Buscar

Educacao e Diversidade

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
	1.
	A desigualdade social, vista de forma ampla, não representa apenas a diferença entre os sujeitos e seu nível social, mas, num contexto holístico, é enxergada através de lentes políticas e históricas. Acerca da desigualdade social, analise as sentenças a seguir:
I- As relações conflitantes que exteriorizam a violência, o preconceito.
II- A falta de segurança, moradia e saneamento básico.
III- A marginalização, pobreza e exclusão social.
IV- A integração dos sujeitos na sociedade.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 
	 
	2.
	O indivíduo exerce sua cidadania quando consegue perceber o mundo na sua complexidade, a sua situação no mundo e de compreender os seus direitos para poder reivindicá-los. Segundo Aquino (2002), a discriminação e o preconceito podem estar presentes em nossas vidas, muitas vezes de forma velada, a ponto de não nos darmos conta dele, porque, por mais que estejamos conscientes dos danos que o preconceito e a discriminação podem causar ao ser humano, não estamos livres de por um ato involuntário cometer uma certa ação ou ser alvos dela. Sobre o significado de um ato livre de preconceito, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: AQUINO, J. G. A desordem na relação professor-aluno: indisciplina, moralidade e conhecimento. In: AQUINO, J. G. (Org.). Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. 8. ed. São Paulo: Summus, 2002.
	 a)
	Proibição da entrada de deficientes físicos em parques de diversão.
	 b)
	Proibição da entrada de motoqueiros em bancos.
	 c)
	Divulgação de ação solidária de uma pessoa nas redes sociais.
	 d)
	Propagandas associando um determinado produto à cor da pele de um sujeito, para ressaltar a qualidade do produto.
	 
	 
	3.
	Ao projetarmos uma visão mais ampla sobre a desigualdade social, temos uma ideia de que ela não representa apenas a diferença entre os sujeitos e seu nível social, mas, num contexto holístico, é enxergada através de lentes políticas e históricas. Acerca da desigualdade social, analise as sentenças a seguir:
I- As relações conflitantes que exteriorizam a violência e o preconceito.
II- A falta de segurança, moradia e saneamento básico.
III- A marginalização, a pobreza e a exclusão social.
IV- A integração dos sujeitos na sociedade.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 
	 
	4.
	A diversidade cultural no Brasil concorreu para a desigualdade social, preconceito, discriminação, racismo, pobreza e as diferenças individuais. A pobreza diz respeito à marginalização do indivíduo, em virtude de carências, a exemplo da moradia, da escassa alimentação, da escassez de recursos financeiros etc. Isso permite a degradação do ser humano dentro da sociedade, provocando o desequilíbrio econômico e os diferentes tipos de desigualdades na sociedade. Acerca dessa tendência provocadora da desigualdade social, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A situação de pobreza advém do preconceito racial.
	 b)
	A situação de pobreza está relacionada à falta de recursos financeiros.
	 c)
	A situação de pobreza decorre dos aspectos religião, tonalidade da pele, orientação sexual.
	 d)
	A situação de pobreza possui relação direta com fatores políticos e religiosos.
	 
	 
	5.
	Sobre desigualdade social, entendemos que é uma construção histórica possível de ser dissolvida de sua forma rígida, para ser transformada em relações interpessoais pautadas numa sociedade mais justa. Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir:
I- A desigualdade significa muito mais que somente a diferença existente entre pessoas, ou partes que compõem o universo, constitui também a forma de respeito a tudo que nos cerca.
II- A diversidade entre as pessoas promove as mesmas oportunidades, livre de preconceitos e exclusão.
III- A desigualdade humana está relacionada, muitas vezes, ao preconceito, pelos diversos tipos de violência e pelas suas relações conflitantes dentro do contexto social.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 b)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 d)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 
	 
	6.
	Quanto aos problemas raciais, das diferenças da exclusão e da inclusão social, é preciso pensar em como estes poderiam ser sanados, ou ao menos amenizados, principalmente quando as ocorrências se dão no ambiente escolar. No que concerne à sua solução, poder-se-ia levantar uma hipótese sobre uma possível solução. Sobre o que poderia constituir solução(ões), classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Na educação de base, ou seja, desde pequenos, aprender a conviver e a respeitar as diferenças.
(    ) Obrigar a comunidade ao respeito às diferentes etnias.
(    ) Aplicar castigos às crianças (na escola) que não cumprem as determinações legais.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F.
	 b)
	F - V - F.
	 c)
	F - F - V.
	 d)
	V - V - F.
	 
	 
	7.
	Segundo Gomes (2008), para analisarmos diferentes culturas e como se constituem em uma sociedade, é necessário compreendermos o contexto ao qual esta coletividade se insere. Isto porque cada manifestação cultural apresenta um modo de agir que lhe é peculiar. E o modo de agir e de se manifestar pode ser melhor conhecido quando contextualizado, ou seja, manifestado no grupo, na interação com a comunidade, entendida esta como o ambiente escolar, o local de habitação, o ambiente profissional etc. A qual contexto o autor se refere?
FONTE: GOMES, R. Sexualidade masculina, gênero e saúde. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2008.
	 a)
	Contextos econômicos, raciais e culturais.
	 b)
	Contextos históricos, socioeconômicos e políticos.
	 c)
	Contextos democráticos, políticos e socioeconômicos.
	 d)
	Contextos políticos, sociais e culturais.
	 
	 
	8.
	É necessário combater qualquer forma de descriminação e de arrogância, agindo solidariamente uns com os outros. Conforme a Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989, § 2º, "ficará sujeito às penas de multa e de prestação de serviços à comunidade, incluindo atividades de promoção da igualdade racial, quem, em anúncios ou qualquer outra forma de recrutamento de trabalhadores, exigir aspectos de aparência próprios de raça ou etnia para emprego cujas atividades não justifiquem essas exigências." Isto porque todo e qualquer sujeito está no mundo não apenas para continuar com a evolução de sua espécie, mas para ser útil e engajado democraticamente na sociedade. Sobre a discriminação, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BRASIL. Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989. Define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor. Diário Oficial [da União], Poder Lesgislativo, 6 jan. 1989, p. 3691. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L7716.htm>. Acesso em: 3 fev. 2017.
	 a)
	Nas atitudes humanizadas com relação ao outro que o ser humano pode romper os atos discriminatórios, contribuindo para uma sociedade mais solidária.
	 b)
	O ser humano é, por natureza, discriminador com relação ao outro, por isso os atos humanos sempre ocorrem de maneira discriminatória.
	 c)
	Nas atitudes do ser humano com relação ao outro, não podemos perceber a discriminação ou preconceito, somente em palavras.
	 d)
	A discriminação, o preconceito e a arrogância são atos impensados, por isso são parte da natureza humana, o que permite que se diga que o ser humano sempre tendea trabalhar pela perpetuação da desigualdade.
	 
	 
	9.
	A globalização tem contribuído para a expansão do conhecimento e informação. Por outro lado, promove a desigualdade social, caracterizada, entre outros aspectos, pela desigualdade no acesso aos recursos financeiros (renda, por exemplo). Isto provoca também a dificuldade no acesso à alimentação, à saúde, à moradia, à educação de qualidade, segurança, habitação, emprego etc. Nesse aspecto, a falta de oportunidades passa a existir, o que leva muitos indivíduos à droga, à violência e à marginalização. Isso implica outras consequências, inclusive o preconceito, nas suas variadas formas. Acerca da desigualdade social, analise as afirmativas a seguir:
I- A diferença no tratamento do outro relaciona-se ao aspecto desigualdade.
II- A diferença entre os indivíduos relaciona-se ao aspecto desigualdade.
III- As relações conflitantes no contexto social mantêm relação direta com a desigualdade.
IV- O respeito para com o outro é um impedimento à igualdade entre os indivíduos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 
	 
	10.
	A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em seu art. 58, parágrafo I, afirma que, quando necessário, haveria "[...] serviço de apoio especializado, na escola regular, para atender a peculiaridades da clientela de educação especial", ou seja, as escolas especiais ficaram encarregadas de assumir um novo papel na educação. Qual é este papel?
FONTE: BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da União], Poder Legislativo, 23 dez. 1996, p. 27833. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 11 maio 2017.
	 a)
	Inserir pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
	 b)
	Oferecer ensino às pessoas com deficiência, substituindo o ensino regular.
	 c)
	Atender aos alunos que estão excluídos da escola.
	 d)
	Trabalhar de forma cooperativa com as escolas regulares e auxiliar no processo de inclusão de alunos com necessidades especiais.
	 
	 
Parte inferior do formulário

Continue navegando