Logo Passei Direto
Buscar

PROVA 2 Assessoria e consultoria nas Instituições e Projetos Sociais

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O papel do assistente social pode ser construído por meio de estratégias. De acordo com Faleiros (2001), a proposta que é possível e viável na construção de uma estratégia de intervenção profissional, sem se perder a força e o conhecimento específico da profissão, seria a de assumir a particularidade da profissão no contexto das transformações das relações e da realidade social. A realidade está em processo contínuo de transformação e pode-se pensar que no seu deciframento os assistentes sociais devem "[...] construir propostas de trabalho criativas e capazes de preservar e efetivar direitos, a partir de demandas emergentes no cotidiano. Enfim, ser um profissional propositivo e não só executivo" (IAMAMOTO, 2000, p. 20). Para Iamamoto é no cotidiano profissional que os assistentes sociais devem efetuar as suas atribuições de modo criativo e tendo como compromisso da categoria os princípios do Código de Ética profissional. Sobre o papel do assistente social, assinale a alternativa CORRETA:
a) A atividade de assessor na área de Serviço Social desenvolve ações profissionais dentro da sua área de formação.
b) A atividade de assessor propõe caminhos e estratégias para outros profissionais.
c) A atividade de assessor não prevê nenhuma capacitação específica.
d) A atividade de assessor é aquela que intervém em outras.

Por dispor de conhecimentos sobre o cotidiano da população usuária dos serviços públicos, a/o assistente social tem prestado assessoria tanto aos gestores das políticas públicas quanto aos movimentos sociais.
Sobre essa atividade da/do assistente social, analise as afirmativas a seguir:
I- A assessoria prestada por esse profissional deve ser cotidianamente construída com os sujeitos fundamentais - os assessorados -, os quais devem ter autonomia para acatar, ou não, as proposições.
II- A assessoria aos gestores públicos exige do profissional do Serviço Social desvelar os interesses a serem fortalecidos com o seu trabalho.
III- Por meio da assessoria, a/o assistente social, no espaço da criação de políticas sociais, pode direcionar o seu trabalho para a ampliação do acesso aos serviços.
a) Somente a afirmativa I está correta.
b) Somente a afirmativa III está correta.
c) As afirmativas I, II e III estão corretas.
d) As afirmativas II e III estão corretas.

O monitoramento consiste em acompanhar a implementação de ações, rotina de desenvolvimento do projeto ou programa implantado, dando a devida visibilidade sistemática de sua implementação, de acordo com os objetivos preestabelecidos.
Sobre o monitoramento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) É realizado durante o período de execução e operação do programa ou projeto, é um processo que busca assegurar que as metas estabelecidas sejam cumpridas nos prazos estipulados.
( ) O monitoramento se refere ao planejamento público, em que todos os aspectos relacionados à gestão social são acompanhados e verificados. Assim, é uma medida simétrica de avaliação da administração pública, fixado no planejamento plurianual com previsão de investimentos.
( ) É uma atividade de gestão, um exame contínuo e periódico para verificar a execução de cada atividade do programa ou projeto.
( ) Auxilia na transparência dos programas e projetos, utilizando instrumentos para verificação e acompanhamento das ações, no sentido de realizar a correção de ações para efetivação de novas estratégias, objetivos, rumos.
a) F - V - V - V.
b) V - F - V - V.
c) V - F - F - F.
d) F - V - F - F.

Os serviços de assessoria são bastante comuns em sociedades em que as regras e as leis, em geral, funcionam para a maioria. Isso acontece, seja pelo nível de organização da administração pública, seja pela boa formulação das próprias regras e leis, pelos mecanismos de fiscalização, como pelo grau de informação dos indivíduos em sociedade, enquanto consumidores e sujeitos de direitos.
Nesses contextos, podem-se enumerar várias razões pelas quais as empresas contratam serviços de assessoria. Considerando isso, analise as sentenças a seguir:
I- As empresas contratam assessoria para fundamentar e justificar racional e legalmente certas decisões administrativas.
II- As empresas contratam assessoria por obrigações legais, significando, sobretudo, uma conquista corporativa dos profissionais de assessoria.
III- As empresas contratam assessoria exclusivamente quando não possuem profissionais qualificados.
IV- Ao contratarem assessoria, as empresas têm obrigações legais que implicam prazos mínimos de dois anos de prestação de serviços de assessoria, por força da lei.
a) Somente a sentença I está correta.
b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
c) As sentenças II e IV estão corretas.
d) As sentenças I, III e IV estão corretas.

As ONGs são conhecidas como agrupamentos coletivos que apresentam algum nível de institucionalização, são entidades privadas com fins públicos e sem fins lucrativos, que também poderão contar com a participação voluntária.
Referente ao resgate histórico das ONGs, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Surgem inúmeras ações supranacionais, sem ligação direta com o governo, atuando de forma heterogênea nas questões sociais que surgiram no pós-guerra.
( ) As ONGs foram marcadas pelas ideias marxistas, e não atuaram na criação de centros de educação popular.
( ) Na década de 60, as ONGs iniciam sua introdução formal na política partidária, concretizando articulações com partidos políticos.
( ) Algumas ONGs surgiram na época anterior e são conhecidas até os dias de hoje, como a Cruz Vermelha Internacional e a Unesco.
a) V - F - F - V.
b) F - V - F - F.
c) F - V - V - V.
d) V - F - V - F.

Define-se a assessoria/consultoria como a ação que é desenvolvida por um profissional com conhecimentos na área, que toma a realidade como objeto de estudo e detém uma intenção de alteração da realidade. O assessor não é aquele que intervém, deve, sim, propor caminhos e estratégias ao profissional ou à equipe que assessora e estes têm autonomia em acatar ou não as suas proposições. Portanto, o assessor deve ser alguém estudioso, permanentemente atualizado e com capacidade de apresentar claramente as suas proposições (MATOS, 2006).
Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Assessoria teve uma série de evoluções conceituais ao longo do tempo.
( ) Assessoria teve sua prática perpassando pelo militarismo.
( ) Assessoria é um termo bastante utilizado por homens de negócios.
( ) Assessoria teve seus conceitos iniciais influenciados pelo público, militar e organizacional.
A F - F - F - F.
B F - V - F - F.
C V - F - F - V.
D V - V - V - V.

No conjunto geral das atribuições das funções de um consultor organizacional, encontramos características que definem seu perfil e a importância do seu trabalho. Nessa perspectiva, alguns elementos que configuram a sua atuação devem ser assegurados.
Seguindo essa linha, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A parcialidade pró-empresarial deve ser uma característica do consultor, já que o contratante, que o paga, precisa das respostas mais agradáveis sobre a situação.
( ) Seu papel decisional é fundamental, uma vez que o contratante o paga para este fim.
( ) O aconselhamento é sua função primordial, pois o contratante não o paga para tomar decisões.
( ) Sua função é auxiliar, uma vez que não tem influência direta sobre o ato de decidir.
a) F - F - V - V.
b) V - V - F - F.
c) V - F - V - V.
d) V - V - F - V.

O assessor empresarial é conhecido como um profissional que contribui com a administração da empresa, com o intuito de viabilizar a liderança e a motivação da qualidade de trabalho da empresa, visando a assessorar todos os departamentos.
Referente à assessoria empresarial, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Uma das competências da assessoria empresarial identifica as estruturas orçamentárias e societárias das organizações e relaciona-as com os métodos de gestão específicos.
( ) Assessorar na estrutura e no funcionamento da empresa não segue a base na sua meta e nos seus objetivos.
( ) Atuar dentro dos preceitos da ética e da cidadania organizacional não é característica do assessor.
( ) Outra características da assessoria empresarial diz respeito a identificar e interpretar as diretrizes do planejamento estratégico, planejamento tático e planos diretores aplicáveis à gestão organizacional.
A F - V - F - F.
B V - F - V - F.
C F - V - V - V.
D V - F - F - V.

A assessoria é a ação e o efeito de assessorar. Este verbo faz referência a dar ou receber aconselhamento e auxiliar. A noção de assessoria está vinculada à de consultoria, que, em latim (consultus) significa precisamente ?assessoria?.
Com relação ao que é ser assessor, analise as afirmativas a seguir:
I- O assessor é um substantivo masculino com origem no termo em latim assessore, que significa ajudante, auxiliador, assistente, conselheiro, pois é um profissional que assessora uma pessoa ou organização em uma determinada área ou programa.
II- O assessor é aquele profissional que apenas intervém e realiza as mudanças necessárias tanto nas empresas privadas como públicas.
III- O assessor é o profissional que presta serviço técnico-específico. Através do seu trabalho, aponta estratégias necessárias que a organização/instituição precisa seguir para poder abranger seus objetivos organizacionais.
IV- Um assessor não pode trabalhar em empresas com atividades muito distintas, pois isso dificulta a ação de seu conhecimento técnico-operativo.
a) As afirmativas I e II estão corretas.
b) As afirmativas I e III estão corretas.
c) As afirmativas III e IV estão corretas.
d) As afirmativas II e IV estão corretas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O papel do assistente social pode ser construído por meio de estratégias. De acordo com Faleiros (2001), a proposta que é possível e viável na construção de uma estratégia de intervenção profissional, sem se perder a força e o conhecimento específico da profissão, seria a de assumir a particularidade da profissão no contexto das transformações das relações e da realidade social. A realidade está em processo contínuo de transformação e pode-se pensar que no seu deciframento os assistentes sociais devem "[...] construir propostas de trabalho criativas e capazes de preservar e efetivar direitos, a partir de demandas emergentes no cotidiano. Enfim, ser um profissional propositivo e não só executivo" (IAMAMOTO, 2000, p. 20). Para Iamamoto é no cotidiano profissional que os assistentes sociais devem efetuar as suas atribuições de modo criativo e tendo como compromisso da categoria os princípios do Código de Ética profissional. Sobre o papel do assistente social, assinale a alternativa CORRETA:
a) A atividade de assessor na área de Serviço Social desenvolve ações profissionais dentro da sua área de formação.
b) A atividade de assessor propõe caminhos e estratégias para outros profissionais.
c) A atividade de assessor não prevê nenhuma capacitação específica.
d) A atividade de assessor é aquela que intervém em outras.

Por dispor de conhecimentos sobre o cotidiano da população usuária dos serviços públicos, a/o assistente social tem prestado assessoria tanto aos gestores das políticas públicas quanto aos movimentos sociais.
Sobre essa atividade da/do assistente social, analise as afirmativas a seguir:
I- A assessoria prestada por esse profissional deve ser cotidianamente construída com os sujeitos fundamentais - os assessorados -, os quais devem ter autonomia para acatar, ou não, as proposições.
II- A assessoria aos gestores públicos exige do profissional do Serviço Social desvelar os interesses a serem fortalecidos com o seu trabalho.
III- Por meio da assessoria, a/o assistente social, no espaço da criação de políticas sociais, pode direcionar o seu trabalho para a ampliação do acesso aos serviços.
a) Somente a afirmativa I está correta.
b) Somente a afirmativa III está correta.
c) As afirmativas I, II e III estão corretas.
d) As afirmativas II e III estão corretas.

O monitoramento consiste em acompanhar a implementação de ações, rotina de desenvolvimento do projeto ou programa implantado, dando a devida visibilidade sistemática de sua implementação, de acordo com os objetivos preestabelecidos.
Sobre o monitoramento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) É realizado durante o período de execução e operação do programa ou projeto, é um processo que busca assegurar que as metas estabelecidas sejam cumpridas nos prazos estipulados.
( ) O monitoramento se refere ao planejamento público, em que todos os aspectos relacionados à gestão social são acompanhados e verificados. Assim, é uma medida simétrica de avaliação da administração pública, fixado no planejamento plurianual com previsão de investimentos.
( ) É uma atividade de gestão, um exame contínuo e periódico para verificar a execução de cada atividade do programa ou projeto.
( ) Auxilia na transparência dos programas e projetos, utilizando instrumentos para verificação e acompanhamento das ações, no sentido de realizar a correção de ações para efetivação de novas estratégias, objetivos, rumos.
a) F - V - V - V.
b) V - F - V - V.
c) V - F - F - F.
d) F - V - F - F.

Os serviços de assessoria são bastante comuns em sociedades em que as regras e as leis, em geral, funcionam para a maioria. Isso acontece, seja pelo nível de organização da administração pública, seja pela boa formulação das próprias regras e leis, pelos mecanismos de fiscalização, como pelo grau de informação dos indivíduos em sociedade, enquanto consumidores e sujeitos de direitos.
Nesses contextos, podem-se enumerar várias razões pelas quais as empresas contratam serviços de assessoria. Considerando isso, analise as sentenças a seguir:
I- As empresas contratam assessoria para fundamentar e justificar racional e legalmente certas decisões administrativas.
II- As empresas contratam assessoria por obrigações legais, significando, sobretudo, uma conquista corporativa dos profissionais de assessoria.
III- As empresas contratam assessoria exclusivamente quando não possuem profissionais qualificados.
IV- Ao contratarem assessoria, as empresas têm obrigações legais que implicam prazos mínimos de dois anos de prestação de serviços de assessoria, por força da lei.
a) Somente a sentença I está correta.
b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
c) As sentenças II e IV estão corretas.
d) As sentenças I, III e IV estão corretas.

As ONGs são conhecidas como agrupamentos coletivos que apresentam algum nível de institucionalização, são entidades privadas com fins públicos e sem fins lucrativos, que também poderão contar com a participação voluntária.
Referente ao resgate histórico das ONGs, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Surgem inúmeras ações supranacionais, sem ligação direta com o governo, atuando de forma heterogênea nas questões sociais que surgiram no pós-guerra.
( ) As ONGs foram marcadas pelas ideias marxistas, e não atuaram na criação de centros de educação popular.
( ) Na década de 60, as ONGs iniciam sua introdução formal na política partidária, concretizando articulações com partidos políticos.
( ) Algumas ONGs surgiram na época anterior e são conhecidas até os dias de hoje, como a Cruz Vermelha Internacional e a Unesco.
a) V - F - F - V.
b) F - V - F - F.
c) F - V - V - V.
d) V - F - V - F.

Define-se a assessoria/consultoria como a ação que é desenvolvida por um profissional com conhecimentos na área, que toma a realidade como objeto de estudo e detém uma intenção de alteração da realidade. O assessor não é aquele que intervém, deve, sim, propor caminhos e estratégias ao profissional ou à equipe que assessora e estes têm autonomia em acatar ou não as suas proposições. Portanto, o assessor deve ser alguém estudioso, permanentemente atualizado e com capacidade de apresentar claramente as suas proposições (MATOS, 2006).
Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Assessoria teve uma série de evoluções conceituais ao longo do tempo.
( ) Assessoria teve sua prática perpassando pelo militarismo.
( ) Assessoria é um termo bastante utilizado por homens de negócios.
( ) Assessoria teve seus conceitos iniciais influenciados pelo público, militar e organizacional.
A F - F - F - F.
B F - V - F - F.
C V - F - F - V.
D V - V - V - V.

No conjunto geral das atribuições das funções de um consultor organizacional, encontramos características que definem seu perfil e a importância do seu trabalho. Nessa perspectiva, alguns elementos que configuram a sua atuação devem ser assegurados.
Seguindo essa linha, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A parcialidade pró-empresarial deve ser uma característica do consultor, já que o contratante, que o paga, precisa das respostas mais agradáveis sobre a situação.
( ) Seu papel decisional é fundamental, uma vez que o contratante o paga para este fim.
( ) O aconselhamento é sua função primordial, pois o contratante não o paga para tomar decisões.
( ) Sua função é auxiliar, uma vez que não tem influência direta sobre o ato de decidir.
a) F - F - V - V.
b) V - V - F - F.
c) V - F - V - V.
d) V - V - F - V.

O assessor empresarial é conhecido como um profissional que contribui com a administração da empresa, com o intuito de viabilizar a liderança e a motivação da qualidade de trabalho da empresa, visando a assessorar todos os departamentos.
Referente à assessoria empresarial, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Uma das competências da assessoria empresarial identifica as estruturas orçamentárias e societárias das organizações e relaciona-as com os métodos de gestão específicos.
( ) Assessorar na estrutura e no funcionamento da empresa não segue a base na sua meta e nos seus objetivos.
( ) Atuar dentro dos preceitos da ética e da cidadania organizacional não é característica do assessor.
( ) Outra características da assessoria empresarial diz respeito a identificar e interpretar as diretrizes do planejamento estratégico, planejamento tático e planos diretores aplicáveis à gestão organizacional.
A F - V - F - F.
B V - F - V - F.
C F - V - V - V.
D V - F - F - V.

A assessoria é a ação e o efeito de assessorar. Este verbo faz referência a dar ou receber aconselhamento e auxiliar. A noção de assessoria está vinculada à de consultoria, que, em latim (consultus) significa precisamente ?assessoria?.
Com relação ao que é ser assessor, analise as afirmativas a seguir:
I- O assessor é um substantivo masculino com origem no termo em latim assessore, que significa ajudante, auxiliador, assistente, conselheiro, pois é um profissional que assessora uma pessoa ou organização em uma determinada área ou programa.
II- O assessor é aquele profissional que apenas intervém e realiza as mudanças necessárias tanto nas empresas privadas como públicas.
III- O assessor é o profissional que presta serviço técnico-específico. Através do seu trabalho, aponta estratégias necessárias que a organização/instituição precisa seguir para poder abranger seus objetivos organizacionais.
IV- Um assessor não pode trabalhar em empresas com atividades muito distintas, pois isso dificulta a ação de seu conhecimento técnico-operativo.
a) As afirmativas I e II estão corretas.
b) As afirmativas I e III estão corretas.
c) As afirmativas III e IV estão corretas.
d) As afirmativas II e IV estão corretas.

Prévia do material em texto

Ir para o menuIr para o conteúdoIr para o cabeçalho
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
	Acadêmico:
	Taíse Nonemacher Gomes (1096637)
	
	Disciplina:
	Assessoria e Consultoria nas Instituições e Projetos Sociais (SES97)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:462201) ( peso.:1,50)
	Prova:
	12895620
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O papel do assistente social pode ser construído por meio de estratégias. De acordo com Faleiros (2001), a proposta que é possível e viável na construção de uma estratégia de intervenção profissional, sem se perder a força e o conhecimento específico da profissão, seria a de assumir a particularidade da profissão no contexto das transformações das relações e da realidade social. A realidade está em processo contínuo de transformação e pode-se pensar que no seu deciframento os assistentes sociais devem "[...] construir propostas de trabalho criativas e capazes de preservar e efetivar direitos, a partir de demandas emergentes no cotidiano. Enfim, ser um profissional propositivo e não só executivo" (IAMAMOTO, 2000, p. 20). Para Iamamoto é no cotidiano profissional que os assistentes sociais devem efetuar as suas atribuições de modo criativo e tendo como compromisso da categoria os princípios do Código de Ética profissional. Sobre o papel do assistente social, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: GOERCK, Caroline; VICCARI, Eunice M. Assessoria: processo de trabalho do Serviço Social. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/viewFile/990/770>. Acesso em: 5 jul. 2018.
	 a)
	A atividade de assessor é aquela que intervém em outras.
	 b)
	A atividade de assessor propõe caminhos e estratégias para outros profissionais.
	 c)
	A atividade de assessor não prevê nenhuma capacitação específica.
	 d)
	A atividade de assessor na área de Serviço Social desenvolve ações profissionais dentro da sua área de formação.
	2.
	Por dispor de conhecimentos sobre o cotidiano da população usuária dos serviços públicos, a/o assistente social tem prestado assessoria tanto aos gestores das políticas públicas quanto aos movimentos sociais. Sobre essa atividade da/do assistente social, analise as afirmativas a seguir:
I- A assessoria prestada por esse profissional deve ser cotidianamente construída com os sujeitos fundamentais - os assessorados -, os quais devem ter autonomia para acatar, ou não, as proposições. 
II- A assessoria aos gestores públicos exige do profissional do Serviço Social desvelar os interesses a serem fortalecidos com o seu trabalho. 
III- Por meio da assessoria, a/o assistente social, no espaço da criação de políticas sociais, pode direcionar o seu trabalho para a ampliação do acesso aos serviços. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 b)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa I está correta.
	3.
	O monitoramento consiste em acompanhar a implementação de ações, rotina de desenvolvimento do projeto ou programa implantado, dando a devida visibilidade sistemática de sua implementação, de acordo com os objetivos preestabelecidos. Sobre o monitoramento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) É realizado durante o período de execução e operação do programa ou projeto, é um processo que busca assegurar que as metas estabelecidas sejam cumpridas nos prazos estipulados.
(    ) O monitoramento se refere ao planejamento público, em que todos os aspectos relacionados à gestão social são acompanhados e verificados. Assim, é uma medida simétrica de avaliação da administração pública, fixado no planejamento plurianual com previsão de investimentos.
(    ) É uma atividade de gestão, um exame contínuo e periódico para verificar a execução de cada atividade do programa ou projeto. 
(    ) Auxilia na transparência dos programas e projetos, utilizando instrumentos para verificação e acompanhamento das ações, no sentido de realizar a correção de ações para efetivação de novas estratégias, objetivos, rumos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - F - F - F.
	 d)
	F - V - F - F.
	4.
	No século XIX, dada a grandeza dos exércitos e sua complexidade de organização, e tendo os militares a responsabilidade de liderança de um grande número de soldados, e com isso encarregados de tomar várias decisões, mantendo ainda estrita comunicação com o alto comando, eram necessários, portanto, oficiais treinados para assessorar e auxiliar neste processo de organização de informações e procedimentos, tanto na tomada de decisão quanto na distribuição das ordens. Sobre o uso de assessores no século XIX, analise as afirmativas a seguir:
I- Esses assessores trabalhavam subdivididos entre setores, assim cada qual apresentava ao comandante as informações de seu grupo. Essas informações eram analisadas e, com base nelas, era tomada uma decisão.
II- Essa assessoria era praticada dentro e fora da organização militar.
III- Neste período, a responsabilidade de liderança era do Estado, por meio de seus gestores.
IV- Para tanto, vê-se que a assessoria ocupa uma posição também nas comunicações e sua função não deixa de ser diferente: administrar informações jornalísticas das fontes para os meios de comunicação e vice-versa nas áreas pública e privada.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	5.
	Os serviços de assessoria são bastante comuns em sociedades em que as regras e as leis, em geral, funcionam para a maioria. Isso acontece, seja pelo nível de organização da administração pública, seja pela boa formulação das próprias regras e leis, pelos mecanismos de fiscalização, como pelo grau de informação dos indivíduos em sociedade, enquanto consumidores e sujeitos de direitos. Nesses contextos, podem-se enumerar várias razões pelas quais as empresas contratam serviços de assessoria. Considerando isso, analise as sentenças a seguir:
I- As empresas contratam assessoria para fundamentar e justificar racional e legalmente certas decisões administrativas.
II- As empresas contratam assessoria por obrigações legais, significando, sobretudo, uma conquista corporativa dos profissionais de assessoria.
III- As empresas contratam assessoria exclusivamente quando não possuem profissionais qualificados.
IV- Ao contratarem assessoria, as empresas têm obrigações legais que implicam prazos mínimos de dois anos de prestação de serviços de assessoria, por força da lei.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	6.
	As ONGs são conhecidas como agrupamentos coletivos que apresentam algum nível de institucionalização, são entidades privadas com fins públicos e sem fins lucrativos, que também poderão contar com a participação voluntária. Referente ao resgate histórico das ONGs, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Surgem inúmeras ações supranacionais, sem ligação direta com o governo, atuando de forma heterogênea nas questões sociais que surgiram no pós-guerra.  
(    ) As ONGs foram marcadas pelas ideias marxistas, e não atuaram na criação de centros de educação popular. 
(    ) Na década de 60, as ONGs iniciam sua introdução formal na política partidária, concretizando articulações com partidos políticos.
(    ) Algumas ONGs surgiram na épocaanterior e são conhecidas até os dias de hoje, como a Cruz Vermelha Internacional e a Unesco.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - V - F - F.
	7.
	Define-se a assessoria/consultoria como a ação que é desenvolvida por um profissional com conhecimentos na área, que toma a realidade como objeto de estudo e detém uma intenção de alteração da realidade. O assessor não é aquele que intervém, deve, sim, propor caminhos e estratégias ao profissional ou à equipe que assessora e estes têm autonomia em acatar ou não as suas proposições. Portanto, o assessor deve ser alguém estudioso, permanentemente atualizado e com capacidade de apresentar claramente as suas proposições (MATOS, 2006). Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Assessoria teve uma série de evoluções conceituais ao longo do tempo.
(    ) Assessoria teve sua prática perpassando pelo militarismo.
(    ) Assessoria é um termo bastante utilizado por homens de negócios.
(    ) Assessoria teve seus conceitos iniciais influenciados pelo público, militar e organizacional.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: MATOS, Maurílio de Castro. Assessoria, consultoria, auditoria e supervisão técnica. Disponível em: <http://www.cressrn.org.br/files/arquivos/ZK2736DP7w8MI96Qb63f.pdf>. Acesso em: 5 jul. 2018.
	 a)
	V - V - V- V.
	 b)
	F - F - F - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - V - F - F.
	8.
	No conjunto geral das atribuições das funções de um consultor organizacional, encontramos características que definem seu perfil e a importância do seu trabalho. Nessa perspectiva, alguns elementos que configuram a sua atuação devem ser assegurados. Seguindo essa linha, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A parcialidade pró-empresarial deve ser uma característica do consultor, já que o contratante, que o paga, precisa das respostas mais agradáveis sobre a situação.
(    ) Seu papel decisional é fundamental, uma vez que o contratante o paga para este fim.
(    ) O aconselhamento é sua função primordial, pois o contratante não o paga para tomar decisões.
(    ) Sua função é auxiliar, uma vez que não tem influência direta sobre o ato de decidir.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	V - V - F - V.
	9.
	O assessor empresarial é conhecido como um profissional que contribui com a administração da empresa, com o intuito de viabilizar a liderança e a motivação da qualidade de trabalho da empresa, visando a assessorar todos os departamentos. Referente à assessoria empresarial, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Uma das competências da assessoria empresarial identifica as estruturas orçamentárias e societárias das organizações e relaciona-as com os métodos de gestão específicos. 
(    )  Assessorar na estrutura e no funcionamento da empresa não segue a base na sua meta e nos seus objetivos.
(    ) Atuar dentro dos preceitos da ética e da cidadania organizacional não é característica do assessor. 
(    ) Outra características da assessoria empresarial diz respeito a identificar e interpretar as diretrizes do planejamento estratégico, planejamento tático e planos diretores aplicáveis à gestão organizacional.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	10.
	A assessoria é a ação e o efeito de assessorar. Este verbo faz referência a dar ou receber aconselhamento e auxiliar. A noção de assessoria está vinculada à de consultoria, que, em latim (consultus) significa precisamente ?assessoria?. Com relação ao que é ser assessor, analise as afirmativas a seguir:
I- O assessor é um substantivo masculino com origem no termo em latim assessore, que significa ajudante, auxiliador, assistente, conselheiro, pois é um profissional que assessora uma pessoa ou organização em uma determinada área ou programa.
II- O assessor é aquele profissional que apenas intervém e realiza as mudanças necessárias tanto nas empresas privadas como públicas.
III- O assessor é o profissional que presta serviço técnico-específico. Através do seu trabalho, aponta estratégias necessárias que a organização/instituição precisa seguir para poder abranger seus objetivos organizacionais.
IV- Um assessor não pode trabalhar em empresas com atividades muito distintas, pois isso dificulta a ação de seu conhecimento técnico-operativo.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://conceito.de/assessoria>. Acesso em: 15 jan. 2016.
	 a)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 b)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e III estão corretas.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina