Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação Objetiva (A1)_ Revisão da tentativa

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Como representante principal da Teoria Contingencial pode-se mencionar a socióloga inglesa, Joan Woodward, que organizou uma pesquisa visando estabelecer uma relação entre sistemas de produção, tecnologia e gerenciamento.
Marque a alternativa que traz de forma correta uma das conclusões dessa pesquisa.
a. Essa pesquisa trouxe a ideia de gestão participativa, concluindo que a administração nunca é igual em todas as organizações, podendo assumir diferentes feições dependendo das suas condições internas e externas.
b. A referida pesquisa demonstra que quanto maior for o nível de autonomia vivenciado pelo funcionário, mais democrático é o estilo de liderança do seu superior.
c. Concluiu que as empresas de sucesso adotavam uma estrutura que variava de acordo com a sua tecnologia de produção, pois as condições do ambiente causam as transformações no interior das organizações, não sendo possível obter um alto nível de sofisticação organizacional com a aplicação de apenas um modelo, pois vários são os fatores relevantes.
d. Essa pesquisa mostra o trabalhador como aquele que quer trabalhar e que tem condições de se autocontrolar, necessitando somente de encorajamento por parte da Administração, para que enfrente desafios e oportunidades.
e. A partir dessa pesquisa, surgiram novos conceitos e entendimentos, que foram sendo desenvolvido ao longo dos tempos, interpretando o trabalhador como um ser preguiçoso e irresponsável.

Não há dúvida e que a eficácia é um princípio que não se deve subestimar na Administração de um Estado de Direito, pois o que importa aos cidadãos é que os serviços públicos sejam prestados adequadamente.
Considerando esse conceito elaborado pelo ilustre autor Jesus Leguina Villa, assinale a alternativa correta.
a. A eficiência é vista como um conjunto de comportamentos que a sociedade convencionou serem desejáveis ou necessários para o adequado funcionamento e convívio entre os indivíduos.
b. Em complemento ao princípio da eficiência segue o princípio da publicidade e a necessidade de evitar a criação de obrigações desnecessárias.
c. proporcionar clareza e visibilidade social em face dos atos da Administração, uma vez que os atos do estado devem ser públicos já que são emanados ‘do’ poder público, ‘no’ interesse público, ‘para’ o público e ‘de conhecimento’ público.
d. A eficiência apresenta-se por meio de dois aspectos: em relação ao modo de atuação do agente público, do qual se espera um bom desempenho e bons resultados; e em relação ao modo de organizar, estruturar, disciplinar a Administração Pública, também com o objetivo de alcançar os melhores resultados na prestação do serviço público.
e. Esse princípio pode ser aplicado quando se reconhece a validade dos atos praticados por funcionário irregularmente investidos no cargo ou função, já que os atos são atribuídos ao órgão e não ao agente público.

Com relação à prestação de contas, afirma-se que esta tem a finalidade de evidenciar o desempenho da arrecadação em relação à previsão, destacando as providências adotadas no âmbito da fiscalização das receitas e combate à sonegação.
Com relação a esse tema, assinale a alternativa correta.
a. O Tribunal de Contas é o órgão responsável pela emissão de parecer prévio das Contas do Poder Legislativo, que por sua vez julga as contas do Poder Judiciário.
b. O Poder Executivo julgará as contas do Poder Legislativo, enquanto o Tribunal de Contas emite parecer prévio sobre as contas do Poder Executivo.
c. As contas prestadas pelos Chefes do Poder Executivo incluirão, além das suas próprias, as dos Presidentes dos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário e do Chefe do Ministério Público, as quais receberão parecer prévio, separadamente, do respectivo Tribunal de Contas.
d. Cumpre ao Poder Judiciário julgar as contas do Poder Executivo e a este julgar as contas do Poder Legislativo.
e. As contas prestadas pelos Chefes do Poder Executivo, Poder Legislativo e Poder Judiciário serão julgadas pelo Tribunal de Contas do respectivo Estado.

O princípio da legalidade nasceu com o Estado de Direito e constitui uma das principais garantias de respeito aos direitos individuais, uma vez que a lei, ao mesmo tempo em que define esses direitos, estabelece os limites da atuação administrativa.
Acerca do princípio da legalidade no âmbito da Administração Pública, assinale a opção correta.
a. A compreensão da legalidade dos atos que são emitidos não inibe o grande fluxo de memorandos e ofícios desnecessários dentro da Administração Pública.
b. Conforme o ato que será realizado existe uma lei ou princípios específicos que devem ser seguidos, não havendo necessidade de manter uma coerência e harmonia entre esses e os demais.
c. Mesmo que ao Gestor cumpra legislar e não administrar, é importante que o mesmo conheça os requisitos e características das leis, justamente pelo fato de que o princípio da legalidade e todas as suas derivações devem necessariamente ser contemplados em todos os atos da administração.
d. É esse princípio que estabelece a supremacia do uso dos costumes, condição sem a qual não poderia existir o Estado Democrático de Direito.
e. Um dos principais objetivos desse princípio, senão o principal, é evitar o exercício de arbítrio dos governantes, visto que o Estado concentra grande poder nas mãos dos governantes e de seus funcionários.

Acerca da Teoria Contingencial, menciona o autor Araújo: “(...) a teoria da contingência estabelece que não há uma estrutura organizacional única que seja altamente efetiva para todas as organizações.
A respeito dessa teoria, assinale a alternativa correta.
a. Várias críticas podem ser atribuídas à Teoria Contingencial, dentre elas pode-se mencionar a abordagem demasiadamente simplificada da organização formal, deixando de lado a organização informal.
b. Para desenvolver o estudo das organizações contingenciais, utilizaram-se de uma análise organizacional ampla, feita a partir de uma abordagem múltipla, levando em conta os fundamentos da Teoria Clássica e da Teoria das relações Humanas.
c. Uma boa organização deve seguir a metodologia de algumas regras básicas, como, por exemplo, a análise de uma situação por meio da observação da atual condição interna da organização, que consiste em identificar seus pontos fortes e fracos, bem como a projeção da futura condição externa da organização, implicando na oportunidade e na ameaça à organização.
d. Os críticos dessa Teoria afirmaram pela existência de uma concepção ingênua e romântica do operário, visto que seus autores imaginavam um trabalhador feliz, produtivo e integrado no ambiente de trabalho, o que não foi confirmado.
e. Como consequências dessa Teoria pode-se ressaltar que o nível de produção é resultante da integração social, e não de sua capacidade física.

A sociedade é formada por um conjunto de indivíduos que, apesar de possuírem inúmeros atributos diferenciados - como idade, escolaridade, recursos, rendas e outros - convivem de forma contínua, sempre em busca de atender seus interesses e suas necessidades.
Com base nessa afirmação assinale a opção correta.
a. Apesar da afirmação feita acima, a maioria dos conflitos gerados na sociedade são decorrentes da culpa exclusiva dos indivíduos, os quais, nesses casos, devem resolver as situações sozinhos.
b. Diante da existência desses conflitos mencionados, é possível afirmar que é permitido à administração o uso da coerção em determinados casos e da política como formas de controle.
c. As diferenças mencionadas no texto acima são irrelevantes para que o Estado analise e defina sua melhor forma de atuação.
d. A política em si não pode ser considerada como um meio para resolver esses conflitos existentes na sociedade, pois não cumpre a ela a análise e solução de meros conflitos entre os cidadãos e sim às políticas públicas.
e. A coerção é a forma mais importante da qual o Estado se utiliza para exercer o controle sobre a sociedade, uma vez que traz as consequências desejadas pelo Estado.

Considerando a função ativa do Estado, pode lhe ser atribuído o exercício de um conjunto de poderes que têm efeito sobre a sociedade civil (poder de polícia e poder discricionário) e outro que tem efeito sobre a Administração Pública (poder hierárquico e poder disciplinar).
Acerca desses poderes, pode-se afirmar que:
a. Poder de polícia é aquele de que dispõe o titular do Poder executivo para distribuir e escalonar as funções de seus órgãos, ordenar e rever a atuação de seus agentes, reorganizando a Administração de acordo com a necessidade e conveniência.
b. O poder hierárquico destina-se a punir as infrações funcionais cometidas pelos servidores e demais pessoas sujeitas à disciplina dos órgãos da Administração, visando manter condutas compatíveis com o interesse público.
c. O poder discricionário deriva do poder de polícia e confere à Administração Pública a liberdade de escolher a conveniência, oportunidade e conteúdo de sua intervenção, sempre dentro dos limites que a lei permite.
d. O poder disciplinar deriva do poder de polícia e confere à Administração Pública a liberdade de escolher a conveniência, oportunidade e conteúdo de sua intervenção, sempre dentro dos limites que a lei permite.
e. O poder hierárquico tem a finalidade de conter os abusos de indivíduos e grupos na sociedade civil no exercício de sua liberdade negativa, na defesa do interesse público.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Como representante principal da Teoria Contingencial pode-se mencionar a socióloga inglesa, Joan Woodward, que organizou uma pesquisa visando estabelecer uma relação entre sistemas de produção, tecnologia e gerenciamento.
Marque a alternativa que traz de forma correta uma das conclusões dessa pesquisa.
a. Essa pesquisa trouxe a ideia de gestão participativa, concluindo que a administração nunca é igual em todas as organizações, podendo assumir diferentes feições dependendo das suas condições internas e externas.
b. A referida pesquisa demonstra que quanto maior for o nível de autonomia vivenciado pelo funcionário, mais democrático é o estilo de liderança do seu superior.
c. Concluiu que as empresas de sucesso adotavam uma estrutura que variava de acordo com a sua tecnologia de produção, pois as condições do ambiente causam as transformações no interior das organizações, não sendo possível obter um alto nível de sofisticação organizacional com a aplicação de apenas um modelo, pois vários são os fatores relevantes.
d. Essa pesquisa mostra o trabalhador como aquele que quer trabalhar e que tem condições de se autocontrolar, necessitando somente de encorajamento por parte da Administração, para que enfrente desafios e oportunidades.
e. A partir dessa pesquisa, surgiram novos conceitos e entendimentos, que foram sendo desenvolvido ao longo dos tempos, interpretando o trabalhador como um ser preguiçoso e irresponsável.

Não há dúvida e que a eficácia é um princípio que não se deve subestimar na Administração de um Estado de Direito, pois o que importa aos cidadãos é que os serviços públicos sejam prestados adequadamente.
Considerando esse conceito elaborado pelo ilustre autor Jesus Leguina Villa, assinale a alternativa correta.
a. A eficiência é vista como um conjunto de comportamentos que a sociedade convencionou serem desejáveis ou necessários para o adequado funcionamento e convívio entre os indivíduos.
b. Em complemento ao princípio da eficiência segue o princípio da publicidade e a necessidade de evitar a criação de obrigações desnecessárias.
c. proporcionar clareza e visibilidade social em face dos atos da Administração, uma vez que os atos do estado devem ser públicos já que são emanados ‘do’ poder público, ‘no’ interesse público, ‘para’ o público e ‘de conhecimento’ público.
d. A eficiência apresenta-se por meio de dois aspectos: em relação ao modo de atuação do agente público, do qual se espera um bom desempenho e bons resultados; e em relação ao modo de organizar, estruturar, disciplinar a Administração Pública, também com o objetivo de alcançar os melhores resultados na prestação do serviço público.
e. Esse princípio pode ser aplicado quando se reconhece a validade dos atos praticados por funcionário irregularmente investidos no cargo ou função, já que os atos são atribuídos ao órgão e não ao agente público.

Com relação à prestação de contas, afirma-se que esta tem a finalidade de evidenciar o desempenho da arrecadação em relação à previsão, destacando as providências adotadas no âmbito da fiscalização das receitas e combate à sonegação.
Com relação a esse tema, assinale a alternativa correta.
a. O Tribunal de Contas é o órgão responsável pela emissão de parecer prévio das Contas do Poder Legislativo, que por sua vez julga as contas do Poder Judiciário.
b. O Poder Executivo julgará as contas do Poder Legislativo, enquanto o Tribunal de Contas emite parecer prévio sobre as contas do Poder Executivo.
c. As contas prestadas pelos Chefes do Poder Executivo incluirão, além das suas próprias, as dos Presidentes dos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário e do Chefe do Ministério Público, as quais receberão parecer prévio, separadamente, do respectivo Tribunal de Contas.
d. Cumpre ao Poder Judiciário julgar as contas do Poder Executivo e a este julgar as contas do Poder Legislativo.
e. As contas prestadas pelos Chefes do Poder Executivo, Poder Legislativo e Poder Judiciário serão julgadas pelo Tribunal de Contas do respectivo Estado.

O princípio da legalidade nasceu com o Estado de Direito e constitui uma das principais garantias de respeito aos direitos individuais, uma vez que a lei, ao mesmo tempo em que define esses direitos, estabelece os limites da atuação administrativa.
Acerca do princípio da legalidade no âmbito da Administração Pública, assinale a opção correta.
a. A compreensão da legalidade dos atos que são emitidos não inibe o grande fluxo de memorandos e ofícios desnecessários dentro da Administração Pública.
b. Conforme o ato que será realizado existe uma lei ou princípios específicos que devem ser seguidos, não havendo necessidade de manter uma coerência e harmonia entre esses e os demais.
c. Mesmo que ao Gestor cumpra legislar e não administrar, é importante que o mesmo conheça os requisitos e características das leis, justamente pelo fato de que o princípio da legalidade e todas as suas derivações devem necessariamente ser contemplados em todos os atos da administração.
d. É esse princípio que estabelece a supremacia do uso dos costumes, condição sem a qual não poderia existir o Estado Democrático de Direito.
e. Um dos principais objetivos desse princípio, senão o principal, é evitar o exercício de arbítrio dos governantes, visto que o Estado concentra grande poder nas mãos dos governantes e de seus funcionários.

Acerca da Teoria Contingencial, menciona o autor Araújo: “(...) a teoria da contingência estabelece que não há uma estrutura organizacional única que seja altamente efetiva para todas as organizações.
A respeito dessa teoria, assinale a alternativa correta.
a. Várias críticas podem ser atribuídas à Teoria Contingencial, dentre elas pode-se mencionar a abordagem demasiadamente simplificada da organização formal, deixando de lado a organização informal.
b. Para desenvolver o estudo das organizações contingenciais, utilizaram-se de uma análise organizacional ampla, feita a partir de uma abordagem múltipla, levando em conta os fundamentos da Teoria Clássica e da Teoria das relações Humanas.
c. Uma boa organização deve seguir a metodologia de algumas regras básicas, como, por exemplo, a análise de uma situação por meio da observação da atual condição interna da organização, que consiste em identificar seus pontos fortes e fracos, bem como a projeção da futura condição externa da organização, implicando na oportunidade e na ameaça à organização.
d. Os críticos dessa Teoria afirmaram pela existência de uma concepção ingênua e romântica do operário, visto que seus autores imaginavam um trabalhador feliz, produtivo e integrado no ambiente de trabalho, o que não foi confirmado.
e. Como consequências dessa Teoria pode-se ressaltar que o nível de produção é resultante da integração social, e não de sua capacidade física.

A sociedade é formada por um conjunto de indivíduos que, apesar de possuírem inúmeros atributos diferenciados - como idade, escolaridade, recursos, rendas e outros - convivem de forma contínua, sempre em busca de atender seus interesses e suas necessidades.
Com base nessa afirmação assinale a opção correta.
a. Apesar da afirmação feita acima, a maioria dos conflitos gerados na sociedade são decorrentes da culpa exclusiva dos indivíduos, os quais, nesses casos, devem resolver as situações sozinhos.
b. Diante da existência desses conflitos mencionados, é possível afirmar que é permitido à administração o uso da coerção em determinados casos e da política como formas de controle.
c. As diferenças mencionadas no texto acima são irrelevantes para que o Estado analise e defina sua melhor forma de atuação.
d. A política em si não pode ser considerada como um meio para resolver esses conflitos existentes na sociedade, pois não cumpre a ela a análise e solução de meros conflitos entre os cidadãos e sim às políticas públicas.
e. A coerção é a forma mais importante da qual o Estado se utiliza para exercer o controle sobre a sociedade, uma vez que traz as consequências desejadas pelo Estado.

Considerando a função ativa do Estado, pode lhe ser atribuído o exercício de um conjunto de poderes que têm efeito sobre a sociedade civil (poder de polícia e poder discricionário) e outro que tem efeito sobre a Administração Pública (poder hierárquico e poder disciplinar).
Acerca desses poderes, pode-se afirmar que:
a. Poder de polícia é aquele de que dispõe o titular do Poder executivo para distribuir e escalonar as funções de seus órgãos, ordenar e rever a atuação de seus agentes, reorganizando a Administração de acordo com a necessidade e conveniência.
b. O poder hierárquico destina-se a punir as infrações funcionais cometidas pelos servidores e demais pessoas sujeitas à disciplina dos órgãos da Administração, visando manter condutas compatíveis com o interesse público.
c. O poder discricionário deriva do poder de polícia e confere à Administração Pública a liberdade de escolher a conveniência, oportunidade e conteúdo de sua intervenção, sempre dentro dos limites que a lei permite.
d. O poder disciplinar deriva do poder de polícia e confere à Administração Pública a liberdade de escolher a conveniência, oportunidade e conteúdo de sua intervenção, sempre dentro dos limites que a lei permite.
e. O poder hierárquico tem a finalidade de conter os abusos de indivíduos e grupos na sociedade civil no exercício de sua liberdade negativa, na defesa do interesse público.

Prévia do material em texto

Fundamentos da Gestão Pública
Questão 1
Correto
Iniciado em domingo, 25 Jun 2023, 17:43
Estado Finalizada
Concluída em domingo, 25 Jun 2023, 18:19
Avaliar 10,0 de um máximo de 10,0(100%)
Como representante principal da Teoria Contingencial pode-se mencionar a socióloga inglesa, Joan
Woodward, que organizou uma pesquisa visando estabelecer uma relação entre sistemas de
produção, tecnologia e gerenciamento. Marque a alternativa que traz de forma correta uma das
conclusões dessa pesquisa.
Escolha uma opção:
a. A partir dessa pesquisa, surgiram novos conceitos e entendimentos, que foram sendo
desenvolvido ao longo dos tempos, interpretando o trabalhador como um ser preguiçoso e
irresponsável.
b. Essa pesquisa trouxe a ideia de gestão participativa, concluindo que a administração nunca é
igual em todas as organizações, podendo assumir diferentes feições dependendo das suas
condições internas e externas.
c. Concluiu que as empresas de sucesso adotavam uma estrutura que variava de acordo com a
sua tecnologia de produção, pois as condições do ambiente causam as transformações no
interior das organizações, não sendo possível obter um alto nível de so�sticação
organizacional com a aplicação de apenas um modelo, pois vários são os fatores relevantes.

d. A referida pesquisa demonstra que quanto maior for o nível de autonomia vivenciado pelo
funcionário, mais democrático é o estilo de liderança do seu superior.
e. Essa pesquisa mostra o trabalhador como aquele que quer trabalhar e que tem condições de se
autocontrolar, necessitando somente de encorajamento por parte da Administração, para que
enfrente desa�os e oportunidades.
A resposta correta é: Concluiu que as empresas de sucesso adotavam uma estrutura que variava
de acordo com a sua tecnologia de produção, pois as condições do ambiente causam as
transformações no interior das organizações, não sendo possível obter um alto nível de
so�sticação organizacional com a aplicação de apenas um modelo, pois vários são os fatores
relevantes.
Questão 2
Correto
“Não há dúvida e que a e�cácia é um princípio que não se deve subestimar na Administração de um
Estado de Direito, pois o que importa aos cidadãos é que os serviços públicos sejam prestados
adequadamente. Daí o fato de a Constituição o situar no topo dos princípios que devem conduzir a
função administrativa dos interesses gerais. Entretanto, a e�cácia que a Constituição exige da
administração não deve se confundir com a e�ciência das organizações privadas, nem é, tampouco,
um valor absoluto diante dos demais. Agora, o princípio da legalidade deve �car resguardado,
porque a e�cácia que a Constituição propõe é sempre suscetível de ser alcançada conforme o
ordenamento jurídico, e em nenhum caso ludibriando este último, que haverá de ser modi�cado
quando sua inadequação às necessidades presentes constitua um obstáculo para a gestão e�caz
dos interesses gerais, porém nunca poderá se justi�car a atuação administrativa contrária ao direito,
por mais que possa ser elogiado em termos de pura e�ciência.” (VILLA, Jesus Leguina. A Constituição
Espanhola e a fuga do direito administrativo. Revista de Direito Administrativo Aplicado, ano 2, nº 6,
set.1995, p.637.) Considerando esse conceito elaborado pelo ilustre autor Jesus Leguina Villa,
assinale a alternativa correta.
Escolha uma opção:
a. A e�ciência é vista como um conjunto de comportamentos que a sociedade convencionou serem
desejáveis ou necessários para o adequado funcionamento e convívio entre os indivíduos.
b. Em complemento ao princípio da e�ciência segue o princípio da publicidade e a necessidade de
evitar a criação de obrigações desnecessárias.
c. proporcionar clareza e visibilidade social em face dos atos da Administração, uma vez que os
atos do estado devem ser públicos já que são emanados ‘do’ poder público, ‘no’ interesse
público, ‘para’ o público e ‘de conhecimento’ público.
d. A e�ciência apresenta-se por meio de dois aspectos: em relação ao modo de atuação do
agente público, do qual se espera um bom desempenho e bons resultados; e em relação ao
modo de organizar, estruturar, disciplinar a Administração Pública, também com o objetivo
de alcançar os melhores resultados na prestação do serviço público.

e. Esse princípio pode ser aplicado quando se reconhece a validade dos atos praticados por
funcionário irregularmente investidos no cargo ou função, já que os atos são atribuídos ao órgão
e não ao agente público.
A resposta correta é: A e�ciência apresenta-se por meio de dois aspectos: em relação ao modo
de atuação do agente público, do qual se espera um bom desempenho e bons resultados; e em
relação ao modo de organizar, estruturar, disciplinar a Administração Pública, também com o
objetivo de alcançar os melhores resultados na prestação do serviço público.
Questão 3
Correto
Questão 4
Correto
Acerca da Teoria Sistêmica é interessante mencionar o conceito trazido pelo autor Stanford Levin
Optner: “O objetivo do sistema é precisar a �nalidade para a qual são organizados seus
componentes (entradas, processamentos e saídas) e as relações desse sistema. Enquanto as suas
restrições são as limitações introduzidas em seu funcionamento, devendo haver sempre um pleno
alinhamento com as características e variáveis do ambiente externo em que o sistema está
localizado.” (OPTNER, Stanford Levin. Análise de sistemas empresariais. Rio de Janeiro: Ao Livro
Técnico, 1971). Assinale a alternativa que traz a�rmações corretas sobre a Teoria Sistêmica.
Escolha uma opção:
a. Para que seja possível entender um subsistema, é preciso observar cada subsistema de forma
isolada e não o todo onde ele está inserido.
b. A Teoria Sistêmica serviu como uma reação contra a crueldade, o nepotismo e os julgamentos
tendenciosos, típicos das práticas administrativas desumanas e injustas do início da Revolução
Industrial.
c. Para identi�car e caracterizar as obrigações e atividades de determinada organização, não é
preciso considerar suas estratégias e seus objetivos, apenas deve buscar o aumento da sua
produtividade e desenvolvimento.
d. As origens dessa Teoria remontam há algumas décadas antes de seu aparecimento nos Estados
Unidos, berço da democracia, do pragmatismo e da iniciativa individual, surgindo, efetivamente,
como a Experiência de Hawthorne.
e. Os sistemas podem ser vistos também como ciclos de eventos, nos quais as atividades tem
caráter cíclico, como, por exemplo, um resultado monetário utilizado para obtenção de
matéria-prima e trabalho, gerando mais entrada, transformação e saída.

A resposta correta é: Os sistemas podem ser vistos também como ciclos de eventos, nos quais as
atividades tem caráter cíclico, como, por exemplo, um resultado monetário utilizado para
obtenção de matéria-prima e trabalho, gerando mais entrada, transformação e saída.
De acordo com o conceito do princípio da E�ciência trazido pelo ilustre doutrinador Hely Lopes
Meirelles: “(...) o que se impõe a todo agente público de realizar suas atribuições com presteza,
perfeição e rendimento funcional. É o mais moderno princípio da função administrativa, que já não
se contenta em ser desempenhada apenas com legalidade, exigindo resultados positivos para o
serviço público e satisfatório atendimento das necessidades da comunidade e de seus membros.”
(MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. São Paulo: Malheiros, 2003. p. 102.)
Assinale a alternativa correta.
Escolha uma opção:
a. É esse princípio que estabelece a supremacia da lei escrita, condição sem a qual não poderia
existir o Estado Democrático de Direito.
b. Em razão desse princípio a Administração Pública não pode, por simples ato administrativo,
conceder direitos de qualquer espécie, criar obrigações ou impor vedações aos administrados,
sem que exista uma lei.
c. A e�ciência estabelece os limites da atuação administrativa que tenha por objeto a restrição ao
exercício de tais direitos em benefício da coletividade.
d. Referidoprincípio foi inserido no ano de 1998 na Constituição Federal, por meio da Emenda
Constitucional nº 19.

e. Esse princípio nasceu com o Estado de Direito e constitui uma das principais garantias de
respeito aos direitos individuais, ao mesmo tempo em que de�ne esses direitos.
A resposta correta é: Referido princípio foi inserido no ano de 1998 na Constituição Federal, por
meio da Emenda Constitucional nº 19.
Questão 5
Correto
Questão 6
Correto
Com relação à prestação de contas, a�rma-se que esta tem a �nalidade de evidenciar o
desempenho da arrecadação em relação à previsão, destacando as providências adotadas no
âmbito da �scalização das receitas e combate à sonegação, as ações de recuperação de créditos nas
instâncias administrativa e judicial, bem como as demais medidas para incremento das receitas
tributárias e de contribuições. Com relação a esse tema, assinale a alternativa correta.
Escolha uma opção:
a. O Tribunal de Contas é o órgão responsável pela emissão de parecer prévio das Contas do Poder
Legislativo, que por sua vez julga as contas do Poder Judiciário.
b. O Poder Executivo julgará as contas do Poder Legislativo, enquanto o Tribunal de Contas emite
parecer prévio sobre as contas do Poder Executivo.
c. As contas prestadas pelos Chefes do Poder Executivo incluirão, além das suas próprias, as dos
Presidentes dos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário e do Chefe do Ministério Público, as
quais receberão parecer prévio, separadamente, do respectivo Tribunal de Contas.
d. Cumpre ao Poder Judiciário julgar as contas do Poder Executivo e a este julgar as contas do
Poder Legislativo.
e. As contas prestadas pelos Chefes do Poder Executivo, Poder Legislativo e Poder Judiciário
serão julgadas pelo Tribunal de Contas do respectivo Estado.

A resposta correta é: As contas prestadas pelos Chefes do Poder Executivo, Poder Legislativo e
Poder Judiciário serão julgadas pelo Tribunal de Contas do respectivo Estado.
O princípio da legalidade nasceu com o Estado de Direito e constitui uma das principais garantias de
respeito aos direitos individuais, uma vez que a lei, ao mesmo tempo em que de�ne esses direitos,
estabelece os limites da atuação administrativa. Acerca do princípio da legalidade no âmbito da
Administração Pública, assinale a opção correta.
Escolha uma opção:
a. A compreensão da legalidade dos atos que são emitidos não inibe o grande �uxo de
memorandos e ofícios desnecessários dentro da Administração Pública.
b. Conforme o ato que será realizado existe uma lei ou princípios especí�cos que devem ser
seguidos, não havendo necessidade de manter uma coerência e harmonia entre esses e os
demais.
c. Mesmo que ao Gestor cumpra legislar e não administrar, é importante que o mesmo conheça os
requisitos e características das leis, justamente pelo fato de que o princípio da legalidade e todas
as suas derivações devem necessariamente ser contemplados em todos os atos da
administração.
d. É esse princípio que estabelece a supremacia do uso dos costumes, condição sem a qual não
poderia existir o Estado Democrático de Direito.
e. Um dos principais objetivos desse princípio, senão o principal, é evitar o exercício de arbítrio
dos governantes, visto que o Estado concentra grande poder nas mãos dos governantes e de
seus funcionários.

A resposta correta é: Um dos principais objetivos desse princípio, senão o principal, é evitar o
exercício de arbítrio dos governantes, visto que o Estado concentra grande poder nas mãos dos
governantes e de seus funcionários.
Questão 7
Correto
Questão 8
Correto
Acerca da Teoria Contingencial, menciona o autor Araújo: “(...) a teoria da contingência estabelece
que não há uma estrutura organizacional única que seja altamente efetiva para todas as
organizações. (...) Há diversos fatores contingenciais: estratégias, incerteza com relação às tarefas e
tecnologia (...). Essas características re�etem a in�uência do ambiente.” (ARAUJO, César G. de .
Organização, Sistemas e Métodos. São Paulo: Atlas, 2001, p.29.). A respeito dessa teoria, assinale a
alternativa correta.
Escolha uma opção:
a. Várias críticas podem ser atribuídas à Teoria Contingencial, dentre elas pode-se mencionar a
abordagem demasiadamente simpli�cada da organização formal, deixando de lado a
organização informal.
b. Para desenvolver o estudo das organizações contingenciais, utilizaram-se de uma análise
organizacional ampla, feita a partir de uma abordagem múltipla, levando em conta os
fundamentos da Teoria Clássica e da Teoria das relações Humanas.
c. Uma boa organização deve seguir a metodologia de algumas regras básicas, como, por
exemplo, a análise de uma situação por meio da observação da atual condição interna da
organização, que consiste em identi�car seus pontos fortes e fracos, bem como a projeção da
futura condição externa da organização, implicando na oportunidade e na ameaça à
organização.

d. Os críticos dessa Teoria a�rmaram pela existência de uma concepção ingênua e romântica do
operário, visto que seus autores imaginavam um trabalhador feliz, produtivo e integrado no
ambiente de trabalho, o que não foi con�rmado.
e. Como consequências dessa Teoria pode-se ressaltar que o nível de produção é resultante da
integração social, e não de sua capacidade física.
A resposta correta é: Uma boa organização deve seguir a metodologia de algumas regras básicas,
como, por exemplo, a análise de uma situação por meio da observação da atual condição interna
da organização, que consiste em identi�car seus pontos fortes e fracos, bem como a projeção da
futura condição externa da organização, implicando na oportunidade e na ameaça à organização.
A sociedade é formada por um conjunto de indivíduos que, apesar de possuírem inúmeros atributos
diferenciados - como idade, escolaridade, recursos, rendas e outros - convivem de forma contínua,
sempre em busca de atender seus interesses e suas necessidades, o que é chamado de “busca da
felicidade”. Essa busca da realização de interesses é derivada da existência das necessidades
materiais ou ideais que, por sua vez, geram con�itos entre os indivíduos que, por sua vez, precisam
ser controlados e harmonizados pelo Estado, por meio das políticas públicas. Com base nessa
a�rmação assinale a opção correta.
Escolha uma opção:
a. Apesar da a�rmação feita acima, a maioria dos con�itos gerados na sociedade são decorrentes
da culpa exclusiva dos indivíduos, os quais, nesses casos, devem resolver as situações sozinhos.
b. Diante da existência desses con�itos mencionados, é possível a�rmar que é permitido à
administração o uso da coerção em determinados casos e da política como formas de
controle.

c. As diferenças mencionadas no texto acima são irrelevantes para que o Estado analise e de�na
sua melhor forma de atuação.
d. A política em si não pode ser considerada como um meio para resolver esses con�itos
existentes na sociedade, pois não cumpre a ela a análise e solução de meros con�itos entre os
cidadãos e sim às políticas públicas.
e. A coerção é a forma mais importante da qual o Estado se utiliza para exercer o controle sobre a
sociedade, uma vez que traz as consequências desejadas pelo Estado.
A resposta correta é: Diante da existência desses con�itos mencionados, é possível a�rmar que é
permitido à administração o uso da coerção em determinados casos e da política como formas
de controle.
Questão 9
Correto
Questão 10
Correto
A Segunda Guerra Mundial foi um marco muito importante na ciência administrativa, visto que a
partir dela iniciou-se uma ruptura com o sistema utilizado no período clássico, passando-se a utilizar
concepções com características próprias, como a Clássica, a Humanística, a Neoclássica, a
Estruturalista, a Comportamental, a Sistêmica, a Contingencial e a Institucional. Com base nessas
a�rmações, assinale a alternativa que apresenta informações corretas acerca da Teoria Clássica.
Escolha uma opção:
a. A Teoria Clássica teve seu desenvolvimentoiniciado na Europa, pelo pensador Henri Fayol, o
qual percebeu a ine�ciência do sistema adotado até então e elaborou uma ciência
administrativa cuja e�ciência organizacional seria alcançada por meio da análise da estrutura
da empresa e dos órgãos que a compõem.

b. Para o autor Fayol, que muito contribuiu no desenvolvimento dessa Teoria, são quatro as
funções básicas de qualquer empresa: técnicas; comerciais; �nanceiras; e contábeis.
c. Dentre as funções de uma empresa não pode ser elencada a de segurança, pois as questões
relacionadas com a proteção e preservação dos bens e das pessoas cumpre ao estado.
d. Cabe à função técnica de uma empresa estabelecer critérios que tratam da compra, venda e
permutação dos bens.
e. Para os doutrinadores dessa Teoria, três são as funções básicas de qualquer empresa: técnicas;
comerciais; e �nanceiras.
A resposta correta é: A Teoria Clássica teve seu desenvolvimento iniciado na Europa, pelo
pensador Henri Fayol, o qual percebeu a ine�ciência do sistema adotado até então e elaborou
uma ciência administrativa cuja e�ciência organizacional seria alcançada por meio da análise da
estrutura da empresa e dos órgãos que a compõem.
Considerando a função ativa do Estado, pode lhe ser atribuído o exercício de um conjunto de
poderes que têm efeito sobre a sociedade civil (poder de polícia e poder discricionário) e outro que
tem efeito sobre a Administração Pública (poder hierárquico e poder disciplinar). Acerca desses
podres, pode-se a�rmar que:
Escolha uma opção:
a. Poder de polícia é aquele de que dispõe o titular do Poder executivo para distribuir e escalonar
as funções de seus órgãos, ordenar e rever a atuação de seus agentes, reorganizando a
Administração de acordo com a necessidade e conveniência.
b. O poder hierárquico destina-se a punir as infrações funcionais cometidas pelos servidores e
demais pessoas sujeitas à disciplina dos órgãos da Administração, visando manter condutas
compatíveis com o interesse público.
c. O poder discricionário deriva do poder de polícia e confere à Administração Pública a
liberdade de escolher a conveniência, oportunidade e conteúdo de sua intervenção, sempre
dentro dos limites que a lei permite.

d. O poder disciplinar deriva do poder de polícia e confere à Administração Pública a liberdade de
escolher a conveniência, oportunidade e conteúdo de sua intervenção, sempre dentro dos
limites que a lei permite.
e. O poder hierárquico tem a �nalidade de conter os abusos de indivíduos e grupos na sociedade
civil no exercício de sua liberdade negativa, na defesa do interesse público.
A resposta correta é: O poder discricionário deriva do poder de polícia e confere à Administração
Pública a liberdade de escolher a conveniência, oportunidade e conteúdo de sua intervenção,
sempre dentro dos limites que a lei permite.
Atividade Anterior Seguir para... Próxima atividade
https://aula.fael.edu.br/mod/folder/view.php?id=50480&forceview=1
https://aula.fael.edu.br/mod/lesson/view.php?id=50482&forceview=1

Mais conteúdos dessa disciplina