Buscar

FISIOLOGIA do exercício

Prévia do material em texto

Um indivíduo treinado para exercícios de curta duração gostaria de saber o que ocorre no organismo humano durante o exercício. Qual o sistema bioenergético predominante numa maratona?
	Anaeróbio
	Anaeróbio alático
 Certo	Aeróbio
	Aeróbio lático
	Anaeróbio lático
Compare com a sua resposta: A sobrecarga tensional causa hipertrofia miofibrilar devido ao aumento do conteúdo de proteínas contrateis nas miofibrilas, que proporciona o aumento no número e tamanho destas. Isso ocorre principalmente graças ao treinamento com cargas elevadas - onde a ênfase é dada na intensidade. A sobrecarga metabólica causa a hipertrofia sarcoplasmática (aumento de creatina fosfato, glicogênio e água que ocorre graças ao tempo prolongado de contração), o que sugere uma ênfase no volume caracterizado por um número elevados de repetições e/ou intervalos curtos.
2 Questão (Ref.:201804437633)	Pontos: 0,0 / 0,1 
As células musculares podem produzir ATP por uma ou combinação das três vias metabólicas: Fosfocreatina, glicólise e via oxidativa. Sobre essas vias responda a alternativa CORRETA:
	A fosfocreatina é considerada uma fonte aeróbica de energia durante o exercício.
	O produto final do ciclo de Krebs é o íon H+, responsável pelo início da cadeia transportadora de elétrons.
	A cadeia transportadora de elétrons é estimulada pela enzima CoA, produzida pelo ciclo de Krebs.
 Certo	A glicólise é uma via metabólica anaeróbica onde na fase de geração de energia, o ADP é fosforilado para produzir ATP.
	O transporte de elétron NAD, na glicólise, é considerado um aceptor final de H+vpara produzir a energia.
Compare com a sua resposta: Sobrecarga progressiva, especificidade, reversibilidade e individualidade.
3a Questão (Ref.:201804437228)	Pontos: 0,0 / 0,1 
Representam os principais mecanismos de remoção do lactato e prótons de hidrogênio durante o exercício
	nenhuma das respostas anteriores
 Certo	difusão para o sangue á fim de ser convertido em glicose no fígado e para fibras do tipo I aonde será convertido a piruvato e oxidado nas mitocôndrias
	difusão para o sangue, aonde será transformado em amônia e para as fibras do tipo II aonde será convertido a alfa cetoglutarato ativando o ciclo de Randle
	difusão para o sangue e para as fibras do tipo I aonde será transformado em ambos locais em glicose
	difusão para o sangue á fim de ser convertido em acetil-CoA no fígado e conversão a glicose na própria fibra muscular em que foi produzido
Respondido em 20/09/2019 16:30:36
Compare com a sua resposta: a) A LDH ajuda na transformação do piruvato em lactato e vice-versa. b) Em fibras musculares de contração rápida a LDH tem mais afinidade com o piruvato ajudando a transformá-lo em lactato, atingindo mais rápido o limiar de lactato. Já em fibras musculares de contração lenta a LDH tem mais afinidade com o lactato voltando ao piruvato, demorando mais atingir o limiar de lactato.
4a Questão (Ref.:201804437631)	Pontos: 0,1 / 0,1 
efeito de cruzamento
O efeito de cruzamento ilustrado na imagem demonstra que durante os exercícios físicos há sempre mudança na contribuição dos substratos energéticos e consequentemente na permanente alteração da predominância de um sistema metabólico de produção energética em relação aos outros.Com base na imagem considere as sentenças:
I. O gráfico se refere a um exercício progressivo cuja predominância energética é oriunda dos carboidratos desde o início do exercício.
II. O gráfico demonstra que as gorduras predominam até o esforço aproximar-se dos 40% do VO2 máx., depois deste ponto à medida que a intensidade aumenta os carboidratos vão cada vez mais aumentado sua contribuição para produção de energia.
III. O gráfico demonstra que tanto os carboidratos quanto as gorduras participam da produção de energia para exercícios progressivos.
É correto o que se afirma em:
	Apenas I
	I e III
 Certo	Apenas II e III
	I e II
	Apenas II
Compare com a sua resposta: Sobrecarga progressiva, especificidade, reversibilidade e individualidade.
5a Questão (Ref.:201804437065)	Pontos: 0,0 / 0,1 
A aferição da frequência cardíaca é importante na prescrição de exercícios físicos bem como para acompanhar os benefícios da prática regular de atividades físicas. Para isto, vários métodos são empregados para acessar esta variável fisiológica, dentre eles a palpação da artéria carótida. Em relação a este método específico, considere as afirmações abaixo:
I) A palpação da artéria carótida pode provocar taquicardia.
II) O método de palpação é considerado um método válido de campo para acessar a frequência cardíaca pós-exercício.
III) A palpação do pulso radial pode ser um importante substituto para a palpação da artéria carótida.
É correto apenas o que se afirma em:
 Certo	II e III
	III
	II
	I
	I e III

Continue navegando