Buscar

sistema de ideias gerais do direito

Prévia do material em texto

Sistema de ideia gerais do direito!
A necessidade de um sistema de ideias gerais do direito:
Identificar o Direito, no universo das criações humanas, situando-o como ordem social dotada de coerção e, ao mesmo tempo, fórmula de garantia da liberdade, é a grande meta do conjunto de temas que se abrem à compreensão dos acadêmicos.
A introdução ao estudo do direito
- Fornece noções fundamentais para a compreensão do fenômeno jurídico;
- Constitui disciplina autônoma;
- Sistematização dos conhecimentos gerais;
- Objeto de estudo: visa fornecer uma visão global do Direito, que não pode ser obtida através do estudo isolado dos diferentes ramos da árvore jurídica. Os conceitos gerais, como o de Direito, fato jurídico, relação jurídica, lei, justiça, segurança jurídica, por serem aplicáveis a todos os ramos do Direito, fazem parte do objeto de estudo da IED.
- Tríplice Objeto => (a) os conceitos gerais do Direito; (b) a visão de conjunto do Direito; (c) os lineamentos da técnica jurídica.
- A importância da IED => desenvolver o raciocínio jurídico a ser aplicado nos campos específicos do conhecimento jurídico.
Outros sistemas de ideias gerais do direito
1) Filosofia do Direito => é uma reflexão sobre o Direito e seus postulados, com o objetivo de formular o conceito do Jus e de analisar as instituições jurídicas no plano do dever ser, levando-se em consideração a condição humana, a realidade objetiva e os valores justiça e segurança.
2) Teoria Geral do Direito => é disciplina formal, de índole positivista e adotando subsídios da lógica, que apresenta conceitos úteis a compreensão de todos os ramos do Direito. Seu objeto consiste na análise e conceituação dos elementos estruturais e permanentes do Direito. Segundo Haesaert, “a Teoria Geral do Direito 'concerne ao estudo das condições intrínsecas do fenômeno jurídico'”.
3) Sociologia do Direito => estudo das relações entre a sociedade e o Direito.
4) Enciclopédia Jurídica => tem por objeto a formulação da síntese de um determinado sistema jurídico, mediante a apresentação de conceitos, classificações, esquemas, acompanhados de numerosa terminologia. O que caracteriza a Enciclopédia Jurídica é o método de exposição dos assuntos, ao dividi-los em títulos, categorias, rubricas, e a tentativa de reduzir o saber jurídico a fórmulas e esquemas lógicos.

Continue navegando