a Escola são parte da superestrura da sociedade, ou seja, não possuem uma autonomia em relação a infraestrutura. Por outro lado, as classes sociais são parte da infraestrutura da sociedade e não da superestrutura.
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	"A burguesia desnudou de sua auréola toda ocupação até agora honrada e admirada com respeito reverente. Converteu o médico, o advogado, o padre, o poeta e o cientista em seus operários assalariados". (Manifesto Comunista, Marx e Engels)
Marx discute em sua obra as importantes transformações que o capitalismo impõe às relações de trabalho. Qual transformação nas relações de trabalho que marca a consolidação do capitalismo como modo de produção?
		
	 
	o trabalho é transformado em mercadoria, o trabalhador vende sua força de trabalho em troca de um salário.
	
	as relações de trabalho passam a ser objeto de comunicação, sendo negociado em conversações.
	
	o trabalho manual é valorizado, ganhando novo status social, em detrimento do trabalho intelectual.
	
	o trabalho é remunerado na medida justa do valor que agrega as mercadorias.
	
	todo trabalho transforma-se em emprego, protegido por uma legislação trabalhista.
	Respondido em 14/09/2019 07:01:54
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Marx e Engels escreveram que a história humana é a história da relação dos homens com a natureza e dos homens entre si. Nesses dois tipos de relação aparece como intermediário um elemento essencial: o trabalho humano (Rodrigues, Alberto Tosi. Sociologia da Educação, RJ, Ed. Lamparina, pg. 33). De acordo com esta perspectiva de análise das sociedades, baseada nos princípios do materialismo histórico, Karl Marx percebia as sociedades como:
		
	 
	modos de produção.
	
	coletividades produtivas.
	
	formações socioculturais.
	
	povoados burgueses.
	
	blocos comunistas.

Continue navegando