Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
63 pág.
Interpretação de Texto

Pré-visualização | Página 9 de 9

mas, usualmente, exercitam um pacto de silêncio, não participando, de fato, dessas instâncias e servindo de "modelo passivo" para outros setores da comunidade educativa que compõem colegiados. Por que eles se comportam assim? Porque, na maioria dos casos, estão presentes para referendar demandas corporativas, ou para fortalecer diretorias centralizadoras. Como elo mais fraco do poder, eles participam para "compor", para dar número e quorum necessários aos colegiados, contribuindo com esse comportamento para não construir nada e nada mudar. Embora os colegiados sejam um espaço legítimo e uma conquista para o exercício da cidadania, até por serem previstos em lei, essa cidadania tem de ser qualificada e construída na prática. Os projetos políticos dos representantes dos diferentes segmentos e grupos, seus valores e suas visões de mundo, interferem na dinâmica desses processos participativos. Para terem como meta projetos emancipatórios, eles devem ter como lastro de suas ações os princípios da igualdade e da universalidade. Os colegiados devem construir ou desenvolver essa sensibilidade por meio de um conjunto de valores que venham a ser refletidos em suas práticas. Sem isso, temos uma inclusão excludente: aumento do número de alunos nas escolas e estruturas descentralizadas que não ampliam, de fato, a intervenção da comunidade na escola.
 
GOHN, M. G. Educação não formal na pedagogia social. Anais do I Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2006 (adaptado).
 
Considerando as ideias do texto, avalie as afirmações a seguir.
 
I. A gestão compartilhada, em suas diferentes formas de conselhos e colegiados, precisa desenvolver uma nova cultura de participação que altere as mentalidades, os valores e a forma de conceber a gestão pública em nome dos direitos da maioria, e não de grupos.
II. É uma utopia a articulação da educação, em seu sentido mais amplo, com os processos de formação dos indivíduos como cidadãos ou da escola com a comunidade educativa.
III. É preciso desenvolver saberes que orientem as práticas sociais, construindo novos valores por meio da participação de coletivos de pessoas diferentes, mas com metas iguais.
IV. Os projetos emancipatórios visam à formação de cidadãos éticos, ativos, participativos, com responsabilidade diante do outro e preocupados com questões universais e, para tal, devem priorizar as normatizações legais, em detrimento dos órgãos colegiados de natureza deliberativa.
V. A transformação das escolas em centros de referências civilizatórias nos bairros onde se localizam exige preparação contínua e aprendizado permanente no que diz respeito à participação da comunidade escolar em conselhos e colegiados.
 
É correto apenas o que se afirma em
Escolha uma:
a. I, III e V 
b. II e III 
c. II, III, IV e V 
d. I e IV 
e. I, II, IV e V 
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 10
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Sobre a televisão, considere a tirinha e o texto a seguir.
 
TEXTO 1
 
 
TEXTO 2
 
A televisão é este contínuo de imagens, em que o telejornal se confunde com o anúncio de pasta de dentes, que é semelhante à novela, que se mistura com a transmissão de futebol. Os programas mal se distinguem uns dos outros. O espetáculo consiste na própria sequência, cada vez mais vertiginosa, de imagens.
 
PEIXOTO, N. B. As imagens de TV têm tempo? In: NOVAES, A. Rede imaginária: televisão e democracia. São Paulo: Companhia das Letras, 1994 (adaptado).
 
Com base nos textos 1 e 2, é correto afirmar que o tempo de recepção típico da televisão como veículo de comunicação estimula a
Escolha uma:
a. Reflexão crítica do telespectador, uma vez que permite o acesso a uma sequência de assuntos de interesse público que são apresentados de forma justaposta, o que permite o estabelecimento de comparações. 
b. Atenção concentrada do telespectador em determinado assunto, uma vez que os recursos expressivos próprios do meio garantem a motivação necessária para o foco em determinado assunto. 
c. Contemplação das imagens animadas como meio de reflexão acerca do estado de coisas no mundo contemporâneo, traduzido em forma de espetáculo. 
d. Especialização do conhecimento, com vistas a promover uma difusão de valores e princípios amplos, com espaço garantido para a diferença cultural como capital simbólico valorizado. 
e. Fragmentação e excesso de informação, que evidenciam a opacidade do mundo contemporâneo, cada vez mais impregnado de imagens e informações superficiais. 
Feedback
Sua resposta está correta.
Parte inferior do formulário
Voltar para o Curso
◄ Dicas que podem ajudar a escrever um bom texto 
Parte superior do formulário
Seguir para... <input type="submit" class="btn btn-secondary" value="Vai"> 
Parte inferior do formulário
Certificado ► 
Pular <span id="mod_quiz_navblock_title">Navegação do questionário</span>
Navegação do questionário
Questão 1 Esta página Questão 2 Esta página Questão 3 Esta página Questão 4 Esta página Questão 5 Esta página Questão 6 Esta página Questão 7 Esta página Questão 8 Esta página Questão 9 Esta página Questão 10 Esta página 
Mostrar uma página por vezVoltar para o Curso
Contatos 
Mensagens selecionadas: 1×
Contatos 0 
Configurações 
Contatos 
Solicitações 0 
Sem contatos 
Sem solicitações de contatos 
Solicitação de contato enviado
BlocoDesbloquearRemoverAdicionarExcluirExcluirEnviar solicitação de contatoAceitar e adicionar aos contatosRecusarCancelar
Favoritos () 
Nenhuma conversa favoritada
Grupo () 
Nenhuma conversa em grupo
Privado () 
Nenhuma conversa privada
Contatos
Não contatos
Carregue mais
Mensagens
Carregue mais
Nenhum resultado
Pesquisar pessoas e mensagens
Privacidade
Você pode restringir quem pode enviar uma mensagem para você
Apenas meus contatos 
Meus contatos e qualquer pessoa em meus cursos 
Preferências de notificação
Geral
Use 'enter' para enviar 
Apagar mensagens selecionadas
Enviar solicitação de contato
Você bloqueou este usuário.
Desbloquear usuário
Você não consegue enviar mensagens para esse usuário
Análise e Interpretação de Texto
Participantes
Emblemas
Notas
Painel
Página inicial do site
Calendário
Página1...56789