Logo Passei Direto
Buscar

Fundamentos da Gestão Pública

User badge image
Monica Coelho

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Quando se trata de políticas públicas, é possível afirmar que não há um conceito unânime sobre como as mesmas devem ser implantadas para que sejam consideradas como perfeitas, porém, muitos autores expressam opiniões comuns acerca de algumas condições essenciais para que a política pública tenha sucesso.
Assim, assinale a opção correta que traz algumas das condições essenciais para uma política pública de sucesso.
a. Tempo e recursos suficientes; objetivos claros e consistentes; fundamento numa teoria adequada sobre a relação entre a causa e o efeito; identificação dos principais fatores que afetam os objetivos da política; e apoio de grupos organizados da sociedade, bem como dos parlamentares.
b. Harmonia na comunicação e coordenação entre os vários elementos envolvidos no programa; e interferência somente dos parlamentares, aos quais cabe ouvir os representantes dos grupos e levar suas ideias.
c. Identificação dos principais fatores que afetam os objetivos da política; apoio de grupos organizados da sociedade sem qualquer interferência dos parlamentares; e a existência de várias agências implementadoras dependentes entre si.
d. Tempo e recursos suficientes; objetivos claros e consistentes; e a existência de várias agências implementadoras dependentes entre si.
e. Os atores que exercem posições de comando devem ser capazes de obter efetiva obediência dos seus comandados; objetivos gerais sem delimitação; e recursos suficientes.

Como exemplo bem sucedido do sistema denominado Nova Gestão Pública, os livros mencionam, dentre outros, o caso ocorrido na Grã-Bretanha, com a Primeira-Ministra Margareth Thatcher – governo de 1979 a 1990 – conhecida como a “dama de ferro”.
Assinale a alternativa que traz a essência do mencionado sistema implantado:
a. Cada gestor passou a ser responsabilizados pela gestão de seus orçamentos, todavia, diminuiu a possibilidade de controle das receitas e despesas.
b. O sistema implantado impediu a responsabilização e a delegação da elaboração de seus orçamentos, reduzindo o controle adequado de metas e o alcance de resultados de forma equilibrada.
c. Passou-se a ter aversão aos sistemas informatizados de controle gerencial nos diversos setores da Administração Pública.
d. Com a chegada de Thatcher ao poder, houve um aumento do gasto e uma redução do tamanho do setor público.
e. No início houve uma redução do gasto e também do tamanho do setor público, sendo que, em três anos foram desenvolvidos e implantados sistemas de informações computadorizados em todos os Ministérios, possibilitando a responsabilização e a delegação da elaboração de seus orçamentos, permitindo o controle adequado de metas e o alcance de resultados de forma equilibrada.

No final do século XX o mundo foi marcado por grandes transformações estruturais, responsáveis por mudanças profundas nos setores tecnológicos, político e econômico, o que levou a uma onda de reformas estruturais com desregulamentação de mercados, privatizações e desvalorização do modelo intervencionista do Estado, ocasionando o enfraquecimento do Estado para resolver os problemas da sociedade e a consequente geração de críticas àquele modelo da Administração Pública.
Essa fase de mudanças ficou conhecida como:
a. Nova Gestão Pública.
b. Gestão Administrativa.
c. Administração de Gestão.
d. Nova Administração.
e. Gestão Pública Inovadora.

Um método de fácil visualização para compreensão é imaginar as políticas públicas como ciclos, e não como etapas lineares que tem um começo e um fim exatos.
Nessa concepção de ‘ciclos’, a melhor forma se considerar a política pública é como:
a. O resultado de várias atividades políticas que, agrupadas, formam o processo político por meio de etapas sequencias e interativas.
b. As etapas sequencias e interativas do ciclo da política pública não abrangem a formação da agenda de discussão nem a implementação das decisões.
c. Um aglomerado de resultados de várias políticas públicas que se entrelaçam e se dirigem para um mesmo rumo.
d. O resultado da implantação de determinada política pública, não abrangendo formação de alternativas e tomadas de decisões, pois tudo isso faz parte da pré-política.
e. O resultado da implantação de determinada política pública e suas etapas, não podendo ser considerada de forma agrupada.

No início do século XX, Max Weber, sociólogo alemão, publicou uma bibliografia a respeito das grandes organizações da sua época e deu-lhes o nome de burocracia, passando a considerar o século XX como o século das burocracias, pois achava que essas eram as organizações características de uma nova época.
Acerca dessa afirmação é correto afirmar:
a. Tal modelo de organização serviu como uma reação contra a crueldade, o nepotismo e os julgamentos tendenciosos, típicos das práticas administrativas desumanas e injustas do início da Revolução Industrial.
b. Tal modelo de organização serviu gerou o incentivo do nepotismo e dos julgamentos tendenciosos.
c. Esse modelo de sistema é característico da Teoria Humanitária, que tem por fim dar mais importância para o indivíduo que para a sua integração com a coletividade.
d. Essa ideia surgiu somente após a década de 1990, como um desdobramento das análises dos autores voltados para a Teoria da Burocracia que tentavam conciliar as teses propostas pela Teoria Clássica e pela de Relações Humanas.
e. A crueldade, o nepotismo e os julgamentos tendenciosos são características completamente ausentes do início da Revolução Industrial.

No desenvolver do estudo das organizações, foi utilizada uma análise organizacional ampla, feita a partir de uma abordagem múltipla, levando em conta os fundamentos da Teoria Clássica, da Teoria das relações Humanas e da Teoria da Burocracia, envolvendo tanto a organização formal como a informal.
Considerando que a Teoria Burocrática abrange a Teoria estruturalista, assinale a alternativa correta.
a. A Teoria estruturalista representa um desdobramento da Teoria da Clássica e uma leve aproximação à Teoria Burocrática.
b. Dentre os mestres que muito contribuíram para o desenvolvimento da teoria estruturalista podem ser mencionados Henry Fayol e Adam Scmith.
c. A Teoria estruturalista está voltada para o desenvolvimento do indivíduo e não para o relacionamento das partes na constituição do todo.
d. A Teoria Estruturalista inaugurou os estudos a respeito do ambiente dentro do conceito de que as organizações são sistemas abertos em constante interação com seu contexto externo.
e. A Teoria estruturalista inaugurou os estudos a respeito do ambiente dentro do conceito de que as organizações são sistemas desnecessários, uma vez que não proporcionam melhorias quando em interação com seu contexto externo.

Uma ‘agenda de políticas públicas’ é uma lista de prioridades inicialmente estabelecidas pelo Estado, o qual deve atender o que nela foi estabelecido. Nessa oportunidade, os atores lutam para incluir seus interesses, por meio de diversas formas e estratégias, o que pode gerar inúmeros conflitos.
Considerando-se esse aspecto, assinale a alterativa correta.
a. O comportamento dos atores perante uma agenda de políticas públicas pode ocorrer de diversas formas, dentre elas: modelo da política racional; modelo organizacional e modelo de política burocrática.
b. O modelo organizacional de comportamento dos atores rejeita a ideia de racionalidade linear em relação a uma política específica e define qual o interesse em jogo para cada ator envolvido.
c. O modelo organizacional de comportamento dos atores procura definir os objetivos, identificar as soluções, avaliar as consequências e escolher a alternativa mais vantajosa dentre as possíveis.
d. O comportamento dos atores perante uma agenda de políticas públicas é resultado somente de um modelo organizacional.
e. O modelo da política racional de comportamento dos atores busca fornecer uma solução para o fato de que o governo e o Estado não são entidades unitárias e monolíticas.

A Administração no Brasil passou por diversos sistemas, houve momentos em que o Estado atuava mais na esfera privada e outros momentos em que atuava mais esfera pública; momentos em que os indivíduos possuíam mais liberdades e momentos que tinham seus direitos restringidos; momentos de submissão e momentos de poder; uma alternância natural de sistemas que se modifica com o passar dos tempos.
Deste modo, com relação a essas fases pelas quais o Brasil já passou, assinale a opção correta.
a. O Estado sempre foi indispensável à manutenção do equilíbrio social e democrático do país, pois sempre foi ele o único permitido a solucionar as questões da sociedade e das garantias individuais dos cidadãos.
b. A Administração sempre foi a única a resolver questões e conflitos privados, uma vez que sempre atuou da forma mais interventiva possível.
c. O Estado como instituição sempre teve ampla participação no suporte ao desenvolvimento econômico e social e, por isso, sempre visto como algo bom e essencial.
d. O sistema neoliberal, ao não suprir suas expectativas, possibilitou que a sociedade se afastasse cada vez mais do Estado, vendo esse como um ente desnecessário na solução dos conflitos na sociedade na época.
e. Houve um tempo em que a Administração era representada pelos juízes, os quais interferiam nas questões privadas quando estas causavam algum efeito ou consequência na esfera Administrativa, que era tida como soberana.

Dentre os princípios que fundamentam a ciência da Administração, pode-se elencar o princípio da ‘Divisão do trabalho’, o qual consiste na especialização das tarefas e das pessoas para aumentar a eficiência.
Com base nesse princípio, assinale a alternativa correta.
a. Por meio desse princípio da divisão do trabalho também é possível estabelecer a linha de autoridade que vai do escalão mais alto ao mais baixo.
b. A forma vertical decorrente do princípio da divisão do trabalho se refere à departamentalização dos setores.
c. Para a Teoria Clássica a divisão do trabalho pode corresponder à especialização das partes que a constituem, podendo ocorrer de forma vertical e horizontal.
d. Trata-se de princípio inserido na Teoria como resultado da importante e reconhecida Experiência de Hawthorne.
e. Esse princípio pode ser traduzido também como o direito de dar ordens e o poder de esperar obediência, devendo estar em equilíbrio com a responsabilidade.

A polêmica questão sobre a legalização do uso medicinal da maconha - onde de um lado estão os representantes de parte da sociedade que defende essa legalização do uso medicinal e de outro lado estão os representantes daqueles que são contrários à legalização – é um exemplo que pode ser enquadrado como discussão que faz parte:
Escolha uma:
a. Da função legislativa dos parlamentares, os quais devem formar suas opiniões individuais sem interferências externas para depois proferirem os votos.
b. conceitos primário e secundário do interesse público.
c. O interesse público primário pode ser identificado como o interesse do erário, que é o de maximizar a arrecadação e minimizar as despesas.
d. Atualmente os doutrinadores criaram o conceito de interesse público terciário, como sendo aquele voltado à preservação das questões ambientais.
e. Interesse público secundário é a razão de ser do Estado, ao qual cabe promover a justiça, a segurança e o bem-estar social.

Assinale a alternativa correta acerca da classificação orçamentária da ‘receita’:
a. A classificação orçamentária da ‘receita’ se dá em: receitas correntes e receitas de capital.
b. Essa classificação é feita pela Lei Complementar nº 135 vigente desde o ano de 1996.
c. A classificação orçamentária da ‘receita’ se dá em: receitas correntes, receitas de investimento e receitas de capital.
d. A classificação orçamentária da ‘receita’ se dá em: receitas correntes e receitas de custeio.
e. A classificação orçamentária da ‘receita’ se dá em: receitas de custeio e receitas de capital.

Quando vista sob uma perspectiva ‘crítica’, conforme os estudos de Karl Marx, a Administração Pública possui a competência de exercer o controle social a serviço dos interesses maiores dos proprietários de organizações e de outros bens privados na sociedade.
Assinale a alternativa que apresenta um desdobramento dessa perspectiva.
a. Nesse aspecto, a Administração tende a utilizar-se da coação para garantir as relações de poder.
b. Não garante o lucro dos capitalistas e mas exerce o controle da organização dos trabalhadores.
c. Não há necessidade de divisão da Administração Pública em outros entes /órgãos /entidades, pois de forma centralizada ela consegue coordenar de forma eficiente as ações humanas.
d. A Nova Gestão Pública, enquanto representante de um conjunto de reformas da Administração Pública que se preocupou com a prevenção e com os resultados eficazes em benefício da sociedade, não pode ser mencionada como exemplo desse desdobramento.
e. Garante o lucro dos capitalistas e o controle da organização dos trabalhadores, já que a sociedade é dividida em classes sociais antagônicas que sempre estão em conflito.

Quando se fala em princípio da impessoalidade na Administração Pública, é possível estabelecer que sua aplicação deve ser feita tanto em relação aos administrados quanto à própria Administração.
Assinale a alternativa correta.
a. O princípio da impessoalidade foi inserido na Constituição Federal pela Emenda Constitucional nº 45/2004.
b. Referido princípio permite que o Gestor tome as decisões que entender convenientes, sem a necessidade que qualquer consulta aos órgãos técnicos da administração.
c. O princípio da impessoalidade traz a ideia de que é necessário demonstrar sempre a sua necessidade, evitando a criação de obrigações desnecessárias.
d. Esse princípio pode ser aplicado quando se reconhece a validade dos atos praticados por funcionário irregularmente investidos no cargo ou função, já que os atos são atribuídos ao órgão e não ao agente público.
e. A Administração pode atuar com vistas a beneficiar pessoas determinadas, sempre que não ofenda outras pessoas, pois é o interesse dos indivíduos que tem que nortear o seu comportamento.

A Lei Orçamentária Anual – LOA tem como principal atribuição fixar receita e despesa para um exercício financeiro. Além do clássico princípio da legalidade (art.167, I e II CF), muitos são os princípios que a norteiam.
Assinale a alternativa que traz alguns desses princípios:
a. Princípios da anterioridade, universalidade, exclusividade, generalidade, não afetação e os princípios da LRF.
b. Princípios da anuidade, anualidade, universalidade, exclusividade, especificação e da afetação.
c. Princípios da anuidade, anterioridade, universalidade, exclusividade, especificação, afetação e os princípios da LRF.
d. Princípios da anuidade, anualidade, universalidade, exclusividade, especificação, não afetação e os princípios da LRF.
e. Princípios da anuidade, anualidade, unicidade, exclusividade, generalidade, não afetação e os princípios da LRF.

O princípio da publicidade exige a ampla divulgação dos atos praticados pela Administração Pública, ressalvadas as hipóteses de sigilo previstas pela lei.
Como exemplos de restrições previstas na Constituição Federal ao princípio da publicidade, assinale a alternativa correta.
a. A cooperação entre os povos para o progresso da humanidade.
b. A prevalência dos direitos humanos, prevista pelo inciso II do art.4º da Constituição Federal.
c. O inciso XIV do art.5º da Constituição Federal assegura a todos o acesso à informação, resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional.
d. O inciso III do art.5º da Constituição Federal ao prever que ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante.
e. A regra que prevê que a prisão ilegal será imediatamente relaxada pela autoridade judiciária.

Os créditos adicionais estão regulamentados pelo art. 40 e seguintes da lei nº 4.320/64 e art.167 da CF e são utilizados para despesas não computadas ou dotações insuficientes, subdividindo-se em três espécies: Créditos Suplementares; Créditos Especiais; e Créditos Extraordinários.
Marque a alternativa correta.
a. Créditos Adicionais Extraordinários são aqueles que foram previstos, mas o foram de forma insuficiente.
b. Somente os Créditos Suplementares exigem a aprovação do poder Legislativo e a indicação de recursos.
c. Créditos Adicionais Suplementares são aqueles que foram previstos, mas o foram de forma insuficiente; enquanto os créditos Especiais são aqueles que não foram previstos e precisam ser integralmente criados para efetivação de determinado gasto/programa.
d. Créditos Especiais são aqueles criados em detrimento de despesas urgentes, imprevistas, em caso de guerra, comoção interna ou calamidade pública.
e. Os Créditos Suplementares são os únicos que podem ser feitos por Medida Provisória, sem necessidade de indicação de recursos, diante da situação de urgência.

O princípio da publicidade quer proporcionar clareza e visibilidade social em face dos atos da Administração, uma vez que os atos do estado devem ser públicos já que são emanados ‘do’ poder público, ‘no’ interesse público, ‘para’ o público e ‘de conhecimento’ público.
Acerca desse princípio, assinale a opção correta.
a. Esse princípio exige a ampla divulgação dos atos praticados pela Administração Pública e não admite qualquer hipótese de sigilo.
b. As manifestações orais também são consideradas importantes meios de comunicação política, sendo capazes de assegurar a explicitação do interesse público nelas contidas e garantir a publicidade.
c. Como exemplo do princípio da publicidade, pode-se citar o caso do comerciante que quer denunciar o competidor desleal que não paga impostos.
d. Tanto a publicidade quanto o sigilo em certas circunstâncias derivam sempre da mesma motivação: garantir que as decisões que envolvem os interesses dos cidadãos sejam tomadas em condições favoráveis à realização do interesse público, evitando sua captura pelos interesses privados.
e. A exigência de publicação dos atos nos diários oficiais e em jornais de grande circulação, conforme o caso, tem por finalidade garantir a publicidade, mas não a efetiva vigência do ato.

De acordo com a ilustre doutrinadora Maria Sylvia Zanella Di Pietro: “(...) em sentido material ou objetivo, a Administração Pública pode ser definida como a atividade concreta e imediata que o Estado desenvolve, sob regime jurídico total ou parcialmente público, para a consecução dos interesses coletivos. (...) em sentido subjetivos, Administração Pública é o conjunto de órgãos e de pessoas jurídicas aos quais a lei atribui o exercício da função administrativa do Estado.”
Sobre o tema, assinale a opção correta.
a. Em sentido amplo, pode-se afirmar que à Administração Pública incumbe, por meio de seus órgãos governamentais, traçar os planos de ação, dirigi-los e comanda-los, no que se denomina de função política; e por meio dos órgãos administrativos, incumbe executar os planos governamentais, a denominada função administrativa.
b. O Governo tem a responsabilidade profissional e legal de execução das referidas escolhas políticas da Administração Pública a partir de instrumentos dispostos no Estado.
c. Administração Pública se confunde com Governo mas não se confunde com Estado, podendo-se afirmar que este último age por meio da Administração Pública.
d. Em sentido estrito cabe à Administração Pública traçar os planos de ação, dirigi-los e comanda-los, no que se denomina de função política.
e. Os serviços públicos, são aqueles serviços prestados pela Administração Pública ou seus delegados, sem qualquer controle do Estado, com a finalidade de satisfazer os interesses dos indivíduos.

Dentre as leis que fazem parte do orçamento público, podem ser elencadas as seguintes: Plano Plurianual – PPA, Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO, Lei Orçamentária Anual – LOA e os Créditos Adicionais.
Assinale a alternativa correta a respeito do orçamento público e da função geral dessas leis.
a. Não há necessidade de prévio planejamento para os gastos que não façam parte do processo de planejamento contínuo e dinâmico do Estado.
b. O Orçamento Público é um processo de planejamento contínuo e dinâmico de que o Estado se utiliza para demonstrar seus planos e programas de trabalho, para determinado período.
c. O Orçamento Público pode ser alterado a qualquer tempo conforme a vontade e a necessidade do Estado.
d. O Orçamento Público é destinado exclusivamente para a execução dos projetos estabelecidos nos planos e programas de Governo.
e. O Orçamento abrange a manutenção das atividades do Estado e o planejamento, mas não abrange a execução dos projetos estabelecidos nos planos e programas de Governo.

Com a vontade de progredir, o governo passou a ter maior participação ativa na economia por meio da política fiscal, participando na esfera do consumo, do investimento e do financiamento dos gastos.
Acerca da política fiscal e seu controle, assinale a alternativa correta.
a. O impacto da política fiscal sobre a economia não depende da capacidade de a produção responder a variações na demanda.
b. No efetivo exercício da política fiscal, os governos passam a regular os níveis de desemprego, inflação, desaceleração na economia, e para exercer esse controle, contam com uma combinação das políticas monetárias e fiscais que serão utilizadas de modo a controlar os fenômenos econômicos.
c. A análise do Plano Real pode se restringir à definição das metas de gastos e de receita tributária, uma vez que a dinâmica das contas públicas esteve diretamente comprometida com as obrigações derivadas das políticas de câmbio e de juros.
d. A política fiscal do Plano Real não deve ser vista como como o resultado das inter-relações da área fiscal com o conjunto de determinações que interferiram nas contas públicas.
e. De uma forma geral, pode-se afirmar que a ampliação do déficit público tende a elevar o valor do produto e reduzir a taxa de juros.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Quando se trata de políticas públicas, é possível afirmar que não há um conceito unânime sobre como as mesmas devem ser implantadas para que sejam consideradas como perfeitas, porém, muitos autores expressam opiniões comuns acerca de algumas condições essenciais para que a política pública tenha sucesso.
Assim, assinale a opção correta que traz algumas das condições essenciais para uma política pública de sucesso.
a. Tempo e recursos suficientes; objetivos claros e consistentes; fundamento numa teoria adequada sobre a relação entre a causa e o efeito; identificação dos principais fatores que afetam os objetivos da política; e apoio de grupos organizados da sociedade, bem como dos parlamentares.
b. Harmonia na comunicação e coordenação entre os vários elementos envolvidos no programa; e interferência somente dos parlamentares, aos quais cabe ouvir os representantes dos grupos e levar suas ideias.
c. Identificação dos principais fatores que afetam os objetivos da política; apoio de grupos organizados da sociedade sem qualquer interferência dos parlamentares; e a existência de várias agências implementadoras dependentes entre si.
d. Tempo e recursos suficientes; objetivos claros e consistentes; e a existência de várias agências implementadoras dependentes entre si.
e. Os atores que exercem posições de comando devem ser capazes de obter efetiva obediência dos seus comandados; objetivos gerais sem delimitação; e recursos suficientes.

Como exemplo bem sucedido do sistema denominado Nova Gestão Pública, os livros mencionam, dentre outros, o caso ocorrido na Grã-Bretanha, com a Primeira-Ministra Margareth Thatcher – governo de 1979 a 1990 – conhecida como a “dama de ferro”.
Assinale a alternativa que traz a essência do mencionado sistema implantado:
a. Cada gestor passou a ser responsabilizados pela gestão de seus orçamentos, todavia, diminuiu a possibilidade de controle das receitas e despesas.
b. O sistema implantado impediu a responsabilização e a delegação da elaboração de seus orçamentos, reduzindo o controle adequado de metas e o alcance de resultados de forma equilibrada.
c. Passou-se a ter aversão aos sistemas informatizados de controle gerencial nos diversos setores da Administração Pública.
d. Com a chegada de Thatcher ao poder, houve um aumento do gasto e uma redução do tamanho do setor público.
e. No início houve uma redução do gasto e também do tamanho do setor público, sendo que, em três anos foram desenvolvidos e implantados sistemas de informações computadorizados em todos os Ministérios, possibilitando a responsabilização e a delegação da elaboração de seus orçamentos, permitindo o controle adequado de metas e o alcance de resultados de forma equilibrada.

No final do século XX o mundo foi marcado por grandes transformações estruturais, responsáveis por mudanças profundas nos setores tecnológicos, político e econômico, o que levou a uma onda de reformas estruturais com desregulamentação de mercados, privatizações e desvalorização do modelo intervencionista do Estado, ocasionando o enfraquecimento do Estado para resolver os problemas da sociedade e a consequente geração de críticas àquele modelo da Administração Pública.
Essa fase de mudanças ficou conhecida como:
a. Nova Gestão Pública.
b. Gestão Administrativa.
c. Administração de Gestão.
d. Nova Administração.
e. Gestão Pública Inovadora.

Um método de fácil visualização para compreensão é imaginar as políticas públicas como ciclos, e não como etapas lineares que tem um começo e um fim exatos.
Nessa concepção de ‘ciclos’, a melhor forma se considerar a política pública é como:
a. O resultado de várias atividades políticas que, agrupadas, formam o processo político por meio de etapas sequencias e interativas.
b. As etapas sequencias e interativas do ciclo da política pública não abrangem a formação da agenda de discussão nem a implementação das decisões.
c. Um aglomerado de resultados de várias políticas públicas que se entrelaçam e se dirigem para um mesmo rumo.
d. O resultado da implantação de determinada política pública, não abrangendo formação de alternativas e tomadas de decisões, pois tudo isso faz parte da pré-política.
e. O resultado da implantação de determinada política pública e suas etapas, não podendo ser considerada de forma agrupada.

No início do século XX, Max Weber, sociólogo alemão, publicou uma bibliografia a respeito das grandes organizações da sua época e deu-lhes o nome de burocracia, passando a considerar o século XX como o século das burocracias, pois achava que essas eram as organizações características de uma nova época.
Acerca dessa afirmação é correto afirmar:
a. Tal modelo de organização serviu como uma reação contra a crueldade, o nepotismo e os julgamentos tendenciosos, típicos das práticas administrativas desumanas e injustas do início da Revolução Industrial.
b. Tal modelo de organização serviu gerou o incentivo do nepotismo e dos julgamentos tendenciosos.
c. Esse modelo de sistema é característico da Teoria Humanitária, que tem por fim dar mais importância para o indivíduo que para a sua integração com a coletividade.
d. Essa ideia surgiu somente após a década de 1990, como um desdobramento das análises dos autores voltados para a Teoria da Burocracia que tentavam conciliar as teses propostas pela Teoria Clássica e pela de Relações Humanas.
e. A crueldade, o nepotismo e os julgamentos tendenciosos são características completamente ausentes do início da Revolução Industrial.

No desenvolver do estudo das organizações, foi utilizada uma análise organizacional ampla, feita a partir de uma abordagem múltipla, levando em conta os fundamentos da Teoria Clássica, da Teoria das relações Humanas e da Teoria da Burocracia, envolvendo tanto a organização formal como a informal.
Considerando que a Teoria Burocrática abrange a Teoria estruturalista, assinale a alternativa correta.
a. A Teoria estruturalista representa um desdobramento da Teoria da Clássica e uma leve aproximação à Teoria Burocrática.
b. Dentre os mestres que muito contribuíram para o desenvolvimento da teoria estruturalista podem ser mencionados Henry Fayol e Adam Scmith.
c. A Teoria estruturalista está voltada para o desenvolvimento do indivíduo e não para o relacionamento das partes na constituição do todo.
d. A Teoria Estruturalista inaugurou os estudos a respeito do ambiente dentro do conceito de que as organizações são sistemas abertos em constante interação com seu contexto externo.
e. A Teoria estruturalista inaugurou os estudos a respeito do ambiente dentro do conceito de que as organizações são sistemas desnecessários, uma vez que não proporcionam melhorias quando em interação com seu contexto externo.

Uma ‘agenda de políticas públicas’ é uma lista de prioridades inicialmente estabelecidas pelo Estado, o qual deve atender o que nela foi estabelecido. Nessa oportunidade, os atores lutam para incluir seus interesses, por meio de diversas formas e estratégias, o que pode gerar inúmeros conflitos.
Considerando-se esse aspecto, assinale a alterativa correta.
a. O comportamento dos atores perante uma agenda de políticas públicas pode ocorrer de diversas formas, dentre elas: modelo da política racional; modelo organizacional e modelo de política burocrática.
b. O modelo organizacional de comportamento dos atores rejeita a ideia de racionalidade linear em relação a uma política específica e define qual o interesse em jogo para cada ator envolvido.
c. O modelo organizacional de comportamento dos atores procura definir os objetivos, identificar as soluções, avaliar as consequências e escolher a alternativa mais vantajosa dentre as possíveis.
d. O comportamento dos atores perante uma agenda de políticas públicas é resultado somente de um modelo organizacional.
e. O modelo da política racional de comportamento dos atores busca fornecer uma solução para o fato de que o governo e o Estado não são entidades unitárias e monolíticas.

A Administração no Brasil passou por diversos sistemas, houve momentos em que o Estado atuava mais na esfera privada e outros momentos em que atuava mais esfera pública; momentos em que os indivíduos possuíam mais liberdades e momentos que tinham seus direitos restringidos; momentos de submissão e momentos de poder; uma alternância natural de sistemas que se modifica com o passar dos tempos.
Deste modo, com relação a essas fases pelas quais o Brasil já passou, assinale a opção correta.
a. O Estado sempre foi indispensável à manutenção do equilíbrio social e democrático do país, pois sempre foi ele o único permitido a solucionar as questões da sociedade e das garantias individuais dos cidadãos.
b. A Administração sempre foi a única a resolver questões e conflitos privados, uma vez que sempre atuou da forma mais interventiva possível.
c. O Estado como instituição sempre teve ampla participação no suporte ao desenvolvimento econômico e social e, por isso, sempre visto como algo bom e essencial.
d. O sistema neoliberal, ao não suprir suas expectativas, possibilitou que a sociedade se afastasse cada vez mais do Estado, vendo esse como um ente desnecessário na solução dos conflitos na sociedade na época.
e. Houve um tempo em que a Administração era representada pelos juízes, os quais interferiam nas questões privadas quando estas causavam algum efeito ou consequência na esfera Administrativa, que era tida como soberana.

Dentre os princípios que fundamentam a ciência da Administração, pode-se elencar o princípio da ‘Divisão do trabalho’, o qual consiste na especialização das tarefas e das pessoas para aumentar a eficiência.
Com base nesse princípio, assinale a alternativa correta.
a. Por meio desse princípio da divisão do trabalho também é possível estabelecer a linha de autoridade que vai do escalão mais alto ao mais baixo.
b. A forma vertical decorrente do princípio da divisão do trabalho se refere à departamentalização dos setores.
c. Para a Teoria Clássica a divisão do trabalho pode corresponder à especialização das partes que a constituem, podendo ocorrer de forma vertical e horizontal.
d. Trata-se de princípio inserido na Teoria como resultado da importante e reconhecida Experiência de Hawthorne.
e. Esse princípio pode ser traduzido também como o direito de dar ordens e o poder de esperar obediência, devendo estar em equilíbrio com a responsabilidade.

A polêmica questão sobre a legalização do uso medicinal da maconha - onde de um lado estão os representantes de parte da sociedade que defende essa legalização do uso medicinal e de outro lado estão os representantes daqueles que são contrários à legalização – é um exemplo que pode ser enquadrado como discussão que faz parte:
Escolha uma:
a. Da função legislativa dos parlamentares, os quais devem formar suas opiniões individuais sem interferências externas para depois proferirem os votos.
b. conceitos primário e secundário do interesse público.
c. O interesse público primário pode ser identificado como o interesse do erário, que é o de maximizar a arrecadação e minimizar as despesas.
d. Atualmente os doutrinadores criaram o conceito de interesse público terciário, como sendo aquele voltado à preservação das questões ambientais.
e. Interesse público secundário é a razão de ser do Estado, ao qual cabe promover a justiça, a segurança e o bem-estar social.

Assinale a alternativa correta acerca da classificação orçamentária da ‘receita’:
a. A classificação orçamentária da ‘receita’ se dá em: receitas correntes e receitas de capital.
b. Essa classificação é feita pela Lei Complementar nº 135 vigente desde o ano de 1996.
c. A classificação orçamentária da ‘receita’ se dá em: receitas correntes, receitas de investimento e receitas de capital.
d. A classificação orçamentária da ‘receita’ se dá em: receitas correntes e receitas de custeio.
e. A classificação orçamentária da ‘receita’ se dá em: receitas de custeio e receitas de capital.

Quando vista sob uma perspectiva ‘crítica’, conforme os estudos de Karl Marx, a Administração Pública possui a competência de exercer o controle social a serviço dos interesses maiores dos proprietários de organizações e de outros bens privados na sociedade.
Assinale a alternativa que apresenta um desdobramento dessa perspectiva.
a. Nesse aspecto, a Administração tende a utilizar-se da coação para garantir as relações de poder.
b. Não garante o lucro dos capitalistas e mas exerce o controle da organização dos trabalhadores.
c. Não há necessidade de divisão da Administração Pública em outros entes /órgãos /entidades, pois de forma centralizada ela consegue coordenar de forma eficiente as ações humanas.
d. A Nova Gestão Pública, enquanto representante de um conjunto de reformas da Administração Pública que se preocupou com a prevenção e com os resultados eficazes em benefício da sociedade, não pode ser mencionada como exemplo desse desdobramento.
e. Garante o lucro dos capitalistas e o controle da organização dos trabalhadores, já que a sociedade é dividida em classes sociais antagônicas que sempre estão em conflito.

Quando se fala em princípio da impessoalidade na Administração Pública, é possível estabelecer que sua aplicação deve ser feita tanto em relação aos administrados quanto à própria Administração.
Assinale a alternativa correta.
a. O princípio da impessoalidade foi inserido na Constituição Federal pela Emenda Constitucional nº 45/2004.
b. Referido princípio permite que o Gestor tome as decisões que entender convenientes, sem a necessidade que qualquer consulta aos órgãos técnicos da administração.
c. O princípio da impessoalidade traz a ideia de que é necessário demonstrar sempre a sua necessidade, evitando a criação de obrigações desnecessárias.
d. Esse princípio pode ser aplicado quando se reconhece a validade dos atos praticados por funcionário irregularmente investidos no cargo ou função, já que os atos são atribuídos ao órgão e não ao agente público.
e. A Administração pode atuar com vistas a beneficiar pessoas determinadas, sempre que não ofenda outras pessoas, pois é o interesse dos indivíduos que tem que nortear o seu comportamento.

A Lei Orçamentária Anual – LOA tem como principal atribuição fixar receita e despesa para um exercício financeiro. Além do clássico princípio da legalidade (art.167, I e II CF), muitos são os princípios que a norteiam.
Assinale a alternativa que traz alguns desses princípios:
a. Princípios da anterioridade, universalidade, exclusividade, generalidade, não afetação e os princípios da LRF.
b. Princípios da anuidade, anualidade, universalidade, exclusividade, especificação e da afetação.
c. Princípios da anuidade, anterioridade, universalidade, exclusividade, especificação, afetação e os princípios da LRF.
d. Princípios da anuidade, anualidade, universalidade, exclusividade, especificação, não afetação e os princípios da LRF.
e. Princípios da anuidade, anualidade, unicidade, exclusividade, generalidade, não afetação e os princípios da LRF.

O princípio da publicidade exige a ampla divulgação dos atos praticados pela Administração Pública, ressalvadas as hipóteses de sigilo previstas pela lei.
Como exemplos de restrições previstas na Constituição Federal ao princípio da publicidade, assinale a alternativa correta.
a. A cooperação entre os povos para o progresso da humanidade.
b. A prevalência dos direitos humanos, prevista pelo inciso II do art.4º da Constituição Federal.
c. O inciso XIV do art.5º da Constituição Federal assegura a todos o acesso à informação, resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional.
d. O inciso III do art.5º da Constituição Federal ao prever que ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante.
e. A regra que prevê que a prisão ilegal será imediatamente relaxada pela autoridade judiciária.

Os créditos adicionais estão regulamentados pelo art. 40 e seguintes da lei nº 4.320/64 e art.167 da CF e são utilizados para despesas não computadas ou dotações insuficientes, subdividindo-se em três espécies: Créditos Suplementares; Créditos Especiais; e Créditos Extraordinários.
Marque a alternativa correta.
a. Créditos Adicionais Extraordinários são aqueles que foram previstos, mas o foram de forma insuficiente.
b. Somente os Créditos Suplementares exigem a aprovação do poder Legislativo e a indicação de recursos.
c. Créditos Adicionais Suplementares são aqueles que foram previstos, mas o foram de forma insuficiente; enquanto os créditos Especiais são aqueles que não foram previstos e precisam ser integralmente criados para efetivação de determinado gasto/programa.
d. Créditos Especiais são aqueles criados em detrimento de despesas urgentes, imprevistas, em caso de guerra, comoção interna ou calamidade pública.
e. Os Créditos Suplementares são os únicos que podem ser feitos por Medida Provisória, sem necessidade de indicação de recursos, diante da situação de urgência.

O princípio da publicidade quer proporcionar clareza e visibilidade social em face dos atos da Administração, uma vez que os atos do estado devem ser públicos já que são emanados ‘do’ poder público, ‘no’ interesse público, ‘para’ o público e ‘de conhecimento’ público.
Acerca desse princípio, assinale a opção correta.
a. Esse princípio exige a ampla divulgação dos atos praticados pela Administração Pública e não admite qualquer hipótese de sigilo.
b. As manifestações orais também são consideradas importantes meios de comunicação política, sendo capazes de assegurar a explicitação do interesse público nelas contidas e garantir a publicidade.
c. Como exemplo do princípio da publicidade, pode-se citar o caso do comerciante que quer denunciar o competidor desleal que não paga impostos.
d. Tanto a publicidade quanto o sigilo em certas circunstâncias derivam sempre da mesma motivação: garantir que as decisões que envolvem os interesses dos cidadãos sejam tomadas em condições favoráveis à realização do interesse público, evitando sua captura pelos interesses privados.
e. A exigência de publicação dos atos nos diários oficiais e em jornais de grande circulação, conforme o caso, tem por finalidade garantir a publicidade, mas não a efetiva vigência do ato.

De acordo com a ilustre doutrinadora Maria Sylvia Zanella Di Pietro: “(...) em sentido material ou objetivo, a Administração Pública pode ser definida como a atividade concreta e imediata que o Estado desenvolve, sob regime jurídico total ou parcialmente público, para a consecução dos interesses coletivos. (...) em sentido subjetivos, Administração Pública é o conjunto de órgãos e de pessoas jurídicas aos quais a lei atribui o exercício da função administrativa do Estado.”
Sobre o tema, assinale a opção correta.
a. Em sentido amplo, pode-se afirmar que à Administração Pública incumbe, por meio de seus órgãos governamentais, traçar os planos de ação, dirigi-los e comanda-los, no que se denomina de função política; e por meio dos órgãos administrativos, incumbe executar os planos governamentais, a denominada função administrativa.
b. O Governo tem a responsabilidade profissional e legal de execução das referidas escolhas políticas da Administração Pública a partir de instrumentos dispostos no Estado.
c. Administração Pública se confunde com Governo mas não se confunde com Estado, podendo-se afirmar que este último age por meio da Administração Pública.
d. Em sentido estrito cabe à Administração Pública traçar os planos de ação, dirigi-los e comanda-los, no que se denomina de função política.
e. Os serviços públicos, são aqueles serviços prestados pela Administração Pública ou seus delegados, sem qualquer controle do Estado, com a finalidade de satisfazer os interesses dos indivíduos.

Dentre as leis que fazem parte do orçamento público, podem ser elencadas as seguintes: Plano Plurianual – PPA, Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO, Lei Orçamentária Anual – LOA e os Créditos Adicionais.
Assinale a alternativa correta a respeito do orçamento público e da função geral dessas leis.
a. Não há necessidade de prévio planejamento para os gastos que não façam parte do processo de planejamento contínuo e dinâmico do Estado.
b. O Orçamento Público é um processo de planejamento contínuo e dinâmico de que o Estado se utiliza para demonstrar seus planos e programas de trabalho, para determinado período.
c. O Orçamento Público pode ser alterado a qualquer tempo conforme a vontade e a necessidade do Estado.
d. O Orçamento Público é destinado exclusivamente para a execução dos projetos estabelecidos nos planos e programas de Governo.
e. O Orçamento abrange a manutenção das atividades do Estado e o planejamento, mas não abrange a execução dos projetos estabelecidos nos planos e programas de Governo.

Com a vontade de progredir, o governo passou a ter maior participação ativa na economia por meio da política fiscal, participando na esfera do consumo, do investimento e do financiamento dos gastos.
Acerca da política fiscal e seu controle, assinale a alternativa correta.
a. O impacto da política fiscal sobre a economia não depende da capacidade de a produção responder a variações na demanda.
b. No efetivo exercício da política fiscal, os governos passam a regular os níveis de desemprego, inflação, desaceleração na economia, e para exercer esse controle, contam com uma combinação das políticas monetárias e fiscais que serão utilizadas de modo a controlar os fenômenos econômicos.
c. A análise do Plano Real pode se restringir à definição das metas de gastos e de receita tributária, uma vez que a dinâmica das contas públicas esteve diretamente comprometida com as obrigações derivadas das políticas de câmbio e de juros.
d. A política fiscal do Plano Real não deve ser vista como como o resultado das inter-relações da área fiscal com o conjunto de determinações que interferiram nas contas públicas.
e. De uma forma geral, pode-se afirmar que a ampliação do déficit público tende a elevar o valor do produto e reduzir a taxa de juros.

Prévia do material em texto

Fundamentos da Gestão Pública
Atividade anterior
Próxima atividade
	Iniciado em
	quinta, 12 Set 2019, 16:57
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	quinta, 12 Set 2019, 17:39
	Avaliar
	10,0 de um máximo de 10,0(100%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Quando se trata de políticas públicas, é possível afirmar que não há um conceito unânime sobre como as mesmas devem ser implantadas para que sejam consideradas como perfeitas, porém, muitos autores expressam opiniões comuns acerca de algumas condições essenciais para que a política pública tenha sucesso. Assim, assinale a opção correta que traz algumas das condições essenciais para uma política pública de sucesso.
Escolha uma:
a. Identificação dos principais fatores que afetam os objetivos da política; apoio de grupos organizados da sociedade sem qualquer interferência dos parlamentares; e a existência de várias agências implementadoras dependentes entre si.
b. Tempo e recursos suficientes; objetivos claros e consistentes; fundamento numa teoria adequada sobre a relação entre a causa e o efeito; identificação dos principais fatores que afetam os objetivos da política; e apoio de grupos organizados da sociedade, bem como dos parlamentares.
c. Os atores que exercem posições de comando devem ser capazes de obter efetiva obediência dos seus comandados; objetivos gerais sem delimitação; e recursos suficientes.
d. Harmonia na comunicação e coordenação entre os vários elementos envolvidos no programa; e interferência somente dos parlamentares, aos quais cabe ouvir os representantes dos grupos e levar suas ideias.
e. Tempo e recursos suficientes; objetivos claros e consistentes; e a existência de várias agências implementadoras dependentes entre si.
Feedback
A resposta correta é: Tempo e recursos suficientes; objetivos claros e consistentes; fundamento numa teoria adequada sobre a relação entre a causa e o efeito; identificação dos principais fatores que afetam os objetivos da política; e apoio de grupos organizados da sociedade, bem como dos parlamentares..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Como exemplo bem sucedido do sistema denominado Nova Gestão Pública, os livros mencionam, dentre outros, o caso ocorrido na Grã-Bretanha, com a Primeira-Ministra Margareth Thatcher – governo de 1979 a 1990 – conhecida como a “dama de ferro”. Assinale a alternativa que traz a essência do mencionado sistema implantado:
Escolha uma:
a. Com a chegada de Thatcher ao poder, houve um aumento do gasto e uma redução do tamanho do setor público.
b. O sistema implantado impediu a responsabilização e a delegação da elaboração de seus orçamentos, reduzindo o controle adequado de metas e o alcance de resultados de forma equilibrada.
c. Passou-se a ter aversão aos sistemas informatizados de controle gerencial nos diversos setores da Administração Pública.
d. No início houve uma redução do gasto e também do tamanho do setor público, sendo que, em três anos foram desenvolvidos e implantados sistemas de informações computadorizados em todos os Ministérios, possibilitando a responsabilização e a delegação da elaboração de seus orçamentos, permitindo o controle adequado de metas e o alcance de resultados de forma equilibrada.
e. Cada gestor passou a ser responsabilizados pela gestão de seus orçamentos, todavia, diminuiu a possibilidade de controle das receitas e despesas.
Feedback
A resposta correta é: No início houve uma redução do gasto e também do tamanho do setor público, sendo que, em três anos foram desenvolvidos e implantados sistemas de informações computadorizados em todos os Ministérios, possibilitando a responsabilização e a delegação da elaboração de seus orçamentos, permitindo o controle adequado de metas e o alcance de resultados de forma equilibrada..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
No final do século XX o mundo foi marcado por grandes transformações estruturais, responsáveis por mudanças profundas nos setores tecnológicos, político e econômico, o que levou a uma onda de reformas estruturais com desregulamentação de mercados, privatizações e desvalorização do modelo intervencionista do Estado, ocasionando o enfraquecimento do Estado para resolver os problemas da sociedade e a consequente geração de críticas àquele modelo da Administração Pública. Essa fase de mudanças ficou conhecida como:
Escolha uma:
a. Gestão Administrativa.
b. Gestão Pública Inovadora.
c. Nova Administração.
d. Administração de Gestão.
e. Nova Gestão Pública.
Feedback
A resposta correta é: Nova Gestão Pública..
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Um método de fácil visualização para compreensão é imaginar as políticas públicas como ciclos, e não como etapas lineares que tem um começo e um fim exatos. Nessa concepção de ‘ciclos’, a melhor forma se considerar a política pública é como:
Escolha uma:
a. O resultado de várias atividades políticas que, agrupadas, formam o processo político por meio de etapas sequencias e interativas.
b. As etapas sequencias e interativas do ciclo da política pública não abrangem a formação da agenda de discussão nem a implementação das decisões.
c. Um aglomerado de resultados de várias políticas públicas que se entrelaçam e se dirigem para um mesmo rumo.
d. O resultado da implantação de determinada política pública, não abrangendo formação de alternativas e tomadas de decisões, pois tudo isso faz parte da pré-política.
e. O resultado da implantação de determinada política pública e suas etapas, não podendo ser considerada de forma agrupada.
Feedback
A resposta correta é: O resultado de várias atividades políticas que, agrupadas, formam o processo político por meio de etapas sequencias e interativas..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
No início do século XX, Max Weber, sociólogo alemão, publicou uma bibliografia a respeito das grandes organizações da sua época e deu-lhes o nome de burocracia, passando a considerar o século XX como o século das burocracias, pois achava que essas eram as organizações características de uma nova época. Acerca dessa afirmação é correto afirmar:
Escolha uma:
a. Esse modelo de sistema é característico da Teoria Humanitária, que tem por fim dar mais importância para o indivíduo que para a sua integração com a coletividade.
b. Tal modelo de organização serviu como uma reação contra a crueldade, o nepotismo e os julgamentos tendenciosos, típicos das práticas administrativas desumanas e injustas do início da Revolução Industrial.
c. A crueldade, o nepotismo e os julgamentos tendenciosos são características completamente ausentes do início da Revolução Industrial.
d. Tal modelo de organização serviu gerou o incentivo do nepotismo e dos julgamentos tendenciosos.
e. Essa ideia surgiu somente após a década de 1990, como um desdobramento das análises dos autores voltados para a Teoria da Burocracia que tentavam conciliar as teses propostas pela Teoria Clássica e pela de Relações Humanas.
Feedback
A resposta correta é: Tal modelo de organização serviu como uma reação contra a crueldade, o nepotismo e os julgamentos tendenciosos, típicos das práticas administrativas desumanas e injustas do início da Revolução Industrial..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
No desenvolver do estudo das organizações, foi utilizada uma análise organizacional ampla, feita a partir de uma abordagem múltipla, levando em conta os fundamentos da Teoria Clássica, da Teoria das relações Humanas e da Teoria da Burocracia, envolvendo tanto a organização formal como a informal. Considerando que a Teoria Burocrática abrange a Teoria estruturalista, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. A Teoria estruturalista representa um desdobramento da Teoria da Clássica e uma leve aproximação à Teoria Burocrática.
b. Dentre os mestres que muito contribuíram para o desenvolvimento da teoria estruturalista podem ser mencionados Henry Fayol e Adam Scmith.
c. A Teoria estruturalista estávoltada para o desenvolvimento do indivíduo e não para o relacionamento das partes na constituição do todo.
d. A Teoria Estruturalista inaugurou os estudos a respeito do ambiente dentro do conceito de que as organizações são sistemas abertos em constante interação com seu contexto externo.
e. A Teoria estruturalista inaugurou os estudos a respeito do ambiente dentro do conceito de que as organizações são sistemas desnecessários, uma vez que não proporcionam melhorias quando em interação com seu contexto externo.
Feedback
A resposta correta é: A Teoria Estruturalista inaugurou os estudos a respeito do ambiente dentro do conceito de que as organizações são sistemas abertos em constante interação com seu contexto externo..
Questão 7
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Uma ‘agenda de políticas públicas’ é uma lista de prioridades inicialmente estabelecidas pelo Estado, o qual deve atender o que nela foi estabelecido. Nessa oportunidade, os atores lutam para incluir seus interesses, por meio de diversas formas e estratégias, o que pode gerar inúmeros conflitos. Considerando-se esse aspecto, assinale a alterativa correta.
Escolha uma:
a. O comportamento dos atores perante uma agenda de políticas públicas pode ocorrer de diversas formas, dentre elas: modelo da política racional; modelo organizacional e modelo de política burocrática.
b. O modelo organizacional de comportamento dos atores rejeita a ideia de racionalidade linear em relação a uma política específica e define qual o interesse em jogo para cada ator envolvido.
c. O modelo organizacional de comportamento dos atores procura definir os objetivos, identificar as soluções, avaliar as consequências e escolher a alternativa mais vantajosa dentre as possíveis.
d. O comportamento dos atores perante uma agenda de políticas públicas é resultado somente de um modelo organizacional.
e. O modelo da política racional de comportamento dos atores busca fornecer uma solução para o fato de que o governo e o Estado não são entidades unitárias e monolíticas.
Feedback
A resposta correta é: O comportamento dos atores perante uma agenda de políticas públicas pode ocorrer de diversas formas, dentre elas: modelo da política racional; modelo organizacional e modelo de política burocrática..
Questão 8
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A Administração no Brasil passou por diversos sistemas, houve momentos em que o Estado atuava mais na esfera privada e outros momentos em que atuava mais esfera pública; momentos em que os indivíduos possuíam mais liberdades e momentos que tinham seus direitos restringidos; momentos de submissão e momentos de poder; uma alternância natural de sistemas que se modifica com o passar dos tempos. Deste modo, com relação a essas fases pelas quais o Brasil já passou, assinale a opção correta.
Escolha uma:
a. O Estado sempre foi indispensável à manutenção do equilíbrio social e democrático do país, pois sempre foi ele o único permitido a solucionar as questões da sociedade e das garantias individuais dos cidadãos.
b. A Administração sempre foi a única a resolver questões e conflitos privados, uma vez que sempre atuou da forma mais interventiva possível.
c. O Estado como instituição sempre teve ampla participação no suporte ao desenvolvimento econômico e social e, por isso, sempre visto como algo bom e essencial.
d. O sistema neoliberal, ao não suprir suas expectativas, possibilitou que a sociedade se afastasse cada vez mais do Estado, vendo esse como um ente desnecessário na solução dos conflitos na sociedade na época.
e. Houve um tempo em que a Administração era representada pelos juízes, os quais interferiam nas questões privadas quando estas causavam algum efeito ou consequência na esfera Administrativa, que era tida como soberana.
Feedback
A resposta correta é: Houve um tempo em que a Administração era representada pelos juízes, os quais interferiam nas questões privadas quando estas causavam algum efeito ou consequência na esfera Administrativa, que era tida como soberana..
Questão 9
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Dentre os princípios que fundamentam a ciência da Administração, pode-se elencar o princípio da ‘Divisão do trabalho’, o qual consiste na especialização das tarefas e das pessoas para aumentar a eficiência. Com base nesse princípio, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. Esse princípio pode ser traduzido também como o direito de dar ordens e o poder de esperar obediência, devendo estar em equilíbrio com a responsabilidade.
b. Trata-se de princípio inserido na Teoria como resultado da importante e reconhecida Experiência de Hawthorne.
c. A forma vertical decorrente do princípio da divisão do trabalho se refere à departamentalização dos setores.
d. Para a Teoria Clássica a divisão do trabalho pode corresponder à especialização das partes que a constituem, podendo ocorrer de forma vertical e horizontal.
e. Por meio desse princípio da divisão do trabalho também é possível estabelecer a linha de autoridade que vai do escalão mais alto ao mais baixo.
Feedback
A resposta correta é: Para a Teoria Clássica a divisão do trabalho pode corresponder à especialização das partes que a constituem, podendo ocorrer de forma vertical e horizontal..
Questão 10
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A polêmica questão sobre a legalização do uso medicinal da maconha - onde de um lado estão os representantes de parte da sociedade que defende essa legalização do uso medicinal e de outro lado estão os representantes daqueles que são contrários à legalização – é um exemplo que pode ser enquadrado como discussão que faz parte:
Escolha uma:
a. Da função legislativa dos parlamentares, os quais devem formar suas opiniões individuais sem interferências externas para depois proferirem os votos.
b. Do Poder Executivo, chefiado pelo Presidente da República, ao qual cabe a função de analisar o que é melhor para o país e, com base nas suas convicções, editar a lei e aplica-la.
c. Somente do Poder Judiciário, pois é este quem decide questões de grande ordem e repercussão no Brasil.
d. Somente de questões criminais do Direito Penal, uma vez que somente ele possui legitimidade para discutir esse tipo de questão.
e. Das atividades políticas, uma vez que aos poucos vão se formando as concepções entre os membros do governo, parlamentares e representantes de grupos da sociedade, fazendo-se negociações e acordos na tentativa de atender às reivindicações de forma que a maioria esteja satisfeita.
Feedback
A resposta correta é: Das atividades políticas, uma vez que aos poucos vão se formando as concepções entre os membros do governo, parlamentares e representantes de grupos da sociedade, fazendo-se negociações e acordos na tentativa de atender às reivindicações de forma que a maioria esteja satisfeita..
Fundamentos da Gestão Pública
Atividade anterior
	Iniciado em
	segunda, 16 Set 2019, 15:35
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	segunda, 16 Set 2019, 16:05
	Avaliar
	9,0 de um máximo de 10,0(90%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A doutrina administrativa brasileira, por influência do Direito italiano, classifica o interesse público em primário e secundário. De acordo com o conceito do ilustre autor Luis Roberto Barroso, assinale a alternativa que traduz a diferenciação dessa classificação.
Escolha uma:
a. Interesse público primário é a razão de ser do Estado, ao qual cabe promover a justiça, a segurança e o bem-estar social; o interesse público secundário pode ser identificado como o interesse do erário, que é o de maximizar a arrecadação e minimizar as despesas.
b. Atualmente existe uma nova classificação, o interesse terciário ou misto, numa unificação dos conceitos primário e secundário do interesse público.
c. O interesse público primário pode ser identificado como o interesse do erário, que é o de maximizar a arrecadação e minimizar as despesas.
d. Atualmente os doutrinadores criaram o conceito de interesse públicoterciário, como sendo aquele voltado à preservação das questões ambientais.
e. Interesse público secundário é a razão de ser do Estado, ao qual cabe promover a justiça, a segurança e o bem-estar social.
Feedback
A resposta correta é: Interesse público primário é a razão de ser do Estado, ao qual cabe promover a justiça, a segurança e o bem-estar social; o interesse público secundário pode ser identificado como o interesse do erário, que é o de maximizar a arrecadação e minimizar as despesas..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
As classificações orçamentárias são essenciais para a estrutura dos orçamentos públicos, pois é com base nelas que estes são organizados, possibilitando, posteriormente, o acompanhamento e controle da execução orçamentária pelas entidades públicas. Assinale a alternativa correta acerca da classificação orçamentária da ‘receita’:
Escolha uma:
a. A classificação orçamentária da ‘receita’ se dá em: receitas correntes e receitas de capital.
b. Essa classificação é feita pela Lei Complementar nº 135 vigente desde o ano de 1996.
c. A classificação orçamentária da ‘receita’ se dá em: receitas correntes, receitas de investimento e receitas de capital.
d. A classificação orçamentária da ‘receita’ se dá em: receitas correntes e receitas de custeio.
e. A classificação orçamentária da ‘receita’ se dá em: receitas de custeio e receitas de capital.
Feedback
A resposta correta é: A classificação orçamentária da ‘receita’ se dá em: receitas correntes e receitas de capital..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Quando vista sob uma perspectiva ‘crítica’, conforme os estudos de Karl Marx, a Administração Pública possui a competência de exercer o controle social a serviço dos interesses maiores dos proprietários de organizações e de outros bens privados na sociedade. Assinale a alternativa que apresenta um desdobramento dessa perspectiva.
Escolha uma:
a. A Nova Gestão Pública, enquanto representante de um conjunto de reformas da Administração Pública que se preocupou com a prevenção e com os resultados eficazes em benefício da sociedade, não pode ser mencionada como exemplo desse desdobramento.
b. Não garante o lucro dos capitalistas e mas exerce o controle da organização dos trabalhadores.
c. Garante o lucro dos capitalistas e o controle da organização dos trabalhadores, já que a sociedade é dividida em classes sociais antagônicas que sempre estão em conflito.
d. Não há necessidade de divisão da Administração Pública em outros entes /órgãos /entidades, pois de forma centralizada ela consegue coordenar de forma eficiente as ações humanas.
e. Nesse aspecto, a Administração tende a utilizar-se da coação para garantir as relações de poder.
Feedback
A resposta correta é: Garante o lucro dos capitalistas e o controle da organização dos trabalhadores, já que a sociedade é dividida em classes sociais antagônicas que sempre estão em conflito..
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Quando se fala em princípio da impessoalidade na Administração Pública, é possível estabelecer que sua aplicação deve ser feita tanto em relação aos administrados quanto à própria Administração. Nesses termos, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. O princípio da impessoalidade foi inserido na Constituição Federal pela Emenda Constitucional nº 45/2004.
b. Referido princípio permite que o Gestor tome as decisões que entender convenientes, sem a necessidade que qualquer consulta aos órgãos técnicos da administração.
c. O princípio da impessoalidade traz a ideia de que é necessário demonstrar sempre a sua necessidade, evitando a criação de obrigações desnecessárias.
d. Esse princípio pode ser aplicado quando se reconhece a validade dos atos praticados por funcionário irregularmente investidos no cargo ou função, já que os atos são atribuídos ao órgão e não ao agente público.
e. A Administração pode atuar com vistas a beneficiar pessoas determinadas, sempre que não ofenda outras pessoas, pois é o interesse dos indivíduos que tem que nortear o seu comportamento.
Feedback
A resposta correta é: Esse princípio pode ser aplicado quando se reconhece a validade dos atos praticados por funcionário irregularmente investidos no cargo ou função, já que os atos são atribuídos ao órgão e não ao agente público..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A Lei Orçamentária Anual – LOA tem como principal atribuição fixar receita e despesa para um exercício financeiro. Além do clássico princípio da legalidade (art.167, I e II CF), muitos são os princípios que a norteiam. Assinale a alternativa que traz alguns desses princípios:
Escolha uma:
a. Princípios da anuidade, anualidade, universalidade, exclusividade, especificação e da afetação.
b. Princípios da anuidade, anualidade, unicidade, exclusividade, generalidade, não afetação e os princípios da LRF.
c. Princípios da anterioridade, universalidade, exclusividade, generalidade, não afetação e os princípios da LRF.
d. Princípios da anuidade, anualidade, universalidade, exclusividade, especificação, não afetação e os princípios da LRF.
e. Princípios da anuidade, anterioridade, universalidade, exclusividade, especificação, afetação e os princípios da LRF.
Feedback
A resposta correta é: Princípios da anuidade, anualidade, universalidade, exclusividade, especificação, não afetação e os princípios da LRF..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O princípio da publicidade exige a ampla divulgação dos atos praticados pela Administração Pública, ressalvadas as hipóteses de sigilo previstas pela lei. Como exemplos de restrições previstas na Constituição Federal ao princípio da publicidade, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. A cooperação entre os povos para o progresso da humanidade.
b. O inciso III do art.5º da Constituição Federal ao prever que ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante
c. O inciso XIV do art.5º da Constituição Federal assegura a todos o acesso à informação, resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional.
d. A regra que prevê que a prisão ilegal será imediatamente relaxada pela autoridade judiciária.
e. A prevalência dos direitos humanos, prevista pelo inciso II do art.4º da Constituição Federal.
Feedback
A resposta correta é: O inciso XIV do art.5º da Constituição Federal assegura a todos o acesso à informação, resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional..
Questão 7
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Os créditos adicionais estão regulamentados pelo art. 40 e seguintes da lei nº 4.320/64 e art.167 da CF e são utilizados para despesas não computadas ou dotações insuficientes, subdividindo-se em três espécies: Créditos Suplementares; Créditos Especiais; e Créditos Extraordinários. Marque a alternativa correta.
Escolha uma:
a. Créditos Adicionais Extraordinários são aqueles que foram previstos, mas o foram de forma insuficiente.
b. Somente os Créditos Suplementares exigem a aprovação do poder Legislativo e a indicação de recursos.
c. Créditos Adicionais Suplementares são aqueles que foram previstos, mas o foram de forma insuficiente; enquanto os créditos Especiais são aqueles que não foram previstos e precisam ser integralmente criados para efetivação de determinado gasto/programa.
d. Créditos Especiais são aqueles criados em detrimento de despesas urgentes, imprevistas, em caso de guerra, comoção interna ou calamidade pública.
e. Os Créditos Suplementares são os únicos que podem ser feitos por Medida Provisória, sem necessidade de indicação de recursos, diante da situação de urgência.
Feedback
A resposta correta é: Créditos Adicionais Suplementares são aqueles que foram previstos, mas o foram de forma insuficiente; enquanto os créditos Especiais são aqueles que não foram previstos e precisam ser integralmente criados para efetivação de determinado gasto/programa..
Questão 8
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
O princípio da publicidadequer proporcionar clareza e visibilidade social em face dos atos da Administração, uma vez que os atos do estado devem ser públicos já que são emanados ‘do’ poder público, ‘no’ interesse público, ‘para’ o público e ‘de conhecimento’ público. Acerca desse princípio, assinale a opção correta.
Escolha uma:
a. Esse princípio exige a ampla divulgação dos atos praticados pela Administração Pública e não admite qualquer hipótese de sigilo.
b. As manifestações orais também são consideradas importantes meios de comunicação política, sendo capazes de assegurar a explicitação do interesse público nelas contidas e garantir a publicidade.
c. Como exemplo do princípio da publicidade, pode-se citar o caso do comerciante que quer denunciar o competidor desleal que não paga impostos.
d. Tanto a publicidade quanto o sigilo em certas circunstâncias derivam sempre da mesma motivação: garantir que as decisões que envolvem os interesses dos cidadãos sejam tomadas em condições favoráveis à realização do interesse público, evitando sua captura pelos interesses privados.
e. A exigência de publicação dos atos nos diários oficiais e em jornais de grande circulação, conforme o caso, tem por finalidade garantir a publicidade, mas não a efetiva vigência do ato.
Feedback
A resposta correta é: Tanto a publicidade quanto o sigilo em certas circunstâncias derivam sempre da mesma motivação: garantir que as decisões que envolvem os interesses dos cidadãos sejam tomadas em condições favoráveis à realização do interesse público, evitando sua captura pelos interesses privados..
Questão 9
Correto
Marcar questão
Texto da questão
De acordo com a ilustre doutrinadora Maria Sylvia Zanella Di Pietro: “(...) em sentido material ou objetivo, a Administração Pública pode ser definida como a atividade concreta e imediata que o Estado desenvolve, sob regime jurídico total ou parcialmente público, para a consecução dos interesses coletivos. (...) em sentido subjetivos, Administração Pública é o conjunto de órgãos e de pessoas jurídicas aos quais a lei atribui o exercício da função administrativa do Estado.” (DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. 27 ed. São Paulo: Atlas, 2014. p. 57-58.) Sobre o tema, assinale a opção correta.
Escolha uma:
a. O Governo tem a responsabilidade profissional e legal de execução das referidas escolhas políticas da Administração Pública a partir de instrumentos dispostos no Estado.
b. Em sentido amplo, pode-se afirmar que à Administração Pública incumbe, por meio de seus órgãos governamentais, traçar os planos de ação, dirigi-los e comanda-los, no que se denomina de função política; e por meio dos órgãos administrativos, incumbe executar os planos governamentais, a denominada função administrativa.
c. Administração Pública se confunde com Governo mas não se confunde com Estado, podendo-se afirmar que este último age por meio da Administração Pública.
d. Em sentido estrito cabe à Administração Pública traçar os planos de ação, dirigi-los e comanda-los, no que se denomina de função política.
e. Os serviços públicos, são aqueles serviços prestados pela Administração Pública ou seus delegados, sem qualquer controle do Estado, com a finalidade de satisfazer os interesses dos indivíduos.
Feedback
A resposta correta é: Em sentido amplo, pode-se afirmar que à Administração Pública incumbe, por meio de seus órgãos governamentais, traçar os planos de ação, dirigi-los e comanda-los, no que se denomina de função política; e por meio dos órgãos administrativos, incumbe executar os planos governamentais, a denominada função administrativa..
Questão 10
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Dentre as leis que fazem parte do orçamento público, podem ser elencadas as seguintes: Plano Plurianual – PPA, Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO, Lei Orçamentária Anual – LOA e os Créditos Adicionais. Assinale a alternativa correta a respeito do orçamento público e da função geral dessas leis.
Escolha uma:
a. O Orçamento abrange a manutenção das atividades do Estado e o planejamento, mas não abrange a execução dos projetos estabelecidos nos planos e programas de Governo.
b. O Orçamento Público pode ser alterado a qualquer tempo conforme a vontade e a necessidade do Estado.
c. O Orçamento Público é um processo de planejamento contínuo e dinâmico de que o Estado se utiliza para demonstrar seus planos e programas de trabalho, para determinado período.
d. O Orçamento Público é destinado exclusivamente para a execução dos projetos estabelecidos nos planos e programas de Governo.
e. Não há necessidade de prévio planejamento para os gastos que não façam parte do processo de planejamento contínuo e dinâmico do Estado.
Feedback
A resposta correta é: O Orçamento Público é um processo de planejamento contínuo e dinâmico de que o Estado se utiliza para demonstrar seus planos e programas de trabalho, para determinado período..
Fundamentos da Gestão Pública
Atividade anterior
Próxima atividade
	Iniciado em
	segunda, 16 Set 2019, 16:23
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	segunda, 16 Set 2019, 17:10
	Avaliar
	8,0 de um máximo de 10,0(80%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Diante da nova redação da Constituição Federal, esta obriga o governo a destinar 1,2% da Receita Corrente Liquida – RCL para emendas da oposição (§9º do art. 166 da CF), sendo que nos casos de eventual contingenciamento de despesa, será adotada uma proporção entre os programas de governo e as emendas parlamentares. Acerca do orçamento impositivo, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. Diante do orçamento impositivo, pode-se afirmar que a Lei Orçamentária Anual - LOA perdeu o poder que tinha de não gastar tudo aquilo que está previsto, agora ela deve gastar exatamente tudo aquilo que previu, é uma imposição.
b. Com o orçamento impositivo pode-se afirmar que a Lei Orçamentária Anual – LOA passa a ter densidade normativa.
c. Com o orçamento impositivo pode-se afirmar que a Lei Orçamentária Anual – LOA passa a criar direito subjetivo àqueles contemplados com previsão de repasse orçamentário.
d. O orçamento impositivo tem impacto em toda a lei orçamentária, a fim de que todas as previsões venham a ser efetivamente liberadas pelo governo.
e. O orçamento impositivo tem impacto apenas nas emendas parlamentares, para que as referidas emendas apresentadas venham a ser efetivamente liberadas pelo governo.
Feedback
A resposta correta é: O orçamento impositivo tem impacto apenas nas emendas parlamentares, para que as referidas emendas apresentadas venham a ser efetivamente liberadas pelo governo..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Os orçamentos públicos, em razão de sua importância financeira e política para o Estado, mereceram tratamento jurídico em sede constitucional, no art.166, sendo a competência exclusiva do Chefe do Executivo (art.84, XXIII c/c art.35, §2º, III do ADCT). O não cumprimento dessa disposição constitucional não traz previsão de sanções, no entanto, tem consequência, a qual está corretamente prevista na seguinte alternativa:
Escolha uma:
a. Se não receber a proposta orçamentária no prazo fixado nas Constituições ou nas Leis Orgânicas dos Municípios, o Poder Legislativo considerará como proposta a Lei de Orçamento vigente.
b. Se não receber a proposta orçamentária no prazo fixado na Constituição, o Poder Legislativo considerará como proposta a Lei de Orçamento referente ao ano anterior àquele vigente.
c. Se a proposta orçamentária não for enviada no prazo previsto legalmente, deverá ser feita uma média dos valores dos últimos três anos, adotando-se o resultado obtido como parâmetro.
d. Caso não seja enviada a proposta orçamentária, fica a cargo do Legislativo conceder novo prazo para que seja enviada, conforme entenda conveniente.
e. Caso não seja enviada a proposta orçamentária, fica a cargo do Legislativo elaborar uma proposta orçamentária.
Feedback
A resposta correta é: Se não receber a proposta orçamentária no prazofixado nas Constituições ou nas Leis Orgânicas dos Municípios, o Poder Legislativo considerará como proposta a Lei de Orçamento vigente..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Com a vontade de progredir, o governo passou a ter maior participação ativa na economia por meio da política fiscal, participando na esfera do consumo, do investimento e do financiamento dos gastos. Acerca da política fiscal e seu controle, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. O impacto da política fiscal sobre a economia não depende da capacidade de a produção responder a variações na demanda.
b. No efetivo exercício da política fiscal, os governos passam a regular os níveis de desemprego, inflação, desaceleração na economia, e para exercer esse controle, contam com uma combinação das políticas monetárias e fiscais que serão utilizadas de modo a controlar os fenômenos econômicos.
c. A análise do Plano Real pode se restringir à definição das metas de gastos e de receita tributária, uma vez que a dinâmica das contas públicas esteve diretamente comprometida com as obrigações derivadas das políticas de câmbio e de juros.
d. A política fiscal do Plano Real não deve ser vista como como o resultado das inter-relações da área fiscal com o conjunto de determinações que interferiram nas contas públicas.
e. De uma forma geral, pode-se afirmar que a ampliação do déficit público tende a elevar o valor do produto e reduzir a taxa de juros.
Feedback
A resposta correta é: No efetivo exercício da política fiscal, os governos passam a regular os níveis de desemprego, inflação, desaceleração na economia, e para exercer esse controle, contam com uma combinação das políticas monetárias e fiscais que serão utilizadas de modo a controlar os fenômenos econômicos..
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O princípio do equilíbrio fiscal é visto como o mais complexo e importante, pois envolve o contingenciamento de despesa. A lei prevê que, de dois em dois meses, deve ser feita a seguinte análise: “entrou o valor que era previsto?”, se sim, então poderá sair o que estava programado, essa é a ideia do equilíbrio fiscal; se não entrou o valor previsto, alguma coisa daquilo que tinha sido programado não poderá ser realizada, isto é o contingenciamento. É aqui que alguns dos gestores se aproveitam e realizam a denominada “pedalada fiscal”. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. Na prática não é necessário fazer o contingenciamento daquilo que estava programado, somente na oportunidade futura quando efetivamente for gasto.
b. O procedimento correto é, na verificação semestral, limitar o empenho se não arrecadou o esperado (chamado pela mídia de contingenciamento de despesa).
c. O procedimento correto é, na verificação anual, limitar o empenho se não arrecadou o esperado (chamado pela mídia de contingenciamento de receita).
d. Como exemplo da denominada ‘pedalada fiscal’, pode-se mencionar o caso em que o gestor deixa de pagar determinadas despesas, geralmente para instituições financeiras, fazendo com que aquele dinheiro não “saia” do caixa e, contabilmente, permita a utilização para a realização de tudo que estava programado, ou seja, inflam a receita ao atrasar o pagamento.
e. A ‘pedalada fiscal’ se traduz no pagamento das despesas previstas, porém com o desempenho de esforços muito maiores que os previstos e planejados.
Feedback
A resposta correta é: Como exemplo da denominada ‘pedalada fiscal’, pode-se mencionar o caso em que o gestor deixa de pagar determinadas despesas, geralmente para instituições financeiras, fazendo com que aquele dinheiro não “saia” do caixa e, contabilmente, permita a utilização para a realização de tudo que estava programado, ou seja, inflam a receita ao atrasar o pagamento..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Com relação à dívida pública, as regras elencadas pelo projeto de LC 135/96 tornam bem mais fácil sua visualização nos demonstrativos contábeis das entidades, uma vez que nos termos da atual Lei 4.320/64, a evidenciação das informações sobre a dívida carece de detalhamento analítico. Assinale a opção que relata um exemplo desse tema.
Escolha uma:
a. A divisão da dívida flutuante exclusivamente de longo prazo, permitindo ao usuário uma visão dos prazos correlatos àquelas dívidas.
b. A execução das despesas, definindo uma nova fase para o empenhamento da mesma e obrigando a emissão e a impressão de Nota de Empenho em todas as hipóteses.
c. A divisão da dívida fundada em dívida de curto prazo (quando as obrigações tiverem vencimento até o término do exercício seguinte) e dívida de longo prazo (quando as obrigações tiverem vencimento posterior ao término do exercício seguinte).
d. A divisão da dívida flutuante de curto e de longo prazo, impedindo que o usuário tenha uma visão dos prazos correlatos àquelas dívidas.
e. A divisão da dívida fundada em dívida de curto prazo (quando as obrigações tiverem vencimento posterior ao término do exercício seguinte) e dívida de longo prazo (quando as obrigações tiverem vencimento até o término do exercício seguinte).
Feedback
A resposta correta é: A divisão da dívida fundada em dívida de curto prazo (quando as obrigações tiverem vencimento até o término do exercício seguinte) e dívida de longo prazo (quando as obrigações tiverem vencimento posterior ao término do exercício seguinte)..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Se o projeto de lei orçamentária não for aprovado, aplica-se o previsto no §8º do art.166 da CF, que prevê que “os recursos que, em decorrência de veto, emenda ou rejeição do projeto de lei orçamentária anual, ficarem sem despesas correspondentes poderão ser utilizados, conforme o caso, mediante créditos especiais ou suplementares, com prévia e específica autorização legislativa.” Assinale a alternativa correta acerca do procedimento e consequências das leis orçamentárias.
Escolha uma:
a. Nesses casos, os projeto e os orçamento deverão ser colocados todos na mesma lei.
b. Se o veto foi parcial, adota-se o Crédito Especial (criação de recurso novo).
c. Se o veto foi total, adota-se o Crédito Suplementar (insuficiência de recursos).
d. Se o veto foi parcial, adota-se o Crédito Suplementar (insuficiência de recursos) e se o veto foi total, adota-se o Crédito Especial (criação de recurso novo).
e. Nesses casos, cada projeto e cada orçamento deverão ser feitos em lei específica para o caso, não podem ser colocadas todas na mesma lei.
Feedback
A resposta correta é: Se o veto foi parcial, adota-se o Crédito Suplementar (insuficiência de recursos) e se o veto foi total, adota-se o Crédito Especial (criação de recurso novo)..
Questão 7
Correto
Marcar questão
Texto da questão
De acordo com o conceito do princípio da Eficiência trazido pelo ilustre doutrinador Hely Lopes Meirelles: “(...) o que se impõe a todo agente público de realizar suas atribuições com presteza, perfeição e rendimento funcional. É o mais moderno princípio da função administrativa, que já não se contenta em ser desempenhada apenas com legalidade, exigindo resultados positivos para o serviço público e satisfatório atendimento das necessidades da comunidade e de seus membros.” (MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. São Paulo: Malheiros, 2003. p. 102.) Assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. Em razão desse princípio a Administração Pública não pode, por simples ato administrativo, conceder direitos de qualquer espécie, criar obrigações ou impor vedações aos administrados, sem que exista uma lei.
b. Esse princípio nasceu com o Estado de Direito e constitui uma das principais garantias de respeito aos direitos individuais, ao mesmo tempo em que define esses direitos.
c. Referido princípio foi inserido no ano de 1998 na Constituição Federal, por meio da Emenda Constitucional nº 19.
d. A eficiência estabelece os limites da atuação administrativa que tenha por objeto a restrição ao exercício de tais direitos em benefício da coletividade.
e.É esse princípio que estabelece a supremacia da lei escrita, condição sem a qual não poderia existir o Estado Democrático de Direito.
Feedback
A resposta correta é: Referido princípio foi inserido no ano de 1998 na Constituição Federal, por meio da Emenda Constitucional nº 19..
Questão 8
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A Segunda Guerra Mundial foi um marco muito importante na ciência administrativa, visto que a partir dela iniciou-se uma ruptura com o sistema utilizado no período clássico, passando-se a utilizar concepções com características próprias, como a Clássica, a Humanística, a Neoclássica, a Estruturalista, a Comportamental, a Sistêmica, a Contingencial e a Institucional. Com base nessas afirmações, assinale a alternativa que apresenta informações corretas acerca da Teoria Clássica.
Escolha uma:
a. Para os doutrinadores dessa Teoria, três são as funções básicas de qualquer empresa: técnicas; comerciais; e financeiras.
b. Cabe à função técnica de uma empresa estabelecer critérios que tratam da compra, venda e permutação dos bens.
c. Para o autor Fayol, que muito contribuiu no desenvolvimento dessa Teoria, são quatro as funções básicas de qualquer empresa: técnicas; comerciais; financeiras; e contábeis.
d. Dentre as funções de uma empresa não pode ser elencada a de segurança, pois as questões relacionadas com a proteção e preservação dos bens e das pessoas cumpre ao estado.
e. A Teoria Clássica teve seu desenvolvimento iniciado na Europa, pelo pensador Henri Fayol, o qual percebeu a ineficiência do sistema adotado até então e elaborou uma ciência administrativa cuja eficiência organizacional seria alcançada por meio da análise da estrutura da empresa e dos órgãos que a compõem.
Feedback
A resposta correta é: A Teoria Clássica teve seu desenvolvimento iniciado na Europa, pelo pensador Henri Fayol, o qual percebeu a ineficiência do sistema adotado até então e elaborou uma ciência administrativa cuja eficiência organizacional seria alcançada por meio da análise da estrutura da empresa e dos órgãos que a compõem..
Questão 9
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
No âmbito da Teoria Humanística da Administração, Hawthorne, em 1927, iniciou uma pesquisa na fábrica da Western Eletric Company, com o objetivo de traçar uma relação entre a intensidade da iluminação e a eficiência dos operários. Seu coordenador, Elton Mayo, formou dois grupos de trabalho, teoricamente de igual capacidade produtiva. Na primeira fase, Mayo colocou lâmpadas de maior capacidade em um dos grupos, ansiando pelo aumento da produtividade; um mês depois, nada aconteceu. Insistiu, trocou as lâmpadas por outras mais fortes, ainda sem avisar aos participantes. Mais um mês, e nada aconteceu novamente, nesse momento, Mayo inverteu o processo, trocou as lâmpadas por outras maiores, de mesma intensidade, só que desta vez, comunicou aos participantes. Um mês depois, a produção aumentou em mais de 20%. Mayo descobriu, então, a influência do fator psicológico sobre a produtividade, mudando o enfoque de seu trabalho. Na segunda fase, colocou junto ao grupo experimental uma supervisora escolhida pelos membros do grupo, no intuito de descobrir mais sobre a influência do aspecto psicológico no trabalho. Passados alguns meses Mayo descobriu a existência de algo que iria revolucionar as teorias até então existente: a organização informal. Assinale a alternativa que traz algumas das consequências dessa experiência.
Escolha uma:
a. O nível de produção é resultante da capacidade física e não da integração social; sendo que o comportamento social dos empregados é representado pela atuação como membros em grupos, não isoladamente.
b. O comportamento social dos empregados é representado pela atuação como membros em grupos, não isoladamente. Os operários que produziram acima ou abaixo da norma socialmente determinada perderam o respeito aos colegas, ou seja, as pessoas passam a ser avaliadas pelo grupo em confronto com essas normas e padrões de comportamento.
c. O comportamento social dos empregados é representado pela atuação individual de cada um, não em grupos; e os operários que produziram acima ou abaixo da norma socialmente determinada perderam o respeito aos colegas.
d. Enquanto os Clássicos se preocupavam com os aspectos informais da organização, os pesquisadores de Hawthorne se concentravam nos aspectos formais.
e. Os operários que produziram acima ou abaixo da norma socialmente determinada passaram a respeitar mais os colegas.
Feedback
A resposta correta é: O comportamento social dos empregados é representado pela atuação como membros em grupos, não isoladamente. Os operários que produziram acima ou abaixo da norma socialmente determinada perderam o respeito aos colegas, ou seja, as pessoas passam a ser avaliadas pelo grupo em confronto com essas normas e padrões de comportamento..
Questão 10
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
A sociedade é formada por um conjunto de indivíduos que, apesar de possuírem inúmeros atributos diferenciados - como idade, escolaridade, recursos, rendas e outros - convivem de forma contínua, sempre em busca de atender seus interesses e suas necessidades, o que é chamado de “busca da felicidade”. Essa busca da realização de interesses é derivada da existência das necessidades materiais ou ideais que, por sua vez, geram conflitos entre os indivíduos que, por sua vez, precisam ser controlados e harmonizados pelo Estado, por meio das políticas públicas. Com base nessa afirmação assinale a opção correta.
Escolha uma:
a. Diante da existência desses conflitos mencionados, é possível afirmar que é permitido à administração o uso da coerção em determinados casos e da política como formas de controle.
b. A política em si não pode ser considerada como um meio para resolver esses conflitos existentes na sociedade, pois não cumpre a ela a análise e solução de meros conflitos entre os cidadãos e sim às políticas públicas.
c. A coerção é a forma mais importante da qual o Estado se utiliza para exercer o controle sobre a sociedade, uma vez que traz as consequências desejadas pelo Estado.
d. Apesar da afirmação feita acima, a maioria dos conflitos gerados na sociedade são decorrentes da culpa exclusiva dos indivíduos, os quais, nesses casos, devem resolver as situações sozinhos.
e. As diferenças mencionadas no texto acima são irrelevantes para que o Estado analise e defina sua melhor forma de atuação.
Feedback
A resposta correta é: Diante da existência desses conflitos mencionados, é possível afirmar que é permitido à administração o uso da coerção em determinados casos e da política como formas de controle..
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina