Buscar

MODISMO, CONSUMISMO E BELEZA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MODISMO, CONSUMISMO E A RELAÇÃO COM A BELEZA E SAÚDE
O modismo é um processo rápido, ainda agora com a internet. É a tendência de fazer, falar, usar o que a maioria faz, fala ou usa.
Aparece, contagia a todos e desaparece com a mesma rapidez, mas de quando em quando ele reaparece. O lançamento de determinada moda pode acontecer de várias maneiras, como, por exemplo, pelas novelas, revistas, livros, internet, boca-a-boca, etc.
No caso do emagrecimento o mais frequente é por intermédio de revista em cuja capa aparece uma artista bastante conhecida, com o corpo escultural afirmando que determinado processo de emagrecimento ou dieta é que a deixa daquele jeito. Também pela TV através de propaganda de algum aparelho ou medicamento miraculoso que age a todos de forma infalível.
A maneira mais funcional e rápida de divulgação da moda do emagrecimento é o boca-a-boca e agora intensificado pela internet. Atualmente existem até voluntários (as) para iniciar a propaganda de determinado produto.
A velocidade de disseminação da ideia é espantosa e logo muita gente já está falando e/ou usando o medicamento, aparelho ou método de emagrecimento. A verdade é que nem todos os métodos, medicamentos ou aparelhos funcionam para todos. O que é bom e dá certo para um pode não dar certo para outro.
Modismo é diferente de Moda. Moda é a tendência de [consumo] da atualidade. A palavra moda significa costume e provém do latim modus. É composta de diversos estilos que podem ter sido influenciados sob vários aspectos. Acompanha o vestuário e o tempo, que se integra ao simples uso das roupas no dia-a-dia. É uma forma passageira e facilmente mutável de se comportar e sobretudo de se vestir ou pentear. A moda é um sistema que acompanha o vestuário e o tempo, que integra o simples uso das roupas no dia-a-dia a um contexto maior, político, social, sociológico. Pode-se ver a moda naquilo que se escolhe de manhã para vestir, no look de um punk, de um skatista e de um pop star, nas passarelas. A cada dia que passa o mundo da moda vem se superando e surpreendendo as pessoas, com cores vivas, tendências novas, cortes inusitados e inovadores.
Consumismo refere-se a um modo de vida orientado por uma crescente propensão ao consumo de bens ou serviços, em geral supérfluos, em razão do seu significado simbólico (prazer, sucesso, felicidade), frequentemente atribuído pelos meios de comunicação de massa.
A diferença entre o consumo e o consumismo é que no consumo as pessoas adquirem somente aquilo que lhes é necessário. Já o consumismo, na definição da palavra, se caracteriza pelos gastos excessivos em produtos supérfluos. A necessidade de consumo pode vir a tornar-se uma compulsão, uma patologia comportamental. Pessoas compram compulsivamente coisas de que realmente precisam. O vício e a compra desenfreada são exemplos de compulsão, um consumo não movido por uma necessidade objetiva, mas por um desejo de possuir algo cujo significado é essencialmente simbólico.
A explicação da compulsão de consumo talvez possa se amparar em bases históricas. O mundo nunca mais foi o mesmo após a Revolução Industrial. A industrialização agilizou o processo de fabricação, o que não era possível durante o período artesanal. A indústria trouxe o desenvolvimento, num modelo de economia liberal, que hoje leva ao consumismo alienado de produtos industrializados.
Embora ninguém discorde de que saúde é fundamental, a maior parte das pessoas preocupa-se mais com a beleza do que com o bem-estar de seu organismo. Esta é uma escolha que parece natural em um contexto onde a estética é vendida como item fundamental para o alcance da felicidade. Entretanto, enquanto a beleza garante uma satisfação etérea, o investimento na saúde é certeza de uma vida longa e de qualidade.
Os meios de comunicação divulgam, com frequência, histórias de pessoas que transformaram a aparência de maneira radical. Atualmente há programas de TV em que os participantes enfrentam todos os tipos de cirurgias plásticas com o objetivo de ostentar uma aparência totalmente diferente da que antes possuíam.
No campo do emagrecimento não é diferente: paga-se qualquer preço para perder os quilos desejados, ainda que este preço seja a própria saúde.
Em todas estas situações, uma característica é comum: o desejo de obter resultados sem fazer grande esforço. Poucos são aqueles que parecem estar dispostos a construir gradualmente a melhoria estética que desejam.
Entretanto, mudanças repentinas na aparência, nem sempre correspondem a mudanças na vida interior do indivíduo. Não é incomum perceber que algumas pessoas, mesmo após investirem em transformações radicais, continuam sentindo-se insatisfeitas, ansiosas ou entristecidas. Isto mostra que a mudança na aparência não é garantia de felicidade.
COMO A ATIVIDADE FÍSICA PODE AJUDAR NA SAÚDE E BELEZA?
Nosso corpo requer exercícios físicos para manter-se saudável e em equilíbrio. Entre os benefícios da atividade física estão: a prevenção do risco de ocorrência de diabetes, de doenças cardíacas, da obesidade e da hipertensão arterial, ajuda numa melhor mobilidade e equilíbrio, mantém a saúde em geral em bom estado, diminui a depressão e a ansiedade, além de auxiliar na boa forma física.
Apesar das vantagens da prática de exercícios físicos, um número exorbitante de pessoas, segundo a Organização Mundial de Saúde, são sedentárias. O dia a dia não requer esforços musculares como antigamente, uma vez que as facilidades dos meios de transporte, os controles remotos, os elevadores e até mesmo as demandas profissionais promovem um suposto conforto onde a força física ficou quase ausente. Assim, a própria rotina contribui para o grande número de sedentários, indo contra o lema da vida saudável. Para garantir uma boa saúde, no entanto, é preciso ir contra a correnteza do comodismo e procurar maneiras de exercitar o corpo.
Ir ao encontro à saúde é uma decisão inteligente porque, com o aumento da expectativa de vida, a prática de exercícios físicos proporciona uma qualidade de vida melhor e por mais tempo. Ao exercitar-se, os benefícios dessa prática se espalham pelo corpo todo. Ela faz com que a pessoa se afaste por algum tempo de sua rotina e problemas do dia a dia, promovendo relaxamento e bem-estar. Há redução da dor, maior consciência da eficácia corporal e do controle pessoal.
Para quem também está interessado em esculpir um belo corpo, a atividade física vem completamente a favor. A prática da musculação é uma das mais relevantes nesse sentido, uma vez que ela produz um resultado estético relativamente rápido ao combinar uma alimentação balanceada e regularidade nos exercícios.

Continue navegando