Buscar

ARTHUR_SANTOS_ATIVIDADE1

Prévia do material em texto

18
ARTHUR MARCELO BORGES DOS SANTOS
INVESTIGAÇÃO CRIMINAL E A TEORIA DOS FRUTOS DA ÁRVORE ENVENENADA X TEORIAS RELACIONADAS À ATENUAÇÃO DA INADMISSIBILIDADE DAS PROVAS ILÍCITAS POR DERIVAÇÃO
gUARULHOS
2019
 ARTHUR MARCELO BORGES DOS SANTOS
INVESTIGAÇÃO CRIMINAL E A TEORIA DOS FRUTOS DA ÁRVORE ENVENENADA X TEORIAS RELACIONADAS À ATENUAÇÃO DA INADMISSIBILIDADE DAS PROVAS ILÍCITAS POR DERIVAÇÃO
Projeto apresentado ao Curso de Direito da Instituição Anhanguera de Guarulhos
Orientador: Luciano Ferreira
Guarulhos
2019
16
SUMÁRIO
1 TEMA
INVESTIGAÇÃO CRIMINAL E A TEORIA DOS FRUTOS DA ÁRVORE ENVENENADA X TEORIAS RELACIONADAS À ATENUAÇÃO DA INADMISSIBILIDADE DAS PROVAS ILÍCITAS POR DERIVAÇÃO.
1.1 O PROBLEMA
A prova ilícita na investigação criminal pode causar nulidades e contaminar toda ação penal?
2 OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO
Pesquisar quando as provas ilícitas podem ou não contaminar toda ação penal.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS
Pesquisar quais as técnicas utilizadas na investigação criminal e qual tratamento deve ser dados às provas ilícitas de acordo com o Código de Processo Penal.
Explicar as hipóteses de inadmissibilidade das provas ilícitas no processo penal, analisando as nulidades e a teoria dos frutos da árvore envenenada.
Entender quando a teorias dos frutos da árvore envenenada e as teorias relacionadas à atenuação da inadmissibilidade das provas ilícitas por derivação devem ser utilizadas no processo penal.
3 JUSTIFICATIVA
A reflexão acerca das teorias relacionadas à atenuação da inadmissibilidade das provas ilícitas por derivação, contrapondo com teoria dos frutos da árvore envenenada, assim como as normas que regulam a admissão dos elementos comprovativos no processo penal, é de extrema e urgente importância, a fim de que os direitos e as garantias fundamentais não sejam aniquilados na busca por uma condenação a qualquer custo.
Devido ao elevado número de investigações que ocorrem, assim como o desejo pela punição dos delitos cometidos por possíveis culpados, faz com que, fortuitamente, sejam infringidas determinadas normas Constitucionais ou legais, o que acarreta problemas no acolhimento de elementos comprovativos viciados. Nos processos penais, constantemente produzem-se provas, as quais, para que possam ser válidas, devem observar as garantias e os limites previstos no Código de Processo Penal e na Constituição Federal. Entretanto, em tais processos, são inseridas provas adquiridas ilegalmente, não raras vezes, a partir de tais provas são descobertos outros elementos comprovativos, os quais são capazes de influenciar diretamente o deslinde das questões analisadas.
O que se espera no desenvolvimento deste estudo, é a análise das provas proibidas na investigação criminal, com vistas à garantia dos direitos fundamentais declarados na Constituição Federal. Com o objetivo de atrair atenção ao tema, o trabalho apontará alguns pontos obscuros sobre as provas ilícitas e como o julgador que dela tomou conhecimento poderá evitar a contaminação de seu raciocínio e formação de sua convicção.

Continue navegando