Buscar

Pulgas: Características e Ciclo de Vida

Prévia do material em texto

ORDEM SIPHONAPTERA – PULGAS
	Ausência de asas. Terceiro par de patas adaptados ao pulo maior. Corpo achatado lateralmente. Cerdas projetadas para trás. São hematófagos na fase adulta – macho e fêmea. Parasita obrigatório periódico. Ectoparasita de mamíferos e aves. Antena curta – não observo. Pode ou não ter ctenídeos. Sensilium: percebe a temperatura e gás carbônico, é sensorial, encaixa o macho e a fêmea para a cópula. Faz repastos em várias espécies. 
Ciclo de vida: depositam seus ovos no solo ou no pelo do HO (acabaram caindo em direção ao solo, pois não conseguiram se fixar). Pode durar de 18-21 dias, mas conseguem retardar para até 1 ano (fase de pupa). Normalmente a larva irá eclodir com 5 dias, e já é uma mastigadora, desenvolve-se em qualquer lugar. A larva passa por dois estágios, a segunda irá formar a pupa (no chão) entre 7 a 15 dias (no inverno pode durar 200 dias). A fase de pupa poderá durara até 1 ano, mas a fase adulta só irá eclodir da pupa quando perceber a presença do HO. A pulga do cão pode sem se alimentar viver cerca de 50 dias, mas em condições boas será cerca de um ano. 
Hectopsylla (morcegos e ratos)
Tunga penetrans:
São hematófagos: fêmeas e machos se alimentam de sangue. Solos arenosos, praças de crianças, areias em construções. Hospedeiros: cachorros, humanos, suínos, bovinos, animais silvestres (roedores). A fêmea permanece na pele do hospedeiro por vários dias (10).
Importância: animais podem apresentar claudicação (mancar).
Os sinais são muita coceira e crostas. 
Contaminação com Clostridium tetani (tétano - bactéria), Clostridium perfringes (gangrena – bactéria, os tecidos apodrecem rapidamente), micoses.
Importância: a fêmea é o “bicho de pé”. 
CICLO: logo após a cópula, que ocorre no ambiente, a fêmea corta a pele do HO e a penetra (pois precisa estar se alimentando para conseguir produzir os ovos). Quando ela está se alimentando, estarão sendo produzidos cerca de 100, esses serão liberados na pele do HO, mas em direção ao meio externo (pele e depois eles irão cair). Além disso, logo após fazer a liberação a fêmea irá morrer ainda no túnel (o corpo irá absorver ou poderá promover uma reação inflamatória – abcesso). A larva por sua vez irá eclodir cerca de 3 a 4 dias, essa irá apresentar 2 fases e riram pupa. Por isso, o ciclo todo será completado com 30 dias. 
FAMÍLIA: PULICIDAE
Gênero Ctenocephalides
Ovos pouco resistente às condições ambientais (seca e frio).
-- C. canis tem a cabeça mais arredondada. O primeiro ctenídeo genal é menor que os demais.
-- C. felis permanece mais tempo no hospedeiro do que no ambiente. 
Sinais clínicos: coceira, alopecia, vermelhidão na pele, dermatite alérgica (DAPP) – a pulga se alimenta e desce -, infecções secundárias.
Importância: hospedeiro intermediário do Dipylidium. 
-- Transmitir nematoides como Dipetalonema e Dirofilaria immitis (parasita do coração).
Espécie Pulex irritans: homem, suíno, raramente caninos e felinos. 
Importância: dermatite alérgica.Transmissão da peste bubônica e outras doenças. 
Xenopsylla cheops e X. brasiliensis: roedores, ocasionalmente humano (acidental).
Importância: transmissão da Yersinia pestis (peste bubônica).
O rato morre e a pulga procura outro HO. 
Sinais clínicos: dores, febre, necroses, calafrios... (responde a antibióticos).

Continue navegando