Buscar

portfolio anatomia

Prévia do material em texto

PORTFÓLIO DA 11° SEMANA DA ANATOMIA HUMANA GERAL
Adelita Azevedo da Silva, R.A. 8026957 
ENFERMAGEM
São Miguel do Guaporé
2017
Cite os órgãos que formam o sistema respiratório e a função deles.
Composto pelo nariz, pela cavidade nasal, pela faringe, pela laringe, pela traqueia e pelos brônquios. A traqueia e os brônquios são apenas condutores de ar, já a faringe, a laringe e o nariz possuem outras funções.
A faringe é também relacionada com a condução de alimentos, fazendo parte do sistema digestório. A laringe é responsável pela fonação. E, por fim, o nariz também realiza a olfação (ato de sentir os cheiros), que é um dos sentidos.
Dê as funções da cavidade nasal e dos seios paranasais.
Cavidade nasal: as funções do nariz são aquecimento,
purificação prévia e umidificação do ar inspirado. Também atua no
olfato e como uma caixa de ressonância para a voz.
Os seios paranasais: estão relacionadas com o aquecimento e a
umidificação do ar que está passando pela cavidade nasal para,
em seguida, chegar à primeira parte da faringe, denominada nasofaringe.
 Dê a função das pregas voais (pregas verdadeiras) e vestibulares (falsas pregas).
Pregas vestibulares (proteção das pregas vocais), as pregas vocais e a rima da glote durante a fonação, além dos músculos intrínsecos (músculos que se originam e se inserem na mesma região), que podem aduzir ou abduzir as pregas vocais, fechando e abrindo a rima da glote, respectivamente, e permitindo a emissão de sons.
 Dê a importância das pleuras pulmonares ou visceral e parietais que revestem os pulmões?
A pleura não reveste somente o pulmão, mas também se reflete
sobre a parede interna da cavidade torácica, distinguindo dois folhetos pleurais contínuos, a pleura visceral ou pulmonar, que reveste os pulmões, e a pleura parietal, que reveste a parede da cavidade torácica. Entre as duas pleuras, há um espaço virtual chamado cavidade pleural, contendo um líquido que, ao mesmo tempo, adere às duas pleuras entre si e permite o deslizamento de uma sobre a outra, durante os movimentos dos pulmões na inspiração e na expiração
 Cite os órgãos que formam o sistema digestório e suas funções.
Os órgãos que compõem o tubo são: boca, cavidade bucal, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus. Os anexos do sistema digestório são: fígado, pâncreas e glândulas salivares. 
As funções do sistema digestório são: Preensão dos alimentos; Mastigação; Deglutição; Digestão e absorção dos alimentos; Expulsão das fezes.
 Quais são as glândulas salivares e a importância delas?
As glândulas salivares (Figuras 4A e 4B) são estruturas encontradas na região próxima da boca e são: parótida, submandibular e sublingual. Ao serem estimuladas pelos sentidos do corpo ou sob a presença do alimento, passam a produzir e secretar a saliva, substância alcalina e líquida com aspecto viscoso capaz de umedecer a boca e degradar o alimento.
 Qual é a importância da língua no corpo humano?
A língua é uma estrutura que apresenta grandes receptores capazes de dizer ao corpo o sabor do alimento, estimulando junto com os outros órgãos sensitivos (visão e olfato) a produção de saliva e outras substâncias
capazes de degradar os alimentos.
Qual é a importância do peritônio no processo de absorção?
O peritônio é uma dupla membrana serosa que reveste toda a cavidade abdominal e as vísceras abdominais, semelhante à pleura da cavidade torácica. Possui duas lâminas contínuas, o peritônio parietal e o peritônio visceral. O peritônio parietal reveste a parede da cavidade abdominal, enquanto o peritônio visceral reveste os órgãos. Entre as duas lâminas, existe um
espaço denominado cavidade peritoneal, contendo uma pequena quantidade líquido, que permite o deslizamento das lâminas entre si.
Quais são os hormônios produzidos pelo pâncreas.
O pâncreas é uma glândula endócrina e exócrina. Sua secreção endócrina é a insulina que é liberada diretamente no sangue, e a sua secreção exócrina é o suco pancreático, que participa da digestão dos lipídios, glicídio e protídeos e é secretada através do ducto pancreático e do ducto pancreático acessório.
 Quais são as principais funções do fígado.
É uma glândula cujas funções são a de produzir e a de secretar a bile para proteção do trato intestinal, e participação no metabolismo das proteínas,
carboidratos e gorduras.
 Qual é a importância do aparelho cardiorrespiratório e do sistema digestório para o metabolismo humano?
Aparelho cardiorrespiratório é o conjunto formado pelo sistema cardíaco e respiratório. A função deles é bombear e oxigenar o sangue, fazendo hematose (trocas gasosas), pegando CO2 das células e jogando O2 para as próprias. O sistema cardiovascular proporciona essa troca, e o respiratório também. O digestório tem como função quebrar os alimentos que ingerimos, em pequenas partes, suficientes para ser possível à absorção lá no intestino delgado. O metabolismo é o conjunto de reações químicas que ocorrem no interior de um ser vivo. Todos esses sistemas atuam com essa finalidade. 
 Descreva a circulação portal do fígado.
Na face inferior do fígado, entre os seus quatro lobos, mais precisamente entre o lobo caudado e o quadrado, existe uma abertura denominada porta do fígado ou hilo hepático, onde passam os elementos do pedículo hepático, que são: artéria hepática, ducto hepático comum, veia porta, nervos e vasos linfáticos.
Cite os órgãos que formam o sistema urinário e a função deles.
O sistema urinário é formado pelo órgão que produz a urina, ou seja, os rins, pelos ureteres e uretra, no transporte dessa urina, e a bexiga, no armazenamento dela. Esses mecanismos são essenciais para a manutenção da homeostase, isto é, do estado de equilíbrio nas funções e na composição química dos fluidos, como o equilíbrio iônico do sangue e dos tecidos do corpo.
Cite os órgãos que formam o sistema genital feminino e a função deles.
O sistema reprodutor feminino é composto pelos ovários, tubas uterinas (trompas de falópio), útero e vagina.
 Ovários: Nos ovários ocorre a produção de hormônios, como, por exemplo, os hormônios sexuais femininos (estrógenos e progesterona) e ovócitos secundários (células que se tornam óvulos, ou ovos, caso haja fertilização). 
Trompas de Falópio: Através das trompas de falópio, também conhecidas como tubas uterinas, o óvulo é coletado da cavidade abdominal, após ser expelido do ovário (ovulação), e, uma vez coletado, é conduzido em direção ao útero. Normalmente a fertilização ocorre ainda em seu interior. 
Útero:É no útero que se fixará o óvulo fertilizado, ocorrendo, então, o desenvolvimento da gestação até seu final, quando ocorre o trabalho de parto.
Vagina: É através da vagina que os espermatozoides são introduzidos no sistema reprodutor feminino, além disso, é neste órgão que se localiza o canal de nascimento.
Cite os órgãos que formam o sistema genital masculino e a função deles.
O sistema reprodutor masculino é composto pelos testículos, epidídimo, ductos deferentes, vesícula seminal, próstata e pênis.
 Testículos: Nos testículos ocorre a produção de espermatozoides e também a produção de testosterona (hormônio sexual masculino).
Epidídimo: É no ducto epidídimo que ocorre a maturação dos espermatozoides, além disso, este ducto também armazena os espermatozoides e os conduzem ao ducto deferente através de movimentos peristálticos (contração muscular).
Ductos deferentes: Os ductos deferentes têm a função armazenar os espermatozoides e de transporta-los em direção à uretra, além disso, ela ainda é responsável por reabsorver aqueles espermatozoides que não foram expelidos.
Vesícula Seminal: As vesículas seminais são glândulas responsáveis por secretar um fluído que tem a função de neutralizar a acidez da uretra masculina e da vagina, para que, desta forma, os espermatozoides não sejam neutralizados.
Próstata: A próstata é uma glândula masculina de tamanho similar a uma bola de golfe. É atravésda próstata que é secretado um líquido leitoso que possui aproximadamente 25% de sêmen. 
Pênis: É através do pênis (uretra) que o sêmen é expelido. Além de servir de canal para ejaculação, é através deste órgão que a urina também é expelida.
Uretra: Canal condutor que, no aspecto da reprodução, possui a função de conduzir e expelir o esperma durante o processo de ejaculação.
�
Referencia Bibliografia:
CRC - Caderno de Referencia de Conteúdo: Anatomia Humana Geral Profª. Drª. Camila Tavares Valadares da Silva
Unidades 4, 5.
CRC - Caderno de Referencia de Conteúdo: Anatomia Humana Geral Prof. Ms. Edson Donizet Verri
Unidades 4, 5 e 6.
https://www.todabiologia.com/anatomia/sistema_reprodutor_feminino.htm
https://www.todabiologia.com/anatomia/sistema_reprodutor_masculino.htm

Continue navegando