Buscar

DOSSIÊ - 06 04 2019

Prévia do material em texto

SOCIOLOGIA AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE
�
Maio/2016
MÓDULO:
Sociologia ambiental e sustentabilidade
Professor: 
Aluno (a): _______________________________________________
DOSSIÊ
( Questões obrigatórias para o dossiê
Execute as atividades abaixo. Utilize os conhecimentos adquiridos na apostila e nas leituras complementares em revistas, livros e Internet.
UNIDADE 1
A SOCIOLOGIA DO MEIO AMBIENTE
Quando o tema “problemas ambientais” passou a ser assunto de discussão sociológica? Por que?
Nas décadas de 1980 e 1990, as coisas mudaram, à medida que o conhecimento de problemas ambientais globais emergiu e tornou-se muito mais claro que o destino dos mundos “natural” e “social” estavam inevitavelmente entrelaçados. GIDDENS (2012), p. 121. Na realidade, problemas ambientais tornaram-se tema de discussão sociológica apenas no final do século XX, quando boa parte da humanidade se conscientizou da necessidade de um diálogo, objetivando a construção de sociedades sustentáveis.
Na visão de Giddens (2012), quais as causas de mudança do significado do termo “natureza”? Explique.
No final do século XIX, o significado de “natureza” passou a ser visto como algo repleto de “coisas materiais”, pois o mundo material era um mundo cheio de “coisas naturais”, como animais, campos, montanhas, rios e muito mais. Nesse sentido, havia a tendência de se olhar um cenário como paisagens e pinturas, com natureza literalmente emoldurada para nossa apreciação e desfrute (GIDDENS, 2012).
Qual o interessa da sociologia em um desastre natural, como, por exemplo, um tsunami?
No século XXI, a sociologia tende a investigar a instituição humana como um todo, e os riscos ecológicos, como o tsunami de 2004, que abrangem processos naturais, mas também podem ser complexos no sentido social, o que torna sua análise muito mais ampla, abarcando não somente a questão física (geologia, climatologia, etc.), mas também a questão social (pobreza, segregação e exploração de grandes nações sobre as mais pobres). A sociologia pode ajudar a entender como os problemas ambientais se distribuem.
Em 1972, a ONU organizou uma conferência sobre o meio ambiente humano, em Estocolmo (Suécia). Pesquise e responda quais os temas mais importantes dessa conferência e quais os resultados obtidos.
Em 1972, foi realizada a Conferência de Estocolmo com o objetivo de conscientizar a sociedade a melhorar a relação com o meio ambiente e assim atender as necessidades da população presente sem comprometer as gerações futuras. A conferência das Nações Unidas que aconteceu na capital da Suécia, Estocolmo, foi a primeira atitude mundial a tentar preservar o meio ambiente. Com a conferência de Estocolmo, esse pensamento foi modificado e problemas como secamento de rios e lagos, ilhas de calor e efeito da inversão térmica, causou alerta mundial. 
A Organização das Nações Unidas (ONU) decidiu então lançar a Primeira Conferência Mundial sobre o Homem e o Meio Ambiente. Foram abordados diversos temas na conferência de Estocolmo. Estavam presentes nas discussões mais de 400 instituições governamentais e não governamentais e teve participação de 113 países.
Essa conferência foi de extrema importância para controlar o uso dos recursos naturais pelo homem, e lembrar que grande parte destes recursos além de não serem renováveis, quando removidos da natureza em grandes quantidades, deixam uma lacuna, ás vezes irreversível, cujas consequências virão e serão sentidas nas gerações futuras.
O que é desenvolvimento sustentável?
Definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro. 
Qual é o papel do setor empresarial na busca pelo desenvolvimento sustentável?
O setor empresarial, por sua vez, deve se empenhar no desenvolvimento de tecnologias u4e não agridam o meio ambiente. A substituição de agentes poluidores, como o ´petróleo e o carvão, por exemplo, eliminaria a principal causa da poluição atmosférica. Além disso, as empresas devem se comprometer a empregar métodos de produção compatíveis com a conservação da natureza, investindo, por exemplo, em programas de reciclagem de resíduos e na recuperação de áreas degradadas.
O que significa “Ecologia Social”? Em quais ciências se apoia? 
ECOLOGIA SOCIAL – essa disciplina entende que todos os problemas da humanidade se relacionam entre si, e estuda a interação entre os sistemas humanos e ambientais. (CHIAVENATO, 1999, p.122). A Ecologia Social apoia-se em várias ciências – da biologia à economia – para entender o mundo globalmente. Desse conhecimento amplo surge uma ética– a preservação da vida, a integração do homem à natureza, buscando a sobrevivência digna.
Explique, em um modo resumido, o que significa e quais são as origens da “chuva ácida”.
A Revolução Industrial do século XVIII trouxe vários avanços tecnológicos e mais rapidez na forma de produzir, por outro lado originou uma significativa alteração no meio ambiente. As fábricas, com suas máquinas a vapor, queimavam toneladas de carvão mineral para gerar energia. Neste contexto, começa a surgir a chuva ácida. Porem, o termo apareceu somente em 1872, na Inglaterra. O climatologista e químico Robert A. Smith foi o primeiro a pesquisar a chuva ácida na cidade industrial inglesa de Manchester. A chuva ácida é composta por diversos ácidos como, por exemplo, o óxido de nitrogênio e os dióxidos de enxofre, que são resultantes da queima de combustíveis fósseis (carvão, óleo diesel, gasolina entre outros). Quando caem em forma de chuva ou neve, estes ácidos provocam danos no solo, plantas, construções históricas, animais marinhos e terrestres etc. Este tipo de chuva pode até mesmo provocar o descontrole de ecossistemas, ao exterminar determinados tipos de animais e vegetais. Poluindo rios e fontes de água, chuva pode também prejudicar diretamente a saúde do ser humano, causando doenças pulmonares. 
UNIDADE 2
MEIO AMBIENTE E SOCIEDADE: PERSPECTIVAS TEÓRICAS E POLÍTICAS
Referente aos elementos formadores da natureza dê três exemplos produzidos diretamente pela natureza e três pela atividade humana.
Vezentini (2005) explica que alguns dos elementos formadores do meio ambiente, como a vegetação, os rios, os solos, etc., são produzidos diretamente pela natureza. Outros são resultados da atividade humana – as edificações, as ruas, a agricultura, as pontes e barragens, etc. Nesse sentido, podemos dividir o meio ambiente humano em meio natural ou paisagem natural e meio social ou cultural.
Por que se diz que nas sociedades pré-industriais o ser humano é bastante subordinado às condições naturais?
Nas sociedades pré-industriais, em que as atividades primárias(extrativismo, pecuária, agricultura) são a base econômica e o grau de desenvolvimento técnico é muito pequeno, é meio natural que predomina na constituição do meio ambiente. Nessas sociedades, o ser humano é bastante subordinado às condições naturais. Sua sobrevivência depende da fertilidade natural do solo, das chuvas, da abundância dos peixes nos rios, da caça e dos frutos comestíveis nas florestas. Suas casas são construídas de acordo com a matéria prima disponível no local (madeira, pedra, barro, etc.), pois tais coletividades não dispunham de bons meios de transporte que possibilitassem buscar materiais em outras regiões. Também não dispõem de tecnologias avançadas para produzir materiais específicos, como concreto, vidro, plástico ou aço.
Por que alguns estudiosos consideram a Terra como um “sistema fechado”? 
Alguns estudiosos consideram a Terra como um sistema fechado, uma vez que não há permuta de matéria entre ela e o meio envolvente (pelo menos que seja significativa), havendo apenas trocas de energia. Nessa visão, o sistema Terra é constituído por quatro subsistemas abertos que interagem de forma a manter um equilíbrio dinâmico.
O queé geossistema? Como funciona?
GEOSSISTEMA é a Área na superfície da terra onde os diversos componentes naturais (rochas, relevo, solos, fauna e flora, águas, etc.) encontram-se em conexões uns com os outros, apresentando uma integridade definida, interagindo com a esfera cósmica e com a sociedade humana. E funciona basicamente com a energia que vem do Sol, que é a principal fonte de energia do nosso planeta.
 Por que se diz que a água é um recurso cada vez mais ameaçado?
A água é um recurso natural essencial para a sobrevivência de todas as espécies que habitam a Terra. O volume de água na Terra não aumenta nem diminui, é sempre o mesmo. Além disso, a água doce não está distribuída uniformemente pelo globo. Sua distribuição depende essencialmente dos ecossistemas que compõem o território de cada país. Para Gidddens (2012), as mudanças climáticas também influenciam sobre o suprimento de água no planeta. À medida que as temperaturas aumentam, mais água será necessária para beber e para irrigar a terra. Mesmo assim, é provável que a água subterrânea não se recomponha tão rapidamente quanto antes, e as taxas de evaporação também podem aumentar. E, por último, as mudanças nos padrões climáticos que podem acompanhar o aquecimento global provavelmente afetarão os padrões existentes de precipitação, alterando o acesso aos estoques de água de maneira totalmente imprevisíveis.
O que se entende por degradação do solo? Quais as suas principais formas?
DEGRADAÇÃO DO SOLO – é o processo pelo qual a qualidade da terra diminui e seus valiosos elementos naturais de esgotam pelo uso exagerado, seca ou fertilização inadequada. (GIDDENS, 2012, p. 132.) O processo de degradação do solo pode ocorrer de várias maneiras diferentes, geralmente resultantes de seu mau uso e conservação por parte das atividades humanas. A ocorrência dessas situações pode estar associada ao esgotamento de nutrientes ou à remoção da vegetação, entre outros inúmeros fatores.
Quais as razões de estudiosos considerarem o desmatamento como um dos principais impactos ambientais gerados pelas atividades humanas?
O desmatamento consiste no processo contínuo de remoção da vegetação superficial de uma determinada área, sendo, por vezes, chamado de desflorestamento. Considera-se, atualmente, o desmatamento como um dos principais impactos ambientais gerados pelas atividades humanas, pois interfere no equilíbrio natural da natureza, trazendo impactos para a atmosfera, biosfera, litosfera e hidrosfera. Remover a vegetação, mais do que simplesmente derrubar árvores, é diminuir ou extinguir o habitat de diferentes espécies, desproteger o solo e também gerar impactos sobre os cursos d'água.
Qual é a responsabilidade do agronegócio nos desmatamentos ilegais no Brasil? Qual a participação dos países compradores nesse processo?
O problema principal da prática do agronegócio é o desmatamento desmedido, sem rodizio, sem plantar em curvas de níveis, ou seja, sem o menor cuidado com a própria terra. Eles não entendem que as terras, quando não são cuidadas, demoram muitos anos para se recuperarem e nunca voltam a ser como eram. Além disso, o uso abusivo de agrotóxicos contamina o solo, os rios e, por consequência todos os seres humanos que habitam a região. Os países compradores também são responsáveis. Afinal, eles estão importando e consumindo produtos sem prestar atenção em como foram produzidos. Consequentemente, estão criando uma demanda. E as companhias envolvidas no negócio estão lucrando. 
	UNIDADE 3
EFEITO DA DEGRADAÇÃO AMBIENTAL NO COTIDIANO DAS PESSOAS
Quais são as três principais correntes de pensamento quando o assunto é a preservação da natureza? Explique cada uma delas.
Os especialistas se encontram divididos em três principais correntes de pensamento quando o assunto é a preservação da natureza. A corrente ambientalista – Considerada a mais radical defende o controle do crescimento populacional e a diminuição do ritmo da expansão econômica como forma de resolver os problemas ambientais. É o chamado preservacionismo, que considera que as ameaças à natureza devem ser urgentemente eliminadas. As ideias preservacionistas inspiram a ação dos movimentos ambientalistas mais atuantes, como o Greenpeace. Ecodesenvolvimentismo – Prega o uso “sábio da natureza”, ou seja, a administração consciente dos recursos naturais. Essa corrente busca a mudança nos padrões de comportamento da sociedade, pois acredita que a principal causa da degradação ambiental reside nas características do capitalismo atual. Assim, a busca pela acumulação de capital, que leva à exploração cada vez mais intensa dos recursos naturais, deveria ser substituída por um modelo de desenvolvimento compatível com a preservação do meio ambiente. Ecocapitalismo – Para os partidários desse grupo, o atual nível de Ndegradação não chega a ser tão alarmante a ponto de colocar em risco a vida humana no planeta. Por isso, eles ainda consideram viável a exploração dos recursos naturais, acreditando que os problemas ambientais podem ser resolvidos com o desenvolvimento de novas tecnologias. Com essa atitude, a sociedade seria capaz de assegurar a preservação da natureza.
Boa parte dos problemas ambientais ocorrem nas cidades. Por que isso acontece?
É nas cidades onde ocorrem as mais profundas alterações no espaço natural. Nas cidades, em geral, nem mesmo as árvores nascem naturalmente. Elas são plantadas pelo homem. Essas alterações praticadas pelos seres humanos em suas cidades provocam até mesmo alterações climáticas, levando à constituição de um microclima urbano, com características próprias que o diferem do tipo climático da região onde está situada a grande cidade.
Baseando-se em Lucci (1979), explique como a atuação dos seres humanos podem influenciar nas alterações climáticas de uma grande cidade? 
As maiores temperaturas nas grandes cidades têm provocado maior turbulência nas camadas inferiores da atmosfera e maior evaporação, acarretando aumento de chuvas, principalmente sob a forma de tempestades nos meses de verão. O aumento dos índices pluviométricos também é devido à maior concentração de partículas sólidas na atmosfera claro que as características desse microclima também estão condicionadas às características gerais do clima dominante na região em que se situa essa cidade.
Explique como ocorre uma inversão térmica.
A inversão térmica ocorre quando uma massa de ar frio, mais pesada, permanece estacionária sobre a camada de ar poluído, formando uma espécie de tampão que aumenta a concentração de gases e material particulado nas proximidades do solo. É por isso que os efeitos nocivos da poluição sobre a saúde são mais graves nos dias claros de inverno. 
Quais as razões de Araújo (1999) considerar que a sociedade urbana pós industrialização não gera formas de urbanização homogênea?
Mais da metade da população mundial estará vivendo em cidades, e uma porcentagem cada vez mais significativa, em grandes aglomerações metropolitanas. É possível perceber, entretanto, que a sociedade urbana pós industrialização não gera formas de urbanização homogênea. Nos países mais adiantados economicamente, o processo de urbanização está praticamente concluído, ou seja, a maior parte da população já vive nas cidades.
Entendemos que para o meio ambiente ser conservado, não bastam apenas as leis. O que é necessário, então? Pesquise e responda. 
 	Leis não bastam, pois não há fiscalização e nem tem como haver, pois a todo minuto e em todo lugar há alguém comprometendo a natureza com gestos poluentes e degradantes, então, o necessário é consciência ecológica para todos, pois pequenos gestos ajudam a preservar o meio ambiente e fazer desse planeta um lugar melhor para as futuras gerações.
Como o consumismo gera a degradação ambiental?
O consumismo desenfreado também pode trazer impactos negativos para o Meio ambiente pode prejudicar a base de recursos ambientais e exacerbar os padrões de desigualdade. À medida que os padrões aumentam, as pessoas podem ter maisalimentos, roupas, objetos pessoais, tempo de lazer, férias, carros e assim por diante e logo, a troca de bens por outros acarretam descarte também desenfreado e sem consciência ecológica. 
Quais as razões do exagerado uso do carro particular nas grandes cidades? O que isso provoca ao meio ambiente?
Muitas famílias têm um, dois ou mais carros. Essas pessoas os usam esses veículos, quase sempre individualmente, para fazer compras rápidas, para ir ao trabalho, ou para laser, mesmo que a distância entre sua casa e o destino seja ínfima. Essa prática, em grande escala, gera grande quantidade de poluição e resíduos na produção e consumo desses veículos, é um dos maiores produtores de poluição atmosférica, sonora, etc., 
�PAGE �
�� PAGE \* MERGEFORMAT �8�

Continue navegando