Prova online FLEX II- UNIASSELVI- NOÇÕES DE DIREITO
5 pág.

Prova online FLEX II- UNIASSELVI- NOÇÕES DE DIREITO


DisciplinaLegislação e Noções de Direito94 materiais565 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Noções de Direito (CTB09)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( peso.:1,50)
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A proteção ao direito à vida é o princípio fundamental imutável previsto na Constituição Federal. A garantia ao direito à vida é pré-requisito para o exercício dos demais direitos, como o da liberdade, por exemplo. Analise as afirmativas a seguir que apresentam os remédios constitucionais, ou seja, os meios previstos na CF para a garantia da liberdade:
I- O mandado de injunção pode ser ajuizado na falta de uma norma regulamentadora.
II- O mandado de segurança é para proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data.
III- O habeas corpus protege o direito de locomoção e somente pode ser impetrado por advogado.
IV- Tanto o habeas data como o habeas corpus pode se dar de forma repressiva.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	2.
	A Constituição Federal de 1988, que tutela o direito à liberdade e o toma como princípio, também estabeleceu medidas específicas para a sua garantia. Uma dessas medidas é o Mandado de Segurança. O que esse mandado visa a garantir?
	 a)
	O direito ao patrimônio.
	 b)
	O direito de acesso a informações.
	 c)
	O direito líquido e certo.
	 d)
	O direito de ir e vir.
	3.
	A Constituição Federal de 1988 é conhecida como uma Constituição Democrática, pois tutelou a liberdade individual e criou garantias para assegurar esta liberdade. Em seu texto, a Constituição, ao mesmo tempo em que garantiu esta liberdade, criou ações constitucionais e os direitos a serem protegidos, sendo eles:
I- Mandado de Segurança ? Protege direito líquido e certo, contra ato coator de autoridade ilegal. Ex.: Quando uma empresa pede autorização para emitir documentos fiscais e a autoridade fazendária se recusa a conceder essa autorização porque a empresa tem dívidas com o fisco. Nesses casos, os tribunais já decidiram que a Fazenda Pública não pode impedir o exercício da atividade da empresa em razão das suas dívidas tributárias. Por isso, a empresa tem o direito líquido e certo de obter seus documentos fiscais independentemente do pagamento das dívidas, e esse direito pode ser obtido pela via do mandado de segurança.
II- Habeas Corpus - garantia constitucional de omissão da norma, serve para assegurar liberdade de acesso a informações constantes de registros públicos.
III- Habeas Data ? conhecer e retificar dados que constam de registros públicos. Ex.: uma pessoa cujo nome, por engano, conste na relação de maus pagadores do Serviço de Proteção ao Crédito poderá impetrar habeas data contra essa instituição (caso um pedido administrativo formal já tenha sido negado ou ignorado), para que deixe de constar no cadastro de devedores.
IV- Ação Popular ? meio processual pelo qual qualquer cidadão (em gozo dos direitos civis e políticos) deseje questionar judicialmente a validade de atos que considera lesivos ao patrimônio público, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 c)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa II está correta.
	4.
	A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 prevê em seu artigo 7º direitos sociais voltados aos trabalhadores rurais e urbanos. Tais direitos visam estabelecer condições e limites para que o exercício de seu trabalho esteja de acordo com a promoção da dignidade humana e a melhoria de sua condição social. Sobre tais direitos sociais dos trabalhadores, previstos no artigo 7º da Constituição, apresentam entre seus objetivos a garantia dos direitos dos trabalhadores. Sobre eles, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
	 a)
	Entre os direitos assegurados aos trabalhadores estão o direito de despedida arbitrária ou sem justa causa e o direito a seguro desemprego em caso de pedido de demissão pelo empregado.
	 b)
	O direitos previstos pelo artigo 7ª da Constituição são assegurados a todos os trabalhadores, independentemente da existência de vínculo de emprego.
	 c)
	Os direitos sociais dos trabalhadores são facultativos, cabendo ao Estado decidir quando eles podem ser descumpridos.
	 d)
	A licença gestante, a licença paternidade e a aposentadoria são direitos fundamentais assegurados ao trabalhador pelo artigo 7º.
	5.
	A infração penal é dividida em duas espécies: crimes e contravenções. A distinção entre ambas é feita pelo art. 1º  da Lei de Introdução ao Código Penal, Decreto-Lei nº 3.914/41. Importante se faz perceber que, nos crimes e contravenções penais, existe a distinção entre uma conduta dolosa e uma conduta culposa. Desta forma, considerando essa distinção, podemos dizer que age com dolo quem:
	 a)
	É negligente ao praticar o ato.
	 b)
	Tem a intenção de praticar o ato.
	 c)
	Age sem cuidado ao praticar o ato.
	 d)
	Não tem habilidade técnica para praticar o ato.
	6.
	As relações de consumo, ou seja, entre fornecedor e consumidor na compra e venda de um produto ou na prestação/utilização de um serviço, geram um vínculo jurídico dotado de características próprias sobre o qual incide o microssistema denominado ?Código de Defesa do Consumidor?. Este Código regula a relação de consumo. Com relação à conceituação apresentada por este Código, analise as seguintes afirmativas:
I- Consumidores são apenas as pessoas físicas que adquirem ou utilizam serviços como consumidores finais.
II- Fornecedor é toda pessoa física ou jurídica que desenvolve atividades de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços.
III- Consumidores são apenas as pessoas jurídicas que adquirem ou utilizam serviços como consumidores finais.
IV- São considerados consumidores a coletividade de pessoas, ainda que indetermináveis, que ajam intervindo nas relações de consumo.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 c)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	7.
	No direto brasileiro, quando um fato a ser analisado constata-se que é algo já realizado, acabado segundo a lei vigente ao tempo em que se efetuou, pois já satisfez todos os requisitos formais para gerar a plenitude dos seus efeitos, torna-se, portanto, completo ou aperfeiçoado. Sua importância para o direito é a proteção dada à pessoa da imutabilidade da situação jurídica que de boa-fé foi realizada dentro dos parâmetros legais quando sobrevém nova lei. Sobre a lei descrita, analise as sentenças a seguir:
I- Ato jurídico perfeito, que é aquele completo, válido e eficaz.
II- Direito líquido e certo é o que já produziu todos os seus efeitos.
III- Ato perfeito é aquele que teve seu ciclo de formação encerrado, por ter esgotadas todas as fases necessárias à sua produção.
IV- Devido processo legal é o direito de acesso à justiça.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	8.
	A Administração Pública tem sua atuação orientada pelos princípios previstos no artigo 37 da Constituição Federal brasileira de 1988. De acordo com este