Buscar

Resenha Luis Morais Ciências Criminais Integradas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Pós-graduação em Direito Penal e Processo Penal
Resenha do Artigo “Famílias devolvem produtos roubados durante greve da PM em Pernambuco”.
		
Luis Roberto Morais Martins
 Trabalho da disciplina Ciências Criminais Integradas
 Tutor: Prof. Daniela Bastos Soares
Brasília - DF
2018
Artigo: Famílias devolvem produtos roubados durante greve da PM em Pernambuco
TÍTULO
Famílias devolvem produtos roubados durante a greve da PM em Pernambuco
REFERÊNCIA:
Por da redação. Famílias devolvem produtos roubados durante greve da PM em Pernambuco. Estadão.17de maio de 2014. Disponível em: link: https//notícias. r7.com/cidades/famílias-devolvem-produtos-roubados-durante-greve-da-PM-no-Pernambuco. Acesso em: 08 de agosto 2018.
O artigo mostra a triste realidade de pessoas que se aproveitaram da greve da PM do Estado de Pernambuco para arrombar e saquear lojas, causando prejuízos para vários comerciantes. A reportagem traz a tona uma velha discussão sobre a realidade social que não é exclusiva do Estado de Pernambuco, mas de várias cidades brasileiras. 
Nesse sentido o que causou mais espanto nas autoridades de segurança é o perfil dos saqueadores “que na sua maioria eram pessoas honestas, saqueando por impulso”. Quando as imagens foram divulgadas nas redes sociais e na imprensa, a população começou a devolver os produtos roubados das lojas nutridos do sentimento de vergonha ou por medo de serem presas e responderem criminalmente.
Esse comportamento coletivo não é privilégio do Brasil, acontece e já aconteceu em outros países. É um reflexo do chamado “efeito bocejo”: uma pessoa abre a boca seguindo o gesto de outra pessoa, num movimento cascata, são movimentos de multidões. Quando os freios morais estão suspensos, as pessoas agem por emoção no calor dos acontecimentos.
O Brasil vive uma crise de legitimidade generalizada nos entes públicos. Este é o reflexo da falta de capacidade do Estado de gerar confiança nas pessoas. Esse tipo de problema só pode ser evitado a partir do momento que os governantes e legisladores entenderem que cabe a eles garantir o bem comum, criando políticas públicas capazes de satisfazer a necessidade da população. É também responsabilidade do Estado garantir a dignidade de seus cidadãos, respeitando os seus direitos e fazendo cumprir os direitos fundamentais e princípios constitucionais base do Estado democrático de direito. Pois, a partir do momento que o Estado cumpre com o seu papel, também o cidadão, confiando nas instituições, irá cumprir com as suas obrigações gerando uma situação de harmonia e respeito mútuo.

Continue navegando