Buscar

Copia de atividade2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIGRAN EAD – PEDAGOGIA
DISCIPLINA: Conteúdo e Metodologia do Ensino de História e Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
PROFESSORA: Camila de Brito Quadros
ATIVIDADE AVALIATIVA PORTFÓLIO 2 - VALOR: 5,0
Prezado/a estudante,
Essa atividade compreende o conteúdo abordado nas aulas: 5, 6, 7 e 8
As questões 1, 2, 3 (questões objetivas) tem valor 1,0 cada. 
Já a questão 4 (questão dissertativa) tem valor 2,0 (total da atividade 5,0).
1 – Com relação os conceitos, conteúdos e currículos do ensino de História na BNCC, aponte a alternativa CORRETA:
X) O ensino de história para crianças do ensino fundamental precisa envolver a compreensão de elementos como a mensuração do tempo, continuidade e mudança, as causas e efeitos de eventos e de mudanças ao longo do tempo, semelhanças e diferenças entre períodos.
b) Com a BNCC, o ensino de história passou a ser evidenciado como o registro de eventos que aconteceram há muito tempo, deixando de ser uma disciplina de investigação que auxilia o aluno a construir uma compreensão do presente.
c) No primeiro ciclo do ensino fundamental, que é quando as crianças estão começando a aprender a ler e escrever, é importante utilizar fontes da imprensa e documentos oficiais a fim de desenvolver trabalhos com a linguagem escrita.
d) Um conceito importante para o ensino de História refere-se à causalidade, que é atribuir a uma época ou a um personagem ideias e sentimentos que são de outra época, ou em representar, nas obras de arte, costumes e objetos de uma época a que não pertencem.
e) A BNCC de História no Ensino Fundamental, nas séries iniciais, compreende, que antes de qualquer ensino é preciso desconstruir a identidade do sujeito, exercitando a classificação dos indivíduos fora do contexto em que vivem. 
2 – Sobre os eixos trabalhados no ensino de História, nas séries iniciais na BNCC, analise as afirmativas abaixo:
I – O ensino de História é trabalhado a partir dos eixos: procedimentos de pesquisa, representações do tempo, categorias, noções e conceitos, dimensões político-cidadã.
II - Os procedimentos de pesquisa tem como fundamento estabelecer conteúdos substantivos ou processos históricos, para uma progressão da aprendizagem diante das representações do tempo histórico.
III – As representações do tempo devem adotar uma perspectiva intencional sobre os fatos históricos, fazendo uma relação direta para a compreensão da cultura e teorias desenvolvidas em cada época.
IV – Trabalhar as categorias, noções e conceitos em todos os conteúdos de História é uma preocupação dos documentos pedagógicos a aprendizagem progressiva, estando orientados também nos PCN´s.
V - Um aspectos relevantes no ensino de História, dentro das dimensões político-cidadãs, é o conteúdo, que trabalha com conceitos históricos de Direitos Humanos, inclusão e pluralidades culturais.
Está CORRETO o que se afirma em:
a) I, II, III
X) I, IV, V
c) II, IV, V
d) III, IV, V
e) II, III, IV
3) Sobre o enfoques predominantes no ensino de História na BNCC, aponte a alternativa CORRETA:
X) No primeiro ano do Ensino Fundamental, é necessário orientar os alunos sobre as transformações e permanências dos grupos humanos em cada período histórico.
b) Nas aulas para o segundo ano o aprendizado é voltado para as diferentes culturas que formam o povo brasileiro, as diferenças regionais que formam o contexto do espaço geográfico que as pessoas e os grupos sociais ocupam.
c) No terceiro ano se faz importante entender como ocorre a produção dos marcos históricos, tais como ruas, praças, escolas, monumentos, museus e a formação cultural da população.
d) No quarto ano, o foco do ensino de História é sobre o pertencimento do sujeito aos grupos sociais.
e) Nas aulas do quinto ano, é importante focar na diversidade, o respeito que se deve ter pelo outro e suas diferenças.
4) A partir do seu conhecimento sobre os campos de experiência relacionados ao ensino de História (aula 5), proponha uma atividade prática para uma das séries iniciais do Ensino Fundamental, a partir da seguinte reflexão: “As questões que nos levam a pensar a História como um saber necessário para a formação das crianças e jovens na escola são as questões originárias do tempo presente”. Assim, a História “que deve impulsionar a dinâmica do ensino-aprendizagem no Ensino Fundamental é aquela que dialoga com o tempo atual” (BNCC, 2017, p. 395). OBS. Não é necessário escrever um projeto, somente uma proposta que apresente, de forma clara, sua atividade prática. Máximo 10 linhas. 
Proposta de atividade “Mural do Tempo"
Nesta atividade, os alunos irão pesquisar e selecionar acontecimentos marcantes do tempo presente que consideram relevantes. Depois trazer recortes de jornais, revistas ou imprimir imagens da internet para ilustrar esses acontecimentos.
Depois os alunos montariam um mural na sala de aula, organizando as imagens e informações cronologicamente. Durante, o professor mediaria a discussão sobre a importância de cada evento, estimulando os alunos a refletirem sobre o contexto histórico em que cada um ocorreu.
Essa atividade prática permite que os alunos se envolvam ativamente no aprendizado da História, relacionando-a com o tempo presente e estimulando o diálogo entre eles. Além disso, contribui para o desenvolvimento das habilidades de pesquisa, análise crítica e apresentação oral dos alunos.
Desejo um ótimo desenvolvimento de sua atividade.
Siga firme em seus estudos!
Um abraço, prof. Camila.

Outros materiais