Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA -PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO

Prévia do material em texto

LETRAS - PORTUGUÊS
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
FERNANDA MARIA AGOSTINHO DE ARAUJO;
MARIA ADENIR DE OLIVEIRA RODRIGUES DA SILVA
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
FORTALEZA, 2019
Concepções de Aprendizagem
As Teorias de aquisição de conhecimento se completam, uma complementa a outra, mas antigamente eram incompatíveis. No decorrer dos anos, várias teorias surgiram e hoje podemos perceber certa dependência de todas as teorias no que desrespeito ao ensino. É impossível aprender sobre educação sem aprender como cada descoberta aconteceu através de observações e muita pesquisa. Por mais que existam várias teorias de aprendizagem, entendo que ainda há muito a ser feito e posto em prática nas escolas para cada vez mais melhorar a educação.
Temos aqui três concepções de aprendizagem: Apriorismo, Empirismo e Interacionismo.
No Apriorismo ou inatismo como também se conhece, é uma teoria racionalista da aprendizagem, onde diz que o conhecimento é fruto da herança genética do indivíduo, defende que as influências do ambiente pouco têm a ver com o conhecimento que a pessoa vai desenvolver. O conhecimento já está biologicamente no indivíduo ao nascer e que com o passar dos anos a pessoa só vai descobrir novas formas de acessar a este conhecimento que já possui. Platão foi um dos primeiros filósofos a defender a ideia em torno da teoria do inatismo. 
No Ambientalismo ou Empirismo o indivíduo aprende em decorrência de estímulos externos. O grande defensor da posição ambientalista, na psicologia, é o norte-americano, B. F. Skinner. Para ele e seus seguidores, o papel do ambiente é muito mais importante do que a maturação biológica. Assim sendo, os estímulos presentes numa determinada situação, levam ao aparecimento de certos comportamentos. A experiência é vista como grande fonte de aprendizado. Também conhecido como Associacionismo, onde as crianças aprendem ligando os estímulos às respostas, ou seja, aprendem através da associação de ações. 
 Um dos representantes que também defendeu o pressuposto desta concepção, ao citar a frase de que o homem é uma Tabula rasa, foi o teórico John Lock. Ele acreditava que o homem ao nascer, era semelhante a uma folha em branco, que ao longo de sua existência vai escrevendo e construindo suas impressões através dos sentidos, dos cinco sentidos. 
No Interacionismo, também conhecido como construtivismo há uma relação recíproca entre os fatores internos e externos. O sujeito aprenderá através da interação e da observação com o meio. Tudo o que a criança presenciar ou participar, aprenderá e muita vez reproduzirá. Sendo um exemplo bom ou ruim, a criança repetirá as mesmas ações. 
Jean Piaget foi um teórico defensor da concepção: Interacionismo Cognitivo e Levy Vygotsky defensor do Socio-Interacionismo. 
Referências:
https://brasilescola.uol.com.br/psicologia/empirismo-x-inatismo.htm
https://youtu.be/vjez_rNXGYk
https://www.webartigos.com/artigos/a-concepcao-ambientalista/78958/

Continue navegando