Buscar

ATIVIDADE AULA 05 HISTÓRIA EDUCAÇÃO

Prévia do material em texto

NOTAS
ATV 5:
	Atividade: ATV 5 
	Data: 20 novembro de 2018
	
	Disciplina: História da Educação
	Semestre: 2º
	
	
PROFESSORA/Dra: Claunice Maria Dorneles
COORDENADORA: Profa./Me Natacya
	Acadêmico (a): Liz Nadine Todt
	RGM:053 188 00
- O movimento dos renovadores ganha corpo com a fundação da Associação Brasileira de Educação (ABE), se expande com a realização de Conferencias Nacional de Educação a partir de 1927, e atinge visibilidade com o lançamento do “Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova” em 1932. Podemos dizer que a educação brasileira após os anos 30 com a participação dos renovadores da escola nova, principalmente as conquistas que temos hoje, resultado do trabalho deixado por eles, porque: 
( x ) Foi na ocupação dos principais postos da burocracia educacional e pela criação de órgãos de divulgação, buscando deliberadamente hegemonizar o campo educacional. A fundação da CAPES (Campanha de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), em 1951, e do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais, em 1955, articulando os Centros Regionais de Pesquisas Educacionais. Nesse movimento foi fundada, em 1969 e a influencia na aprovação da Constituição de 1934 e a educação pública e gratuita como um direito de todas as crianças, jovens e adultos, a escola laica (sem vinculo com a religião), e a promulgação da Lei de Diretrizes e base da Educação Nacional n. 4024/61.
( ) Pouca foi a influência no campo educacional. A fundação da CAPES (Campanha de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), em 1951, e do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais, em 1955, articulando os Centros Regionais de Pesquisas Educacionais, foi fruto da luta dos povos indígenas com o movimento de mulheres, nesse movimento foi fundada, em 1969, estavam os homo afetivos e a influencia na aprovação da Constituição de 1934 e a educação pública e gratuita como um direito de todas as crianças, jovens e adultos, sem perder o vinculo com a religião.
2 - A perspectiva da Educação no século XXI, o professor deve buscar a autonomia pedagógica, tendo como ponto norteador os quatro pilares orientadores da educação, que são: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser. Existem também outras categorias nascidas ao mesmo tempo da prática da educação e da reflexão sobre o contexto do mundo da educação atual, nas quais destacamos as principais: cidadania, planetaridade, sustentabilidade, virtualidade, globalização e transdisciplinaridade. Explique os 4 pilares e as categorias elencadas abaixo.
Os Pilares são:
 Aprender a conhecer – Indica o interesse, abertura para o conhecimento que liberta da ignorância. É preciso que o ato de conhecer, descobrir, construir seja prazeroso.
Aprender a fazer – Indica a coragem de se fazer, mesmo correndo riscos, mesmo errando, mais na busca de acertar. 
 Aprender a viver juntos – Traz o desafio da convivência ,a compreensão, a valorização, a administração de conflitos, mostra o respeito a todos e o exercício da fraternidade como caminho de entendimento
Aprender a ser – Talvez esse seja o mais importante, traz o papel do cidadão e o seu objetivo de viver. È importante desenvolver sentido ético, responsabilidade pessoal, pensamento crítico e autônomo, criatividade, iniciativa.
Interligados com as seguintes categorias temos a Cidadania, Planetaridade, Sustentabilidade e globalização. 
Explica cada uma:
Cidadania: Cidadania é um conjunto de direitos e deveres exercidos por um indivíduo que vive em sociedade, no que se refere ao seu poder e grau de intervenção no usufruto de seus espaços e na sua posição em poder intervir e transformar.
 Planetaridade: refere-se ao próprio sentido de quem somos, de onde viemos e para onde iremos, como seres do sentido e doadores de sentido de tudo que nos cerca.
Sustentabilidade: termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem que se comprometa o futuro da gerações seguintes. A sustentabilidade está ligada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando de recursos naturais de forma inteligente para que se possa manter no futuro, mantendo assim um desenvolvimento sustentável.
 
 Globalização: è um dos processos de aprofundamento internacional da integração econômica, social, cultural e política que teria sido impulsionado pela redução de custos dos meios de transporte.
- As concepções de educação na atual conjuntura preconiza que o acesso a diferentes graus de escolaridade amplia as condições de empregabilidade do indivíduo, entretanto, não lhe garante emprego, pelo simples fato de que, na forma atual do desenvolvimento capitalista, não há emprego para todos, haja vista que a economia pode crescer convivendo com altas taxas de desemprego e com grandes contingentes populacionais excluídos do processo. Sendo assim podemos explicitar da seguinte maneira:
( X) Por que não basta uma reforma educacional, não será possível mudar o quadro de desigualdades sociais, desarticulada de políticas que envolvam questões sociais como a melhoria de emprego, moradia, alimentação, saúde e outras que objetivem avanços significativos na justiça social.
( ) Por que com uma boa reforma educacional, não será haverá desigualdades sociais, pois só a educação é capaz de envolver e resolver as questões sociais como a melhoria de emprego, moradia, alimentação, saúde e outras que objetivem avanços significativos na justiça social.
Parabéns por mais uma etapa conquistada!
Curso de Pedagogia EAD

Continue navegando