A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
18 pág.
APOL,s 1,2,3,4 e 5 PROCESSO LEGISLATIVO E ÉTICA

Pré-visualização | Página 3 de 6

as legítimas necessidades de todos aqueles que, direta ou indiretamente, são influenciados pelas suas atividades de negócio. Sobre esse aspecto é interessante o modelo conceitual proposto por Archie Carroll, citado por Alencastro (2016), que aborda a responsabilidade social tanto pela ótica do desempenho empresarial quanto pelo comportamento empresarial responsável. Este modelo trabalha com quatro dimensões.
Referência: ALENCASTRO, Mario Sergio Cunha. Ética empresarial na prática: liderança, gestão e responsabilidade corporativa. Curitiba: Intersaberes, 2016.
Assinale a alternativa que indica corretamente a dimensão do modelo conceitual de Archie Carroll descrita a seguir. 
“É a base da pirâmide. Não é novidade, pois é do conhecimento de todos que a atividade econômica é indispensável na geração de empregos, investimentos e pagamentos de taxas e impostos. Isso significa que pode influenciar diretamente os outros critérios. Sem ela nada acontece e por isso é a base da pirâmide.”
	
	A
	Responsabilidade discricionária.
	
	B
	Dimensão econômica.
Você acertou!
De acordo Alencastro (2013) a dimensão econômica é a base da pirâmide. Não é novidade, pois é do conhecimento de todos que a atividade econômica é indispensável na geração de empregos, investimentos e pagamentos de taxas e impostos. Isso significa que pode influenciar diretamente os outros critérios. Sem ela nada acontece e por isso é a base da pirâmide. Fonte:  ALENCASTRO, Mario Sergio Cunha. Ética empresarial na prática: liderança, gestão e responsabilidade corporativa Curitiba: Intersaberes, 2016, CAPÍTULO 4, p. 133.
	
	C
	Dimensão legal.
	
	D
	Dimensão ética.
	
	E
	Dimensão Política
Questão 2/5 - Processo Legislativo
João Caio, eleitor brasileiro, escrever à mão uma reclamação contra um deputado que não estava em cumprimento adequado de seu dever funcional. Pediu para protocolar essa reclamação em uma comissão da Câmara dos Deputados, que veemente se recusou a receber o documento.
O ato de negativa da comissão está correto?
	
	A
	Não, porque é competência das comissões do Congresso receber petições e reclamações de qualquer tipo.
Você acertou!
Está errada a comissão, pois é competência das comissões do Congresso receber petições e reclamações de qualquer tipo. (BERNARDI, Jorge. O Processo Legislativo Brasileiro. Curitiba: InterSaberes, 2012, p. 253-254.) O caso narrado tem competência delimitada na p. 254, sobre as comissões da câmara dos deputados.
	
	B
	Não, porque a Câmara não pode negar nenhum pedido formulado por eleitor.
	
	C
	Sim, porque não é o órgão competente para receber reclamação de suas próprias autoridades.
	
	D
	Sim, porque o documento deve ser enviado eletronicamente ou ser digitado.
	
	E
	Sim, porque o recebimento ou não de documentos é uma atribuição discricionária de cada órgão do poder legislativo.
 
Questão 3/5 - Ética
O termo stakeholder foi criado por um filósofo chamado Robert Edward Freeman. Ao entender a importância dos stakeholders, o responsável pelo planejamento ou plano consegue ter uma visão mais ampla de todos envolvidos em um processo ou projeto e saber de que maneira eles podem contribuir para a otimização deste. Os stakeholders são elementos cruciais em termos de planejamento estratégico de uma empresa ou organização. Este modelo trabalha com quatro dimensões.
Referência: ALENCASTRO, Mario Sergio Cunha. Ética empresarial na prática: liderança, gestão e responsabilidade corporativa. Curitiba: Intersaberes, 2016.
Assinale a alternativa que indica corretamente a dimensão do modelo conceitual de Archie Carroll descrita a seguir. 
“Compreende as contribuições relacionadas ao arbítrio individual ou voluntário para a sociedade, com o objetivo da qualidade de vida e da sustentabilidade socioambiental.”
	
	A
	Responsabilidade discricionária.
Você acertou!
De acordo com Alencastro (2013) a responsabilidade discricionária compreende as contribuições relacionadas ao arbítrio individual ou voluntário para a sociedade, com o objetivo da qualidade de vida e da sustentabilidade socioambiental. Fonte: ALENCASTRO, Mario Sergio Cunha. Ética empresarial na prática: liderança, gestão e responsabilidade corporativa Curitiba: Intersaberes, 2016, CAPÍTULO 4, p. 133.
	
	B
	Responsabilidade econômica.
	
	C
	Responsabilidade legal.
	
	D
	Responsabilidade ética.
	
	E
	Responsabilidade Política
Questão 4/5 - Processo Legislativo
"Acerca das audiências públicas nas comissões dos órgãos do Congresso Nacional, sabe-se que “A entidade da sociedade civil que deseja ser ouvida sobre determinada matéria pode requerer a audiência, embora a comissão possa deliberar independentemente de realizada ou não audiência pública".” 
Fonte: BERNARDI, Jorge. O Processo Legislativo Brasileiro. Curitiba: InterSaberes, 2012.
A respeito do tema das audiências públicas, estudado durante a disciplina, é correto afirmar:
	
	A
	Em prol da celeridade e da eficiência, não pode exceder a cinco o número de representantes do órgão legislativo presentes na audiência pública que promove.
	
	B
	Deve haver ao menos uma audiência pública com participação exclusiva de críticos ou opositores dos projetos em análise, para garantir a dialeticidade nos múltiplos pontos de vista.
	
	C
	Tanto opositores como defensores dos projetos em análise podem se manifestar nas audiências públicas.
Você acertou!
Tanto opositores como defensores dos projetos em análise podem se manifestar, conforme os regimentos internos das casas legislativas, os quais obedecem à ordem democrática.
Referência: BERNARDI, Jorge. O Processo Legislativo Brasileiro. Curitiba: InterSaberes, 2012, p. 252.
Não há limites legais de participação nas audiências públicas.
	
	D
	A maioria das manifestações abertas em audiências públicas deve ser de defensores dos projetos em análise, a fim de promover a defesa de novas ideias em detrimento do statu quo (estado atual das coisas).
	
	E
	Em prol da celeridade e da pacificidade, não pode exceder a dez o número de representantes do órgão legislativo presentes na audiência pública que promove.
Questão 5/5 - Ética
Apesar da existência dos deveres de um profissional, que são obrigatórios, devem ser levadas em conta as qualidades pessoais que também concorrem para o enriquecimento de sua atuação profissional, algumas delas facilitando o exercício da profissão. Muitas destas qualidades serão adquiridas com esforço e boa vontade, aumentando neste caso o mérito do profissional que, no decorrer de sua atividade profissional, consegue incorporá-las à sua personalidade, procurando vivenciá-las ao lado dos deveres profissionais. Em artigo publicado na revista Exame, Clauss Möller, citado por Alencastro (2016), faz uma associação entre as virtudes lealdade, responsabilidade e iniciativa e as aponta como fundamentais para o sucesso em qualquer carreira. 
Referência: ALENCASTRO, Mario Sergio Cunha. Ética empresarial na prática: liderança, gestão e responsabilidade corporativa. Curitiba: Intersaberes, 2016.
Analise as sentenças a seguir e assinale a alternativa que relaciona corretamente as sentenças com sua respectiva virtude fundamental para o sucesso de uma carreira profissional. 
I. Quem opta por não ter esta virtude pode ter dificuldades em encontrar significado em suas vidas.
II. Pode significar recusar fazer algo que você acha que poderá prejudicar a organização ou a equipe de funcionários.
III. Não quer dizer apenas iniciar um projeto no interesse da organização ou da equipe, mas também assumir responsabilidade por sua complementação e implantação.
	
	A
	Iniciativa (I), lealdade (II) e responsabilidade (III).
	
	B
	Lealdade (I), iniciativa (II) e responsabilidade (III).
	
	C
	Responsabilidade (I), lealdade (II) e iniciativa (III).
Você acertou!
De acordo com Alencastro quem optar por não assumir responsabilidades pode ter dificuldades em encontrar significado em suas vidas. Ser leal às vezes pode significar a

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.