Buscar

Estudo Transversal I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	O conceito de resiliência pode ser entendido como a capacidade de se recuperar após sofrer um dano. Neste sentido, com relação à resiliência de nosso planeta, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O consumidor consciente pode evitar que a resiliência do planeta seja afetada pelo homem e assim promover a desigualdade.
	 b)
	O consumismo está afetando negativamente os limites de resiliência da Terra.
	 c)
	Quem consome de modo sustentável reduz a resiliência do planeta Terra.
	 d)
	O desmatamento, a contaminação dos rios e mares, o acúmulo de lixo e resíduos diversos são exemplos que aumentam a resiliência do planeta.
	2.
	A conhecida frase de Albert Einstein: "A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original", nos possibilita reflexões profundas, tanto do ponto de vista científico quanto do filosófico e emocional. Acerca do conceito de sustentabilidade, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Uma vez que atingirmos o patamar da sustentabilidade, praticada em atitudes simples e permanentes no dia a dia, dificilmente aceitaremos retroceder para uma vida consumista e cheia de desperdícios.
	 b)
	As atitudes das pessoas fazem a diferença no caminho da sustentabilidade, pois quanto maior o pensamento sobre essa ideia, maior será a semelhança com o acúmulo de riquezas.
	 c)
	Quando a sustentabilidade é plena nas atitudes de uma pessoa, ela jamais poderá voltar a praticar o consumo consciente, com responsabilidade e preocupação com as gerações futuras.
	 d)
	O pensamento ecológico altera a tomada de decisão, de modo a influenciar negativamente o desenvolvimento sustentável e positivamente o crescimento econômico.
	3.
	A poluição por materiais plásticos é um grave problema ambiental e requer, para seu enfrentamento, três abordagens complementares: a drástica redução do uso, a substituição por novos materiais (com características similares ao plástico sintético) facilmente degradáveis e a destinação adequada dos resíduos, via coleta e reciclagem. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA: 
FONTE: https://revistapesquisa.fapesp.br/2019/07/08/planeta-plastico/. Acesso em: 24 jul. 2019 (adaptado).
	 a)
	A pessoa é responsável por aquilo que consome e gera de resíduos, bem como pela poluição por materiais plásticos, os quais são facilmente degradáveis e adequadamente coletados e reciclados.
	 b)
	O consumidor é quem manda no mercado, suas escolhas influenciam as políticas ambientais e a produção de plásticos tende a aumentar com o reaproveitamento de embalagens usadas.
	 c)
	A internet é uma rede de comunicação mundial que contribui para a disseminação de informações sobre a poluição por plásticos, o que gera melhoria ambiental direta.
	 d)
	O cidadão pode contribuir com a redução do consumo de plásticos a partir de atitudes simples do dia a dia, como evitar o uso de materiais descartáveis, priorizar o reaproveitamento e a reciclagem.
	4.
	Quando escolhemos um produto, por exemplo, na prateleira de um supermercado, espera-se que as informações constantes no rótulo sejam suficientes para tomar a decisão entre uma opção e outra. Esse direito à informação está previsto na Política Nacional de Relações de Consumo. Onde consta esta política?
	 a)
	Código de Defesa do Consumidor.
	 b)
	Código de Defesa do Idoso.
	 c)
	Código de Defesa do Meio Ambiente.
	 d)
	Código de Defesa do Trabalhador.
	5.
	Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, atualmente cerca de 85% da população brasileira reside nas cidades. Neste ambiente, as facilidades para o consumo de bens e serviços são diversas e as propagandas contribuem para o aumento do consumo. Considerando as informações apresentadas, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://www.ibge.gov.br/apps/populacao/projecao/. Acesso em: 12 set. 2019.
	 a)
	A adoção de critérios éticos sobre o ato de consumir é fundamental para não se deixar influenciar pelas propagandas e consumir o desnecessário.
	 b)
	A inclusão de propagandas que estimulem a sustentabilidade pode favorecer o consumo do desnecessário e gerar ainda riquezas à população rural.
	 c)
	O aumento do consumo nas cidades é provocado pelo excesso de propagandas que geram o consumo do desnecessário e favorecem a sustentabilidade.
	 d)
	A presença predominante da população brasileira nas cidades é reflexo do êxodo rural e como consequência reduz o consumo de bens e serviços.
	6.
	Ao visualizar essa questão você está utilizando recursos naturais! Já pensou nisso? Observe que os smartphones, tablets, computadores, notebooks e quaisquer outros meios de comunicação são fabricados a partir de alguma matéria-prima de origem natural, como minérios de ferro e derivados do petróleo. Sobre as relações de consumo e sustentabilidade, analise as sentenças a seguir:
I- Na fabricação de produtos tecnológicos é isenta a utilização de recursos naturais.
II- O avanço da tecnologia dispensa o consumidor de se preocupar com o meio ambiente.
III- Existe igualdade nas formas de consumo sustentável ao redor do mundo e isso favorece a sustentabilidade.
IV- O equilíbrio planetário é afetado pelo comportamento da humanidade com relação ao consumo.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença IV está correta.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	7.
	Os meios de comunicação que veiculam propagandas diversas, contribuem para o aumento do consumo do desnecessário. A figura anexa apresenta um exemplo de estratégia utilizada pela mídia para convencer o consumidor. Neste contexto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: encurtador.com.br/boxRX. Acesso em: 12 set. 2019.
	
	 a)
	Mesmo com o aumento do consumo de celulares, a Logística Reversa garante o reaproveitamento de todos os resíduos, como já ocorre em todo território brasileiro.
	 b)
	Há uma incoerência entre a busca pela sustentabilidade global e as propagandas divulgadas nos meios de comunicação de massa.
	 c)
	O Código de Defesa do Consumidor prevê a proibição de propagandas que estimulem o consumo de produtos inovadores.
	 d)
	A Política Nacional das Relações de Consumo visa contribuir para a divulgação de propagandas que estimulem o consumo de celulares.
	8.
	Há um contraste entre a reciclagem dos diferentes resíduos no Brasil. Se, por um lado, o país é campeão mundial em reciclagem de alumínio, com mais de 98% de reciclagem desse resíduo, o plástico apresenta um índice de reciclagem muito baixo, cerca de 1%, o que significa que há um grande volume de plásticos depositados em aterros e dispersos na natureza. Para melhorar esse cenário, cada cidadão brasileiro precisa fazer a sua parte para reduzir o consumo de plástico e reciclar o que já está em circulação. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://www.wwf.org.br/?70222/Brasil-e-o-4-pais-do-mundo-que-mais-gera-lixo-plastico. Acesso em: 25 jul. 2019.
	 a)
	O uso excessivo do plástico, especialmente os descartáveis, contribui para Brasil ser líder mundial na reciclagem deste resíduo.
	 b)
	O consumidor pode mudar seus hábitos, repensando, recusando, reduzindo, reutilizando e reciclando os produtos com componentes plásticos.
	 c)
	O plástico é um produto utilizado em larga escala na indústria, no comércio e nas residências de um modo geral, o que aumenta os índices de reciclagem.
	 d)
	O consumidor brasileiro, ao desperdiçar comida e não separar os resíduos em casa, contribui para os baixos índices de reciclagem do plástico e do alumínio.
	9.
	Uma pesquisa com mais de 2.631 executivos, gerentes e formadores de opinião de todo o mundo e de uma gama variada de indústrias revelou que a reformulação no modelo de negócio das empresas se dá conforme os resultados apresentados na figura a seguir. Com base no textoe na figura, quem mais influencia as empresas a implantarem estratégias de sustentabilidade?
FONTE: http://pagina22.com.br/2013/04/08/mais-empresas-lucram-com-sustentabilidade/. Acesso em: 25 jul. 2019 (adaptado).
	
	 a)
	Consumidores.
	 b)
	Recursos naturais escassos.
	 c)
	Pressões políticas e regulatórias.
	 d)
	Concorrentes.
	10.
	O conceito de sustentabilidade abrange diversos ramos da sociedade. Atualmente, essa ideia está presente na Missão, Visão e Valores de diversas empresas no Brasil e no mundo, pois leva em consideração três dimensões fundamentais para o desenvolvimento sustentável. Sobre essas dimensões, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Financeira, Econômica e Lucrativa.
	 b)
	Econômica, Social e Ambiental.
	 c)
	Cultural, Energética e Aquática.
	 d)
	Social, Justa e Democrática.

Outros materiais