Buscar

Apol1 Fundamentos historicos e teoricos metologicos do serviço social/ dimensão historica e / dimensão mrtodologica

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social - Dimensão Histórica
No que tange ao processo de consolidação do capitalismo, pôde-se observar suas transmutações e alterações ao longo do processo histórico. Deste modo, segundo as autores BEHRING e BOSCHETTI (2006), há uma divisão no que tange ao período no qual se divide o modo de produção capitalista. Com base nesta afirmação, assinale a única alternativa correta:
	A	O capitalismo concorrencial, quando, no século XIX, a partir de 1848, têm-se a revolução do vapor.
	B	O Imperialismo clássico, com a automação, aprofundamento da monopolização e intervenção estatal.
	C	O capitalismo tardio, com a monopolização do capital.
	D	Não há divisão entre os períodos do modo de produção capitalista, tendo em vista que sempre se trabalha na perspectiva do lucro e exploração da classe trabalhadora, enquanto elemento geral do capitalismo.
	E	Tanto o capitalismo concorrencial como o capitalismo tardio são similares, tendo em vista que desenvolveram-se no mesmo período histórico, possuindo as mesmas características.
Questão 2/5 - Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social - Dimensão Histórica
Nos estudos desta disciplina, foi possível perceber a existência de algumas legislações que regulamentavam a vida dos trabalhadores em períodos remotos, desde a época feudal. Analise as assertivas abaixo:
I O Estatuto dos Trabalhadores, de 1349, era caracterizado com a atribuição do salário como elemento privativo da autoridade local, a depender de negociações locais.
II Já a Lei dos Pobres (1597), esta declarava como indigentes e os retirava o direito de cidadania econômica daqueles que fossem atendidos pelo sistema de assistência pública. Apesar da supressão do direito de cidadania econômica, os pobres poderiam optar pela modalidade de trabalho a ser realizada, inclusive escolhendo o salário.
III Nas intituladas Casas de Correção, elemento presente no período da Lei dos Pobres, algumas características eram importantes: a pobreza era considerada geneticamente um problema de caráter, bem como, a destituição da cidadania econômica, tendo em vista de que tais indivíduos eram obrigados a realizar qualquer tipo de trabalho, por qualquer valor a eles pago.
Está correto o que se afirma em
	A	Apenas a alternativa I.
	B	 I e II.
	C	I e III.
	D	Apenas a alternativa III.
Questão 3/5 - Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social - Dimensão Histórica
A caminhada histórica dos trabalhadores produz importantes resultados, sendo eles:
	A	O trânsito de “condição de classe” para “natureza de classe” da classe trabalhadora, levando-a a discernir com mais clareza a natureza de seu papel revolucionário.
	B	A ausência da construção de alianças, para consecução dos objetivos buscados pelos trabalhadores.
	C	O domínio do capital sobre o trabalho começa a ser aceito e repudiado pelos trabalhadores.
	D	Os trabalhadores não tinham consciência de que por meio de suas manifestações, podiam pressionar a burguesia e também o poder público para atingir seus objetivos.
Questão 4/5 - Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social - Dimensão Metodológica
Carvalho (2016) retrata a gestação no período pré-capitalista da sociedade burguesa, e atribui seu surgimento à acentuação das atividades comerciais nas cidades, que desdobrou na ampliação dos espaços além-muros e delineamento dos burgos. Assinale a alternativa correta:
	A	Esse crescimento manteve as características da sociedade medieval, e foi proveniente das atividades realizadas pelos camponeses dentro das cidades.
	B	A gestação do mundo burguês foi permeada por uma história de violência e considerável destruição de antigos modos de vida, porém assinalou um formidável avanço na existência humana.
	C	O mundo burguês emerge em sua plenitude em meados do século XIX, estabelecendo uma mescla de modos de vida e parâmetros culturais, sociais, políticos e econômicos divergentes da relação capital-trabalho.
	D	A constituição do mundo burguês envolve aspectos contraditórios, como o estabelecimento de uma classe detentora dos meios de produção – a classe proletária –e a classe burguesa, vendedora de sua força de trabalho.
Questão 5/5 - Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social - Dimensão Metodológica
O conceito de alienação teve sua origem em Hegel e foi trabalhado por Feuerbach, que cria o humanismo naturista. Marx contrapõe os conceitos idealistas para fundamentar o Materialismo Histórico, colocando a dialética como principio dinâmico, resultando na concepção revolucionária do materialismo como filosofia da prática. Desse modo, compreende-se que:
	A	A realidade só existe a partir das idéias e conceitos que fazemos dela e que residem em nosso espírito, assim, se não existíssemos, a realidade também não existiria
	B	O materialismo surge do embate entre as ciências contra as formas primitivas de conhecimento e as estratégias de dominação por meio da criação de uma verdade legitimadora de grupos dominantes com o propósito de reproduzir o status quo.
	C	Somente concebemos a existência da natureza e das demais coisas graças às nossas sensações, que se manifestam em nosso espírito e não têm qualquer sentido fora dele.
	D	O materialismo surge como uma tentativa não científica de explicação do mundo, com fins culturais e forças políticas e com vistas a legitimar à dominação de uma classe sobre a outra.

Continue navegando