Buscar

atividade_PO_1 doc

Prévia do material em texto

CURSO: TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS
DISCIPLINA: PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
ATIVIDADES: AULAS 01 a 04
DATA PARA ENTREGA: 30/08/2019
VALOR TOTAL DAS ATIVIDADES: 5,0
ANO: 2019/2
	NOME DO ALUNO: 
Julio Cezar Barbosa dos Santos 
	POLO:
Flórida
	RGM: 383.663
	
A Psicologia se constrói à medida que o homem pensa sobre si e o mundo. Então, nem a Psicologia, nem o homem está pronto e acabado. Na aula 1 foram apresentados vários tipos de Psicologia, explique no mínimo duas especialidades da psicologia. Cite quais foram as principais abordagens da psicologia? Sobre as principais abordagens da Psicologia citadas em aula, existe alguma que você já conhecia? Qual seria? Se não? Quais delas te chamou mais atenção.
(mínimo 05 linhas e máximo 10 linhas, tente explicar com suas palavras sem copiar do material)
.
 O objeto de estudo da psicologia é o ser humano e sua subjetividade.
Assim, a Psicologia hoje, pode contribuir em várias áreas de conhecimento, possibilitando cada área uma gama infinita de descobertas sobre o homem e seu comportamento, ou sobre o homem e suas relações.
 Suas principais especialidades são: Psicólogo clínico, psicólogo orientador, psicólogo experimental, psicólogo escolar, psicólogo educacional, psicólogo industrial e organizacional, psicólogo social, psicólogo do desenvolvimento, psicólogo da personalidade, psicólogo comunitário, psicometria a (quantativo) e ergonomia.
.
.
Quando você escuta essa frase “Todo mundo tem um pouco de psicólogo’’, de qual Psicologia nos referimos. Cite e explique. 
(mínimo 05 linhas, tente explicar com suas palavras sem copiar do material)
 Como sociedade, temos um senso comum que é o conhecimento da realidade, adquirido nas experiências vividas ou ouvidas, e sem fundo científico, não precisando, portanto, de comprovação para ser aceito como verdadeiro ou válido. Diferenciando-se, por isso, da ciência, a qual só classifica como absolutamente verdadeiro aquilo que se baseia em leis, testes e investigações. 	Então, precisamos ter cuidado para não confundir psicologia cientifica com a psicologia “de vida” da sua mãe, tia, avó, namorado (a)... porque afinal, de psicólogo e louco todo mundo tem um pouco! 
.
Na aula 02, falamos sobre a relação homem e trabalho, com isso vimos a necessidade do trabalho na vida das pessoas e a partir dai surgir a Psicologia no ambiente organizacional. Elabore um texto de até 08 linha e aponte a importância deste do psicólogo nesse contexto. 
(mínimo 05 linhas, tente explicar com suas palavras sem copiar do material)
.
Muito embora as duas estejam interligadas, elas não são exatamente a mesma coisa. 
	A Psicologia Organizacional, como o próprio nome diz, está ligada a uma organização ou empresa. Por isso, a sua atuação é voltada para atender às necessidades dos vários setores do empreendimento. Seu objetivo é aprimorar o trabalhador para que gere melhorias para a organização e, assim, promover também melhorias para ele mesmo.
	Já a Psicologia do Trabalho é mais abrangente, uma vez que nem todo trabalho depende de uma empresa. Consideremos, por exemplo, um trabalhador rural e seu ambiente de trabalho, que é o campo. Essa área da psicologia estuda o homem em seu ambiente laboral, garantindo a sua saúde e a segurança em seu trabalho, independentemente se é ou não em um ambiente empresarial.
	Ao compreender a diferença entre as duas, podemos entender bem as suas ações e obter uma melhor análise de seus resultados. Entretanto, como ambas atuam na mesma área de pesquisa e prática, os cursos de especialização as tratam de modo correlato.
.
.
.
Caros alunos, existem inúmeras teorias universais que definem liderança. Explique com o que você entende através dos estudos realizados em aula sobre liderança. (mínimo 05 linhas, tente explicar com suas palavras sem copiar do material)
	Liderança é a capacidade de gerenciar um grupo de pessoas, fazendo com que esse grupo gere resultados e se transforme em uma equipe. Fazendo com que essa equipe alcance os objetivos propostos em prol da organização.
	De acordo com Bergamini (1994, p. 88) o conceito de liderança pode variar de autores e dentro das organizações podem ter alguns significados diferentes, "constata-se que a maior parte dos autores conceitua liderança como processo de influência de um indivíduo sobre outro individuo ou grupo, com vistas à realização de objetivos em uma situação dada".
	As organizações são constituídas por pessoas, com sentimentos e motivos racionais diferentes, sujeitos a força do ambiente que influenciam a motivação, os relacionamentos e a liderança, entre outras dinâmicas que motivam o comportamento do ser humano e do grupo onde ele se situa.
Portanto, a liderança é necessária em todos os tipos de organização humana, principalmente nas empresas. O administrador precisa conhecer a motivação humana e as ferramentas de gestão de pessoas que poderão auxiliar o líder na tomada de decisões em relação ao aproveitamento e valorização dos talentos que integram as equipes de trabalho. 
	A principal ferramenta da gestão de pessoas é o aprendizado continuo que direciona o líder para o aprendizado organizacional, ou seja, é preciso que ele devolva a capacidade de promover educação/desenvolvimento com serviço de alta qualidade e dar abertura para a transmissão de informação, tanto no ambiente interno, quanto no externo, de maneira a permitir a participação dos colaboradores na tomada de decisões, atuando como educador, negociador, incentivador e coordenador.
Segundo Bock (2002), a partir do ponto de vista do encontro social, a psicologia social poderá responder a questão de como o homem está inserido na sociedade. Cite e explique o estuda a Psicologia social. (mínimo 05 linhas, tente explicar com suas palavras sem copiar do material)
	Psicologia social é um ramo da psicologia que estuda como as pessoas pensam, influenciam e se relacionam umas com as outras.
 
	Quanto ao objeto de estudo, a Psicologia Social Psicológica procura explicar os sentimentos, pensamentos e comportamentos do indivíduo na presença real ou imaginada de outras pessoas.
	Como escreve Sousa (2011), trata-se de uma ponte entre a Psicologia e a Sociologia, agregando valores dessas duas áreas científicas. 
	Assim sendo, este ramo considera o indivíduo como influenciado pelo meio que o forma e também o sujeito como elemento que altera o ambiente em que vive.

Continue navegando