A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
18 pág.
APOL,s 1,2,3,4 e 5 PROCESSO LEGISLATIVO E ÉTICA

Pré-visualização | Página 4 de 6

recusa em fazer algo que você acha que poderá prejudicar a organização ou a equipe de funcionários. E, finalmente, tomar iniciativas não quer dizer apenas iniciar um projeto no interesse da organização ou da equipe, mas também assumir responsabilidade por sua complementação e implementação.
Referência: ALENCASTRO, Mario Sergio Cunha Ética empresarial na prática: liderança, gestão e responsabilidade corporativa. Curitiba: Intersaberes, 2016, capítulo “Princípios éticos aplicáveis às atividades empresariais”.
	
	D
	Responsabilidade (I), iniciativa (II) e lealdade (III).
	
	E
	Iniciativa (I), responsabilidade (II) e lealdade (III).
APOL 4
Questão 1/5 - Ética
Os conceitos de responsabilidade social são diversos. Alguns deles são remetidos a escolas econômicas, outros a organizações internacionais e institutos regionais. 
Analise o comentário a seguir e assinale a alterativa que indica, corretamente, a origem da descrição. 
“A responsabilidade da administração vai além da simples obtenção de ganhos, incluindo a proteção e o melhoramento do bem-estar social. A partir dessa perspectiva a Responsabilidade Social Empresarial é a capacidade desenvolvida pelas organizações de ouvir, compreender e satisfazer expectativas/interesses legítimos de seus diversos públicos.”
	
	A
	Escola da economia clássica.
	
	B
	Escola socioeconômica.
Você acertou!
De acordo com Alencastro para a escola socioeconômica a responsabilidade da administração vai além da simples obtenção de ganhos, incluindo a proteção e o melhoramento do bem-estar social. A partir dessa perspectiva, a Responsabilidade Social Empresarial é a capacidade desenvolvida pelas organizações de ouvir, compreender e satisfazer expectativas/interesses legítimos de seus diversos públicos. Fonte: ALENCASTRO, Mario Sergio Cunha.  Ética empresarial na prática: liderança, gestão e responsabilidade corporativa Curitiba: Intersaberes, 2016, CAPÍTULO 4, p. 131. 
	
	C
	The World Business Council for Sustainable Development.
	
	D
	Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social.
	
	E
	Escola Crítica.
Questão 2/5 - Processo Legislativo
“A tramitação de uma proposição na Câmara dos Deputados ou em qualquer outro órgão legislativo tem início com o impulso inicial.” 
Fonte: BERNARDI, Jorge. O Processo Legislativo Brasileiro. Curitiba: InterSaberes, 2012.
Qual é esse impulso inicial? Responda de acordo com os conceitos abordados na obra base da disciplina:
	
	A
	O requerimento do presidente da casa legislativa ou seu representante.
	
	B
	A verbalização da vontade de pelo menos um terço dos membros da casa legislativa.
	
	C
	O requerimento do presidente da república.
	
	D
	A verbalização da vontade de pelo menos metade dos membros da casa legislativa.
	
	E
	A apresentação de um projeto de lei.
Você acertou!
“A tramitação de uma proposição na Câmara dos Deputados ou em qualquer outro órgão legislativo tem início com o impulso inicial, ou seja, a apresentação de um projeto de lei.” (BERNARDI, Jorge. O Processo Legislativo Brasileiro. Curitiba: InterSaberes, 2012, p. 295).
É o projeto de lei apresentado que dá início ao processo legislativo.
 
Questão 3/5 - Ética
A percepção de valores é algo individual e muito subjetivo. Logo, para evitar mal-entendidos na compreensão dos valores corporativos é necessário que a organização dissemine esses valores da maneira mais clara possível, de modo que todos tomem ciência do que a organização está pensando em termos de éticas e valores. Se a filosofia de uma empresa tem relação direta com sua cultura e se a cultura de uma empresa implica seus padrões de comportamento, as ideias centrais transmitidas por suas ações e o conjunto de seus valores primordiais, é necessário que esses valores sejam bem definidos para todos os que fazem parte da organização.
Referência: ALENCASTRO, Mario Sergio Cunha. Ética empresarial na prática: liderança, gestão e responsabilidade corporativa. Curitiba: Intersaberes, 2016.
Com base nessa discussão assinale a alternativa que indica corretamente qual é a necessidade de se adotar um código de ética.
	
	A
	O código de ética é importante na medida em que possibilita que os valores de cada colaborador sejam incorporados aos entendimento da organização empresarial.
	
	B
	O código de ética é necessário porque as pessoas possuem perspectivas e entendimentos diferenciados sobre os fatos da vida.
Você acertou!
De acordo com Joaquim Manhães Moreira, citado por Alencastro, a necessidade de se adotar um código de ética se dá em razão das pessoas possuírem perspectivas e entendimentos diferenciados sobre os fatos da vida.
Referência: ALENCASTRO, Mario Sergio Cunha. Ética empresarial na prática: liderança, gestão e responsabilidade corporativa. Curitiba: Intersaberes, 2016, capítulo “A ética no mundo da empresa”.
	
	C
	O código de ética é necessário pois por meio dele se pode determinar em que medida a empresa está de acordo ou desacordo com a regulamentação produzida pelos parlamentares para o setor em que a organização atua.
	
	D
	O código de ética é o meio através do qual se devem desconstruir paradigmas, evitar a padronização e dar vazão às emoções, o que é vital para a inovação tecnológica.
	
	E
	O código de ética das empresas é definido em nível supranacional, pelas instituições responsáveis pelos protocolos ISO, e com isso ele garante a execução de boas práticas na gestão da organização.
Questão 4/5 - Ética
Assinale a alternativa que indica corretamente a organização descrita a seguir.
“Uma associação global que congrega líderes de aproximadamente 200 grandes corporações espalhadas pelo mundo e que se dedica a alinhar as práticas empresariais aos objetivos de um desenvolvimento mais sustentável.”
	
	A
	Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social.
	
	B
	Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas.
	
	C
	The World Business Council for Sustainable Development.
Você acertou!
De acordo com Alencastro o World Business Council for Sustainable Development é uma associação global que congrega líderes de aproximadamente 200 grandes corporações espalhadas pelo mundo e que se dedica a alinhar as práticas empresariais aos objetivos de um desenvolvimento sustentável. Fonte: ALENCASTRO, Mario Sergio Cunha.  Ética empresarial na prática: liderança, gestão e responsabilidade corporativa Curitiba: Intersaberes, 2016, CAPÍTULO 4, p. 131. 
	
	D
	Unesco.
	
	E
	Instituto Liberal.
Questão 5/5 - Processo Legislativo
Os procedimentos legislativos são classificados pela doutrina em três categorias: procedimento legislativo ordinário; procedimento legislativo sumário ou abreviado; e regime legislativo especial.
Associe a coluna 1 à coluna 2 e assinale a alternativa que traz a sequência correta:
Coluna 1
a) procedimento legislativo ordinário.
b) procedimento legislativo sumário ou abreviado.
c) regime legislativo especial. 
Coluna 2
(   ) estabelecido para certas matérias referentes à Constituição, às constituições estaduais e às leis orgânicas municipais, um rito diferente para a deliberação do legislativo.
(   ) todas as fases e prazos devem ser vencidos até o momento da deliberação final.
(   ) há um prazo para que haja deliberação sobre o projeto
	
	A
	B, a, c.
	
	B
	C, a, b.
Você acertou!
a) procedimento legislativo ordinário: a tramitação normal dos projetos é denominada ordinária, na qual todas as fases e prazos devem ser vencidos até o momento da deliberação final.
b) procedimento legislativo sumário ou abreviado: também conhecido como de urgência, há um prazo para que haja deliberação sobre o projeto.
c) regime legislativo especial: estabelecido para certas matérias referentes à Constituição, às constituições estaduais e às leis orgânicas municipais, um rito diferente para a deliberação do legislativo.
Fonte: BERNARDI, Jorge. O Processo Legislativo Brasileiro. Curitiba: InterSaberes, 2012, p. 293.
	
	C

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.