Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CORREÇÃO DISCURSIVA 1
CONTABILIDADE DE ÁREAS ESPECÍFICAS 2
As cooperativas são organizações que, através da união das forças econômicas de seus cooperados, visam  a diminuição das despesas, a distribuição das sobras e conseqüentemente almejam a formação de uma economia entre os sócios. Possui característica jurídica, mas seu foco principal não é o lucrativo, principalmente pelo fato de que presta serviços para o cooperado e não aufere lucro por seu trabalho.
Existem dois elementos centrais no que tange a dualidade de funções e sua conceituação deve levar em conta não apenas o elemento associativo e solidário, mas também o elemento econômico, ou seja, o eixo econômico e o social são projetos interligados entre si e se completam.
O primeiro eixo estaria ligado às necessidades em comum de um grupo de pessoas, que se identificam nos seus objetivos, seja de um custo menor para a produção, no qual serão consumidores, seja de melhor preço para sua produção. Por isso dizemos que é uma sociedade de pessoas e não de capital. Em contra partida o segundo elemento econômico, está ligado às atividades de uma empresa normal, assim como as praticadas por todas as sociedades empresárias e sofrem problemas como a dupla comercialização, mercado complexo, rentabilidade baixa, armazenagem e conservação e sua industrialização com menor preço.
Com base nessas premissas, podemos dizer então que através das necessidades da comunidade é que nascem as cooperativas, visando condições de sobrevivência mais justas e seguras em prol de um grupo inteiro.
 
Fontes:
BITARELLO, Jucelaine-Contabilidade de Àreas Específicas II-Universidade Luterana do Brasil-Canoas: Ed.Ulbra, 2016.
http://www.publicadireito.com.br/artigos/?cod=7cca4a9404acc524 (acesso em 20/03/2019)
FEEDBACK PROFESSOR:
A resposta atende em grande parte ao solicitado, descreve  parcialmente as características da dualidade existente no sistema cooperativo.  Complementando partes e ratificando outras:
*As cooperativas têm dois eixos centrais: o econômico e o social, em que ambos os projetos são interligados entre si e se complementam, haja vista que o econômico é necessário para que a continuidade do negócio cooperado prospere e o excedente econômico é fundamental para que o segundo projeto, o social, se firme como combustível para o quadro social, o que impulsiona a qualidade de vida dos cooperados.
*Visualiza-se o cooperado também na dualidade, em que: primeiro ele é o dono do negócio, pois colocou algum recurso financeiro para o interesse comum e na sua lógica está o retorno, a margem de “lucro”; e segundo ele é também o usuário, pois decide dentro do processo de produção de Bens e Serviços, quais pretende consumir.
NOTA: 2,5